Marcos Lisboa > Usando o 'mercado' como bode expiatório Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Interessante essa preocupação exacerbada do Lisboa no "populismo" do PT em relação às reformas. A cobrança com o governo anterior nitidamente continha um tom abaixo, talvez pelo apreço à ideologia de pragmatismo econômico (nunca concretizada).
Problemas complexos exigem soluções trabalhosas. Para problemas difÃceis existe sempre um remédio simples, rápido, fácil e falso. O gasto público é a nova cloroquina.
E para problemas emergenciais sr. Roberto? O que fazer? Do tipo de problema que faz com que uma criança não se alimente, não almoce, que morra de inanição? O sr vai ignorar solenemente que milhões de pessoas passam por essa absoluta degradação humana? Já sei! Apenas diga aos famintos: 'vamos promover um ciclo econômico virtuoso que baixe juros, atraia investimentos, mitigue a inflação e gere empregos para você'. O faminto responderá: 'mas isso vai acontecer até a janta de hoje?'
Ataques terroristas, amanhã o tal 'mercado' terá motivo justo para aumentar juros, dólar e baixar ações na Bovespa. O colunista inverteu os papéis dentro dessa economia financista. Afinal de contas, todo o dia útil, este ente sagrado procura algum motivo -- o 'bode expiatório' -- para aumentar ou baixar juros, dólar e ações, e alguns avarentos ganharem muito$ de incautos que se aventuram nesta ciranda financeira ou necessitam de empréstimos. A 'instabilidade' é por fragilidade da Democracia.
... este texto é muito útil somente em classes de ' marketing' para os futuros agentes ( caçadores de clientes ) para atuarem no mercados ( polÃtico, comerciais, religiosos e sociais ) como ' picaretas criativos' enganando e traindo a população!!!...
... este texto é uma 'jóia' inútil!!! só um 'Sra. Caroline Hax' para conduzir este senhor para fora de suas alucinações, a ressaca de sua jornada em balada, colorida que o inspira em suas narrativas mergulhadas em cenários de ' balada'!!!... ele diz que os operadores de mercados são decoordenados, é mole???... se os sistemas de comércios fossem operados por descoordenados não existiriam nem planilhas de fluxos de caixas, de cadastros de fornecedores e nem ' caçadores picaretas de clientes ',...
É mentira que o mercado fica nervoso com 600 reais para os 40 milhões de miseráveis. Isso é investimento na economia real, que vai parar na cesta básica. O que a economia não tolera é a gastança com funcionários públicos e aposentados que consomem 80% dos recursos públicos. Lula precisa fazer uma reforma administrativa e acabar com a farra dos sanguessugas. Basta reduzir esses gastos em 1/3 que dá para aumentar o bolsa famÃlia para 1000 e vai sobrar uma fortuna para investir no Brasil.
Nem quero saber de onde vcs tiram esses números rsrs O Estado que vcs acham que seria melhor será aquele que permitiria ao cidadão e a empresa fazerem o que quiserem. Já existiu entre o século 19 e 20 e resultou em um oceano de precariedade. Pessoas trabalhando 16h dia, salário que não paga o básico, exploração da água e recursos por uns já privilegiados. Vcs não leem história não?
O problema não está da saúde e educação que pagam salários muito baixo e muito menos com os aposentados com até 3SM. Não adianta os sanguessugas usarem esses grupos como massa de manobra para justificar os supersalários e mega aposentadorias. Basta igualar os salários e aposentadorias ao patamares privados para resolver o problema. Vai aumentar os salários baixos do Estado e acabar com a farra dos sanguessugas.
Exato, mas para desmontar o estado novamente vão ter que dar outro golpe, pois os salários estão represados há seis anos e as estruturas todas caindo aos pedaços. Quase viramos uma Venezuela. Universidades, hospitais, escolas, saneamento, estradas, instituições de controle tudo a ser reconstruÃdo.
