Marcelo Viana > George Boole e a matemática do pensamento Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eita, nessa folha os Marcelos estão com tudo pros curiosos: os Tios Marcelo e Marcella (Duarte e Franco) da folhinha, e os Tios Marcelos Leite e Viana nas ciências. Justa Lerda, Marcelada boa, essa. Pena que hoje, só amanhã, como diz o Zé Simão. Tio Marcelo, fala das "buscas booleanas", com o uso do and, or e not? Grato por mais essa!
Excelente caro Marcelo! Obrigado! Em tempo: depois dos 40 ainda tenho chance de me tornar um matemático?
Recentemente li um artigo sobre avaliação de polÃtica pública que utilizou a lógica binária: a partir da adoção de um critério para a avaliação e da formulação de um indicador para as variáveis avaliadas, a autora atribuiu valor aos dados (1=similar; 0=discrepante). Imagino que seja possÃvel sim adotar essa lógica binária para respostas com variações, por exemplo, em entrevistas com perguntas abertas, que deixam a pessoa falar livremente, tudo dependerá do critério e do indicador adotados.
Tanto na teoria da relatividade especial, como na relatividade geral, ambas portentosas criações de Einstein, a construção dos invariantes são fundamentais para o procedimento de medida dos observáveis fÃsicos da teoria.
O irlandês George Boole foi também um dos criadores da lógica simbólica ou lógica matemática. Russel no seu Principia Mathematica elogia Boole. Também sua teoria matemática dos invariantes foi essencial para a teoria da relatividade de Einstein, esta última não teria sido possÃvel sem a teoria dos invariantes de Boole. Um bom matemático do século dezenove.
Prezado Joel, é verdade. Boole é inglês e nasceu em Lincoln na Inglaterra, no mesmo condado onde Newton nasceu, Lincolshire. Boole faleceu em Cork na Irlanda. Desculpe a minha falha.
George Boole é inglês mesmo, nascido em Lincoln, Lincolnshire, Inglaterra, como bem narrou o articulista, não irlandês. Na Irlanda, ensinou no Queen’s College e lá desceu à sepultura.
Boa observação.
Dá gosto ler suas intervenções, obrigado!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > George Boole e a matemática do pensamento Voltar
Comente este texto