Joel Pinheiro da Fonseca > O que se pode dizer do novo governo Lula? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Oh, Joel, por gentileza, se for novamente no morning show, não deixa o obscurantismo vencer a razão, se puder seja duro e desmascare a falta de conhecimento. Cara, vc é nobre em suas palavras, compensa realmente, "jogar pérolas aos porcos"?. Pense nisso!
A Z o e e o C o N r a d o São pagos para defender JB estando certo ou errado. Ali a doutrina chegou e parou, São como dois cães de guardas que defendem seu dono, isto é, fazem para que o dono lhes dê alimentos. Pra eles não importa se o dono é mal ou bom. Importante receber alimento do dono. Oh, Joel, cara, não ganha estresse e contrariedades com pessoas que não valem a pena
Oh Joel, vi vc hoje no morning show, cara, vc é inteligente, acadêmico, honesto intelectualmente, vc vai debater com bolsonaristas fanáticos, que não possuem nenhuma honestidade de argumentação. Cara, talvez estejam te pagando bem, mas vale a pena ter desgaste em discutir com pessoas que não professam um jornalismo imparcial?
por enquanto nada. ele ainda não começou a governar....quero ver ver daqui a 100 dias, se não viajar.
Acho que vc pergunta o que dizer do velho governo lula. A mesma realidade dos anteriores governos petistas. Inúmeros desvios de finalidades, polÃtica econômica retrograda, atrasada, muitas inverdades, manipulação do congresso, manipulação da justiça, manipulação da grande mÃdia. Hipocrisia será a marca deste desgoverno.
É vergonhoso a postura de vários colunistas desta Folha. No segundo dia de governo, com os ministros ainda assumindo o cidadão tem a coragem de falar em desastre na economia. Parece que desejam isso. Mas não, na verdade, estes que não se propõe a ser gestores plúbicos querem, com estes textos ridÃculos, tentar pressionar e conduzir os rumos do governo.
O disco está arranhado desde a década de 1980. Estado mÃnimo, desregulamentação das leis trabalhistas e soberania do mercado. Deu ruim em 2008, quebradeira geral. Passou um tempinho....estado mÃnimo, desregulamentação das leis trabalhistas.....
Joel - Não li e não gostei. Vá plantar batatas, meu rapaz! E a Folha dispensa o Jânio. Taà o por quê de sua decadência a caminho da irrelevância.
Joel Pinheiro, seu texto é contraditório: no primeiro parágrafo, há a afirmação de que há pouco espaço para a frente ampla e no terceiro parágrafo você diz que os ministérios têm representantes de diversos partidos. Demais disso, você já no terceiro dia de governo afirma que a "economia" será um desastre. Com todo respeito, para alguém que estudou filosofia e economia, se vê que lhe faltou técnica, ou que o texto foi feito sob encomenda e, nesse caso, faltou-lhe ética. Presta atenção!
Desculpe, enviei duas vezes por engano.
Marisalves, seu texto não é contraditório, o de cima está igualzinho ao de baixo!
Joel Pinheiro, exemplo tÃpico de uma exoneração a bem do fim da mediocridade.
O autor se indigna com preços baixos para atender o consumidor mas fica exultante co preços extorsivos para atender os acionistas estrangeiros. E já sabe que os bancos vão emprestar sem critério.
Os videntes da FSP! Quando tiver um tempinho, me envia os números do próximo sorteio da sena?
Dalton, amigo, constatações se referem ao que passou. O articulista previu, o que é bem diferente. O que se pode constatar em três dias de governo? Aliás, pode-se constatar uma coisa: a FSP voltou a ser o jornal medÃocre que apoia única e exclusivamente das elites porcas deste Brasil atrasado.
Ótimo, gostei. Eles sempre repetem omesmo,o mercado e Estado mÃnimo. Esquecem q os usa tem 2 grandes grupos de energia : o Hoover Dam e a Tenesse Autority que são do governo . Aqui vendem a preço de bananas a Eletrobras criado pelo governo.