Marcos Lisboa disfarça mas a inveja que tem de Fernando Haddad é visÃvel. Certamente gostaria de estar no lugar do atual ministro da Fazenda e não poupa crÃticas quando o governo se instalou â 7 dias e tem uma tarefa árdua de reconstruir o paÃs destruÃdo pelo miliciano psicopata genocida. Muito ajuda quem não atrapalhaÂ…
O colunista e editorialista continua na ideia fixa simplista do austericidio. Em um pais de economia 70% doméstica, o que estimula investimento e crescimento é a demanda que está reprimida com polÃtica de tetos e sobretudo reformas neoliberais do trabalho e previdência. O autor escreve como se a economia estivesse bombando desde temer. Temos que re reformar tudo para tornar a economia distributiva. Pena que o governo não fará isso por falta de noção ou de poder polÃtico. Fracasso anunciado.
Lisboa, fui ver quem - partidos- poder360 fez uma lista- foi a favor da privatização da eletrobras. Zero surpresa que partidos de esquerda- PT, Psol e outros - não apoiaram essa privatização Mandrake. Certeza que houve isso? Parece enganoso. O restante me parece uma manipulação da opinião pública de que o mercado somos todos nós. Sério? Somos iguais ao ricos de herança do setor rural e outros? É mesmo? Poxa, somos a Noruega e eu não sabia.
O mercado gosta quando a Petro faz que nem no ano passado, lucrou seetenta bi num trimestre e pagou cennto e vinnte b de dividendos. Essa é a "gastança do bem",
Dalton, a economia melhora com boa gestão. Agora o mercado ficar raivoso pq o Governo vai priorizar Saúde, Educação, Ciência e Educação, Meio Ambiente e polÃticas públicas voltadas a população? Francamente vcs são um pé no saco rsrs
Nada há de enganoso, por mais que você queira negar. A propósito, você é, sim, parte do mercado.
Existem vários mercados, inclusive o dos carros usados, que, em poucas palavras, regulam valores e determinam comportamentos e processos de compra e venda. Mas também, Dr., há uma marea de gente que não tem nem 1 bicicleta.
Nesta terra de agiotas, os juros são exorbitantes desde FHC. Durante esse tempo, tivemos momentos ótimos na economia: inflação baixa, superávits e tudo que economista gosta e usa para justificar alta de juros. -- E aÃ, baixou? Não! Mas, porque? Aà que tá: sempre existe um porém... Dilma tentou baixar usando taxas baixas de bancos públicos, resultado: foi a sua ruÃna. Gostaria que o 'liberal' me explicasse por que os bancos batem recordes de arrecadação numa economia deficitária. Vivem da ruÃna?
Sr Cardoso, em 2019, Temer tinha acabado de entregar a maior parte da Petrobras juntamente com a maior fonte de combustÃvel (pré-sal) e realizado a maior redução de direitos trabalhistas, que prometia 'alavancar' a economia, mas na verdade derrubou o sistema de produção. Isso, e sua ótima observação, o juro aumentou logo. Estou me referindo ao alto custo dos empréstimos desde FHC, passando por Lula até o primeiro mandato de Dilma. E também ao fato de que a bancarrota é benéfica aos bancos.
Alguém precisa pagar um curso sobre economia para esse Dalton. Quem sabe ele para de escrever tanto comentário obtuso.
Antonio, baixou sim. Ao longo de 2019 e mesmo no inÃcio da pandemia tanto os juros como a inflação foram para 3% ao ano, com juro real zero. Depois veio o mau destino da inflação mundial, da guerra, e dos auxÃlios diversos para compra de votos. Era hora do Lula tentar arrumar a casa, mas preferiu enfiar o pé na jaca.
'Estabilidade confiável' virá quando essa terra virar a SuÃça? Dalton, não precisa desenhar não, mas já que você reza muito essa cartilha liberal que já foi descartada de todo o mundo civilizado, responde por que os bancos vivem da miséria alheia, batendo recordes de arrecadação todos os anos. Não desenhe não, responda como uma pessoa que sabe o que está falando, sem crenças estúpidas, ok?
Não baixou porque o governo continua se financiando na poupança privada e sem oferecer estabilidade confiável. Lamento, mas isso nao dá para desenhar.
