Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joana Ferreira

    Só agora soube o que se está a passar em Brasília… Sou portuguesa, nunca vivi no Brasil. Comecei a ler a Folha quando o RAP começou a escrever aqui. Sempre me senti uma intrusa ao comentar assuntos que não conheço. Hoje sinto-me mal pelo que se está a passar. Espero que se resolva depressa e da melhor forma

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Joana, minha cara, você é ótima companhia ao Rap nesse jornal, esteja certa. Até mesmo nós, que infelizmente nos acustumamos a um certo nível de barbárie advindo da Bozonéscia, olha, nos surpreendemos. Agradeço sua sensibilidade em vir cá e nos dar apoio, foi muito gentil.

  2. MARIA STELA C MORATO

    Que alivio ver um verdadeiro humorista.

    Responda
  3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vc tem razão. O BR eh uma imensa "falha" político social(a maior do mundo) , de cinco séculos. Nenhum governo de quatro anos , nunca consertarah. Mas todos sérios que virão(não se repetindo colllor e bozó), não importa de qual espectro ideológico, irão aos poucos melhorando. Mas cuidemos, um bozó pode destruir irrecuperável mente.

    Responda
  4. Marcelo Ribeiro

    Bem provável que daqui a alguns anos os historiadores acabem chegando a inevitável conclusão de que o período em que tivemos o desprazer de sermos desgovernados por Bolsonaro et caterva, não tenha passado de um estrepitoso e nauseabundo bumbulum.

    Responda
    1. José Bernardo

      Receio que não, Marcelo. Nenhum bumbulum, por pior que seja, mata centenas de milhares de pessoas. A piada ambulante, infelizmente, tornou-se tragédia, e como tal terá de ser vista.

  5. NACIB HETTI

    Sempre tento usar o humor e a ironia nos meus comentários. Pelas respostas observo que os leitores da FSP, de um modo geral, não têm o mesmo temperamento e respondem em termos grosseiros. A radicalização está afastando o senso de humor.

    Responda
  6. Maria Lopes

    Adoro as colunas do RAP. Quanto ao país, faço uma exceção para as incapacidades: quero ver que país consegue colocar três mil e quinhentas pessoas em ordem estrita, pontuais(!), a maioria tendo de se organizar para arrumar vestes individualmente (certa vez acompanhei um amigo no Rio que visitou quatro costureiras porque ia sair em quatro escolas no mesmo dia). Todos dançando a mesma música. Óbvio que se trata do Carnaval. Para o prazer, todo mundo se organiza muito bem aqui. Já o dever….

    Responda
    1. MARIA STELA C MORATO

      Talvez os carnavalescos. Os governos nem tanto.

    2. Francisco Blazquez

      Ha, bom, o carnaval! O que falar então da organização para cuidar dos quarenta mil cerejas na posse? Haja pão com mortadela.

  7. irzair correa

    Caçoar é bom, mas Lula já é idoso, seria como caçoar do meu avó, mas a tempo e a hora, vou preferir perder o amigo para não perder a piada. Mas quero fazer "piada", porque entendo "caçoar" no jargão dos meus antepassados que consideravam a caçoada uma desrespeitosa forçação de barra.

    Responda
  8. José Cardoso

    É que ainda não caiu a ficha para muita gente que nosso regime é democrático, e que nesse regime a alternância de poder é normal. Agora é Lula, inclusive para ser satirizado. Tem razão o colunista.

    Responda
  9. martha Tavares

    Já estão caçoando do Rui Costa e do Haddad, não vejo a FSP caçoar o Alkmim, ainda que faça parte do mesmo governo. Me parece mais um caçoo seletivo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, Martha, há diferentes hipóteses pra isso: uma, é que o Alckmin é tão sem-graça que é imune à zombaria; a outra, é que ele vem desenvolvendo humor, e tá cuidando ele mesmo da coisa. A piadinha dele sobre "Lula com Chuchu" dá sustentação a isso. E o Marcão, do cozinha bruta, comprovou: a piada é boa e a receita, também.

  10. José Duarte

    Não deu pra ler tudo, desisti. Piada se faz onde tem. Caçoar é grosseiro e não tem nada a ver com piada.

    Responda
  11. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna! Vamos caçoar do Luísque Inácio Lula da Silva (como diria o grande (Agamenon).

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O problema eh que bolsonarista confunde piada com ofensa pessoal. Acha engraçado dizer que não estupra porque e feia, que quilombola pésa quinze arrobas etc

  12. Helio Marcengo

    Cassete e Planeta, Chico Anisio,Jô Soares, nos brindaram com maravilhas satirizando políticos brasileiros. Bons tempos aqueles. Vale a pena ver de novo.

    Responda
  13. Marcos Antônio

    O problema maior são as falsas notícias que na maioria das vezes o novo governo pode não conseguir desmentir e causar graves prejuízos a população, um exemplo são as fake news sobre vacinação (contra covid e outras) de adultos e crianças.

    Responda
  14. Marcos Antônio

    Em curso nas bolhas a superlatividade de efeitos colaterais da vacina contra a Covid. Por consequência quem está na bolha e milhões fora dela, realmente acreditam que não devem tomar a vacina por causa de graves efeitos colaterais que são raríssimos e muitos ditos na bolha nem existem. Então charges são bem menos nocivas.