Constataçoes nao dependem de videntes.
Ou seja, temos melhoras no periférico e uma piora no centro do governo.
Que comentário obtuso!
Não, o Joel levantou uma possibilidade, não uma sentença. Este é o segundo dia útil do novo governo. E é óbvio que fará mais investimentos no social. Porém, não nos esqueçamos que o Brasil foi bem nos governos de Lula e que foi com Haddad que São Paulo tornou-se a primeira capital a obter grau de investimento. Não é pouca coisa. No PT todo mundo põe lupa, no governo anterior, deixaram passar a boiada em tudo, inclusive no teto de gastos, e todo mundo ficou pianinho...inclusive o mercado...
Se a economia não andar bem o resto simplesmente vai evaporar. E o governo Lula já começa a mostrar seus " dentes" para a economia....será sombrio. Acharemos que o dólar de hoje a 5,40 será " barato" daqui a alguns meses
O mercado conspira contra o paÃs. Poucas grandes financeiras manipulam as ações e dólar. Só querem privatização p estrangeiros pq ganham milhões enquanto o paÃs perde. Quem fez investimento em: siderurgia, petróleo, usinas hidro elétricas , Embraer. Tele Brás, Foi o governo com dinheiro da população. Se lembram dos lock out da Light nos anos 60. Vendem refinarias p árabes , franceses etc e temos de importar gasolina embora tenhamos muito petróleo devido ao Cempes da Petrobras.
E com 3 dias de gestão.. ja temos a analise do Joel.
Sim. E correta.
Texto equulibrado, responsável e sensato, ao contrário dO que a Folha Pensa e das manchetes cavilosas. Em geral novos governos tem cem dias de crédito. Ao Lula 3, deram só cinquenta. Não, cinquenta não, dez. Que dez que nada! As cobranças começara.m antes mesmo da posse. Temos hoje uma Imprensa, da escola de jornalismo República de Curitiba.
professor, esse texto deveria ser republicado daqui uns 100 dias.
Excelente texto. Apresentou os pontos positivos e aquilo que não está muito claro: os procedimentos a serem adotados na economia. Espero que faça um bom governo, como exemplo cito o Lula 1, onde foi seguido a cartilha econômica do antecessor.
Exatamente
Pode-se dizer que tem 37 ministérios pra acomodar um monte de vaga-bundos. Antes que me chinguem,votei contra o Bolsonaro,consequentemente no Lula.
Este é o custo de se ter tantos partidos. Sem maioria no congresso o executivo não aprova seus projetos e trava o pais. Quantas reformas o Paulo Guedes conseguiu aprovar? E uma forma de se ter maioria é permitindo que outros partidos participem do governo. Ou vc tem outra fórmula que verdadeiramente funcione? Ter muitos ministério não significa necessariamente custar mais. Um unico ministério perdulário pode custar mais, do que varios ministérios eficientes.
37 ministérios é um exagero! Merece figurar no Guiness . Mas se quisesse poderia aumentar o número , o céu é o limite: povos afro-brasileiros, imigração, transportes ferroviários e metroviários etc.
Texto bastante sensato
O que se pode dizer do novo governo Lula, folha? É que ele começou há três dias e vocês já fizeram um monte de reclamações e análises precipitadas. Simples assim.
Nem uma coisa, nem outra. São constataçoes, sob inatacável sensatez.
No mÃnimo, se compararmos com a súcia de incompetência Ãmpar e de baixÃssima extração que pastou ao lado do derrotado-fujão no Planalto, estamos incrivelmente melhor.
"O que se pode dizer do novo governo Lula? Nada, ainda. Há que se aguardar mais um pouco para nao dizer bobagem, para lá, ou para cá.
Só podemos dizer algo sobre o "novo governo Lula" quando ele governar. Existe uma agenda de compromisso apresentada nos discursos de posse do Lula (merece aplausos) e existe ministérios montados. Governo só se avalia quando exerce o poder da governança. Parece óbvio, mas o óbvio tem que ser dito, para que a montagem de ministérios não seja confundida com a prática do poder da governança. Essa separação permiti avaliar as intenções e a prática cotidiana e sistemática de governar.
