Comentários para:

A chamada de Lula

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Everardo Ramos

    Que preguiça desses editoriais tão tendenciosos. Percebam também as fotos de Lula e Janja que a Folha tem publicado, desde as eleições. Horríveis, como para construir a imagem de um casal das trevas. Melhore Folha de São Paulo!

    Responda
  2. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

    Não sei por que, mas ultimamente estou com a sensação de que pretendia ler a FSP e no final li a Gazeta do Povo.

    Responda
  3. Alberto A Neto

    Lula III deveria ler o Sermão de Vieira que fala dos reis irem ao inferno mais facilmente que o safardana ao paraíso. Baseado em São Tomás de Aquino e Santo Agostinho, Vieira diz aos safadistas que, “sem restituição do alheio não pode haver salvação”, e que essa obrigação de restituir "não só obriga aos súditos e particulares, senão também aos cetros e às coroas”. Vieira se refere não ao punguista miserável que furta um tostão, mas "àqueles que se locupletam nas cidades e reinos, sem temor”!

    Responda
  4. Luciano Siqueira Mina

    Não adianta explicar para quem se nega a entender: está Folha finge não entender que esse governo JÁ tem rumo, e esse rumo é diferente dos seguidos até recentemente da tão defendida ( de modo envergonhado é verdade)"ponte para o futuro" e sua agenda econômica por está Folha, que entende sim mas finge o contrário.....

    Responda
  5. Rafael Lopes Azize

    Se o argumento relativamente à ministra do União Brasil é razoável, por que a Folha está há dias insinuando em manchetes ser o inverso? Isso faz justiça às melhores práticas jornalísticas? Os leitores mais atentos ficam confusos. e os menos atentos, desencaminhados - em nome do impacto fútil. A comunicação pública precisa de mais responsabilidade nesta quadra sombria em que estivemos à beira do abismo.

    Responda
  6. Ozéas Correa Lopes Filho

    E o que a Folha pensa sobre o primeiro escândalo do governo de São Paulo? "...o novo secretário estadual da Educação é acionista de uma empresa privada com contrato recém-assinado com a pasta que ele mesmo comandará... ...Renato Feder foi CEO da Multilaser por 15 anos... Feder segue ligado à Multilaser por meio de uma empresa com sede em Delaware, um paraíso fiscal dos EUA. A Dragon Gem LLC, de Feder, possui 28,16% das ações da fornecedora de equipamentos para a sua própria secretaria".

    Responda
  7. Sandra Maria Cabral

    Enquanto o editorial da Folha faz presepada, "editoriais pelo mundo saúdam Lula" (vide coluna do Nelson de Sá).

    Responda
  8. EMANOEL TAVARES COSTA

    Demais disso, o ministro está absolutamente correto. Se se excluir da conta da previdência o que não é previdenciário (e sim obrigação do Tesouro, da sociedade), o sistema da Previdência é superavitário!

    Responda
  9. EMANOEL TAVARES COSTA

    Um governo com 5 días de atividades e a Folha quer clareza nos mínimos detalhes. Exigência que lhe faltou no desgoverno passado. Espera-se da mídia, no mínimo, críticas que sejam construtivas! Corrija-se Folha!

    Responda
  10. Ozéas Correa Lopes Filho

    "A maior presepada da equipe de Lula, no entanto, partiu de Carlos Lupi (PDT)". Bom, se existe a "maior" devem existir outras tanta, então! E qual são essas "presepadas" ao longo da primeira semana de governo? Até agora o que tivemos foram cerimônias de posses, discursos afirmando inclusões sociais e mesmo na economia, um tom sereno e responsável. Que tantas "presepadas" mais a Folha vai fazer pra dizer que não gosta de um governo social-democrata? Seria muito mais honesta ser direta.

    Responda
  11. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Para facilitar a vida dos escrivinhadores, basta resumir e publicar todo dia: O que a folha pensa? O PT é feio, O PT é malvado com os ricos, O PT é malvado com o sr. mercado, mi, mi, mi...

