Equilíbrio e Saúde > Governo Lula quer retomar reforma psiquiátrica e fechar 'últimos hospícios' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O circo querendo fechar o hospÃcios!
HospÃcio serve para internar os tomadores de cloroquina.
O circo p governar?
O SUS foi destruÃdo nos últimos 6anos. Tomara que o governo atual consiga reverter isso, pelas notÃcias o caminho parece ser esse. Torço pra que os projetos se realizem
Reformar pode ser Deformar .Mais transparente e sem custos para linda viuva cansada de ser explorada diuturnamente.A comunidade aprendeu a se dfender.A ordem deve ser trancar as portas.Muito choro e ranger de dentes.Assumamos o que era pra ser das finadas familias
Que bom ! Ótima noticia , terão os medicamentos mais modernos e mais caros também ? Serão recebidos pelos seus respectivos familiares ?
Ao esconder o sofá, as autoridades mandam os doentes graves para rua, virar população de rua. As famÃlias pobres, normalmente, não têm condições de tratar seus doentes.
Ninguém é enviado para a rua. A desinstitucionalização só acontece depois de uma cuidadosa investigação sobre os vÃnculos familiares dessa pessoa. Quando a famÃlia se recusa a aceitar de volta, o municÃpio ou a região de saúde são convocados a conceder vaga em Residência Terapêutica (faz parte da rede psicossocial). Em SP o fechamento dos hospitais psiq é acompanhado por uma procuradora do MP.
Há uma grande confusão quando se fala da luta antimanicomial. Como todo assunto mais complexo alguns que nada leram ou estudaram o assunto logo opinam como se fossem especialistas. É preciso estudar. Isso falta no Brasil. Estudar. Conhecer a estrutura do SUS para a Saúde Mental é bom também. Existe internação em vários niveis no CAPS. Melhorar o sistema é dar mais recursos e humanizá-lo sempre. Generalizações de quem não conhece não ajuda e muito menos constroi. Estudemos antes de falar.
Eu vejo como o Brasil é preconceituoso e contraditório quando se trata de doença mental. Se formos analisar, temos pessoas muito piores e mais perigosas nas polÃcias militares, entre os bolsonarentos, muitos com armas na mão, só verificar o aumento no número de mortes entre familiares, vizinhos ou no trânsito. Tentaram até explodir uma bomba. Fecharam estradas e acamparam na frente de quartéis. Mas não são considerados doentes mentais e perigosos. E são mt piores q os que tem problemas mentais.
Viva David Capistrano Filho! 3O anos antes, ele concluiu o programa de apoio psicossocial em Santos. Extinguiu o antigo manicomio Anchieta e fez a cidade reconhecida no mundo por seus programas de saude mental. Alias, foi dele a ideia do SUS. Medico brilhante, ser humano maravilhoso. Viva David Capistrano!
Vai faltar cadeia pra tanto patriota
Ladroes agora estão no governo!
O problema é deixar os malucos ser cuidado pela famÃlia. Corre-se o risco de enlouquecer toda famÃlia.
A doença mental é como uma doença do coração. Tem momentos que o doente precisa de UTI, de médico especializado e tem momentos que a consulta somente de consultório já resolve. Na doença mental também é assim. Todos os equipamentos de saúde são válidos. Precisamos pautar o tratamento em evidência cientÃfica e oferecer o que temos de melhor para o paciente. Não é questão de gosto ou valores e sim de ciência. Em cada momento da doença mental podemos ter uma indicação diferente.
E mais, a posição de polÃticos leigos que opinam com o cotovelo não resolve nossa situação. As Upas não conseguem dar um tratamento digno para os doentes mentais por não disporem de especialistas em doenças mentais. São médicos clÃnicos que não conhecem nossa realidade e aplicam algum calmante. Eu reafirmo que os manicômios e hospitais psiquiátricos devem ficar abertos e reabertos os que foram fechados. Para o bem dos doentes e da sociedade.
O governo Reagan nos States optou por fechar a maioria dos hospitais para tratamento psiquiátrico e hoje em dia os doentes mentais perambularam pelas maiores cidades dos USA e muitos vivem nas ruas, junto com os usuarios de drogas, os chamado sem-casa.
Eu sofro de esquizofrenia há mais de 35 anos. E, apesar das limitações que a doença me impõe, eu levo uma vida relativamente normal. Tomo meus remédios manhã e noite. Sou servidor público concursado há 26 anos, e sou formado em Letras por uma universidade pública. Sou contra o fechamento das instituições psiquiátricas, pois não temos onde ser tratados durante o surto. As pessoas leigas não sabem, mas durante o surto precisamos ser amarrados em camas para não agredirmos ninguém.
Eu não sei que reforma é esta mas acho necessário que haja tratamento intensivo em alguns casos para devolver o paciente a famÃlia, tenho um familiar com autismo com algum outro distúrbio e ele está entrando na fase adulta com sua força aumentado já agrediu por diversas vezes as pessoas com quem convive e no momento todos tem medo de fica só com ele , a hostilidade pode aparecer por qualquer coisa e não acho que o tratamento famÃlia esteja ajudando, seria necessário algo mais intenso .
Esse projeto de fechar hospÃcio, já está surtindo efeito, basta ver a quantidade de pessoas q vivem fora da realidade.
