Comentários para:

Bondade cara

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renato Almeida

    Quando o bozo fez a mesma coisa ano passado vocês também falaram em dúvida sobre o Guedes?

    Responda
  2. Rodrigo Costa

    Quando se fala em aumento de querosene de aviação, os executivos do alto escalão da folha estão preocupados com as passagens aéreas de primeira classe, mais caras... pobre drama burguês.

    Responda
  3. ALEXANDER PEREIRA DA SILVA

    Caro é pagar o que pago como assinante deste jornal e ainda assim, ter uma inundação de propagandas em cada reportagem (além da página principal), me tirando a atenção várias vezes da leitura.

    Responda
  4. Marcelo Barbosa Câmara

    Isso Folha: voltam as alíquotas logo na primeira semana de governo, a popularidade cai, os juros, claro, sobem, graças a visão do século passado do BC, o desemprego aumenta, pois os juros inibem, ainda mais, o crédito desaquecendo uma economia já em recessão, a divida do governo sobe ainda mais com a subida dos juros e a inércia recessiva se mantém graças a visão arcaica de muitos que pensam como a folha. Mas, será que pensam ou papagaiam dogmas superados de macroeconomia ?

    Responda
  5. wilson kfouri

    Mais 4 anos do desgoverno do miliciano psicopata genocida e o país estaria com 100 milhões de brasileiros passando fome. O único candidato que poderia derrotar o traste era Lula que já demonstrou ser um bom presidente. Devemos levantar as mãos para os céus e agradecer Lula por ter nos livrado dessa aberração humana. O que a Folha pensa é irrelevante....

    Responda
  6. João Larizzatti

    A prioridade do atual governo é acabar com a fome.

    Responda
  7. eli moura

    é preciso um diagnóstico correto. O PPI maximiza os lucros da petrobrás se o preço internacional estiver bom, ainda mais que há isençao para produzir, exportar, importar refinados caros. Sem estas isençoes a estória seria outra. É ruim para toda a economia, insere um custo alto de energia para todos. O Brasil é auto suficiente na extração precisa refinar sua demanda e cobrar um preço justo para os consumidores internos considerando as isençoes. O excesso é exportado com o PPI.

    Responda
  8. Luiz Mangea

    É com esse pensamento que a Folha de São Paulo busca assinaturas? Com essa visão que não representa o grosso de seus assinantes ela vai é perder assinaturas. Não adianta que os leitores progressistas não coadunam com a visão do mercado. Então, que a Folha busque patrocínio dos grandes acionistas da Petrobras.

    Responda
  9. Marcelo Ribeiro

    Não se trata de "bondade", mas sim de necessidade de proporcionar ao cidadão comum pagador de impostos um mínimo de condições de sobrevivência nestes tempos bicudos, especialmente no começo do ano em que as despesas aumentam consideravelmente. O ideal seria subsidiar o etanol, combustível limpo, e onerar os combustíveis fósseis, mas isso requer coragem para enfrentar o lobby fóssil.

    Responda
  10. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Se um dia a Folha elogiar Lula, vou ficar preocupado. Provavelmente ele terá cedido demais à pressão dos poderosos. Enquanto permanecer criticando, provavelmente Lula está certo.

    Responda
  11. PAULO ROBERTO HASSE

    Todos os combustíveis ainda estão caros para a população , isto é um fato inegável. Para não interferir na política de preços da Petrobras , o governo anterior zerou impostos . Grita geral de governadores que faturavam horrores com ICMS escorchantes . Se este governinho já está com medo do risco político do aumento dos combustíveis , por que não reduz os gastos e ministérios ? Quer gastança por todos os lados , a conta vai chegar .

    Responda
    1. Rubens Nakasima

      Diminuir o número de ministérios não quer dizer economia de recursos, principalmente quando não há redução/extinção de cargos. Exatamente o que o Bolsonaro fez, reduziu o número de ministérios mas manteve o mesmo número de cargos. O governo Lula está tentando aumentar o número de ministérios com o menor aumento de cargos possível, priorizando a melhor estrutura de gestão e politica. Quanto aos combustíveis uma nova política de preços vai ser implementada ao final dos 60 dias, possivelmente.

