Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Miltino de sousa ferraz

    Exclui-lo dos próximos muitos anos dos pleitos eleitorais porém, a cadeia por enumeras mortes causadas por ele por descaso a vida das pessoas

    Responda
  2. José Cardoso

    Como aconteceu com o atual presidente Lula, se Bolsonaro for condenado num processo criminal em 3 instâncias, deve cumprir a sentença. Não acho que o STF deva melar o caso por exemplo. Como disse Hegel: o criminoso tem direto a sua pena.

    Responda
  3. José Bernardo

    Não há dilema aqui: não se trata de punir por opções políticas, ainda que equivocadas, mas pelo cometimento de crimes. Em nome da democracia já se puniu quem não cometeu crime (Dilma) ou aquele cujo crime não foi provado (Lula); por que não, em defesa dela, punir quem efetivamente os cometeu?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, meu caro, é racionalidade excessiva. Não faltará até quem ache um desaforo...

  4. Cleber dos Santos

    Já li muito sobre os crimes cometidos pelo presidente Bolsonaro. Os crimes de responsabilidade, que foram muitos, extinguiram-se com o fim do mandato. Já os possíveis crimes comuns, ainda que possam de fato ter sido cometidos, são crimes de difícil configuração. São tipos abertos demais para condená-lo. Atentado contra a saúde pública, contra o Estado democrático, etc e etc. É necessário apontar exatamente quais foram os crimes cometidos, se não vira conversa de bar...

    Responda
    1. Berenice Gaspar de Gouveia

      Suas ponderações procedem, mas cabe ao MP e ao judiciário decidir, à luz dos fatos e fas provas. Simplesmente não punir para "evitar constrangimentos" não é aceitável. E a eventual punição deve ser dentro do rigor da lei, nem menos nem mais. Não se pode defender impunidade a priori

  5. Ricardo Ferreira

    Sem anistia para o sociopata.

    Responda
  6. Edson Rocha

    Deve ser punido porque cometeu crimes e atrasou mais ainda o parco desenvolvimento do Brasil . Se for para afastar candidatos tão mal intencionado como esse incompetente que aquela gente de Curitiba colocou na presidência a punição é mais válida ainda.

    Responda
    1. Luci Dann

      Sim ,muito bem dito concordo com vc

  7. Marcos Benassi

    Bem, Hélio, acho que é ponto pacífico (ops!) que deve haver uma investigação decente e um julgamento com a devida possibilidade de defesa, direito de qualquer cidadão. Quanto as pautas defendidas, é o seguinte: da mesma forma que chegaram erodindo tudo, poderão fazê-lo de outra feita, caso voltem ao poder. Às instituições da Democracia compete tornar seu esfacelamento mais difícil e improvável. Se a isonomia é direito do Bozo, o mesmo não se aplica às práticas corrosivas da Bozofrenia, creio.

    Responda
  8. Helio Cardoso

    Precisa ser punido porque a ''política' pune. Elegeu-se para zombar do povo, fazer do país um parque de diversões, para motocar e se exibir de jet-ski, para maltratar mulheres e microfones com os palavrões mais sujos, mostrar que pode, pois é o gostosão da cocada preta e do palanque. Na solenidade de independência da pátria (amada?) mugiu que é imbroxável. Broxou mané!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sei lá quanto Viagra ele não afanou da dispensa Milical, né, meu caro? Pode estar em riste contínuo até agora. Afinal, ao contrário de ereção, pra bom-senso não há pírula.

  9. Alexandre Salazar

    Artigo com precisão de sniper nos argumentos para atingir o alvo pretendido; a defesa da democracia não pode tolerar a impunidade desse tosco, analfabeto e encrenqueiro. Salvei o artigo para reler e usar em discussões com todos os tipos de bolsobobos.

    Responda
  10. JOSE ROBERTO DE SOUZA AGUIAR

    Um presidente que desrespeita o próprio povo deve ser punido. Caçoar dos que morreram por COVID e por falta de ar em hospital no Amazonas, negligenciar a pandemia e debochar da população são ingredientes suficientes para punir as ações do mesmo.

    Responda
  11. Alberto A Neto

    A Lei da Anistia no Brasil é a mãe de todas as impunidades. Desde então, a banalização do mal instalou-se e fincou raízes que se aprofundaram. Além de ser o país da piada pronta, o Brasil inovou. É o país da pizza pronta. Ao ponto de chegarmos ao píncaro da relativização da ética na política e da moralidade no trato da coisa pública. O país fez do Ministério Público a Pizzaria Geral da República. A pizza preferida e mais solicitada pela clientela representativa da classe política é "à moda Aras"

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Jesus Amado da Goiabeira, que azia... Inda mais se o sujeito estiver num acampamento e tomar um biBozoato de Ódio: garante o azedume até o fim da vida!

  12. Alberto A Neto

    A Lei da Anistia no Brasil é a mãe de todas as impunidades. Desde então, a banalização do mal instalou-se e fincou raízes que se aprofundaram. Além de ser o país da piada pronta, o Brasil inovou. É o país da pizza pronta. Ao ponto de chegarmos ao píncaro da relativização da ética na política e da moralidade no trato da coisa pública. O país fez do Ministério Público a Pizzaria Geral da República. A pizza preferida e mais solicitada pela clientela representativa da classe política é "à moda Aras"

    Responda
  13. marcos fernando dauner

    No ano em que cursei o Terceirão (faz muito tempo) o professor de Biologia dividiu a turma em seis grupos de seis e cada grupo precisava escolher um nome - Um grupo somente de meninas (adolescentes de dezessete anos) escolheu seu nome - "Sempre Livre" . Quase cinquenta anos depois, "Sempre Livre" ainda existe em nosso país . (e ajuda necessitades)

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Putz, hoje em dia, seria prudente se o grupo escolhesse Tampax. Rolhex. (Seriam ótimos pra fossa Bozolóide). Chamassem, alternativamente, de Quatro Linhas. Mais elegância? QuadriSolex, delicada lembrança de que o Bozo ainda poderá ver o sol nasceu aquadradado.

