Blogs Thaís Nicoleti > A luta contra as palavras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Texto perfeito! Parabéns!!!
Excelente texto! Lembro que o movimento francês da “Ilustração” ou do “Iluminismo” teve o seu equivalente alemão na Aufklärung (“Esclarecimento”).
Livrai-nos do 'todas e todes'. Amém!!!
Texto magnÃfico, parabéns! Recentemente me alertaram para o termo "criado-mudo" que remeteria ao escravizado que precisava ficar a postos e mudo. Eu já acho o oposto, todo dia acordar e ver um "criado-mudo" e lembrar desta abominação social sim que seria útil para me envergonhar e refletir. As "anistias" e esquecimentos interessam muito mais ao opressor. Sem falar que escuridão sempre assustou os humanos, inclusive os primeiros, negros, por não verem os perigos, nada a ver com a cor...
Criado mudo vem do inglês "dumb waiter" que nada tem a ver com escravos. Outra mentira amplamente divulgada é "fazer nas coxas". Pessoal não tem mais que fazer e inventa significados igual os bozonazistas...
Excelente texto. Pesquisa etimológica no documento do TSE surpreende mesmo. A palavra "crioulo" no México colonial eram os descendentes de espanhóis nascidos na América, brancos portanto. Já no Brasil colonial referia-se a quem já nasceu escravo aqui, em oposição aos trazidos da Ãfrica. O termo "criado-mudo" (e não "escravo-mudo") é tradução literal do inglês "dumbwaiter", com registro em 1749. O móvel reduzia as entradas dos criados (brancos), aumentando a privacidade nos assuntos da famÃlia.
Será que se eu dissesse "texto para aplaudir de pé" eu seria capacitista por "excluir" as pessoas que não têm pé ou não conseguem ficar de pé?
Reflexão importante nos tempos atuais. Ótima ThaÃs.
Maravilha! Belo desenrolar. Ah! Palavras.
Texto lúcido, maravilhoso!
Excelente a coluna, me faltam palavras.
Você está sendo capacitista e ofendendo os mudos. Ou seja lá qual o termo politicamente correto de hoje haha
Talvez seja melhor, te resguarda de cometer algum flagrante delito linguÃstico (contém ironia).
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Thaís Nicoleti > A luta contra as palavras Voltar
Comente este texto