Ilustrada > Clássico gospel acusado de racismo por Kleber Lucas acende rixa entre evangélicos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
RidÃulo esta manifestação do Kleber Lucas. Qual o objetivo em criar polêmicas deste tipo? Quanto mais se fala em racismo, mais lenha na fogueira se coloca...
a Luz é branca, as trevas são negras. Vou querer dizer que as trevas são melhores ou iguais à Luz? E "la nave va"... Essa coisa do politicamente correto também na linguagem está se aproximando do preciosismo. Praticamente todas as culturas e civilizações representam a cor branca e o seu uso nas vestes como sinônimo de pureza etc. e as cores escuras como seu oposto. Até as religiões de matriz africana o fazem. O simbolismo do preto e do branco é até arquetÃpico.
Sempre aprendi que a BÃblia é 'a palavra de Deus'. Se a BÃblia é racista, então Deus é racista. Portanto, racismo é (!) Divino. Pelamor-de-Deus, até aonde irão por um like nas 'redes sociais'.
Você está equivocada, Maria da Graça. O povo hebreu começou nômade, peregrinou e sofreu como ninguém nas mãos de outros povos, como egÃpcios, assÃrios e babilônios, como escravos. Logo, não faz nenhum sentido escrever um livro sagrado. Para dominar quem? Seus algozes egÃpcios e mesopotâmicos? Não quero nem rir... Segundo: a BÃblia foi escrita em um processo gradativo ao longo da história, no perÃodo de mais de mil anos, por escritores profetas, muitos dos quais sequer se conheceram.
Você sempre aprendeu errado. A bÃblia foi escrita por um pequeno conjunto de pessoas poderosas que utilizaram o texto para dominar os menos esclarecidos. E, como vemos, isso continua até hoje.
Interessante... A reforma protestante teve em seu cerne, a capacidade individual de ler e interpretar a bÃblia, não dependendo de lÃderes.... O revisionismo é necessário, o tempo tudo muda, mas na cabeça de alguns, o entendimento não pode ser revisto, estão cegos por seus lÃderes que não os permitem interpretar a bÃblia ou a realidade de uma forma diferente da deles... Penso que quando um negro levanta um debate sobre racismos estrutural, como cristão, devo no mÃnimo ouvi-lo e respeita-lo...
Primeiro que não existem crente comunista...esses caras não representa nem 1% dos evangélicos sérios que estudam e amam a palavra na sua essência.
A palavra escrita por quem? Ohhhhhh
Ao longo dos séculos , tudo muda de contexto, de acordo com a cultura e com a compreensão da mesma por seus habitantes ou participantes de grupo religioso. O maior problema é que grupos religiosos acreditam ao pé da letra sem saber qual é a letra. Eles não aceitam nenhuma contestação , mesmo sem ter o mÃnimo de conhecimento.
Ao longo dos séculos , tudo muda de contexto, de acordo com a cultura e com a compreensão da mesma por seus habitantes ou participantes de grupo religioso. O maior problema é que grupos religiosos acreditam ao pé da letra sem saber qual é a letra. Eles não aceitam nenhuma contestação , mesmo sem ter o mÃnimo de conhecimento, basta ter um lÃder carismático dizendo que não devem contestar. O resultado foi a eleição de 2018. Não precisamos dizer nada.
Ao longo dos séculos , tudo muda de contexto, de acordo com a cultura e com a compreensão da mesma por seus habitantes ou participantes de grupo religioso. O maior problema é que grupos religiosos acreditam ao pé da letra sem saber qual é a letra. Eles não aceitam nenhuma contestação , mesmo sem ter o mÃnimo de conhecimento, basta ter um lÃder carismático dizendo que não devem contestar. O resultado foi a eleição de 2018. Não precisamos dizer nada. Cada um sentiu na pele.
A melhor parte dessa discussão é lembrar que sou "secular". Graças a Deus. :-)
Pastor com mente de ervilha.
Nada contra teologia preta desde que seja inteligente. Ler um texto que contrasta o vermelho escarlate com o branco dando preferência ao branco e ver nisso um racismo é tão nonsense quanto afirmar que numa foto da via láctea prevalece mais a cor preta de fundo e por isso devia ser chamada de “via preta com pequenos pontos brancos” para não ser racista.
ME EXPLICA O QUE VEM A SER "TEOLOGIA PRETA " ? ISSO SIM ME SOA COMO RACISTA. EM TEMPO, SOU NEGRA.
IsaÃas 1:18 18 Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.
Caro Gabriel, me desculpe por ter dado exemplo irônico e pobre. Vamos nos ater à frase bÃblica tratando-a como texto literário, independente de qualquer questão religiosa. Note que a frase bÃblica se refere a cor do pecado (conceito que entre os gregos, por exemplo, se referia a desviar-se de um objetivo, falhar). De vermelho ele se tornaria alva neve, ou seja, nada no texto se refere a cor de pele, mas a uma figurada cor de caráter, de vermelho sangrento tornado neve alva e não ameaçadora.
