Mariliz Pereira Jorge > Janja é egoísta porque não tem filhos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
"Se não eu por mim, quem por mim? Se eu só por mim, quem sou eu? Se não agora, quando?" Ditado judaico.
Ninguém é propriedade de ninguém. Felizmente esse tempo já passou, e deixou muitas marcas. Cada um faz o que quiser com seu corpo. E sua vida.
quando morre, joga no lixão para os urubus comerem .
Ao final do texto a autora se contradiz ao afirmar ser egoÃsta por não ter filhos - um equÃvoco , aliás. Em um mundo superpovoado e com perspectivas desastrosas para seus futuros habitantes como consequência, ter o capricho de replicar o próprio gene é que soa egoÃsta, infelizmente.
Sabe o que é egoÃsmo? É ter filho biológico quando há milhares de crianças neste paÃs e em outros esperando para serem adotadas. Ah, mas quero alguém como a minha cara, do meu jeito. Cruz credo!
Quantos(as) a senhora já adotou?
Não
Ditto! Uma das coisas que mais me orgulho nesta minha vida é a seguinte: Não procriei. Como disse o Brás Cubas, 'Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.' Viva as e os sem filhos! Nós. :-)
Digamos que todas as mulheres optem por não terem filhos. É só uma questão de matemática para saber quanto tempo leva para não existir mais ser humano na terra. Felizmente algumas querem e o resto é neurose, sendo jornalista ou não.
Que assim seja
Seguindo teu exercÃcio de imaginação, Afonso, quem sabe o dito ser humano não começa a ser menos egoÃsta?! Quem sabe o dito ser humano contribui solidariamente para a perpetuação da espécie não apenas se preocupando com a opção feminina de não procriar, mas principalmente assumindo os cuidados, as despesas e as responsabilidades da criação dos descendentes?! Até aqui, vejo muita cobrança e pressão somente para as mães. Quem sabe os solidários se apresentam?!
Eu, hein, Rosa?, diria vovó - que teve filhas, me ensinou a ler jornal e a rir de mim e do mundo. Eu, que nem útero tenho, não boto filho nesse mundo doido nem a Fal. Ah, a alegria de ser pai/mãe; de criar um ser à sua (e de Zeus) semelhança; ter um arrimo na velhice: só tô vendo motivos egoÃstas e/ou soberbos. Não sujeitarei nenhum ser a viver nesse mundinho de Herda, herdeiro da minha loucura e tendo que cuidar de véio maluco. E sem encher o saco de quem queira fazê-lo. Eu, hein, Rosa?
Isto, Marcos!
MarÃlia você está certÃssima,cabe a você escolher se quer ou não ser mãe e ponto final . Não escute pessoas calh or das que te apontam o dedo por sua escolha .
Na realidade, esta autora deve ser tão insuportável que nem se ela quisesse ser mãe, ela conseguiria!! Lamentável.... Vc optar por não ter filhos, ok...agora, no texto, ela descreve como se esta opção fosse a mais certa para todos, quando na realidade, não é! Cada um sabe de sua vida!
me desculpe, mas devo te dizer que você tem bastante problema de interpretação de texto. Em momento algum a autora citou que essa seria a melhor opção para todas. Te sugiro ler novamente. Alias, leia duas vezes todos os textos antes de comentar, evita passar vergonha.
Uai, prezado, se a sua frase final fosse mêmo guiança de vida, não esfregava o dedo na cara da articulista. Eu, hein?
Que insensÃvel e, minimamente, deselegante e desrespeitoso julgar uma mulher por não ter filho. Alguém aà já pensou na hipótese onde uma mulher já tenha feito 5 tratamentos de fertilização in vitro, gastado suas economias, ter engravidado ao final, mas ter descoberto que o bebe tinha defeitos genéticos e acabou morrendo antes de nascer? Ninguém que passa por essas coisas anuncia por ai a razão, em detalhes, sobre o porque ela não teve filhos. Sofrimento grande. E ainda ser chamada de egoista.