Fantástica ideia dos psiquiatras "progressistas" de soltar paranoicos, esquizofrênicos, psicopatas e loucos em geral para atormentar as pessoas normais, para inflar as cracolândias, para usarem drogas que aumentam suas patologias mentais. Foi isso que nos EUA fez legiões de malucos usarem opióides e morarem nas ruas como legiões de zumbis. Maluco tem que ficar preso, as vezes a vida toda.
Que pensamento mais patologicamente preconceituoso, Prezado.
Tá cheio de bolsonaristas pras ruas, fechando estradas, na porta dos quartéis, pedindo golpe de estado e não vi ninguém se preocupar com isso, pedir internação ou dizer q são perigosos. Tentaram até explodir uma bomba. Agora que vai atingir os que realmente precisam de um tratamento digno, esses que nunca fecharam estradas nem pedem golpe de estado, aà vários de vocês ficam indignados. O preconceito é seletivo, infelizmente...
ENIO SILVA, pelo visto é um fã incondicional do INOMINÃVEL, sois de uma desumanidade incrÃvel , sequer passou na frente do que seja hospital psiquiátrico, nosso sistema de saúde mental é idêntico ao da Idade Média, identico ao de Barbacena em MG e outras coisas horrendas, tive um familiar que internado por uma profissionalkkk como depressiva, viu o inferno em vida em 4 dias em que esteve internada. O "hospital" em Presidente Prudente, cerrou as portas e ateh hj nem os prontuários existem.
Só a esquerda tem cacife para fazer reformas boas e duradouras para o Brasil. A direita precisa do caos instalado para se abancar e se locupletar, como fizeram em 2012.
Acho precipitado fechar os hospÃcios enquanto há tantos malucos na frente dos quartéis pedindo golpe militar.
E a partir de agora há que se fortalecer muito o CAPS do SUS e desenvolver meios adequados para tratar das recentes enfermidades mentais dessa leva de pessoas desequilibradas, viúvas da realidade, surgidas das portas dos quarteis.
É preciso ver o que fazer com as pessoas que estão nas portas dos quartéis.
Deve ser coisa de urgência urgentÃssima!
Mais divã; menos psiquiatria. HospÃcios - nem pensar! Educação crÃtica também ajuda.
Precisa abrir hospitais veterinários psiquiátricos para abrigar o gado mitomaniaco desorientados, e carentes por fake news, após a fuga do futuro presidiário.
Não bastasse soltar todos ladrões agora vão soltar tbem os loucos ! Vai ficar bom …
Cláudio M. Roberto, vc acusa alguém inocentado pelo STF, por ser condenado em uma farsa grotesta e ainda ofende os pacientes com problemas mentais, vc já pensou por um instante se acaso for acometido por um doença mental, algum filho, neto!
Senhor Cláudio M. Roberto, o senhor, atirou no que não viu e ainda teve a desonra de ofender as vÃtimas de problemas mentais, por acaso vc parou por um instante e pensou que também pode ser acometido por uma enfermidade mental, seus filhos, netos etc...!
O assunto é sério, mas o abordam sempre de maneira pejorativa. Os CAPS precisam voltar a ser fortalecidos. Pessoas com sofrimento psÃquico não precisam de prisão nem de comunidades terapêuticas que reduzem a humanidade. Manicômio nunca mais, nenhum passo atrás.
Será como nos estados democratas lá nos EUA, onde esse povo vive abandonado nas ruas, envolvidos com drogas e crimes. E a petezada de lá ganhando em cima deles...
Trocamos os manicômios pelo aprisionamento e pelo cemitério. Não houve interesse de construir uma rede robusta com CAPS e serviços residenciais terapêuticos que promovam a reintegração social. O Dr. Helvécio vai ter que fazer muito para mitigar a expectativa pessimista de todos os brasileiros.
Claro,legislando em causa própria... MAM
Não fechem todos hospÃcios! Guardem lugar para Bolsonaro!
HospÃcios apenas para os apoiadores, para ele penitenciaria, dessas onde o preso tem que trabalhar.
A fala de Helvécio é um alento. "Trancar não é tratar" e nós, que trabalhamos com responsabilidade na saúde pública sabemos disso no cotidiano. A polÃtica do (des)governo anterior era apenas atender interesses clientelistas de clinicas particulares e entidades ditas religiosas sem compromisso com a saúde mental da população.
No desgoverno do INOMINáVEL, proliferaram as casas de repouso para doentes mentais que poderiam tranquilamente viver com suas famÃlias desde que assistidas por médicos da ÃREA e distribuição de medicamentos, as casas para estes acolhimentos, em sua imensa MAIORIA ERAM DIRIGIDAS POR EVANGÉLICOS, e a internação se tornou uma grande fonte de renda para inescrupulosos!
A única coisa que não dá agora é fechar hospÃcios. Tem muito maluco pelas ruas que se intitulam de manifestantes que vão precisar de acolhimento.
Como assim. Tem que abrir mais... aliás, transformar quartéis em hospÃcios iria facilitar muita coisa.
Se fechar o que vão fazer com os da frente dos quartéis?
Simples, basta cercarem os quartéis, incluindo os da frente e os de dentro, tão doentes quanto.
Complexo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio e Saúde > Governo Lula quer retomar reforma psiquiátrica e fechar 'últimos hospícios' Voltar
Comente este texto