  14. José De Almeida Soares

    Sendo espiritualista eu creio que nenhum crime fica impune. A própria consciência pesa ao criminoso. Porém, a bem da sociedade as dores de consciência devem ser sentidas não em palácios ou hotéis luxuosos, mas sim na prisão.

    Responda
  15. marcos fernando dauner

    Se voltar para o Brasil, poderá ser preso por breve período, depois será solto e poderá ser novamente eleito daqui a alguns anos . Se fugir de vez para a Itália , sem nunca mais voltar , perecerá de tédio haja visto que sequer fala italiano e o Brasil se livra dele em definitivo - Cabe ao pais escolher o que deseja .

    Responda
  16. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Se a justiça não punir devidamente há o risco de esse vírus retornar se achando dono do Brasil e, aí, veremos a mão e a cara colocados no fogo em prol da arrogância e do desrespeito às leis.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      se voltar, o povo irá reelegê-lo em breve. Melhor fugir para a Itália e nunca mais voltar .

  17. Mario Garcia

    Complexo. Todos os crimes apontados foram cometidos à luz do dia, sob ampla repercussão na mídia. E sob a cumplicidade bovina do presidente da câmara que engavetou todos os pedidos de impeachment, e do procurador geral que simplesmente ignorou as denúncias desses crimes. Essas omissões também devem ficar impunes? Não fossem por elas, certamente os danos seriam bem menores.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tempo ao tempo, Mario. O Lira tem uma ex-esposa repleta de documentos, auto-exilada, não tem? Creio que, além da Rosa Weber, da Marina Silva, da Joênia Wapichana, haverá ainda uma grande contribuição da figura feminina ao sossego brazuca. Viva a ex do Lira! Ah, o Haras: desse, é fácil se livrar, não tem capital político pra fazer negociatas e chantagens, como o chefe legislabóstico.

  18. Rubens Ventura

    Punição severa e ágil, ninguém que ameaça a Democracia pode ficar impune.

    Responda
  19. SIMONS SILVA

    Não só ele deve ser julgado e punido, mas todos os seus ministros e filhos que tenham cometido crimes. Outro ponto que precisa ser destacado pela imprensa, de um modo geral, é que o sr. Paulo Guedes foi o pior ministro da economia da história do país, é o mais medí ocre!

    Responda
    1. FERNANDO SCAVONE

      Guedes foi um paradoxo estatístico: o máximo da média.

  20. Mozart Cabral

    Seria muito desmoralizante para a Justiça Brasileira não julgar as dezenas de processos criminosos e não condena-lo a merecidos anos em regime fechado tendo em vista que Lula foi condenado injustamente e cumpriu quase dois anos na prisão.

    Responda
  21. Joaquim Rocha

    Cadeia pela morte intencional de pelo menos 100 mil pessoas que não morreriam se o genocida não tivesse se recusado a comprar as vacinas quando teve oportunidade. Quanto tempo de pena seria o justo pela morte de 100 mil pessoas?

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Inelegibilidade eterna seria o mínimo do mínimo.

  22. Paolo Valerio Caporuscio

    E por acaso existe punição,condenacao e justica no ilusorio brasil???

    Responda
  23. Gino Passos

    Tirá-lo de cena, se este for o entendimento de um julgamento com direito a plena defesa, deve ser apenas parte da cura dessa doença que circula aqui, mas que é uma variante de um fenômeno mundial de ascensão da direita extremista. Sabe a outra parte? Seria o divórcio dos movimentos democráticos com o neoliberalismo concentrador de riqueza que é a precedência do "Deus Mercado" sobre as necessidades do povo.

    Responda
  24. A A Iuras

    Capitão fujão

    Responda
  25. Alvaro César Nonato Marques

    Ele precisa ser preso

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Colocar no Xilindró e jogar a chave deste fora.

  26. Ricardo Lobo

    Sem anistia!

    Responda
  27. Rodrigo De Souza

    Matar 600 mil pessoas na pandemia é pouco? Se Bolsonaro não for preso, tudo será possível.

    Responda
  28. Vitoria Machado

    Em junho de 2020, Cuenca publicou em um perfil nas redes sociais que "o brasileiro só será livre quando o último Bolsonaro for enforcado nas tripas do último pastor da Igreja Universal". Esse momento se aproxima.

    Responda
  29. francisco xavier de azaredo neto

    "Conseguir uma condenação que pelo menos o exclua de pleitos pelos próximos muitos anos". É muito pouco, isso é quase um prêmio para um sujeito que tanto mal fez.

    Responda
  30. Antônio Carlos de Paula

    Somente pelos crimes que cometeu perante a pandemia da Covid já dá um bom tempo de cadeia. A justiça tem que ser ágil e implacável.

    Responda
  31. Vilarino Escobar da Costa

    Efetivamente a inelegibilidade de bolsonaro é medida de defesa a democracia !

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Correto, prático e possível.

  32. MARIA STELA C MORATO

    Correto. E quando e não volte como Collor

    Responda