Olha, Thays, minha cara, no mÃnimo duas de minhas amigas fizeram esse périplo maratonista - e eu tive a gentileza BÃpede básica de nunca perguntar a elas, em tom de afronta, "por que não adotou?" Pra mim, seria o primeiro caminho, mas... Cada um com seu cada qual, né? O pessoal padece de falta de senso de noção, sô.
A respeito da opinião da autora, sorte dela que a mãe dela pensou diferente e ela pode ter a graça de receber e desfrutar a vida.
Ah, a sabedoria roceira... "Quem vê as pinga que eu bebo, num vê os tombo que eu tomo."
Bem, numa visão estritamente materialista, se a mãe dela não tivesse tido filhos (não faço a menor ideia se ela é ou não filha única, o plural aqui é só pra manter um certo padrão) ela não existiria. Grande coisa não existir em um mundo tão caótico e monstruoso.
Este comentário é para ser levado a sério ? A partir de quando ela saiu do útero e se tornou adulta a vida pertence a ela e as decisões são dela , tal como a mãe o fez .
Que tÃtulo idiota!!!
Gustavo, a Mariliz não desqualifica a Janja (lembremo-nos, é uma pergunta, não uma afirmação), senão a argumentação usada pra "dar pinta" pelo tuiteiro - "nomeadamente" um, mas inúmeros em sua onda Bozolóide de horror à cachorra da Janja (sem trocadalho). Especificamente em relação à grosseria, não sou lá grande crÃtico, porque eu mesmo um cascudo...
Marcos, Você tem razão quando afirma que fui grosseiro, mas fiquei muito irritado com o tÃtulo do artigo. O adjetivo mais correto seria antiético. É antiético porque usa como chamariz para atrair leitores alguém que está em voga na mÃdia. É antiético porque traz para o público algo que é de foro Ãntimo: alguém é prejudicado ou ofendido pelo fato dela não ter filhos? É claro que não. A falta de ética da autora é maior quando ela desqualifica Janja ao questionar se ela seria egoÃsta.
Bem... Comentário grosso, não?
Por quê?
Deixa a Janja. Ela sabe de si , do que ela pode ou não pode. Cuidemos cada um de nós mesmos e já estaremos fazendo muito. Ela tem metas e pensa grande. Ela foi um achado na vida de Lula, pro bem do Brasil e do próprio Lula. Janja é uma grande mulher, competente, inteligente, preparada. Ótima!
Bingo! Inda por cima, gosta de vira-lata, o que é uma grande coisa.
EgoÃsta é quem tem filho. Só tem porque satisfaz uma vontade própria. Se quisesse dedicar a vida a cuidar de uma criança, devia adotar uma pobre criança abandonada e não ter a sua própria só pra satisfazer sua vontade mesquinha.
É a resposta "dedo no'zóio" a intervenções grosseirudas.
Se os pais dos egoÃstas que pensam assim , pensassem da mesma maneira terÃamos menos egoÃstas . Ou eles acham que nasceram de geração espontânea ?
Hahahahah, muito melhor do que a média! Por óbvio, foi um erro da mamãe, que pariu e criou uma egoÃsta! Hahahah! Como um colega lembrou acima, caro xará, tanto a mãe pôde escolher, quanto a filha deve poder fazê-lo.
Caraca, nunca me imaginei com filho ou aguardando a chegada. Então, nem reparo em mulher que tenha ou não filho. Para mim é de somenos importância . E , em minha vida,tenho minhas crianças aladas, os pássaros da rua…! E por criança nesse mundo? Há que se ter coragem! Sempre sonhei muito na vida, deveria ter sonhado mais menos com isso.
Marcos: sempre tem umas que amam jogar crianças no mundo, então, o mundo nunca acabará.E daqui a uns tempos, nem relação precisará ter, basta escolher nos bancos por aà ou inseminação artificial. De qualquer modo, estou fora disso.