    Responda
  15. Marcos Benassi

    Justa que Latiu - coisa que as Justas, por dever de ofício, fazem pouco e, portanto, tem o maior valor - Justa que Latiu, Ricardíssimo, tu és Cultura, Liberdade e Esculhambo: Roland, o Hidiota do siffletum e bumbulum! Fantástico. Mas fica muito melhor no Bozo, porque simples imaginá-lo a pppeeidar e assoviar - tanto quanto a KHagar e andar, e isso ele fez de monte, a gente observou. O Lula, claro, vai merecer deboches, no devido tempo: a gente não esculhamba quem ama, e a fase é de afeto. Ainda.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Se não sabia comer coxinha sem se labuzar, acho que assobiar não tinha capacidade. Mas khgar, ah era um mestre.

  16. LUIS CESAR DOS SANTOS CASTRO

    Existe comediante e comediante...esse está mais para o bobo da corte

    Responda
  17. Carlos Victor Muzzi Filho

    Olha que o “Bessias” vai lhe processar! Já não há espaço para a desinformação, mesmo que ela venha disfarçada de piada! Vai que algum humorista resolve fazer piada sobre milícias e milicianos? Vai deixar muito Ministro sem graça…

    Responda
  18. Joana F P Batalha

    É isso aí, Ricardo. Lembrar que o governo brasileiro vai falhar e rir disso me lembra que o pior já passou. Aaah felicidade da vidinha normal

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahaha, é isso aí, Joana, tô contigo e não abro. Todavia, o Ricardo errou, nem tudo no Brasil falha - não por ser brasileiro: o Casseta e Planeta era um sucesso! Hahahaha!

  19. Humberto Guimarães

    "O governo brasileiro vai falhar por dois motivos: primeiro, por ser um governo; segundo, por ser brasileiro. É uma combinação que costuma ser fatal." Dizer o que está entre aspas, não é engraçado e não é inteligente. Corresponde a uma simploriedade preconceituosa. Se fosse governo, mas não fosse brasileiro, não seria fatal? De; humoristas que se expressam assim não precisamos. Porque simploriedade e falta de inteligência não têm graça.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Falta de inteligência? Não, excesso de coerência.

    2. Emerson César de Campos

      Muuuuuuu. Procure a coluna do Joel Fonseca, Pondé ou editorial da folha. Ricardo é humorista, e sabemos que é difícil reconhecer isso em quem não se comporta como Danilo Gentile. Bolsominion ou da turma do nem nem?

  20. Daniel Barbosa

    Caçoar é diferente de torcer contra e apedrejar sem motivo. A situação anda tensa ainda a democracia não está garantida e esse posicionamento de hiena não ajuda. Ao contrário , pode dar força aos fascistas que querem derrubar não só o governo, mas a própria democracia. Reflita sr. Comediante.

    Responda
  21. DANIEL PLECH

    Essa divertida e coerente coluna do Pereira deveria ser lida pelos chargistas da Folha e servir de inspiração a suas charges.. pois até o momento não tiveram o lampejo criativo de zombarem/criticarem ludicamente o novo governo, a despeito de não terem faltado oportunidades desde o início do período de transição...

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Sua crítica não se aplica ao Cláudio Hebdô.

    2. PEDRO EDUARDO ALMEIDA DA SILVA

      Calma Daniel, tem muito tempo para isto, sao quatro anos, para o governo errar, mas, claro, bem menos para prender o fascista fujão

  22. Roberto Freire

    Muito bom.

    Responda
  23. Roberto Aquino Neves

    E quando foi que vocês caçoaram do Bolsonaro, seus hipocritas? Até bem pouco tempo atrás o exaltavam não obstamte a figura ridícula que é! Nem vundo a piada pronta vocês a publicavam. Passaram 4 anos incensando os resultados mediocres do Bolsonaro e agora vem dizer que um presidente que saiu com 87% de aprovação no 2º mandato, vai falhar agora. Vai pentear macacos!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Que vergonha! Parece até um bolsomínion reclamando. Menas, mané. Assim você deixa a esquerda mal falada. Devia ter lido o jornal nos últimos anos antes de comentar. Sou fã do Lulinha pazeamor, mas não a esse ponto. Recomendo uma cachacinha para acalmar e outra dose para comemorar.

    2. Daverson Furlan

      Caro Roberto, tenho praticamente certeza que vc não leu essa coluna nos últimos quatro anos. Senão não teria falado o que falou.. E olha que o Bozo mereceu cada espinafrada.

    3. Crislane Jesus Santos

      Será que lemos o mesmo jornal?

    4. Marcos Benassi

      Jesus da Goiabada, Roberto, cê não leu a coluna do RAP nesses últimos anos, né? A quantidade de esculhambol atirado na cara do Bozo foi ciclópica! Pentear macaco, ele não penteou, mas bem que tentou cegar o Bozo com uns tomates!

    5. Alexandre Max

      O articulista dessa coluna caçoou do B várias vezes.

    6. Joana Ferreira

      Não é muito difícil desmentir o seu comentário... Procure "Ricardo Araújo Pereira" ou "Gregório Duvivier" ou "António Prata" ou "Tati Bernardi" e "Bolsonaro" e vai ver a quantidade de piadas que foram publicadas sobre o ex presidente.

  24. joão moreira

    Jornal e jornalista também devem caçoar (e bater) no poder de plantão, seja ele qual for.

    Responda
    1. Eline Murad

      Notícia e humor a favor... nem pensar.

  25. Joana Ferreira

    Adorei :)

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahaha, não faltarão bumbulums risíveis por aqui: só o alívio trazido pela excisão do Bozo, já é propício à coisa. A Janja, dando chega-prá-lá em figurão, em breve vira piada. Mote, não faltará; na primeira gargalhada, pimba!, bumbulum!