    2. Marcelo Ribeiro

      Se a atual gestão é "governinho" como você classifica, o anterior era desgovernão, tal o grau de descalabro e irresponsabilidade criminosa no trato da coisa pública. Aceita que dói menos, Mané.

  12. PAULO ROBERTO HASSE

    Todos os combustíveis ainda estão caros para a população , isto é um fato inegável. Para não interferir na política de preços da Petrobras , o governo anterior zerou impostos . Grita geral de governadores que faturavam horrores com ICMS escorchantes . Se este governinho já está com medo do risco político do aumento dos combustíveis , por que não reduz os gastos e ministérios ? Quer gastança por todos os lados , a conta vai chegar .

    Responda
    1. irzair correa

      Governinho, ué não viu no jornal que o bozo já fugiu, agora é Lula Hasse, o tempo do governinho já acabou. Estadista respeitável no mundo todo, setenta e oito delegações estrangeira na posse, interlocução internacional reatada, meio ambiente tratado seriamente, combate a fome, restrição á armas. Governinho é aquele quese recusa passar a faixa e foge e chora, chora, chora

  13. Neli de Faria

    Cuidado Folha! A adeg informa: sai o gado do bolsonaro e entra o do lula. O gado do Lula quer que o Jornal seja um Pravda ,na época da União Soviética ou um Gramma. Esse pessoal não sabe que político é para ser cobrado em seus erros e não idolatrado.

    Responda
    1. neli faria

      E mais de nove meses após, descobri: bovídeo pelo lula é muito pior do que o bovídeo anterior.O boiadeiro fala e o rebanho vai atrás. Adeg: administração do estádio da Guanabara, Maracanã.

    2. Neli de Faria

      Irzair : pesquise e verás que a Folha teve um hercúleo e relevante trabalho noticiando os malfeitos do desgoverno anterior. O que, aliás, é o papel da imprensa. Jornal é para noticiar... E a Folha, nesses quase, trinta anos que assino o Jornal sempre foi imparcial .Salvante os colunistas. Estes, a maioria, é pró...

    3. Neli de Faria

      Aos demais!Jornal é para noticiar. Jornal não deve ser atrelado a político, se o for, será um Gramma, de Havana, Pravda e a jovem pan. J .Se querem boas notícias, que as tenha. A Folha massacrou o capitão cloroquina fujão nos quatro anos do mandato. Aqui, nós, aplaudiamos, agora não pode publicar os equívocos do Lula?

    4. Neli de Faria

      aos demais colegas: Jornal é para noticiar. Notícia boa , notícia ruim. Jornal não deve ser atrelado a político, se o for, será um Gramma, de Havana, Pravda e outros. Jornal é para noticiar.Se querem boas notícias, que as tenha. A Folha massacrou o capitão cloroquina fujão nos quatro anos do mandato. Aqui, nós, aplaudíamos, agora não pode publicar os equívocos do Lula? Votei para lula, mas, nem por isso aplaudirei os erros. Nem os erros de meu amado Santos Futebol Clube aplaudo.Pelé eterno.

    5. Neli de Faria

      Fernando: muar do bozo?,não! Acompanho política desde o início dos anos mil novecentos e sessenta e aprendi que político é para ser cobrado não idolatrado. O muar do Ex idolatrava porque descobrira política em dezoito; já o muar do lula idolatra, por não pensar. Anulei o voto em dezoito e agora, votei para lula e ao digitar o voto, não deletei minha inteligência, meu senso crítico e meu conhecimento em Política. O que ,parece-me, não ser o caso dos bovídeos atuais.

    6. Fernando Alves

      Neli de Faria, muar conhecida do rebanho do Bozo, vem achar que engana alguém

    7. MARIA F LUPORINI

      Nada disso. As manchetes são mal escritas de propósito e claramente objetivam criar dúvidas e caos. Como a ridícula história do jatinho, que não tinha nada de ilegal. Pressão do Mercado pura e simples.

    8. MARIA F LUPORINI

      Neli, não é isso que estão fazendo. Estão com manchetes persecutorias, como a malhação em cima do tal jatinho para a COP 27, com zero ilegalidade e muitos benefícios ao Brasil nem ao menos comentados. É pressão do Mercado para ter um Guedes 2.0. Não vai virar nada.

