Joel Pinheiro da Fonseca > A democracia resistiu aos golpistas; já a direita, sucumbiu Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"É perfeitamente razoável se indignar (sic) contra a volta de Lula à Presidência ou contra decisões de Alexandre de Moraes. Mas quem os tenta derrubar pela violência é muito pior do que eles." (Joel Pinheiro da Fonseca, PolÃtica, A14, 10/01/2023). Como assim, senhor Joel? Quão ruins o senhor acha que são Lula e Alexandre de Moraes para que esses terroristas sejam ainda piores do que eles? Explique. Ah! Mas foi só um ato falho do filósofo.
A direita do Brasil é o Cancer da nossa Nação,so o Ministro Alexandre de Moraes teve coragem de enfrenta-lo
Vocês incentivaram o uso das drogas e agora reclamam que todos se viciaram? Quem prestigiou a farsa de Sergio Moro não pode reclamar das consequências. Deu nisso
Parabéns André, bem lembrado do moro. Tenho o mesmo pensamento.
A direita brasileira conspirou e levou Getúlio ao suicÃdio. Apoiou as tentativas de golpe contra JK. Conspirou contra a posse legÃtima de Goulart. Conspirou e apoio o golpe de 64. A direita apoiou os 30 anos de ditadura. A direita votou contra as eleições diretas. Apoiou é prorrogou o mandato do Sarney. Elegeu o aventureiro sem escrúpulos chamado Collor. Conspirou é não aceitou a reeleição Dilma. Conspirou é promoveu o golpe contra a Dilma. Apoiou é elegeu o Bozo.
Getúlio era um ditador, no inÃcio, muito alinhado com a extrema direita fascista e que matou comunistas (Olga Benario, por exemplo). O projeto que a esquerda tinha não era nada democrático: vide todos os terrÃveis regimes socialistas dos século XX. E a Sra. Dilma legou ao paÃs uma terrÃvel crise econômica, sem Pandemia e sem Guerra que justificasse.
Direita brasileira é essa gentalha destruindo os palácios em BrasÃlia . Direita brasileira? Ora, vá se roçar nas ostras!
Joel, vc está se referindo a direita sueca, norueguesa ou finlandesa? Fala aà pra deixar mais claro vai...meu querido, ou vc é muito ingênuo ou escreve com desonestidade intelectual mesmo. A direita brasileira é e sempre foi golpista, escravagista e higienista!
A direita brasileira sempre esteve mais para Olavo de Carvalho do que para José Guilherme Merquior.
Como se nossa esquerda fosse muito melhor né?!
Joel não conhece o Brasil profundo. Muito jovem, não dispõe da vivência terrena indispensável, nem a lente da dinâmica histórica abaixo da Linha do Equador. A Constituição de 88 é a casa de palha dos três porquinhos. Os três poderes são de madeira. A única edificação de tijolos, ferro e cimento é o Forte Apache. Não por acaso, os granadeiros bem o sabem. Razão pela qual, diferente do que Joel olha e vê, o golpe foi dado e duro. Doravante TUDO será mais difÃcil e instável para Lula III.
Não foi utilizada na crise a Garantia da Lei e da Ordem, caso em que caberia aos militares atuarem. Vi avaliações de que só a intervenção na segurança pública foi medida acertada, porém acredito que a GLO foi descartada por temor de os militares se recusarem a cumpri-la.
" Os escombros dos prédios de BrasÃlia serão limpos em algumas semanas. Os da direita vão demorar um pouco mais." Esta direita que estava no poder durante os últimos quatro anos, espero que seja extinta.
Excelente texto JOEL, a direita democrática, liberal e inteligente se sente ofendida com o "Evangelistão" fanático, medÃocre e paranoico do Bolsonarismo.
Agirá a direita não votou no Collor. Agorá a direita não votou no Bozo. Vai daà que o Moro, o Morão, a Goiabeira, o Sanfoneiro, o Astronauta da Gaita e outros menos votados devem ser esquerdistas disfarçados, né nesmo?