Artigo brilhante e esclarecedor. Quem vive numa bolha, seja à esquerda ou à direita, não consegue perceber os meandros e bodes expiatórios de que o populismo lança mão. Como bem explicado, antes o culpado era o comunismo; hoje, é o mercado financeiro e os rentistas. Amanhã, serão os empresários que geram riquezas e empregos, ou até mesmo os aposentados que trabalharam e pouparam a vida toda para velhice. O pior é que quem sai perdendo com todo esse populismo são as famÃlias e cidadãos comuns.
A maior piada é que são os empresários que geram a riqueza, não os funcionários que produzem os produtos/serviços comercializados pelo empresário. PaÃs civilizado paga bem quem produz. No Brasil, os altos salários são para quem não produz.
Já almoçou hoje?
O artigo é tão brilhante que, ele e você, esqueceram de quando o culpado pela inflação eram os salários dos pobres assalariados. Já ouvi essa desculpa muitas vezes mas, parece que vocês não. Fala sério
Bolsonarista é negacionista na ciência e petista é negacionista na economia, ambos se complementan na escalada que leva nosso paÃs para o atraso.
Wilson Kfouri se não me engano o FHC pavimentou o terreno para isso mas Lula como sempre, e agora não é diferente, sempre reclama de herança maldita. Vai pentear macaco
Se não me engano Lula levou o paÃs à condição de 6a economia mundial e os governos petistas deixaram 375 bilhões de dólares em reservas cambiais responsáveis pela não quebra do paÃs depois dos governos Temer e Bolsonaro. Agora terão a árdua tarefa de reconstrução do paÃs destruÃdo pelo miliciano psicopata genocidaÂ…
Petista é tão negacionista na economia que o governo Lula foi um desastre né ? Foi uma desgraça mesmo. Fala sério.
Perfeito
Exatamente.
Resumiu em poucas palavras a essência da tragédia brasileira. Parabéns.
Bolsonaro e Paulo Guedes detonaram o paÃs durante os 4 anos e o mercado simplesmente achou normal. Primeiro que esse tal mercado está somente preocupado com a famosa ciranda financeira e nada mais que é o que lhes proporciona lucros exorbitantes e não investimentos em produção, essa história já é velha.
Você leu o artigo?
Parece que o Dalton quer um abraço quentinho do articulista! O Mercado te ama, Dalton! Você é o economista da galera! Obrigado por elucidar o tema! Eu sou lulaplanista! Só você pensa por aqui! Parabéns!
Dalton, eu admito... não sei o que acontece, mas por trás de um teclado me torno uma pessoa pior. Estou aprendendo a lidar! Volto quando estiver melhor e prometo argumentar até que faça sentido para você :)
Argumente, minimamente. Do contrário, resta inequÃvoco que você não compreende a realidade ou simplesmente nega (mais provável) sob ataque à pessoa e não aos fatos. Aliás, esse é o ponto de convergência entre terraplanistas e lulaplanistas.
Salve, Pedro. Um cara aqui nos comentários rs
Quem é Dalton?
"Trata-se de um amálgama de inúmeros gestores descoordenados, que decidem seus investimentos tendo em vista o que se espera que vá acontecer na economia." Traduzo: ES PE CU LA DO RES
O governo gasta 4 de cada 5 reais com aposentados e funcionários públicos. Os privilegiados desses dois grupos são os investidores da dÃvida pública que eles geraram, com supersalários e mega aposentadorias. A festa dos fundo de pensão é também bancada pelo contribuinte. Outros 500b é gasto em renúncia fiscal que não gera riquezas. Se não libertar o Tesouro das garras desses sanguessugas, o Brasil continuará sendo o que sempre tem sido, uma república de sanguessugas.
Os sanguessugas além de assaltarem os cofres públicos em nome da lei, que aprovaram fazendo lobby com dinheiro público no Congresso, mentem quando dizem que o problema é os juros da dÃvida pública. Primeiro, a dÃvida pública foi feita para manter a farra desses sanguessugas. Segundo, eles são os maiores agiotas dessa dÃvida. O fato é que é metade da população vive na pobreza, com até 14 reais por dia. Conclusão: O Brasil não cabe na gula desse seus sanguessugas.