    9. irzair correa

      Quando medida provisória foi editada com fins eleitoreiros pelo bozo, não vi a FSP reclamar, cobrar é direito e dever deste orgão de comunicação, mas as incoerências serão mostradas e alguns leitores irão recalmar, não importa se berramos mostrando arminha ou berramos fazendo o L. Berrar nós berramos, mas jogamos na cara a incoerência

    10. Renato Romero

      Exatamente

  14. Cristina Cabral

    Cara pra quem, falha pálida? Se este jorna lecoo neo liberal do está preocupado com falta de arrecadação, por que não propõe arrecadar mais imposto sobre jatinhos, iates, jetskis particulares? O combustível que essa gente rica gasta não precisa ser desonerado, ao contrário, deles pode cobrar impostos em dobro.

    Responda
  15. Daniel Goncalves

    Folha, o tablóide sensacionalista que não informa, só opina. Claro, em favor dos especuladores da Faria Lima.

    Responda
  16. Lucas Almeida

    "estratos mais favorecidos da sociedade"?????

    Responda
  17. Ricardo Souza

    Eu realmente não enxergo o CAPITAL POLÍTICO ao qual o autor se refere. Essa administração inicia sua jornada com saldo negativo, pisando em ovos, sem dinheiro, sem apoio suficiente do congresso, sem apoio suficiente popular, com crise mundial se horizontando. A conjuntura atual sitiou a administração petistas e irá impor desafios nunca antes vistos.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Que estão sendo superados com muito sucesso, vide a aprovação da PEC e a formação da base em um Congresso como este.

  18. José Cardoso

    Se era por medo (compreensível) dos caminhoneiros poderia se limitar ao diesel. Subsidiar a gasolina (quando existe a opção ecológica do etanol) não faz sentido.

    Responda
  19. Lenon Colosovski

    Muito fácil pra Folha dizer isso, afinal não é a Folha que está no planalto e com o capital político em risco. Apostar com as fichas dos outros é fácil. Mas será que esse pensamento é coerente em um momento em que os caminhões golpistas acabaram de sair de Brasília e recentemente das estradas? Vale a pena nesse momento correr o risco de exaltar os ânimos dos caminhoneiros tendo em vista os atritos ainda tão recentes?

    Responda
    1. HELOISA GOMES

      Exato. A folha não está nem aí para os efeitos colaterais de uma retirada do subsidio no primeiro dia de governo. Só sabe que vai estampar na manchete ''gasolina vai disparar'' e num cantinho da página, comentar que ''Haddad acertou''. Não dê bola para a folha, não, Haddad.

  20. Helena A Lima

    Li até a expressão “PEC da gastança”. Tal expressão sinaliza para limitações de quem escreve, então não vale a pena prosseguir.

    Responda
    1. Ricardo Pérez

      Li aí o título

  21. NACIB HETTI

    Para a popularidade tá certo. O povão adora uma demagogia.

    Responda
  22. José Eduardo Campos

    A FSP está agora onde sempre quis estar, na oposição. Assim o fez no período do desgoverno passado porque foi quase que uma obrigação dos jornais ditos tradicionais.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      A imprensa sempre foi a pedra. O que muda é a vidraça. Aqui é no resto do mundo.

  23. Ana Costa

    Querem de qualquer forma prejudicar o governo que agora iniciou. Com o Bozo eram Tchutchuca.

    Responda
  24. Marcelo Albuquerque

    Haddad, mais de certo o pseudo lhe convém! O P o s t e, RS...

    Responda
  25. eli moura

    Um eventual fim de guerra na Ucrania vai obrigar a Russia aumentar de sobremaneira suas exportaçoes, a Venezuela está voltando ao mercado internacional, qual vai ser a bondade aos acionistas da petrobrás se o preço despencar? A paridade vai ser mantida ou a nação vai ter que bancar como quando do dump da Arabia Saudita? Não há diagnóstico de argumentos, sso narrativas convenientes, são estagiários que escrevem os editoriais?

    Responda
  26. Paulo Raimundo

    O que a folha pensa? A folha pensa?

    Responda
  27. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    A FSP continua a mesma, apostando, pesado, contra o governo recem eleito. É uma pena.

    Responda
  28. Andre Rypl

    Zzzzzz. Que sono.

