Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. osvaldo missiato

    Como é difícil para nosotros entender economia.Brasil exportando trigo? Não consigo entender quanto mais compreender.Já estudei análise tensorial, relatividade geral, etc. mas economia me deixa maluco.

    Responda
  2. RONICLEY Nunes

    O Brasil não produz o que precisa, aí vai exportar 3,5 milhões de toneladas de um produto que não tem no mercado interno? Aí ele importa 6 toneladas da argentina? E o preço das commodities é tabelado internacionalmente? Que matemática é essa? Alguém pode explicar? É muito complexo esse assunto ou deve ser eu que tenho um QI baixo demais pra entender essa matemática. Alguma treta deve ter nesse cálculo aí!

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      É igual ao diesel. Brasil exporta petróleo e importa diesel.

  3. RONICLEY Nunes

    O Brasil não produz o que precisa, aí vai exportar 3,5 milhões de toneladas de um produto que não tem no mercado interno? Aí ele importa 6 toneladas da argentina? E o preço das commodities é tabelado internacionalmente? Que matemática é essa? Alguém pode explicar? É muito complexo esse assunto ou deve ser eu que tenho um QI baixo demais pra entender essa matemática.

    Responda
    1. Rafael Benaque

      Pois é, meu caro. A questão é que não tem um 'Brasil' em abstrato. O que tem é, de um lado, produtores de trigo que, para ganhar mais, vendem o grão lá fora e acabam pressionando a inflação por aqui; e, do outro, moinhos e indústrias que compram esse trigo para abastecer o mercado interno a preços mais altos do que deveriam ser... O que falta é política pública, taxação de exportação, regulação... é de ficar louco, né? Mas aí o papo não cabe num comentário. Abs!

  4. adenor Dias

    Não sei se me enganei, mas certa vez ouvi dizer que o Brasil não produzia trigo suficiente para seu próprio consumo, como pode está exportando? Eu queria entender está lógica...

    Responda
    1. ciro lauschner

      A oferta no mercado mundial se baseia muito nos contratos das grandes companhias negociadoras de cereais (não passam de 10) .São as mesmas que comercializam soja e milho e outros produtos.Elas não tem pátria, elas compram onde tem quem vende e vendem onde tem quem compra.