Isso daà é mentira. O grosso do dinheiro é usado para pagar dÃvidas. Supersalarios? Só alguns privilegiados. Teve parte dos Militares recebendo acima do teto há pouco. Esses que queriam aplicar o golpe. Consulte gráfico gastos. Governo Federal. Vamos ser corretos pelo menos. Não existe paÃs sem serviços públicos. É caminho pra ser submetido a milÃcias privadas. Acha que dá certo?
Parabéns, Gil. Resumiu bem o problema secular do nosso paÃs.
Ouviu falar em superavit primário? Juros de dÃvida pública. AltÃssimos. Pagos prl9 governo a especuladores. Esse é o ralo por onde escorre nisso dinheiro. Ninguém fala disso. Informe-se
A maior parte da receita é gasta no pagamento de JUROS da dÃvida pública. Ou seja, entregue aos especuladores. Imforme-se.
Eu li correto : inflação em queda e salários aumentando ?? De qual paÃs ele fala ?
Eu me equivoquei: geração de empregos em alta e salários aumentando
Pra agradar o mercado basta o governo dizer que vai deixar 40 milhões de brasileiros morrer de fome, aposentadoria só aos 70 anos e salário mÃnimo congelado por 4 anos! Anunciem isso e vocês verão a euforia dos mercados. Ele se alimenta de carne (trabalho) humano!
Concordo com você Derlan.
Basta o governo não comprar submarinos e caças, não criar 37 ministérios, não pagar cinquenta mil reais para funcionários, não ter embaixadas palácios e várias outras ralos que onde vão os nossos impostos.
Perfeito!
O "mercado" pode não ter uma coordenação unificada. Mas conta com leis, instituições e comunicadores, como vc, sempre prontos para defende-lo.
Perfeito. Porta voz dos especuladores.
Ora, afinal são noventa porcento de brasileiros que investem em letras do tesouro ou na bolsa de valores, não é mesmo? Os mercados são sistemas conhecidos, não precisa explicar de forma tão didática e chata. A vilanização dos mercados sempre ocorreu. Está na BÃblia (mercadores do templo), está em Shakespeare, está em Saramago (A Caverna) de forma bem mais profunda. O arquétipo é muito forte, não lute contra ele.
E não esqueça, ou não desconsidere, que você faz parte do mercado.
Precisa sim. Todo mundo acha que o mercado é uma pessoa chata, barbuda e má. É só ler os outros comentários para concordar comigo.
Caro Cassio, se você não quer pagar impostos que vão virar juros para os "rentistas" vote em um governo que não aumente a dÃvida pública. Todo paÃs endividado precisa do mercado para se financiar. E como o artigo diz, a gastança não começou no Lula 3, o Bozo abriu os cofres com ajuda do PT.
Insper: antro de bolsonaristas devotos do posto ipiranga.
kkkk. Vai estudar a mais valia.
Como disseram pesquisadores da área médica na CPI da COVID, ciência é método -constituido de debates racionais de pesquisadores da área submetidos às evidências, e o assunto economia é submetido a este método. Leiam este artigo de opinião de Bernardo Guimarães aqui na Folha https://www1.folha.uol.com.br/colunas/bernardo-guimaraes/2023/01/os-erros-que-nao-devemos-repetir.shtml. Petistas agora agem como bolsonaristas que defendiam a cloroquina quando já existiam evidências claras contra ela.
José Carlos Toledo, se vc ler o artigo de Bernardo Guimarães na Folha (postei o link), vai ver que a economia engatinhava como ciência há 40 anos atrás, mas que esta realidade mudou completamente, graças a uma revolução nas técnicas de análise estatÃstica. São graças a estas técnicas que podemos concluir, por exemplo, que as evidências anedóticas dos bolsonaristas contra as urnas obtém um resultado oposto quando é feita uma análise estatÃstica correta.
90% dos economistas . É por isso que o mundo e as democracias estão em decadência. Economia está engatinhando em ciência. Começaram a fazer experimentos limitados apenas recentemente e infelizmente não aprendem com a história. São ideólogos infantis como lisboa.
Dagmar, Delfin concorda com Marcos Lisboa, com ArmÃnio Fraga, comigo, e com mais de 90% dos economistas.