    Responda
  29. Jose L F Trindade

    Não é errado a folia mostrar sua verdadeira natureza, servil ao capital e aos seus senhores. Errado estamos nós, em insistir que esse jornal é isento. Poucos jornalistas desse veículo, sobraram, com algum crédito. Agora é reconstruir o país, a despeito dos editores e a quem servem.

    Responda
  30. eli moura

    o brasil tem que ter capacidade de refino, sua extração de óleo cru excede as necessidades de consumo nacional, parte deste excesso pode ser trocado pelo deficit de produção de alguns destilados como diesel. Temos que sair da paridade internacional e os acionistas da petrobras tem que fazer dinheiro sobre o volume exportado e não sobre a demanda interna. A petrobras tem um mundaréu de isençoes, se continuar com a paridade internacional as isençoes devem ser retiradas e usadas como subsidios.

    Responda
    1. eli moura

      a enorme capitalização da petrobrás durante o primeiro governo lula foi baseada no aumento da extração por conta do pre sal. O dump da arabia saudita tirou este benefício e o custo da petrobras ficou maior que o preço internacional e a nação bancou. O parente de maus brasileiros jamais teria proposto a paridade internacional dentro daquele cenário. A russia, pós ucrania, vai precisar de dinheiro, vai aumentar suas exportaçoes, o preço vai despencar e a paridade vai ser segurada?

  31. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Alguém tinha dúvidas que Hadade deixaria de ser um poste? Ainda bem que os paulistas não embarcaram nesta canoa furada.

    Responda
    1. Jose L F Trindade

      Filho... tem promoção de passagem pra se juntar ao fujão. Saia do sol e chuva... volte pra casa manéeee.

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Estava acampado?

    3. José Bonato

      Os paulistas embarcaram foi no titanic.

    4. José Bonato

      Os paulistas embarcaram foi no titanic.

  32. Marcelo Innecco

    São diferentes as propostas e as fontes econômicas. Não há dúvidas. A continuidade é imprescindível. O dinheiro precisa ser valorizado. Para que, independente do balanço do dólar ou dos investimentos à curto, médio ou longo prazo seja possível sentir o Real forte e o bolso estável, ainda que por um momento inicial: momento ombudsman... O dinheiro valorizado é o trabalho valorizado. Nosso trabalho.

    Responda
  33. eli moura

    quando o primeiro governo lula fez uma enorme expansão de capital da petrobrás foi baseado nas reservas de pre sal e sua capacidade de exportação. A queda do preço do petróleo pelo dump da Arabia Saudita adiou e tornou a petrobrás deficitária que foi segurada pelo governo federal. Ninguem proparia a paridade internacional de preços com o tal parente do belzebu o fez, este cara e suas ligações na época tem que ser investigado.

    Responda
  34. Newton Ferreira Campanha

    Alguém terá que pagar esse endosso.

    Responda
    1. Horácio Tostes

      Os mesmos que já vinham pagando a desoneração ofertada pelo Bozo. Não muda o pagador, apenas não traz custos políticos para o atual governo.

  35. Flávio Guilherme

    A análise não está de todo errada. Mas, pq a bondade de Lula é cara e pouco se falou sobre a desoneração em época de eleições? O mesmo sobre a PEC Kamikaze, convertida (com anuência da imprensa) em PEC da Bondade e, doravante, PEC da Gastança. E há quem insista em dizer que a FSP é comunista (como se houvesse comunismo relevante nas maiores forças políticas do país). A carga ideológica no jornalismo ainda dita a forma com que as notícias são produzidas.

    Responda
  36. Otto Nelson Nobre de Brito

    Pensa Folha, pensa mais, que tal defender menos dividendos na Petrobrás e aí sim o governo volta a cobrar os impostos sem causar aumentos de preços dos combustíveis que geram grande impacto na inflação? Seria ótimo se a Folha pensasse, descobriria que os aumentos dos combustíveis teve impacto direto em 30% na inflação prejudicando os mais pobres e gerando fome. Folha, os acionistas são muito gratos a sua forma de pensar.

    Responda
    1. Webe Queiroz

      Excelente e prudente avaliação, cabe ao Governo trabalhar nos bastidores, reduzir também gastos na produção e importação de insumos... Assim pode reduzir custos e voltar os impostos sem impactos...

