Comentários para:

Em nome da verdade

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Folha se revela cada vez mais facista.

    Responda
  2. josé SOARES

    Interessante. Leio aqui comentários agressivos contra outros éticos ( inclusive contra o meu ) , e quando respondo também eticamente contra a agressividade , a Folha censura. E aí vem o editor falar em intervenção contra a liberdade de fake news e golpismo.

    Responda
  3. josé SOARES

    Sr.Miro , sua observação sobre o meu comentário é muito estreia e pobre.Vivi na Suécia e Dinamarca e sei o que é Democracia e Estado de Direito .O resto é golpismo e fascismo.

    Responda
  4. Andréia Chaieb

    Mais um artigo raso, ideológico e desprovido de jornalismo! No exemplo exitoso da Finlândia o governo trabalha com empresas privadas e a mídia para aumentar a resiliência da sociedade às ameaças e preparar as pessoas para todos os tipos de notícias falsas. É feita uma moderação proativa nas plataformas de rede social (lá não é considerado censura!), pois é essencial ficar à frente da onda de desinformação, esperar de nada adianta. Além disso,

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      ..nas escolas o pensamento crítico é estimulado em várias disciplinas. Será preciso a união de forças para combatermos o mal da desinformação, que está arruinando democracias ao redor do mundo! Mas o que esperar do Brasil quando a sua mídia é corrompida pela ideologia de extrema direita?

  5. ROSA MARIA

    Exatamente, a não ser que queiramos permanecer em Cuba.

    Responda
  6. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

    As críticas demonstram temor, o que revela o acerto da medida. É preciso deixar claro novamente o que é fato, o que é opinião e o que é desinformação organizada. Era errado o governo passado ter uma maquina de ódio e desinformação, mas não é errado o novo governo se proteger contra isso. No final, quem decidirá será o judiciário, com a participação do MP. Procuradoria não julga, só aponta e demonstra.

    Responda
  7. Claudemir Araujo

    Esse texto o bolsonarismo aprova, creio eu.

    Responda
  8. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Quanta tentativa de futurologia infantil do edital da Folha.

    Responda
    1. Miro Costa

      Futurologia? Rapaz, você nunca leu nada sobre como o autoritarismo começa?

  9. José Cardoso

    A igreja na idade média era a representante de Deus na terra e tinha as melhores intenções na defesa da Verdade. Para isso ouvia pacientemente as confissões dos hereges, e só os condenava em último caso. Às vezes se enganava como no caso do Galileu, mas a maioria dos hereges era mesmo propagadores de fake news, convenhamos. Nossa cultura católica é forte e sempre há os saudosistas.

    Responda
  10. Antonio Jorge Pereira Júnior

    Muito lúcida a opinião da Folha nesse editorial. Alerta oportuno da Opinião Pública e do próprio Governo recém empossado. A impressão que passam é exatamente de Institucionalizar a censura. Jamais um órgão do Executivo pode querer ser censor do que pode ou não ser dito exatamente porque é governado por um Partido ou Grupo que tende a manipular o Poder para silenciar opositores, de modo antidemocrático. Vale ainda a Folha reagir aos abusos do STF contra jornalistas, em afronta gravíssima à CF.

    Responda
    1. Miro Costa

      Correto seu comentário. A FSP não tem reagido ao arbítrio pensando que isso é só para os outros. Talvez esteja vendo a água se aproximar, e agora ensaia esse alerta. Mas note que ela ainda fala em casos episódicos, quando o avanço tem sido absolutamente consistente, e sob aplauso do consórcio ao novo herói nacional.

  11. josé SOARES

    Em resumo: deixe as manifestações golpistas e as fake news correrem soltas e impunes.

    Responda
    1. Miro Costa

      Em Cuba, na China, na Rússia e na Corea do Norte ninguém pode falar nada. Excelente. Por que o senhor não vai morar lá?

  12. Miro Costa

    "Têm ocorrido episodicamente exageros, [...] daí até a perseguição de adversários...". Este discurso está muito atrasado. O consórcio de imprensa, integrado por esta FSP, vem há meses aplaudindo o avanço consistente, não episódico, na liberdade de expressão, achando que isso é só para os inimigos. Estão com medo de que agora? A FSP mesma censura aqui neste espaço até corta-e-cola de artigo de lei - experimente colar aqui o art. 317 do CP. Não são apenas cúmplices, participam do assassinato.

