-
JOSÃ EDUARDO FEROLLA
Endeusamentos de políticos e fanatismos partidários produzem alterações estranhas na assimilação da realidade. A objetividade desaparece e a mitologia aflora. (Claudia F.)
-
Carla C Oliveira
Perfeito!
-
Marcos Benassi
É, sêo Muniz, vossa mercê é agora o Sacro Altar da Faca Afiada da folha, o Gume Conciso pra cortar fundo na maluquice. Essa realidade paralela e paranóica, em que o comunismo - seja lá o que chamem disso - tomou o poder, em que fatos minúsculos têm, distorcidos, o poder de imensos símbolos, pode sim "esvair-se": o pobrema é o tempo que isso leva. Ainda continuamente alimentada: vi notícia de muié ainda organizando caravana, pô, tipo Sílvio Santos. O Jair, "esjaído", vai chupar até o bagaço.
-
BRAULIO S ALVES FERNAN
Muniz Sodré, nunca um texto ruim. Sempre iluminado, ele escreve o melhor que se pública no jornalismo, hoje.
-
Bruno Sebastião Neto
Fantástica analise !
-
GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA
Um absurdo, essa crendice, em um pulha !
-
Marcos Benassi
Algarismos arábicos, Vanderlei! Fikadika, ó: bastava escrevê-los junto a caracteres alfabéticos ao seu final, como 1993qualquercoisa. Passa que nem quiabo.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Ia comentar sobre sermos um país de místicos, mas ficou preso na masmorra deste jornal. Será que posso escrever masmorra?
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Gente: vivemos num país de místicos. Aceita-se cartas psicografadas na justiça, absolvendo gente acusada de assassinato. Nunca em discussões sobre propriedades, afinal valem mais do que a vida humana. Uma senhora disse ao Globo Repórter em 1993 que tinha engravidado de um ET, mas que o mesmo buscou o feto. E isso foi pro ar. Do misiticismo ao lunaticismo a distância é curtinha.
-
Flávio Taylor
A crendice é em dois pulhas, o B e o L.
-
-
Enir Antonio Carradore
Sabe-se que o neurótico não supera a neurose e não a larga porque ela funciona como um guarda-chuva protetor diante da realidade ameaçadora. A racionalidade, por sua vez, alicerçada na realidade, permite aperfeiçoar a visão de mundo durante a existência. Ter como referência algo que não existe impede qualquer progresso. Os patriotas olham com esforço para o céu, cai-lhes o guarda-chuva e veem o rastro de um avião indo aos EUA, ficam sem entender, sentem dor no pescoço, olham-se espantados.
-
Marcos Benassi
Eita, Enir, isso é o X do pobrema. A grande coisa da superação da neurose é a percepção de disfuncionalidade: por que sofro assim? Há algo diferente a perceber, que me escapa? A confrontação com a realidade factual só traz progresso se movida por uma agência, que o próprio Muniz mencionou em artigo anterior: tá, dói o pescoço, o desamparo ruge e... vem nova tolice, agarro-me a ela, mais 72hrs de espera. Pastoreados e sem agência, só lhes vai restar a agência de viagens - dá-lhe Flórida!
-
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Caro Prof Muniz seu texto é notável por sua lucidez e realismo,Bolsonaro é um Jim JONES que optou pela fuga ao suicídio.
-
Flávio Taylor
Que exagero.
-
-
RICARDO BATISTA
Bolsonaro é bisonho, mas seus fãs são muito mais. Se não fosse filmado, ninguém iria acreditar. Imagens espantosas de pessoas completamente desconectadas da realidade, uma seita. Fenômeno que vai demandar bastante estudo.
-
Marcos Benassi
Estudo, por um lado; por outro, esCudo: ainda vai voar muito tomate, havemos de nos proteger. Tô com a impressão de que se quer manter um clima de mobilização pra que, em médio ou longo prazo, ache-se melhor uma "saída pacificadora", sabe, Ricardo? Górpe (na verdade, trambique) por decurso de prazo...
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.