Muito bom
O Brasil voltou a sanidade, bom artigo, faltou, talvez, frisar que o modelo polÃtico brasileiro não colabora para a governança, chegando perto de ser um presidencialismo parlamentar no qual, o presidente do congresso tem um poder muito grande, muitas vezes colocando o destino do governo em suas mãos, o que leva, entre outras coisas ao orçamento secreto e ao mensalão, precisamos urgentemente de uma reforma polÃtica l.
A reforma polÃtica depende do congresso e dificilmente ele fará reformas que diminuam sua autoridade. Nós últimos tempos a sociedade brasileira elege uma maioria do campo contrário ao presidente eleito. Precisa então moralizar o que se tem para o momento. Dando maior transparência e evitando desvios.
Sinais de populismo e seus subsÃdios fósseis voltam a intoxicar o ambiente, e os discursos não correspondem aos fatos. Acredite se quiser!!
O Brasil chegou tarde na exploração de suas reservas de petróleo. E embora a crise climática torne urgente a mudança para matrizes limpas e renováveis. O que testemunhamos em todo o mundo é uma transição lenta. Não existem atalhos para o Brasil. E a exploração do pré-sal se mostra uma solução financeiramente viavel para o momento. Por mais desejável quese possa pensar em soluções alternativas. Sem oferecer custos viáveis, são impraticaveis.
Joel vê as coisas como elas realmente são, não como são servidas. Sem a parte econômica sob controle, nada adianta a médio ou longo prazo a mais genuÃna polÃtica social. No fim, apesar da boa intenção, acaba tudo numa "nova matriz econômica". O PT carece de economistas de nÃvel, e os que tem são retrógrados estatizantes. Saudades da turma do Plano Real que quer distância.
Fernando. É outro povo em outro nÃvel. Basicamente, a Noruega prática o livre mercado. Isto não exclui estatais bem geridos.
Cuidado, muitos estão usando a privatização como uma palavra mágica que resolve tudo. Mas vemos privatizações recentes que pioraram o serviço. Há politicos ganancioso que querem vender empresas publicas, a preço de banana, para receber por fora. A Noruega é prova de que empresas estatais bem administradas podem ser mais eficientes, que empresas privatizadas. Podem gerar empregos, colaborar com a saúde financeira do estado e melhorar o custo pais.
Felipe. Concordamos.
Perfeito!
Faço das suas palavras as minhas: precisamos de polÃticas sociais, mas também de crescimento econômico. Só assim teremos empregos e efetiva saÃda da pobreza e isso não se faz com socialismo nem intervencionismo. Infelizmente, nossa direita seguiu um autoritário e defende a volta do regime militar e nossa esquerda, sente saudade da URSS. Ambas estão ainda nos anos 1960.
Começou a temporada de apostas dos clarividentes da polÃtica, que erraram feio em 2002 e em 2006. Enfim, tem que rodar o jornal, né? O fato de que “a polÃtica saiu do hospÃcio” parece não ser devidamente valorizado pela imprensa defensora dos interesses do tal “mercado”. Isso não é só um detalhe. Pare para pensar na dimensão que isso tem e depois revise o texto.
É inegável que Lula é mais humano, se importa com o povo, com o meio ambiente, educação, etc. Falta apenas a esquerda brasileira mais moderação - aquela que existe na esquerda europeia - bradando contra o mercado, querendo crises econômicas e com nostalgia da URSS: se queremos melhorar a vida do povo e principalmente dos mais pobres, precisamos de uma economia vibrante, que gere emprego e renda, de empresas abrindo e contratando e empreendedorismo. O setor público não vai empregar todo mundo.
