Alvaro Costa e Silva > O golpe tão sonhado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marllow MM

    Ainda não consegui entender como um sujeito tão despreparado conseguiu eleger-se presidente da, até então, 9ª economia do mundo. Ele só não ganhou as eleições por isso. Se tivesse um mínimo de inteligência e de bom senso, fosse mais comedido nas palavras e nas atitudes, puxasse para si a responsabilidade de combater a epidemia de covid, com certeza teria sido eleito e poderia perpetuar-se no poder. Mas, para sorte do povo brasileiro mais inteligente, ele perdeu.

    Responda
  2. D Monteiro

    Caro Alvaro, grato pelo texto bem conseguido. Mourão fez 'mea culpa' e, parece, foi atacado por um dos filhos do Bozo. Bem haja.

    Responda
  3. JOSE BOTER

    Já que gostam tanto de ditadura, deviam fazer como naqueles tempos, e botar o caminhão dágua esguichar água neles. Dar uma mangueirada bem forte neles, fazer voar tudo, deixar eles bem humilhados. Talvez assim caiam na realidade e parem de pedir ilegalidades. O que estão fazendo é crime e merecem punição.

    Responda
  4. MAKOTO SHIMIZU

    Absurdo, abusivo é queimar o sacrificado dinheiro dos contribuintes brasileiros com diárias em dólares americanos dele, família, equipe de assessores em atividades totalmente particulares, fins privados, sem utilidade alguma para os interesses do Brasil. Continua gastando irresponsavelmente dinheiro público em farra pessoal, inadmissível malversação, o erário precisa ser restituído, não pode ser usado para bancar fanfarronices.

    Responda
  5. José Roberto Mathias

    A parte mais triste de tudo isso é verificar que "os patriotários" que aqui ficaram estão à solta, ofendendo, agredindo e esperando que alguém da FAA venham em seu socorro. Em nome da Democracia, o novo Governo está tentando "contornar a situação" de maneira democrática. A pergunta é: "Até quando"?

    Responda
  6. Adalto Fonseca Júnior

    Agora espero que seja responsabilizado pelos erros gravíssimos que cometeu.

    Responda
  7. Marcus Machado

    Bolsonaro não sabe falar inglês (e se expressa mal em português..). Vai viver isolado, quase prisioneiro nos EUA.

    Responda
  8. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Aconselho-os a assistir no youtube, o professor Guido Palomba, psiquiatra forense, sob o tema "como identificar um psicopata"

    Responda
  9. José Eduardo de Oliveira

    mas não se esqueçam nunca da peça Júlio César de William Shakespeare, II ato, cena I. Ainda não tivemos nossos conspiradores contra os tiranos, mas eles sempre conspiraram contra o povo que os elegeram...Sempre amaram mais os tiranos que Roma. Ato III, Cena II, sempre...

    Responda
  10. Orasil coelho pina

    Brilhante, sem comentários!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, caríssimo, como dizem os mano, "um salve aí" nesso tenro 2O23! Refrigério, hein? Os Bípede subiu a rampa.

  11. Wil Prado

    Sempre brilhante, o articulista vai além da mera informação jornalística, ensaia História.

    Responda
  12. Marcos Benassi

    Sêo Ãrvo, caríssimo, jura que o Somoza, temido e odiado, se chamava "Tachito"? Jesus da Goiabeira... O Bozo, Tachato: mimizento, chorão, "ai, 'tadinho dimim, que tanto me esforcei pra enKHagalhar tudo, e deu ruim". A tal laive, parte da qual ouvi numa estrada paranaense (pra combinar) foi tocante; retal, mas vá lá: foi a última, prontocabou. Tchau mané-mor, perdeu.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Tachato e tá rico. Naquele avião tinha mala, do tamãe igual que nem aquela do gedel!

  13. Marcus Teixeira

    Articulista militante e baba-ovo não tem assento na História.

    Responda
    1. PEDRO EDUARDO ALMEIDA DA SILVA

      Sem ansitia....

    2. Marcelo Barbosa Câmara

      Sem anistia

  14. maria araujo

    Teremos muitos documentários, creio eu, que mostrarão os cérebros que barraram essa tentativa de golpe, quanta coisa aconteceu que ainda não sabemos ! Mas, uma coisa é certa: Bozo nunca enganou , sempre falou direta ou indiretamente e deu sinais de todos os tipos , a respeito do seu intento, quem votou sabia ! Quem votou queria ! Pensem nisso

    Responda
  15. jose eduardo serrao

    A diferença é que Somoza morreu com um tiro de bazuca. Quem sabe, né?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uia, mais uma informação histórica: seu Tachito morreu de bazuca? O Tachato, no máximo, diarréia.

  16. Edison Gomes de Oliveira

    A pretensão de Bolsonaro em tornar-se ditador vitalício do Brasil foi frustrada pelo Alto Comando das Forças Armadas. Parabéns aos generais do Exército e da Marinha e da Aeronáutica que se mantiveram fiéis à Constituição federal.

    Responda
    1. Ivan Linares -- Recife - PE

      Só discordo quanto à afirmação de que ele queria ser ditador. Isso dá trabalho: o ditador precisa centralizar tudo em sua pessoa, tem que vistoriar todos os aspectos do seu governo pessoalmente, ou delegar funções a auxiliares fiéia escolhidos a dedo e ficar tocaiando esses caras o tempo todo. Bozo só queria causar confusão e tanto desviar atenção dos seus verdadeiros desmandos quanto estimular conflitos entre oa seus aliados e reinar mais fácil em sua base dividida.

