Vera Iaconelli > Do céu ao inferno Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Utilizar gênero e raça para caracterizar a colonização oculta informações imprescindÃveis para entender o fenômeno. Não foram homens brancos na sua totalidade que organizaram a colonização, e sim homens brancos muito especÃficos: os da classe capitalista, procurando expandir o seu capital. Omitir classe distorce completamente a análise histórica, E mais grave ainda repete os argumentos racistas por atribuinr caracterÃsticas sociais a fatores biológicos.
Contundente exposição de uma realidade hedionda, mas que não será superada preferindo-se dela nada ou pouco saber. Infelizmente, a emoção e os simbolismos da posse não são suficientes para nos permitir recuar ante o fato de que a serpente há muito já rompeu a casca do ovo.
Texto realmente irretocável. Em poucas palavras Vera aborda de maneira profunda o momento que vivemos. 522 anos que mimetizamos a vio lência e destru tividade de nossos colonizadores. Só que agora, enriquecidos, a ida não é para a Europa, mas para um condomÃnio de luxo em Miami.
Como já assinalou JOsé Souza, como sempre um texto irretocável. Em poucas palavras Vera consegue fazer uma análise profunda do que estamos vivendo hoje. Há 522 anos repetimos a mesma sanha de strutiva do colonizador que não tinha outro projeto que não fosse a exploração e destruição de terra e seres humanos, a fim de conquistarem a riqueza a custa de sangue alheio, e voltarem para a"Europa berço da civilização". Que civilização?????? agora substituÃda para um condomÃnio de luxo em Miami.
Viva o Bolsonarismo!
O tÃtulo me lembrou do paraÃso perdido de Milton. Os anjos caÃdos se reúnem no 'pandemonium' planejando como solapar a criação divina. A posse do Lula teve uma aura de paraÃso terrestre. O quebra-quebra desse domingo foi uma anti-posse, a celebração dos perdedores.
Irretocável.
Lamentar a destruição só aumenta o prazer desta gente que precisam ser tratadas como são: criminosas e terroristas fascistas. Enquanto lamentamos, os fascistas se divertem, pois só vivem da destruição. Vejam o capitão de milÃcia: ficou quatro anos pedindo o caos, a anarquia, sendo o chefe desta terra de sinhôs e sinhás. Se como presidente, essa aberração e seus cupinchas agiram só para destruir e não criaram nada, imagine sendo enxotado da presidência, derrotado de forma humilhante...
Vem me dizer que tu não gostou de um vandalismo desse, pra ter assunto pra escrever?
Apesar de inútil, aà vai... Serve à perfeição os versos de Mateus para o comentário do Sátiro ao artigo de Vera: é como dar pérolas aos porcos. Chafurde na sua mediocridade, Sátiro.
Mas que frase de fundo sádico do sr. Reinaldo Sátiro!?? E por que a Folha publica um comentário tão baixo como este, para um artigo de alta reflexão da Vera??
Vera Iaconeli é uma mulher extremamente inteligente. Não precisa destes fatos escabrosos para escrever a coluna semanal.
Comentário lamentável.
Vc deve ter sérios problemas cognitivos ou de caráter. Perdeu uma grande oportunidade de ficarmos em dúvida quanto a isso e nos deu a certeza de que almas cretinas como a sua ainda brotam do esgoto.
Sua resposta debochada, malemolente, estulta...é a cara do jeca que tentou tomar de assalto o palácio. Faltou cérebro lá...como falta pra entender o que está dito aqui. O bom é que se voce estudar e se capacitar, nem vai precisar ficar mais bravo. A não ser consigo mesmo, por ter sido incapaz de fazer uma leitura da realidade que não seja aquela que chega pra voce pelas redes sociais. Avante automatos, uni-vos!
Menos Sátiro.O
Tenha santa paciencia seu Reinaldo, procure o que fazer rapais. Ficar quieto eh uma chance, o que acha ?
Vera, grande aula! Espero que alguns de seus "colegas" colunistas (Lygia, Helio, Elio, Lemos, entre outros) leiam e aprendam um pouco com essas palavras.
Pelo que tenho lido e ouvido, há mais alguns vários nomes para incluir aÃ. rs.
Aforei seu texto menos a referência a mb . Foi um dos q sacaneou lula e hadad em dezoito.
Adorei
Cara professora Vera seu texto prima pelo lúcido,realista e premonitório, se as instituições não derem uma resposta a alturas dos fatos do dia 8,logo não sobrará nem esta malta de polÃticos que nos governam.
Quanta profundidade em tão poucas linhas, parabéns! Análise impressionante, valeu por uma aula de sociologia. E a polÃtica de apaziguamento tem seus limites, e não dá pra ser eternamente tolerante com os intolerantes. Que o presidente tenha sabedoria mas também vigor neste momento crÃtico.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vera Iaconelli > Do céu ao inferno Voltar
Comente este texto