  37. Florentino Fernandes Junior

    Analise da folha esta certissima. Mas como erradossimo estava o jair quando editou essa medida eleitoreira

    Responda
    1. Dagmar Maria Leopoldi Zibas

      Que tal uma greve de caminhineiros na 1a semana do governo? A Folha ia adorar!

  38. ALCIDES ARROYO FILHO

    A Folha pensa? Acho que já faz um tempinho…

    Responda
  39. Florentino Fernandes Junior

    O redbanho entrou no modo - mas, embora, todavia

    Responda
  40. Dario Lima

    Risível a opinião da Folha, quando se trata de benefício real para o pobre é Gastança, os subsídios pra ricos gastarem na Europa é investimento e não entra no déficit....

    Responda
  41. Ailton Souza

    A decisão de desoneração foi acertadissíma. Começar o ano com o aumento seria ruim para a imagem do novo governo, haja vista, o IPTU, IPVA, Material escolar, etc. Senão o fizesse a folha estaria certamente com posiçao contrária: "Governo erra ao não estender a desoneração". Política são apostas. E esta é plausível , sendo que outras insenções das empresas foram cessadas pelo governo. Ou seja, por ora, a balança está em equilíbrio.

    Responda
    1. Claudio Moreira Roberto

      Voce prefere a imagem ´boazinha´ de um Governo que já começa Populista ( lógico,Lula mentiroso e demagogo sempre foi) mesmo com uma inflação e juros altos e seu dinheiro perdendo valor ? Isso é que não entendo em Ptstas,,,eles nunca tiveram aula de matemática me parece...

  42. mauricio silva

    Lula não tem compromisso com Petrobras privatizada e combustíveis caros, já que o diesel interfere totalmente no preço dos alimentos... o objetivo é nacionalizar o preço, continuar a autossuficiencia em todas as fases e mudar a política de devolução de dividendos, não enriquecimento de acionistas! Isso se dará com o tempo e não em uma semana! Não de pode dar um cavalo de pau na economia! Tem que desenhar??.?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Vilson Correia, os acionistas continuarão lucrando muito, mas não às custas do couro do povo..aceita.

    2. RONALDO F VAZ

      Ações descemve sobem, caro Wilson!

    3. Vilson Gouveia

      Perfeito. Vamos propor a politica de empobrecimento de acionistas, Mauricio?

  43. Antonio Renato de Andrade

    O que a Folha pensa? Não me parece que "pensa", ao publicar uma opinião que impacta diretamente no humor de um Mercado sedento por expeculação e ganhos desproporcionais com o real valor das ações. Em nada colabora para a harmonia da Sociedade, haja vista que sua opinião impacta em reflexos na economia onde, o mais prejudicado, sempre são os mais probres e desasistidos. Bola fora, Folha!!

    Responda
  44. Karem Almeida

    A folha usa um jogo de palavras e argumentos fracos para tentar criar um ambiente de disputas e desunião num governo que acabou de começar.

    Responda
  45. jose pradella

    Folha, assim como o Estadão, de mãos dadas de novo na "oposição ferrenha", junto com Mourão. Seria mais prudente fazer uma análise mais técnica do problema. Onde está a capacidade de análise destes jornais?

    Responda
  46. Marcos Gandelsman

    Que Tal uma campanha para que os mais ricos e que se beneficiaram com dividendos e não pagaram impostos paguem para equilibrar as contas públicas? Nada de fazer de novo cair nas costas do povo ! Será que a Folha pode voltar a ser um jornal sério? Duvido!!

    Responda
  47. Maria Bethania Malato

    Um bom editorial. Em uma época em que um grande jornal fez sumir em um passe de mágica os seus grandes editorialistas, ou seja aqueles que expressam para os leitores a opinião e os rumos do mesmo, ler um editorial vigoroso como o de hoje restaura a confiança e proporciona alento aos assinantes.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Conta uma de português! Kkkkkk

  48. Severo Duarte

    F s p ,está decepcionada,não pôde estampar,Lula aumenta os combustíveis, snif,snif.!!

    Responda
  49. FLAVIO MORAES MAGALHAES

    Ao prorrogar suas investidas neo-liberais, a Folha erra e eleva dúvidas sobre a continuidade da minha assinatura.

    Responda
  50. Luis Nunez

    Chega de impostos, deveriam ser de no máximo 20%, mais do que isso é espoliação do trabalho alheio.

    Responda