Dagmar, tenho certeza que Delfin tem uma visão no mÃnimo próxima da de ArmÃnio e Marcos Lisboa. Leia este artigo de Bernardo Guimaraes na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/bernardo-guimaraes/2023/01/os-erros-que-nao-devemos-repetir.shtml
Outros economistas não consideram economia uma ciência. Delfim Neto , por exemplo. É uma prática.que administra interesses básicos das classes sociais. O neoliberalismo causou miséria em todo mundo e está sendo abandonado até pelos americanos. Veja os investimentos de Biden na economia.
O mercado não se reduz aos credores da dúvida pública e se ele é pulverizado segue sim uma única lógica especulativa, protagonizada pelas grandes corporações que curiosamente o autor não menciona.
O velho jogo do enviesamento. Lisboa escolhe apresentar o mercado como os fundos de pensão e os correntistas que compram tÃtulos da dÃvida através dos bancos, mas silencia sobre quem são os investidores da bolsa de valores que, diariamente, geram as manchetes terroristas de desinvestimento no paÃs e fuga de capitais. Por acaso, não são esses os banqueiros, os fundos de investimento dos ex-presidentes do Banco Central (Gávea, Rio Vermelho), e as corretoras? Vamos falar deste mercado?
Mercado "descoordenado" é um ilusionismo, pois todos os campos da vida social possuem dominantes e dominados. Convido o Lisboa, o Samuel e agora também o Roncaglia, a tratarem desta Elite do mercado, que são os donos do capital. Elite que, através do jogo diário na bolsa de valores, demonstrou seu claro alinhamento polÃtico a Bolsonaro, sendo totalmente lenientes com os seus desmandos e ações populistas pela reeleição, uma vez que ele representou o avanço no desmantelamento do Estado brasileiro.
Sua sugestão é aumentar os gastos públicos como se não houvesse amanhã e ao final quer que tudo dê certo? Quando a inflação aumentar, a população ficar insatisfeita, as manifestações se adensarem e o processo de impedimento iniciar você sempre pode chamar os outros de golpistas.
IncrÃvel o desconhecimento econômico da militância. No Brasil sempre temos que lidar com algum tipo de gado.
Inferindo especicamente a questão econômica na equação da fome, já que o sr é expert no assunto, não li em seus comentários algo sobre taxar grandes fortunas e heranças de forma mais justa. Somos muito benevolentes com uma restrita casta de bilionários.
Resolver o problema da fome certamente perpassa por questões de ordem econômica. Mas acima disso, a fome é uma questão essencialmente social! Um paÃs não é uma empresa .
No Brasil, temos que lidar com uma das maiores degradações humana: a fome! Agora!
Fácil ser expert em macroeconomia para quem não precisa catar restos de comida para alimentar os filhos.
Minha militância é para com os famintos! Não preciso de xilique nem de tirar a roupa. Tão pouco tenho a arrogância de um mentecapto
Já almoçou sr Roberto?
Qual o tipo de gado pra quem passa fome?
Senhores, não sejam simplórios! Não reverenciar o mercado não é uma questão lulopetista é antes de mais nada uma questão estética e de abertura intelectual que transcende nossas fronteiras.
Perfeito.
Nao, Maria. A militância lulaplanista é insuperável. Notadamente por acreditar que o mercado são os outros.
De fato, o gado jeca do mercadinho é dos mais militantes!
Exatamente. O pasto é sempre o mesmo. Só troca o gado.
Tadinha da assombração engomadinha do Mercado! Uma múmia que cheira a naftalina dos terninhos da Thatcher e Reagan e dos yuppies anos 80 da bolsa de NY, querendo passar por ponte para o Futuro
E você cheirando a m@fo das teorias econômicas do final do século 19
Entendo que se defenda a ordem econômica em prol de princÃpios de mercado. Não concordo, contudo, com tal orquestração para tentar tutoriar um governo em inÃcio de mandato, "só" porque este considera os direitos do trabalhador e o flagelo da fome (de volta) como variáveis nesta fórmula fria que o senhor colunista enunciou. O mercado é desumano? Pode ser, mas governo não precisa ser.