MuitÃssimo assertivo seu comentário, Felipe. Apesar de não ser simpatizante do atual governo, nem do anterior, torço para que dê certo. A cerimônia de posse foi linda, marcante, mas "não ganha jogo". Se Lula ouvir seus conselheiros mais qualificados, como Ruy Costa, pode subir seu mandato de patamar. Quem soprou no ouvido dele que os Correios não devem ser privatizados – e outros "conselhos" já revelados – integra a ala da qual ele precisa se afastar. Governar, em última instância, é isso.
A moderação da folha faz terapia em mim...descubro q sou muito agressiva, ofensiva e incoerente...só pode. RarÃssimo um comentário passar.
Você observa os números (PIB, dÃvida interna/externa, inflação, empregos, Gini, IDH) nos perÃodos neoliberais (Collor, FHC, Dilma/Levy, Temer, B) e compara com os que não seguiram tal receituário (Itamar, Lula, Dilma I). Conclusão: para os neoliberais, contra argumentos, não há fatos.
Permito-me discordar das crÃticas ao colunista. Ao se referir a "seguir os sinais do mercado", ele não disse que seria ao mercado financeiro. Pode ter se referido a mercado em geral, trocas, demanda, balança comercial.Calma gente!Vamos esperar um pouco,acompanhar o conjunto da obra e ter otimismo!
O que é verdadeiramente um "sinal do mercado"? Subidas e quedas na bolsa de valores, são muitas vezes artificias, provocadas por agentes financeiros. Para lucrar sobre os incautos, que compram na alta e vendem na baixa. Para familias vulneráveis que residem sob as pontes, a variação da bolsa não mundou nada sua situação. E governos justos devem ter a situação desta gente que deve servir como referência.
A temporada de caça recomeçou e pelo visto "alguns" retomam suas réplicas vazias, muito vistas a pouco, e tentam voltar a bailar ante a penumbra da própria insignificância intelectual. Anseiam por mais uma chance de serem notados e vistos como relevantes, mas relegando que foram suas pseudo certezas e crÃticas vazias que acabaram nos levando ao desastre moral, econômico e social dos últimos anos. São como bons senhores do caos, semeadores de vento, que logo mais chorarão a vinda da tempestade.
Joel os caras assumiram ontem e já trabalharam mais que os 04 anos do desgoverno bolsonaro, não seja mais urubu a secar a pimenteira
Joel faz um blá blá blá pra dizer o que pensa: o governo deve "seguir os sinais do Mercado"! Quem é o Mercado Joel? Os sinais que devem ser seguidos são àqueles que apontam para a redução da obscena desigualdade social, dos ricos mais ricos e pobres mais pobres. Por que você não fala da tributação das fortunas, de lucros e dividendos? Gostaria que respondesse aos seus leitores ou será que é você que deve seguir o Mercado pra manter o emprego?
O mercado é você, eu, todos. Redução de desigualdades só se dará com educação de qualidade, em todos os nÃveis, por ao menos 20 anos ininterruptamente. Ninguém jamais fez, nem o pt. Por que não faz ? Tributação de fortunas ... (?) ... fortunas patrimoniais pagam impostos o tempo todo, com vergonhosa exceção a embarcações e aeronaves. Lucros e dividendos ? ... deixariam de existir, como era antes de 1994. Educação e bom senso bastam. O resto são populismos e latidos.
Sem responsabilidade fiscal, liberdade econômica e Liberalismo, nunca deixaremos a mediocridade. Os paÃses europeus, com ótimos indicadores sociais, adotaram o caminho da liberdade. Não adianta querer ser a Suécia e seguir o caminho da BolÃvia.
Isso mesmo! A folha é muito antes de ser um jornal, uma enorme empresa.
O novo governo Lula deverá repetir os anteriores do PT (13 anos dw governo) e se caracterizar por: populismo, inépcia, irresponsabilidade, patrimonialismo, aversão a reformas e modernização do estado, aparelhamento do estado e muita corrupção.