    Responda
  13. eli moura

    A desinformação, desconstrução de imagens se compartilham na velocidade da luz. Nenhum momento o governo diz que com esta política seria dono da verdade ou censuraria. A politica do governo é responder rapidamente para redução de danos, para isto precisa de um monitoramento em tempo real. Quem ultrapassar a linha dos direitos vai ter que se ver com a justiça, mas aquela demora e não tem como reduzir danos, apenas punir. Presta atenção estagiário do editorial.

    Responda
  14. jose borges

    Janio de Freitas. Em nome da verdade

    Responda
  15. Daniel Nunes

    Editorial classifica as atuais manifestações como estúpidas, falsas e mentirosas, mesmo reconhecendo que estão resguardadas pela Constituição. Ora, quem disseminou que são tudo aquilo foi a imprensa, inclusive esta Folha, omitindo as verdadeiras razões dos protestos e o que há de digno, humano e politicamente relevante neles, e só dando destaque a coisas histriônicas, patéticas, e os petistas por interesse e capacidade histórica de estigmatizar, desqualificar e cancelar seus adversários.

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      "omitindo as verdadeiras razões dos protestos e o que há de digno, humano e politicamente relevante neles" O quê há de digno neles?? Infelizmente vocês foram manipulados por estratégias militares!

    2. Marcos Benassi

      Ops, acampamento pedindo górpe de milico não tá resguardado pela constituição não, prezado, somente pela incúria e corpo-mole interessado dos milicos. Digno, humano e relevante, de gorpista Bozolóide, vi nada não.

  16. jose borges

    Sua excelência , o leitor ( assinante há 40 anos) pergunta: Em nome da Verdade , qual o motivo da demissão de Janio de Freitas? “Contenção de gastos” , justificativa pueril , ridícula e vexaminosa , é além de todo hipócrita. Sua excelência o leitor não gosta de ser tratado como um néscio

    Responda
  17. jose luiz ribas

    O liberalismo tupiniquim chega ao ponto de criticar a atuação institucional na defesa da verdade. Bom mesmo e deixar correr frouxo cabendo ao elon Musk e curriola definir o q é ou não ataque ao regime democrático e republicano. Não me surpreendi q a folha passe a defender as milícias como órgão de segurança e a privatização do judiciário

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Com incisividade, informação e humor, minhas colegas já disseram o necessário. Hoje em dia, com miolos curtos e pernas longas, a mentirada tem que ser contida de alguma forma. Havemos de tentar, há riscos em quaisquer posições.

    Responda
  19. MATILVANI MOREIRA

    Nascendo uma ditadura!?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Menos, bem menos. Existe sim, a necessidade de defesa do novo governo, que está já sendo atacado nas gasetas do povo da vida. Até onde se sabe, ninguém vai fechar o diário curitibano. Mas é preciso sim responsabilizar quem deliberadamente procura incentivar golpes de Estado, racismo, machismo, etc.

  20. Suzi costa

    A discursão no Canadá sobre fake news, desinformação e controle da Internet partiu do executivo e ninguém pensou que era inadequado. Críticas ao controle existem, porém o Estado tem que agir, pois quem estuda sabe, a democracia e a desinformação não combinam. O Executivo tem que agir sim. A FSP já está com fama, se continuar...vai virar Estadão.

    Responda
    1. Miro Costa

      Sra. Suzi, democracia só combina com democracia. E na democracia tem verdade, mentira, enganação, engano, gente sã, gente doente, honestidade, desonestidade - na democracia tem de tudo, inclusive leis, ramos independentes de poderes, com cada um agindo dentro das atribuições constitucionais. Fora o fato de também haver respeito à vontade da maioria e respeito à minoria. Por isso se chama democracia, e o contrário se chama ditadura.

  21. maristela ramos

    Tá boa a vida em Nárnia? Affffff

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nárnia era mais civilizada e menos perigosa! Hahahahah!