Conduta humana é sobrepor seus interesses à sobrevivência do outro? Parabéns, você merece!
Não é fórmula. É conduta humana. Aversão a riscos é elementar à grande maioria. Mau planejamento e má condução mascarados de solidariedade humanitária, vislumbrando unicamente resguardo de popularidade e futuros proveitos eleitorais, são mais do que evidentes nas administraçoes petistas. Sem que isso significa que o bozo fez melhor. Em sÃntese, são todos catastróficos, cada qual ao seu modo.
Se é ruim para os especuladores financeiros, quer dizer que é bom para o povo. E o interessante é que esses intelectuais orgânicos do capital ficam batendo sempre na mesma tecla: que o PT tem que rever erros etc. A mesma bobajaiada de sempre, como se só o PT é que teria que fazer mea culpa.
Senhor Lisboa, remeter os problemas econômicos de agora a quatro anos do desastroso governo Bolsonaro é escolher bode expiatório? Me parece que sua análise desconsidera o passado recente.
E você Roberto? Sabe interpretar o que lê? A menção ao governo anterior é só um verniz muito mal feito de imparcialidade
Leu o texto?
Senhor Lisboa, por gentileza explique essa lógica mercadológica para quem precisa comer hoje, agora! Para mães de crianças famintas. Ah, isso é demagogia? Bom, então diga também a essas pessoas desumanizavas que para não sermos demagogos, devemos (como sociedade) respeitar as regras puritanas do mercado macroeconômica. Vamos ver quanto tempo leva para um ciclo macroeconômico virtuoso resulte em comida no prato. Fácil teorizar para quem não depende de restos para se alimentar.
Roberto, tipo gado amante do Bozo e do Jeggues, começa o dia mugindo no pasto
Muuuuu. Muuuu.
Esse papo da educação de base é lindo para daqui há 40 anos, mas faz o que com os adultos pobres de hoje? Extermina pra sobrar dinheiro pra pagar dividendos acima do lucro da Petrobras, como fizeram ano passado sob aplausos do mercado? Esses aà falam que o trabalho soluciona os problemas e não querem pagar o mÃnimo dos direitos da empregada doméstica deles
Dalton, diga isso para quem precisa de comer agora!
Infeliz é quem passa fome agora sr Roberto.
O ciclo leva uma geração a partir de ensinos básico e secundário de efetiva qualidade e efetivamente qualificador. Do contrário, eterniza-se a endemia bolsa famÃlia, cuja grande finalidade é eleitoral, independentemente da trupe desonesta em exercÃcio. Devo, também, alertar: "não se ofenda". Isso vale para todos os governos que esse paÃs já teve. Uns mais, outros menos, porém todos deletérios ao interesse social.
Então aumente o déficit e veja o resultado, infeliz.
Ora caro senhor! Quem está inventando inimigos é a imprensa e alguns operadores do mercado! Não se pode falar nada que não trema o chão dos mercados. Nunca vi tamanha rigidez e insensatez, principalmente quando se fala em priorizar os graves problemas sociais. Não vi tal puritanismo mercadológico no governo Bolsonaro, mesmo diante de todos os absurdos que ele fez e disse.
Esse Roberto vive no mundo da lua. Os preceitos do mercado então aprovaram a gastança do Bozo, mas não aceitam a do Lula? Qual o motivo racional de aprovar estouro de teto e gasto público eleitoreiro de um, e reprovar o mesmo gasto feito por outro governo para programas sociais? Tem gente que tá enchendo o bolso de empresário bilionário com seus impostos e acha que isso "é o único jeito correto".
Pode ter seus xiliques. Tire a roupa e pise em cima. Reze para Santo Vladimir. Mesmo assim, após o aumento do déficit público, os juros subirão e os mais pobres pagarão a conta. Sei que é triste e difÃcil, mas sua militância não vai alterar a realidade dos princÃpios econômicos.
