Painel SA. > Faculdade deveria ter risco de crédito no Fies ligado a sucesso de aluno, diz empresário Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Neli de Faria

    Penso que o Aluno do Fies deveria pagar um valor mais baixo de mensalidade, porque é certeza que a Faculdade vai receber. Tinha estagiários em meu escritório: quem tinha o Fies pagava mais do que o valor normal da mensalidade. Era certeza que a faculdade recebia, então, porque cobrar mais na mensalidade? Questão de lógica. Sucesso do aluno? Como aferir? Fiz crédito educativo, nos últimos anos da faculdade,em79e80, paguei dois anos após, juros baixíssimos numa época de hiperinflação.

    Responda
  2. Luci Dann

    Todo programa de governo deve ter a questão pedagógica preservada ,onde a função social seja exigida como condição para que o mesmo aconteça

    Responda
  3. marina campos

    “ E o professor receberia metade do seu salário, para receber aquele restante depois. ”. De boa receber metade do salário daqui uma década! SE receber logico. Mas tudo bem, é um risco, os professores certamente vão amar a ideia. Incrível como os poderosos sao descolados da realidade.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Perfeita e acrescento: o Fies é certeza que a faculdade vai receber o dinheiro. Então a mensalidade deveria ser mais barata. Hoje!

  4. MAKOTO SHIMIZU

    Os formados pelo FIES poderiam pagar, por exemplo, 5% do salário por 20 anos, desconto direto do pagamento, o valor arrecadado custearia os novos estudantes ingressantes no FIES. É uma sugestão de auto financiamento do sistema, sem paternalismo.

    Responda
  5. Alana Lima

    Acho tão interessante ele falar sobre Fies, haver um filtro de qual instituição ofertar e pagar o professor pelo o que o aluno aprendeu e não pela hora. Faltou falar como os professores são mal remunerado nessas faculdades privadas. Só querem lucrar. Essa história de preocupação com a qualidade do ensino é balela.

    Responda
  6. luis augusto d pereira gmail com Pereira

    Quando é que vamos ver um desses rentistas economistas milionários começar a falar das políticas que os afetam? Como a Taxação de Lucros e Dividendos, e progressividade do imposto de renda, para os mais ricos? O que aliviaria a pressão financeira sobre os programas educacionais e a saúde financeira dos alunos bem como das Universidades?

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    No século passado , anúncios de emprego divulgados na então renomada revista Exame traziam a observação : "somente serão analisados curriculos de egressos de universidades de primeira linha " . Isso ainda é praxe ?

    Responda
    1. Serafim Rodrigues

      No meu escritório de advocacia, sim, mesmo pq ainda que eu queira trabalhar com alunos de q.q. faculdade, o estagiário não deixa, pois, se recusa a estudar. E mesmo dentro de faculdade de primeira linha é necessário o filtro, o teste.

  8. Carmen Hein de Campos

    É contraditório ter um discurso desses, falar em corresponsabilidade e formação ampla fechar cursos de mestrado como a Ânima vem fazendo. O discurso é um e os fatos outros.

    Responda
  9. grace mongstad

    Exatamente! Falou muita coisa certa dentre elas: indicadores de qualidade,formação de alunos com visão de ESG, com práticas ambientais, sociais e de governança., financiamento de cursos relevantes p sociedade…

    Responda
  10. Raoni Farfan

    O playboy que papai pagou a faculdade, que com certeza não precisou trabalhar ao mesmo tempo e que o mesmo papai garantiu a $$ pro filhinho "empreender" falando de inadimplência de fies, evasão... Acorda pro país que você vive e seus privilégios seu mané!

    Responda
  11. celso silva

    Parei no meritocracia!

    Responda
  12. NACIB HETTI

    Aluno bem sucedido vai para o exterior.

    Responda
  13. ian reis

    Em que barafunda está a educação privada no Brasil. Nem um modelo os caras conseguem propor. Ter uma profissão, resolver problemas, é diferente de formar um cidadão que tenha capacidade imaginativa pra criar e propor coisas novas. O carinha aí encarna bem a situação

    Responda
  14. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O bonitão estudou em qual escola pública ?

    Responda
  15. silvia ramos

    Barbaridade! Essa entrevista é uma aberração, sob todos aspectos.

    Responda
  16. Marcelo Magalhães

    Um diploma de nível superior passou a ser um ativo financeiro. Essa matéria traduz isso com perfeição. A educação sai das mãos de educadores e fica sob o domínio de financistas e daí essa pletora de estultices. Riscos, chances, dados tudo o que nada tem a ver com a educação que desde a sua origem e até hoje é uma atividade analógica, artesanal. A ganância pela acumulação leva o ser humano a sacrificar a elegância, a elaboração a completude da vida. Como disse Krenak a vida não é útil.

    Responda
  17. marcos fernando dauner

    metade dos "alunos" universitários atuais não procuram conhecimento . procuram apenas um diploma .

    Responda
  18. RONALDO F VAZ

    Pirata da educação. Quer vincular o salário do professor a uma remuneração futura indeterminada. Ter o aluno absolutamente como cliente, deixando de ser aluno, como se na aprendizagem não entrasse diversos fatores além do ensino do professor.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.