Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Bem, particularmente uso todas e todos. Mas não vejo o apocalipse que os reacionários observam.

    Responda
  2. Fernando Santos

    Chocades, passades! Faltou consultar um "especialista" que discorda disso. A linguagem neutra não é natural, não é algo vindo de uma região, povo e assimilada com o tempo. Está sendo imposta e se você não usa, logo vc é taxado de algo. Eu sou gay e não concordo... Minha mãe e irmãs também não entendem essa necessidade de toda hora ficar dizendo fulanos e fulanas... Todos aprendemos na escola que isso se refere a todo mundo, não só aos homens. Se alguém se ofender com isso, vai fazer terapia!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Só uma observação: mudanças linguísticas não tem nada de natural. São sociais. Nós mesmos falamos uma língua imposta por um povo conquistador. Faz tanto tempo que até esquecemos disso.

  3. Mara Passos

    Que bobagem imensa...Isso não muda o preconceito, a ignorância, a violência contra os lgbt. E como é que eu vou adivinhar só de olhar como é que a pessoa quer ser tratada se independente de qualquer coisa o visual tende à feminino ou tende à masculino?

    Responda
  4. Miro Costa

    Era só isso que faltava para enfim chegarmos ao futuro com que sonhávamos. Estamos no topo da civilização. Pronto. Como ninguém pensou nisso antes? Só falta agora termos um país sério. Mas isso é bem mais fácil se todo mundo participar da quadrilha.

    Responda
  5. Carlos Junqueira

    Estamos vendo o "Festival de Besteiras Que Assola O País" "(Febeapá) em todo seu esplendor. Stanislaw Ponte Preta (Sergio Porto), adoraria.

    Responda
  6. Julio Cesar Grazziotin

    Eu acredito que esteja faltando incluir uma sigla para zoofilia. Talvez pudessem ser chamados de zoofes, zootes ou zooes, e incluída mais uma letra 'z" no rol das letras, depois partiremos para números. Na verdade, ninguém muda de gênero por opção sexual. E as pessoas que mudam de sexo devem ser chamadas pelo novo gênero. Simples!

    Responda
    1. Miro Costa

      Julio, fica atento pois este teu comentário será censurado. Falar que não existe mulher e homem trans também está proibido em nossa nova civilização.

  7. PAULA FARIA

    Difícil apontar a diferença entre quem fala "todes" e quem anda com melancia pendurada no pescoço...

    Responda
  8. Carlos Junqueira

    Estamos vendo o "Festival de Besteiras Que Assola O País" "(FEBEAPÁ) em todo seu esplendor. Stanislaw Ponte Preta (Sergio Porto), adoraria.

    Responda
  9. Agostinho de Almeida Moreira Moreira

    Que coisa ridícula! Querem destronar a Língua Portuguesa. Machado de Assis está revirando no túmulo!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Bem, Machado se viraria no túmulo, pelo menos desde os anos sessenta do século passado quando gírias foram definitivamente incorporadas à fala e à escrita. Como canta Mercedes Soza: "Cambia! todo cambia!"

  10. Egon Kutomi

    OK, legal, mas o que vai ser feito para o dólar baixar?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Aqui eu concordo inteiramente. Absolutamente isso não é prioritário.

  11. Rodrigo Andrade

    Simplesmente ridículos, todes eles.

    Responda
  12. Lucas Alves dos Santos

    Hj em dia estão se especializando em cada assunto top, olha...

    Responda