    Responda
    1. Sandra Maria Cabral

      Perfeito!

  12. jose borges

    Gostaria que a Folha me dissipasse uma dúvida: por que demitiram Janio de Freitas “ Contenção de gastos “ para um grupo empresarial tão bem sucedido na área financeira , além de pueril e ridículo , é argumento hipócrita Eu , sua excelência o leitor, não quero ser tratado como criança de 3 anos de idade .

    Responda
    1. jose borges

      Digna de louvor a atitude do imenso e completo intelectual Marcelo Coelho que se demitiu em solidariedade a Janio de Freitas Poderia ter servido para a Folha refletir , se envergonhar e voltar atrás . Nada disso aconteceu ou acontecerá. Para a Folha de hoje o leitor é só um detalhe . Sem importância.Jornais começam a morrer assim , e como sabemos pela história da imprensa brasileira , eles morrem lentamente .O processo foi iniciado e chego a pensar que é exatamente esse o desejo da direção

    2. MARIA F LUPORINI

      Frias se vergou ao Mercado de vez.

  13. MARIA F LUPORINI

    O rumo é muito claro: crescimento com desenvolvimento econômico e responsabilidade fiscal, mas contemplando a inclusão social. No que a Folha está tão confusa?

    Responda
  14. paul constantinides

    Aqui lemos o q a Folha pensa. E esta pensando errado. Antecipando fatos, querendo direcionar o governo q não é dela, é cômico.

    Responda
  15. Rodrigo à vora

    Carlos Lupi está correto e o governo Lula erra junto com esta Folha ao defender o desmonte previdenciário de bozonaro. Não existe déficit previdenciário no INSS. Isso já foi provado por números, Folha, excluindo a DRU. Crie vergonha na cara, seus neoliberais entreguistas!

    Responda
  16. Adenilson peneli

    Acredito que a folha tenha razão, em parte, pois a folha, dos jornais da elite, foi o que mais foi imparcial na campanha, apoiar um candidato não significa dizer amém a todas atitudes de governo, crítica é mais útil que elogiou, que algumas vezes destrói a pessoa, não sejamos gado, e não passemos pano nas atitudes erradas, de mito, já basta um, que já foi tarde, basta agora acordar os sonâmbulos, coisa difícil de se fazer.

    Responda
  17. Rafael Alves Albuquerque

    Menino, se a Folha tivesse consigo o mesmo rigor que tem com Lula, ela não existia mais. Tom crítico é uma coisa, aversão é outra.

    Responda
  18. Mario Garcia

    Ficarei atento e vigilante para saber se essa intensa marcação sobre a conduta editorial do jornal vai fazer com que ela se alinhe ao seu público petista.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Vai acampar na porta da redação? Que o pneu sagrado lhe proteja!

  19. Mario Garcia

    Ficarei atento e vigilante para saber se essa intensa marcação sobre a conduta editorial do jornal vai fazer com que ela se alinhe ao seu público petista.

    Responda
  20. Sandra Maria Cabral

    "Presepada" tem feito a Folha. Esse "O que a Folha pensa" então, nossa..., pura presepada! Com um pouco mais de bom senso, esse jornal se preservaria de tal vexame! E a propósito, o governo atual não precisa do "afã em demarcar constraste" com o anterior. É o contraste em pessoa. É o outro lado. É a democracia, só pra começar!

    Responda
  21. Taniara Aguiar de Souza

    Folha, seus editoriais não correspondem aos fatos. E, "sua piscina está cheia de ratos."

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Estão inventando fatos e criando caso à toa.

    2. Sandra Maria Cabral

      Perfeito!

  22. Jose L F Trindade

    A folha tentando ser honesta... depois de acompanhar o mito, temer... terá longo caminho a frente. Até lá, estamos atentos e vigilantes.