Ôôô, Neli, minha cara, faz logo na próxima, ou não sobra mundo pra vocês viverem. O bagúio tá lôko pacaramba.
Há um tempo pensei: por que não adotei? Agora, beirando os setenta já era. Daqui a umas dez encarnações o farei!
Desculpem-se ,. mas reprodução faz parte de todo ser vivo . Sem reprodução, não há continuidade da vida . Minha esposa e eu sofremos com problemas de saúde para termos filhos - hipertensão e subfertilidade , mas com a ajuda de Deus e da medicina tivemos dois filhos maravilhosos. Quem pensa diferente, é egoÃsta, sim !
Então cuide bem dos seus filhos, o que tenho certeza que faz, agradeça pela graça de tê-los em seu lar e vá cuidar da sua vida . Deixe os outros terem a vida que escolheram por direito e graça divina também.
Quem pensa diferente apenas pensa diferente. Ninguém é obrigado a ter ou querer ter filhos.
Gostei do texto. Não ter filhos é ser egoÃsta.... mas ter filhos para satisfazer a vontade de um pai ou de uma mãe também é egoÃsmo. Porquê cada um não cuida de seu quintal e deixa o vizinho em paz!
Muito bom, Mariliz! Também me sinto agraciada com a possibilidade de escolha e com os eficientes métodos contraceptivos. Quanto a chamar de egoÃsmo, é coisa de quem não reflete sobre suas ambiguidades, contradições e hipocrisias. Vindo do homens então, chega a ser hilário, pois em boa parte das famÃlias brasileiras, os filhos são cuidados apenas por mulheres. Os homens, afinal, usufruem bem do seu direito de ser egoÃstas!
Ôôô, paciência e educação... Ia dar ótema mãe! Hahahah!
Ter filhos é decisão unilateral.
Concordo! Da mulher ou do homem ou se viverem juntos, do casal!
Unilateral, de quem,. cara pálida ? Filhos não se compram em supermercado !
Como dizia a personagem Dona ErmÃnia . De "minha mãe é uma peça" - "filho é uma trolha"
Ter filhos ou não é uma questão que cabe apenas a mulher decidir. A sua decisão tem de ser respeitada.A sociedade se transforma. Valores de ontem hoje não são mais aceitos. Mudanças, muitas vezes, provocam um caos na cabeça de quem vê aquele mundo que ele achava perfeito - para ele - está acabando (a manifestações em frente aos quartéis mostram isso). E a intromissão na vida privada é o "esporte" de muitos.
Respeito e até admiro sua decisão. Mas ainda bem que essa não é a decisão da maioria das mulheres, mesmo com sua torcida para mais decidirem não ter filho e normalizar essa condição. Digo isso porque vejo, percebo, sinto e as próprias mulheres revelam, demonstram, falam o quão satisfatório, realizador e feliz é a maternidade. Mais que uma simples condição racional ser mãe é a própria realização da natureza no humano em suas funções e necessidades primevas, como comer, respirar, dormir, existir.
nunca soube de nenhuma mãe que jogou o filho fora? nunca soube de mãe amorosa que bate nos filhos? nunca soube de nenhum assassinato de criança cometido pela própria mãe? é isto que você acha ser "...a própria realização da natureza no humano..."?
Normal. Normal não ter filhos, ser glbtqia+, pertencer a direita, a esquerda, keynesiano, católico, espÃrita, evangélico, caucasiano, afro-descente etc. Importa é seguir as leis e ser boa pessoa. E só. E ja é muito.
Mulher tem que casar, tem que ter filhos, tem que cuidar da casa, do marido e da prole. Viver para os outros. Quanta imposição! O que deseja uma mulher? O que é ser uma mulher?
Trabaiêra, né não? Eu, hein, Rosa? Ah, Anete, esqueceu que, hoje em dia, aà da tem que trabalhar! Piora um 'cadim.