    2. Samuel Fagundes

      Concordo. Ainda que alguns militares aventureiros quisessem embarcar nessa tragédia, os mais sensatos e sábios nos protegeram dessa tragédia que tentou ser orquestrada.

    3. Dimas Floriani

      Faltaram apenas as condições objetivas, pois as subjetivas foram sendo perversamente arquitetadas ao longo dos 4 anos e previamente preparadas com o golpe e o projeto fracassado de Moro de alijar Lula. O DNA das FFAA contém sempre o mesmo componente. Por sorte a situação geopolítica foi deslocada da guerra fria para guerras localizadas, além da derrota do trumpismo. Uma das poucas saídas para o desmonte do bolsonarismo troglodita será uma ampla aliança do centro esquerda ao centro direita.

    4. Nelson Antonio Juncioni

      Discordo, eles só não apoiaram o golpe porque não havia clima interno e muito menos internacional, mas tentaram, sem dúvida.

  17. José Sobrinho

    Cadeia para o genocida!

    Responda
  18. CARLOS BECKER

    Bolsonaro é um rato. Um sujeito mal intencionado, de alma pequena e criminosa. Vai chorar muito na prisão, e pela primeira vez na vida fará uma oração sincera.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Sim, fará uma oração sincera, ao deus dele. Porque o "EU SOU" nunca estará ao lado de alguém que incentiva tortura, ódio, fome e morte.

  19. Helio Cardoso

    Por que a Flórida? Porque está mais perto do Caribe que é onde está a grana aplicada pelo Guedes! Alguém ainda acha que ele iria sair antes da posse, na surdina, sem levar o dele? Alguém viu alguma foto dele entrando no avião e quantas malas levou? O golpe sonhado do chefe das rachadinhas se concretizou!

    Responda
  20. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Caro Alvaro o bozo está presente nesse governo na figura do muuuuucio ministro da defesa que afirmou que acha democrático as pessoas ficarem na frente dos quartéis, pois inclusive tem amigos e parentes golpistas que frequentam esses lugares. O Lula deveria chorar pela escolha desse traste covarde.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A caravana já passou.

  21. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Caro Alvaro o bozo está presente nesse governo na figura do muuuuucio ministro da defesa que afirmou que acha democrático as pessoas ficarem na frente dos quartéis, pois inclusive tem amigos e parentes golpistas que frequentam esses lugares. O Lula deveria chorar pela escolha desse traste covarde.

    Responda
  22. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Caro Alvaro o bozo está presente nesse governo na figura do muuuuucio ministro da defesa que afirmou que acha democrático as pessoas ficarem na frente dos quartéis, pois inclusive tem amigos e parentes golpistas que frequentam esses lugares. O Lula deveria chorar pela escolha desse traste covarde.

    Responda
  23. Leila de oliveira

    Mourão é um sujeito sombrio e perigoso para o país, para a democracia. Li no O Globo que o torturador de mulheres e crianças, Brilhante Ustra, o tinham em alta conta.

    Responda
    1. Leila de oliveira

      *tinha

  24. Joaquim Rocha

    A Florida é muito perto. Deveria ter ido pros confins do inf erno esse mald ito.

    Responda
  25. Luis Cosme de Miranda Pinto

    Querido colunista. Muito bom lembrar a fuga de Bolsonaro para o refúgio de Fulgêncio Batista. Sugestiva coincidência. Acho que 2023 já valeu por ontem.

    Responda
  26. Carlos Alberto Pereira

    Ao ver que estamos livres desse genocida arruaceiro, amanheci sentindo um alívio de saber que finalmente estamos livre dessa praga!

    Responda
  27. Antônio Carlos de Paula

    A preocupação agora é quando que esse criminoso vai para a cadeia. Impossível que sairá impune depois de tantos crimes que praticou.

    Responda
  28. Geraldo da Silva

    Prezado Ãlvaro, acho que não houve sonho de golp da parte do tenente (reformado como capitão). Ele foi, no máximo boneco de ventrículo de alguém esperto que, este sim, sonhava. O cap era tão carente de inteligência, era border line, e conseguia apenas irritar-se ao extremo, soltando palavrões impublicáveis, onde quer que estivesse.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Ventrículo de direta, ainda por cima!

    2. Geraldo da Silva

      ...boneco de ventríloquo.

  29. Jorge silva

    Já imaginou se Bolsonaro fosse para a gerra?

    Responda
  30. Junior Lima

    Em 2019 eu já dizia que o gol-pe de Bolsonaro seria facilmente desmontado pela turma da monica,apenas com coelhadas

    Responda
  31. SERGIO saraceni

    Mais um ver-me na Flórida. Vade retro satanás.

    Responda
  32. RICARDO BATISTA

    Que coincidência incrível! Roteiro de filme : no exato momento em que dá adeus ao seu filho mais famoso, o Brasil inicia seu processo de reconstrução mais difícil. Que tudo dê certo! Feliz Ano Novo!

    Responda
    1. MARIO CESAR CULHARI

      Pelé nosso digno representante de Gente Brasileira !

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.