    Responda
    1. Valdir Silva

      De fato, o medo da Folha em trocar os seus editoriais por receitas de bolo fez o jornal repensar seus ataques a Lula e até respirar aliviada ante a derrota do projeto de ditador.

  23. Francisco Fontenele Tahim

    Lula, por Deus. Livre-se do Lupi, do Valdez, vão ferrar teu governo.

    Responda
  24. Marcelo Magalhães

    O que a folha pensa sobre mais de um trilhão por ano que saem dos cofres públicos para o bolso dos rentistas através da dívida pública e do bolsa empresário? Oitenta e dois porcento do que será economizado na reforma da previdência virá de quem ganha entre 1 e 2 salários mínimos. A folha foi a favor do golpe e da presepada que gerou 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Além de colocarem 62,5 milhões sob a linha da pobreza.

    Responda
  25. Márcio Pella

    A Folha voltou a ser produtiva....kkkkkkkk. Todo dia ele tem uma opinião sobre o governo Lula. Bora trabalhar, porque a editorial de opinião estava às moscas. Kkkkkkk

    Responda
  26. Annalice Del Vecchio

    Benefícios exorbitantes? Em que mundo o editorial da Folha vive? Já deu pra ver que, como sempre, o objetivo da Folha é prejudicar o governo do PT, com seu ódio ao Lula estampado em todas as manchetes. Querem o Bolsonaro de volta? Surreal!

    Responda
  27. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    O erro de Getúlio foi abrigar um m,arginal, Gregório Fortunato. Lula, não faça o mesmo. Livre-se da Ministra de Belfort Roxo!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Ela ainda não fez nada errado. É indicação do União Brasil. E ser da Baixada e não ter elo com a milícia é praticamente impossível. Se é assim que fizer algo, as instituições vão entrar em ação. Calma.

  28. Ricardo Santos

    Orra meu… Vai com calma FSP, afinal, até agora, é clara a intenção de pegar no pé do governo Lula por conta dos apoiadores da ministra do turismo. A FSP está desacostumada com a verdade, pois se acostumou com a mentira vergonhosa do desgoverno que antecedeu o atual, que atraiu e trouxe infelicidade pro povo brasileiro.

    Responda
  29. Carlos Alberto Patez

    O editor carece de entendimento básico sobre a previdência! A Folha deixa claro seu posicionamento neoliberal! Até aí, tranquilo, estamos emmuma democracia! O que não consegue enxergar é que o modelo neoliberal é falido, culpado por este caos em que vivemos! Carece também de uma pequena olhada nos argumentos dados por Eduardo Moreira na CPI da previdência, presidida por Paulo Paim!

    Responda
  30. Jorge Ceretta

    Benefícios exorbitantes só se for pro andar de cima, porque pro r

    Responda
  31. Orasil coelho pina

    Na reunião ministerial de hoje, o presidente Lula, afirmou que ministro que fizer algo errado deve pedir para sair do governo. Espero que ele também tenha se auto-incluido!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Ele está autoincluido desde que ousou disputar a presidência. Antes, desde que ousou se candidatar a deputado federal constituinte. Parece falar de alguém que começou agora.

  32. André Silva de Oliveira

    Excelente editorial, cara FSP!!! Insisto que os primeiros sinais indicam que Lula não sabe para onde ir, exceto por um difuso - e sempre simpático - discurso em prol de mais igualdade social (ou seria equidade social? Há diferença!). Somente carisma e belos discursos não resolvem nossos graves problemas. O Brasil precisa crescer e isto passa pela adoção da agenda liberal, goste ou não a esquerda da proposição.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      André, o seu comentário complementar foi de rara infelicidade. Partir do princípio que o Guedes sabe mais de economia do que o Haddad - logo tem mais condição de ser ministro - é a ode ao "dotô com diploma de Chicago". Gente com doutorado em Economia nos EUA há aos montes, o problema é que o Guedes é operador do mercado financeiro, visando apenas o ganho pessoal, não bem comum. É o direito dele, mas tal perfil o desclassifica para cuidar da coisa pública, o que não acontece com o Haddad.

