Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Diego Dourado

    Isso é o resultado de anos de governos de direita que querem o fim da educação pública. Quer escola com professores? Pague particular ou educação domiciliar! Enquanto não houver concurso, valorização da profissão e boas condições de trabalho, não irá melhorar.

    Responda
  2. Leandro Batista

    O aumento de carga horário acontece tbm na rede do RJ, porém não como esse absurdo em SP. Mas aqui, a carência de disciplinas como física, química, matemática, faz com que muitos profissinais peguem essas carências sem ter formação na área. Além disso, gratificação bônus ou sei lá o q, são medidas paliativas. O salário está defasado e a aposentadoria é triste.

    Responda
  3. Daniel Barbosa

    Dorinha acabou com a carreira docente do Estado. Um acinte para os concursados. Criou o tal subsídio e encheu a rede de contratados temporários, aumentando a rotatividade de professores. Agora o bolsonarista só fala de criar novas disciplinas desconexas e sem professores especialistas. Ambos parecem odiar professores. Haja resistência.

    Responda
  4. claudia pinto

    Professores não podem ter aulas atribuidas Escolas em Período Integral com carga horária de 19 aulas ou 25 aulas, mesmo sendo professor efetivo. Professor de Matemática, por ex., se falta professor de português e aquele está em horário de estudo deve cobrir a falta desse, mesmo não sendo sua disciplina, atuando como "eventual", porque PEI não pode ter eventual, além de prejudicar o tempo de estudo e planejamento do outro que é obrigado a entrar em aula, mesmo não sendo da sua área.

    Responda
  5. Valdir Teixeira da Silva

    O que o estado deveria fazer é concurso, para contratar bons profissionais. Para bons empregos e bom lugar de trabalho não falta profissionais.

    Responda
  6. Chiara Gonçalves

    Esse ano vai ser catastrófica a situação. Além de tirar a vez de quem tem mais pontuação, que sempre foi a regra , também fizeram com que direção e coordenação assumissem aulas e depois as deixassem, não entendi o motivo. Quem é temporário tem que pegar no mínimo 25 aulas e professores que conciliavam escola particular com menos aulas no estado estão deixando de pegar.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ridículo esse antigo critério! Quem tem mais tempo sai na frente? Qual a lógica disso? Por isso que a educação está uma porcaria.

  7. William Lopes Barbosa

    Talvez consigamos alguma melhoria no cenário da educação no dia em que pararmos de reclamar na sala dos professores e tivermos o mínimo de união entre nós. Enquanto cada um pensar apenas em si, sem coragem de realizar uma mobilização de expressão, da mesma forma que ocorre em outros órgãos, que quando "gritam" são ouvidos, as mudanças serão de fato para pior... e os cursos de licenciatura não mais formarão turmas (como já ocorre), e a belíssima profissão "professor" sucumbirá.

    Responda
  8. Lênin Camargo

    Desde os anos 90, ainda quando eu era estudante de escola pública nunca tinha professores suficiente. Hoje está ainda pior porque o governo resolveu ampliar período integral sem estrutura suficiente, novo ensino médio sem pensar no profissional que iria lecionar as disciplinas. Daí fizeram essa salada toda para atrapalhar o que estava ruim. Se depender de mim, começaria 3 de fevereiro numa greve sem precedentes. Mas a classe trabalha feliz e voluntária.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Greve? Tome vergonha! Só pensam nisso, vá trabalhar! Por que não vai na iniciativa privada? Tá cheio de gente querendo emprego.

  9. Giovani Ferreira Vargas

    Façam o L!

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Não, Eliane, não deve saber o mínimo sobre divisão federativa, estadual e municipal.

    2. Eliane Morosini

      O que tem a ver? Vc sabe quem eram e quem são os governantes paulistas? Vai se informar.

  10. Giovani Ferreira Vargas

    Façam o L!

    Responda
    1. jose celso righi righi

      Em São Paulo não se fez L, aqui se fez Arminda!

  11. Silvio Alpendre

    Caros professores, vcs acham que está ruim? Lamento, mas vai piorar. O "boa noticia" é q a piora será para todos.

    Responda
  12. Clayton Ferreira

    Mesmo com vinte e dois anos de sala de aula, fiquei sem aulas nesse ano, só porque optei por uma jornada de 24 aulas. Triste.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Vá para a iniciativa privada então, você acha que merece prioridade por estar a mais tempo no lugar?

    2. Lênin Camargo

      O pior de tudo, é prestar um concurso e ao longo dos anos ver que perdemos os direitos que o concurso nos ofereceu. Olhar pra frente e ver que se pedirmos exoneração, sairemos sem um centavo no bolso. Trabalho voluntário é o que se faz hoje, na escola estadual, e com os bozolandias tomando conta, ou iniciamos uma greve já em 3/2 ou vai ficar ainda pior.