Caro Alexandre, acredito que a sua comparação está completamente infeliz. Comparar um espetáculo natural com algo criado e arquitetado por homens, no mÃnimo não faz o menor sentido. Tolo é aquele que acredita que escrituras sagradas como essa não são instrumentos de poder por completo, alcançando a sua finalidade ao perseguir determinado povo e colocando em um contexto puro e santo para raça prometida.
O fato é este: já vivemos em plena era da pós-metáfora, em que tudo deve ser interpretado literalmente, mesmo quando se trata de textos escritos há muito tempo e com intenções evidentemente poéticas e alegóricas. Lamentável! Mas querem que eu faça o quê? Não sou evangélico...
O engraçado é o quanto essas discussões estão deslocadas da realidade. Me pergunto se o Kleber Lucas ou Gonçalves quando lutavam pra sobreviver tendo pouco dinheiro tinham tempo pra pra pensar uma bobagem dessas. Isso é discurso de burguês filho de papai que não tem nada pra fazer. Moro na favela e nunca vi um irmãozinho negro se sentir ofendido por esse hino, nem tampouco um irmão branco conscientemente oprimindo um branco ao cantá-lo. Esses caras tão precisando é de um lote pra capinar!
Patrick, é realmente triste você intitular a tomada de consciência de classe e de raça/cor como algo deslocado da realidade. Eu realmente acredito que se trata do oposto. O fato das pessoas que você mencionou hoje terem consciência das suas mazelas e da posição que a sociedade os impõe, é a vitória de um movimento que justamente tenta trazer essa maioria que é minorizada para fora dos seus nichos para participar da sociedade, sendo questionadores e atores principais da transformação estrutural.
Não ouço gospel, ouço o rock do diabo. Aquele ritmo que faz todo mundo mais "preocupado" em gozar a vida do jeito que lhe aprouver do que louvar um deus que precisa de bajulação constante para se autoafirmar como Senhor dos Exércitos.
Assim caminha a humanidade, de Bizancio a BrasÃlia as discussões se desdobram enquanto as bombas explodem, no encontro triunfante entre o pré e pós moderno se situa o debate "esquerda" x direita sob o beneplácito sagrado do capital,que abençoa a mudança para garantir a permanência!
O texto correto do hino na harpa cristão é "alvo mais que a neve" ta repórter. De qualquer forma eu tmb acho o hino racista, assim como vários textos bÃblicos que além de racistas tmb são homofóbicos, sexistas etc
Até Deus é racista e machista, se a gente for levar os identitaristas à sério.
Interessante! Mas prefiro Nietzsche e Dawkins.
Sr. Gerson, "marxista e ateu" é pleonasmo. Ainda tem aqueles, como um colega das Ciências Humanas, bolsonarista por questões religiosas, que acredita que deve acrescentar "e não acredita em Deus". Aà é pleonasmo ao quadrado. Mas ele não sabe o que é isso.
Sr. Gerson, conheço a vida do Nietzsche até bem, primeiro, por obrigação, e segundo, por admiração/inveja. Quanto ao Dawkins, o que me encanta, é o conhecimento de genética. Como sou Ateu não praticante, não concordo com o proselitismo dele. Se fosse inteligentinho, como o Dr. e o Pondé, seria um dos Articulistas desta Folha.
Ah, sim ! Duas pessoas absolutamente incrÃveis ...e que não demostraram precoconceito algum em relação a ninguém. Preciso dizer que estou sendo irônico? Pesquise Nietzsche, antes da loucura, claro ´- um filho de um pastor que morreu muito cedo e de uma mãe mentalmente perturbada, e Dawkins, reconhecidamente uma fraude intelectual - opinião de Egleton, por exemplo - que, à propósito , é marxista e ateu. Possou de esperto nesse comentário inteligentinho, não?!
"Branca como a neve" está em partes da BÃblia, sempre associado à luz. E por outro lado, há a escuridão, as trevas. "E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilÃcio, e a lua tornou-se como sangue; Apocalipse seis:doze." Então, a própria BÃblia é que, literalmente, cita branco como algo bom e negro como algo ruim, mas sem menção a pessoas. Mas dependendo de quem lê a interpretação pode ser conotativamente racista.
Caro Julio, descordo da sua afirmação. Nesse caso, não podemos mencionar que a interpretação racista depende de quem lê, tendo em vista que a escritura sagrada que você menciona está concebida em berço racista. Tanto é que muitas das mazelas que carregamos e lutamos para serem desfeitas, dentre elas a perseguição velada dos povos negros, nasce de uma justificativa religiosa que inclusive pautou tragédias histórias como a escravidão.
O correto é entoar o hino com "Limpo mais que a Neve". AÃ, sim. O hino foi criado por evangélicos americanos super racistas do século passado que pregavam igrejas de negros separadas de brancos e que acreditavam que os negros eram descendentes de Can que foi amaldiçoado por Deus. O hino é racista sim.
Obrigada pela explicação
Mas nem sempre a neve é limpa. A caracterÃstica da neve é ser branca, não limpa. Para limpeza é melhor usat Omo, que lava mais branco..
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Clássico gospel acusado de racismo por Kleber Lucas acende rixa entre evangélicos Voltar
Comente este texto