Uma narrativa corrente é que a Dilma afundou na desgraça por ter ouvido demais o mercado no inÃcio de seu segundo mandato. Em vista disso, resolvem agora enfiar o pé na jaca da gastança para ver se a popularidade do governo decola. E acreditam que a inflação seguirá baixa devido ao desaquecimento mundial, pelo menos esse ano. Mas falta um planejamento a longo prazo, nem digo de 10 anos mas pelo menos para os próximos 4.
A gastança maior e sem sentido foi feita pelo governo anterior, na tentativa desesperada e frustrada de se reeleger e nos enrolar por mais 4 anos, solapando a democracia, atacando as instituições e fazendo o povo de joguete. O governo que entrou há uma semana, apenas está administrando a já prevista bomba fiscal do governo de duas semanas atrás.
Senhores e senhoras petistas, deixando as teorias conspiratórias de lado. Perguntas: qual paÃs que não depende do mercado para movimentar a economia? Este paÃs é próspero? Qual a alternativa? Porque a economia no governo Dilma naufragou e no Lula 1 foi próspera?
"O nosso crescimento recente tem resultado em mais empregos e em maiores salários." ? Crescimento? Que tipo de "emprego"? Maiores salários para quem? A Folha tem partido: o Mercado, segundo Lisboa o amálgama que pensa no dinheiro do povo! As fakes de vocês não colam mais! E a taxação das obscenas fortunas, de lucros e dividendos? Somente o povo na rua (contra banqueiros, o Capital improdutivo, milicos e extremistas) irá trazer dignidade ao povo brasileiro!
Existem dados econômicos que são mais imperativos que sua sectária impressão das coisas.
Mais emprego e maior salário: ele arrumou mais um emprego como colunista da Folha e aumentou seu salário. Só não disse que está procurando outro emprego e aumento, ressentido por não ser convidado por Haddad para compor a equipe. Apesar de sua capacidade, vemos agora o porquê: sua total insensibilidade social que prefere agradar o mercado do que combater a fome no Brasil. Para ele, o mercado tem pressa, mas quem tem fome que espere.
Agora é populismo? Antes era o que? O amigo Guedes pensador trabalhando? A direita precisa estudar e se orientar para além da ideologia. Fala-se muita besteira entre os neoliberais. Mais uma aqui.
Antes era outro tipo de populismo que elencava o comunismo e a China como inimigos. Agora são o mercado e o capital. Se tivesse lido o texto com inteligência eu não precisaria te responder.
Há tubarões e sardinhas. Os tubarões determinam a maré e as sardinhas nadam conforme a marola. O maior volume financeiro é determinado e realizado pelos tubarões, que são uma casta de poucas dezenas de cabeças que frequentaram e frequentam o mesmo núcleo ideológico e polÃtico, formado pelas mesma escolas e faculdades, ou seja, o mesmo pensamento liberalóide, as mesma leitura e mesma conclusão. A dupla “lisbossoa” está com a corda toda!
Escritos, escritos e mais escritos. E a conclusão lógica: o mercado financeiro sempre ganha..
E seus comentários também são escritos onde, na minha opinião, a est u pi dez sempre ganha.
O mercado financeiro é um amálgama descoordenado? É cada uma que se escreve, Lisboa é fraco em nos convencer que o capital não tem ideologia e age de forma aleatória, para logo em seguida dizer que não se pode expandir gastos públicos com saúde, educação, cultura ou qualquer coisa que afete os lucros exorbitantes do mercado financeiro.
Considerando que o mercado, auxiliado pela grande mÃdia, também usa o PT como bode expiatório, está empatado. Ou quase, pois o consórcio empresarial -midiático-jurÃdico-militar ajudou a extrema direita a chegar ao poder e ferrar o paÃs por quatro anos. Disso, eles não lembram.
A dissonância cognitiva é um viés cognitivo que ocorre quando as pessoas precisam dar coerência às suas crenças quando estas são desmentidas pelos fatos. O termo foi criado pelo psicólogo social americano Leon Festinger e também afeta os investidores. Qual a diferença entre a pressão dos economistas do movimento QAnon? Todos na mesma barca, abraçando quartel, rezando pra pneu, mandando mensagens pro ET e agora falando que os juros altos servem para remunerar poupança e aposentadorias.