Jorge, nosso paÃs é muito pobre e desigual. O problema da direita é que geralmente ignora isso. Lula foi um dos poucos governantes que olhou pras nossas mazelas e isso tem mérito. O problema é que a esquerda acha que com gastança desenfreada, estatização e aparelhamento do Estado - quando não a volta de formas socialistas - vai trazer algum benefÃcio, só que não: todas as experiências socialistas e intervencionistas (alô Dilma) fracassaram e no final, quem mais sofreu, foi justamente o povo.
Joel Pinheiro é um rapaz de poucos pelos no rosto e ideológico igual ao mercado financeiro. Não se cobra um plano antes de qualquer governo assumir, ainda mais quando se assume após o governo Bolsonaro que, como em qualquer situação, não entregou todos os documentos. Joelzinho, toma hormônio pq em muitos casos, uma barba ajuda a amadurecer.
Comentário desarticulado e ofensivo.
Viu Joel, seus pelos serão a salvação da fsp. E em Barbara, tem barba!
A maior violência contra um leitor é isso: Comentário enviado com sucesso. Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado.
Bolsonaristas mais radicais tinha esta postura de não enxergar o óbvio e de negação total. Eram chamados de gado.
Joel começa o artigo assim: ..isso não eh uma crÃtica , mas o que vemos.. e mais, ele diz : tá tudo certo, mas na economia pode estar o desastre. Isso tudo nas primeiras linhas do artigo sobre o dia da posse. Rigoroso esse Jael , né ?! Imagino como ele deve estar traumatizado e estressado depois de quatro anos de bozó!! Gato escaldado..
01 dia de gov. Começou…
Com pouco mais de um dia, nada ainda, além das evidências que você constatou.
Por incrÃvel que pareça o texto razoavelmente aceitável, porém discordo quanto "seguir os sinais do mercado". Desde quando meia dúzia de especuladores endinheirados devem ser a luz a ser seguida por algum governo? A economia do Brasil deve ser norteada com vistas à queles que passam fome, que usam transporte público, que não tem o nome limpo na praça... A economia deve ser guiada primordialmente para melhorar a vida do pobre, o que certamente será feito com maestria pelo Ministro Haddad.
Perfeito. E o Felipe , aqui, pegou procuração do "mercado" pra defende-lo da esquerda. Mas tem preguiça. Pode descansar Felipe , o grande capital sabe se defender. Quando a coisa explode eh nosso dinheiro que os salva.
Sua ideia de economia é completamente ideológica e nada cientÃfica: o mercado não é só o mercado financeiro - e mercado financeiro não é especulação - qualquer economia sólida precisa da negociação de ativos e da oferta de capitais, se não, não funciona. Mercado é o ambiente de livre negociação. O padeiro da esquina e o tio do churros fazem parte dele. Não se melhora a vida do pobre sem livre mercado. A esquerda me dá preguiça.
Calma, garoto. Você é novo. Tenha paciência. Vá tirar o cheiro de xixi da fralda enquanto espera.
Há pessoas de extrema esquerda com viés autoritário cuja as ideias ultrapassadas ambientalistas irão quebrar o agronegócio brasileiro, levando o Brasil à situação da argentina em um prazo de 6 meses igual disse o Ministro Guedes. Gretta Tumberg, Al gore e seus jatinhos, Maduro em Sharme El SheiK, não pode ser sério discutindo o Meio ambiente. Isso sem discutir a capivara dos outros ministros.
Oremos para que essa Alma penada que vaga insepulta, descanse em paz.
Isso era prá ser engraçado? SatÃrico?
A polÃtica saiu do hospicio foi ótima! Alguns ministros do Bolsonaro pareciam mais ex-alunos da Escolinha do Professor Raimundo. O Executivo realmente precisa reequilibrar o jogo com o Congresso. Entre erros e acertos, o importante é que a esperança voltou.
Esperança em quê, Ah sim filhos do Renan e do Jader como ministros, entendi.
melhor voce ficar mudo, porque senão , quem não conhece, vai achar que o intestino está com problema e está regojitando, daà não sai nada que se aproveita.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > O que se pode dizer do novo governo Lula? Voltar
Comente este texto