    2. André Silva de Oliveira

      Com certeza, Haddad sabe mais de economia do que o Sr. Paulo Guedes.

    3. Daniel Goncalves

      Verdade, devíamos ter algum economista liberal como ministro... o Paulo Guedes, por exemplo! 4 ano com ele lá e gente com certeza vai sair deste buraco, né?

  33. Daniel Goncalves

    Os jornalistas da Folha ainda não entenderam que ser imparcial não implica em ser contra todos. Mais um editorial fraco, sem nenhuma informação relevante ou qualquer reflexão. Será que a Folha pensa mesmo?

    Responda
  34. Fernando Schmidt

    Vcs parecem ter raiva desse grupo q está no poder.

    Responda
  35. Paulo Petraski

    Caro colunista. O novo governo, que é do PT mas poderia ser de qualquer outro partido, terá uma grande tarefa de reconstruir um país arruinado por 4 anos de um desgoverno formado por pessoas corruptas, incompetentes, delirantes e idiotas. Governo esse colocado lá com o apoio de vocês. Então, por favor, menos tá, menos.

    Responda
  36. Oswaldo Andre

    COISA feia da Folha, investigou antes certo esperou a dita cuja assumir a pasta do turismo para depois ter o gostinho de dizer eu não falei,divulgasse antes afinal queremos uma democracia "respeitosa" e todos de certa forma somos guardiões.

    Responda
  37. Antonio Catigero Oliveira

    Dentro de uma coligação partidária de centro-esquerda existe diversidade -- ótimo!! --, mas parece que a folha não percebe isso. Dentro das diversidades, há o diálogo -- ótimo!--, saudável em quaisquer instituições Democráticas. Há pouco, vimos o único colunista que cumpriu fielmente com sua função dentro deste jornal, e honrou o nome desta instituição para não ser jogada na lama da História pós-golpe de 2016, ser enxotado daqui. Afinal de contas, a Folha quer fazer Jornalismo mesmo?

    Responda
  38. Evandro Luiz de Carvalho

    A reforma da Previdência fui um embuste que manteve privilégios como o dos militares que respondem por mais de 40 bilhões do dito déficit. Reforma ou é para todos ou não é para ninguém. E vamos rever as desonerações fiscais para empresas que não geraram empregos.

    Responda
  39. Andre Moraes

    Folha. Que editorial reacionário, agressivo e sem propósito construtivo. Ou vocês definitivamente viraram o tíozao do pavê ou os jornalistas que escrevem o editorial o são. Não há motivos razoáveis para esse tom com menos de uma semana de governo, se no início do próprio editorial vocês admitem que todo início de governo é confuso. Poderia rebater todos os parágrafos, mas não vou perder meu tempo. Caminhem na direção da crítica construtiva e guardem os ataques para os momentos necessários.

    Responda
  40. PAULO ROBERTO HASSE

    99% das matérias e colunistas da Folha são de orientação esquerdista e/ou lulo-petista militante , ja está na hora de terem bons colunistas conservadores , afinal 49% dos eleitores votaram em candidato conservador . Está na hora de informar de forma imparcial , de encerrar a lavagem cerebral de atraso da esquerda totalitária que trava o país e mostrar pautas que tragam real prosperidade .

    Responda
    1. Sandra Maria Cabral

      49% menos quantos porcento de votos que foram comprados com a máquina estatal?

    2. Andre Moraes

      Você tem certeza que leu o artigo? Mais reacionário, só se falassem das inúmeras pautas sectárias que levou o país a um atraso de 4 anos. Bobagens trazidas por Damares, Milton Ribeiro, Ernesto Araujo, Weintraub…só atraso civilizatório e completa perda de tempo no caminho a prosperidade e desenvolvimento do país. Sai da caverna.