Tenho uma amiga faz quarenta anos. Lá atrás quando ela falou q não gostaria de ter filhos me falou assim... Vc acha q eu vou colocar uma criança nesse mundo ? Entendi tudo na hora.
Tô com ela e não abro, Mário!
Uma sugestão: repensar essa ideia de que o Twitter é praça pública e, portanto, tudo que rola ali tem de ser levado a sério. Você mesmo só cita “um tuiteiro” como fonte. O que é “um tuiteiro” na vida real? Dar cartaz pra essas pessoas-robôs é aumentar uma polêmica que nasce artificialmente. Ao invés de aproveitarmos este respiro que o atual governo nos dá para enfim debatermos os assuntos que merecem ser debatidos, estamos aqui perdendo tempo com o que pensa “o tuiteiro”. Sai dessa.
O melhor comentário.
Filhos é um caso interessante: os que não têm acham ótimo não ter e os que têm acham ótimo ter. Pode ser que alguém nesta história esteja mentindo, talvez sim, talvez não, mas, certamente, um desses não precisa mentir para se expressar. Eu não tenho filhos, desde criança, quando tomei esta decisão, não se assuste, eu fui uma criança muito madura, nem em Deus eu acreditava, mas não cheguei a cair do galho, nem a apodrecer.
É incrÃvel como o mundo é cruel... Antes de perguntar a essa senhora porquê não tem filhos, já tem julgamento e sentença... Muito policiamento... Não sou petista nem fã da Senhora Janja, mas o povo perdeu os limites...
MarÃlia, tenho filhos e para mim foi ( e continua sendo)a experiência mais complexa e e desafiadora da minha vida. Estou crescendo e amadurecendo a cada dia. Eles me trazem, a cada dia, a necessidade de ser uma pessoa melhor. Desse modo, entendo completamente quem decide não ter filhos, pois não é tarefa fácil. Fique bem com sua escolha.
Alguém com certo grau de lucidez escreveu em algum lugar: "Não há obrigação moral de ter um filho, mesmo que tivéssemos garantia de que ele seria muito feliz ao decorrer de sua vida". Nestes termos tô com a articulista e com Janja.
Não vou pagar sua aposentadoria.
Previdências pública e privada servem pra quê, uai?
Oi Armindo, não desejo para que me sirvam e sim para que tenham um trabalho decente e que sejam cidadãos que contribuirão com o nosso desenvolvimento, não pessoas que apenas querem viver à s custas dos outros. E cara Luciana, os impostos dos seus filhos é que contribuem para o sistema previdenciário. Se uma pessoa não tem filhos, ela não passa de um déficit na nossa Previdência e deveria ser excluÃda desta.
Quer dizer que desejas filhos pra te servir?
Será que seus filhos vão pagar a sua ?
Só vejo uma resposta pra patrulha sem noção: Não seria egoÃsmo ainda maior trazer uma pessoa pra esse mundo cada dia mais complicado, só pra satisfazer os seus próprios desejos?
A maioria dos nossos amigos que já perguntaram por que não queremos ser pais nunca nos julgou, foi sempre em tom de curiosidade. E alguns deles dizem abertamente que, depois de terem tido filhos, passaram a compreender totalmente nossa opção... Um deles, que tem 4, foi o único a ficar "indignado" e a nos rotular de egoÃstas, sendo que tem uma filha adolescente megaproblemática. Daà até relevei, porque entendo que quem está no buraco quer chamar os demais pra não ficar no apuro sozinho.
Hahahahah, que situação...! Olha, Renata, tô pensando aqui no meu entorno, e tem não poucos que não procriaram. Acho que, por isso, nunca recebi questionamentos - tamos longe, Amada e eu, de sermos os únicos. Mas tem uma Tia Velha Tricordiana que já deu uma embaçada. Mai tomém, considerando nunca nos visitou, porque "vivemos em pecado" - faz 2O anos que amasiamos - tá ótemo! Foi até discreta em não vir nos encher as pacuera.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Janja é egoísta porque não tem filhos? Voltar
Comente este texto