Não esquenta. São saudosistas do Governo Bolsonaro. Para eles os mercados regulam até a hora de ir ao banheiro e curtem rsrs É cada um por si e se vc tiver o azar de nascer pobre o Mercado não te quis, não te quer e vc como diz o filósofo Guedes tu és um parasita da riqueza dos iluminados .Nasceu pobre e continua pobre? Culpa sua. Vá falar com Deus quando morrer. O Mercado é esperto. Lucram bilhões mas se vier prejuÃzo esse é socializado . Lucro é deles prejuÃzo é nosso.
Evidente que é para isso que servem, independentemente do molde e do resultado. Não existem robin wood nem fada madrinha. Devo dizer que estão enganando você, do mesmo modo e pelas mesmas razMes que enganaram os plantonistas de batalhao.
Os juros altos servem para conter a inflação que é a responsável por arrancar renda dos mais pobres. IncrÃvel que no século 21 não se entenda esse preceito econômico básico. Basta ver o resultado na inflação do ano passado quando Guedes colocou nossos juros em 2%.
E ele acredita em tudo que escreve?
Acredita, essa gente é paga para dar legitimidade a ideologia do mercado financeiro aleatório e descoordenado. Na luta de classes só os tolos acreditam que a faria lima está preocupado com a mãe da periferia que precisa deixar seu filho na creche para poder ir trabalhar, eles falam que ela é patrimonialista e precisa sair da caixinha.
Não é crença, mas sim constataçao.
Lisboa tem razão quando critica subsÃdios dados a barões da economia, inclusive por parlamentares de esquerda. Há que haver coragem polÃtica para enfrentá-los. Coragem e manha. Porém Haddad tem falado em reforma tributária. Quem sabe estejam falando a mesma linguagem?... Aumentar a arrecadação pode se dar pelo cancelamento de subsÃdios inúteis. Vamos esperar para ver.
Sim
Agora é "Lula e o PT", nos últimos 4 anos era "chefe do executivo". O q mudou?
Mudou o desonesto em exercÃcio.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Paulo Guedes foi muito claro, como pode a doméstica na Disney, o filho do porteiro na universidade e o pobre querer viver 100 anos? Daà o golpe na Dilma e a aventura liberal. O resultado são 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. Os fatos que se opõem são conquistas sociais x fome. É acintoso um lobista famoso publicar em um jornal de renome, que o mercado luta para manter a poupança e a aposentadoria do pobre. Maiores juros do planeta criaram a fome.
Marcos Lisboa explica para Lula e os companheiros do PT o que é o mercado e como ele funciona. Haja paciência com os novos donos do poder!!!
Sim, André. Adoradores do estado e de lula e vice versa, infinitamente. Negam a realidade e rejeitam a compreensão.
Quis dizer Dalton, perdão.
Adoradores do Estado, não é, caro Danton? Porque o Brasil tem excesso de Estado e pouco mercado - basta consultar os relatórios da Heritage Foundation (mas não só ela) sobre o ranking de Liberdade Econômica no planeta para verificar que estamos em má posição.
Eles sabem. O problema são os adoradores.
Uma semana de governo e o faniquito já deu as caras. É dinheiro pra saciar fome de gente, rapaz. Já viu polÃtica fiscal nas últimas décadas melhor que a dos Governo Lula?
Werner tá certo. Com Lula a grana circula. Por via de consequência é bom também para o mercado financeiro.
ai ai, o cara que conseguiu ficar 4 anos escrevendo colunas sem falar o nome do Bolsonaro, adotando esse tom na primeira semana do governo.
Em resumo, o mercado nada produz. Para alguns ganharem muito, muitos tem que perder. Desvalorizar, comprar na baixa, fazer valorizar e vender na alta. Assim se movimenta o "humor do mercado". Já se deram conta que desde que foi criado o mercado especulador foram inventadas as fake news, hoje apresentadas como a novidade dos últimos 10 anos?
Se nada produz, então Cuba, Coreia do Norte e Venezuela deveriam ser o ParaÃso na Terra porque expulsaram dali o mercado. É o que acontece, companheiro?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos Lisboa > Usando o 'mercado' como bode expiatório Voltar
Comente este texto