    3. Antonio Catigero Oliveira

      O senhor Hasse pode nos dizer quais as 'pautas que tragam real prosperidade'?

  41. Cassio Vicinal

    Ora, a Folha diz que Lupi faz presepada ao fazer discurso negacionista sobre déficit, mas o teor do discurso foi no sentido de tornar transparente a contabilidade dos regimes previdenciários, tornando claro o fluxo de caixa e os ajustes fiscais. Diferente de alardear que a Reforma da Previdência economizou R$ 156 bi em 3 anos, como colocado em agosto nesse mesmo jornal, sem mostrar os cálculos, nunca transparentes no último governo. Para se defender ideias, é preciso colocar os fatos na mesa!

    Responda
  42. Eduardo Bildeberg

    Eu acho é bom que a folha marque em cima. Estranho as reações abaixo, gente incomodada com as críticas, justas e até meio apressadas, concordo Só que se a imprensa não ficar em cima os petistas do ego inflado escondem as mazelas pra debaixo do tapete xingam a imprensa de direitista e a gente perde a chance de novo. Então FSP bate mesmo, não perdoa o mínimo escorregão, sou Lula desde Collor, mas muito me chateia essa turma do melindre, parece até que o Pt é de cristal e a gente sabe que não é.

    Responda
  43. Leonardo Berlese de Matos Dourado

    Menos mau ou menos mal, Folha?

    Responda
  44. PAULO ROBERTO HASSE

    Enquanto posam de defensores da democracia e instituições , o comuna da Justiça tenta nos EUA a extradição de blogueiro bolsonarista para enquadrar no inquérito do fim do mundo inventado pelo STF para reprimir opiniões contrárias á esquerda . Assim a esquerda mostra sua verdadeira face , intolerante , antidemocrática e totalitária .

    Responda
    1. Adriana ALmeida

      O que vocês têm a maior dificuldade de entender é a diferença entre opinião e calúnia. Mentira, distorção de fatos, linchamento público não é opinião.

  45. alonso barros

    O que é triste é que o Editoriais da Folha perderam o peso que tinham . Viraram peças de ataque para todos os lados se tornando panfletos partidários do mercado . O que mais surpreende é ver um governo aqui no estado de São Paulo com um secretariado assustador em várias pastas e não há uma palavra de agravo nos editoriais da Folha . A Folha não pensa mais , ela ataca um alvo já escolhido antes da posse . Uma vergonha jornalística .

    Responda
  46. PAULO ROBERTO HASSE

    Quem diria hein … na primeira semana o governinho do L já enrolado e tendo que defender até milicianos . Agora falta informar também de forma imparcial sobre as rachadinhas dos petralhas na Alerj .

    Responda
  47. Marcos Benassi

    Hahahahah, se chatice desse coceira, a folha tinha que contratar dermatologista. Ou pedir ajuda pra Nise Cloroquina.

    Responda
    1. Marcelo Rosa

      Só o dermatologista não ia resolver, a Folha já ia estar internada na UTI.... ô povo chato nesses editoriais.

  48. Rodrigo à vora

    Carlos Lupi está correto e o governo Lula erra junto com esta Folha ao defender o desmonte previdenciário de bozonaro. Não existe déficit previdenciário no INSS. Isso já foi provado por números, Folha, excluindo a DRU. Crie vergonha na cara, seus neoliberais entreguistas!

    Responda
  49. Davi Monteiro

    É absurdo ver que sao 2 pesos e 2 medidas. Nunca li esses editoriais esculacharem o governo Bolsonaro com tanto vigor como fazem agora, que absurdo é um deserviço ao país.

    Responda
    1. Marcelo Rosa

      Nem eu, este jornal só é isento no discurso.

  50. Rodrigo Ribeiro

    Apontar a necessidade de mudança na previdência alterada na vigência do pior governo do Brasil é negacionismo. Ser a favor da auditoria da dívida pública também é?

    Responda