Artigo excelente, mas o essencial é que esta extrema direita atual, movida a bolhas de internet, é uma doença gravÃssima... se cura houver, será na base da limitação pela força.
Bem, Joel, não posso dizer que concordo com a sua perspectiva do que seja "direita" - particularmente se, pela analogia topográfica, a esquerda seja seu antÃpoda. "representa a liberdade e responsabilidade individuais, a crença no poder do trabalho, na eficiência econômica, no realismo com a natureza humana" - ah, esqueci de copiar o blá sobre "tradição e fé", acrescento agora. Tá meio epidérmico, até pra um artigo curto de jorná, tá não? Sei não, prezado, parece trabalho de ensino fundamental.
O problema é esse, Felipe Araújo Braga: vocês só se olham no espelho, não para o "resto" do povo.
O problema a gente vê no comentário desse infeliz que diz "nós de direita nos vemos assim". Não interessa como você se vê, e sim como os outros te vêem, e te vêem como um misantropo que acha que pode julgar o caráter de metade das pessoas por uma preferência polÃtica de baixa relevância. Quando cair a ficha que cada pessoa deve ser julgada pelas suas ações, aà talvez comece a conversa adulta e humana.
Pois nós, pessoas de direita, nos vemos assim. Sabe como vejo a esquerda? Pessoas intolerantes, com ideias econômicas equivocadas e iludidas por utopias impraticáveis, além de uma hipocrisia sem tamanho. Será isso? Ou só minha perspectiva? Acho que devemos nos abrir para quem pensa diferente de nós mas busca um mundo melhor .
São os cronistas 5o. ano do ensino fundamental.
De aluno do fundão da sala.
Deixar pobre passar fome seria "crença no poder do trabalho" ou isso é da parte da "eficiência econômica"? Qualifica você o Paulo Guedes, queridinho dos liberais, como uma gestão "eficiente" da área econômica? Defender direito paternal de estuprador é "respeito as tradições de fé"? Essa "direita comprometida com a democracia", até onde existe, defende na melhor hipótese uma oligarquiazinha de homens brancos.
Eu sou de direita liberal, porque acredito que os indivÃduos dentro de uma economia de mercado, trabalhando duro, com honestidade, desenvolvendo suas forças criativas, funcionam melhor do que um Estado controlando tudo.
Enio, tolinho, sob comando do Estado Chinês. Sabia não?
Seu tolo, a CHINA tirou 800 milhões de famintos, vitimas do comunismo maoista, pelo mercado, pelo trabalho ao permitir a empresa privada e o lucro. Dar comida, bolsa ou esmola para pobres nunca tirou eles da pobreza sozinhos, só acomoda e escraviza no assistencialismo.
O Ministro Alexandre de Moraes vem tendo papel fundamental. No Roda Viva de ontem, o Ministro Alexandre Padilha ficou a enaltecer o papel do Presidente eleito e não fez jus ao daquele Ministro, que veio garantindo todo o processo, e do qual partiu decisões firmes na sequência do enfrentamento de domingo.
'Agora que os atos falharam...' os caras destruÃram os interiores dos prédios dos 3 poderes, foi barba cabelo e bigode! Joel, a falha foi do setor de segurança do governo, que não conseguiu proteger o patrimônio público contra um bando de arruaceiros desarmados.
Senhor Joel, a tal direita liberal foi capturada, ou melhor, se deixou capturar pelo bolsonarismo. Serviu a ele como pôde, agora tenta tirar o corpo fora. O senhor acredita em papai noel??
Eu me considero de centro direita, liberal. Nunca apoiei Bolsonaro e sou totalmente a favor da democracia. Há pessoas boas e preparadas e pessoas ruins e despreparadas em ambos os lados e precisamos de um paÃs em que tanto a direita quanto a esquerda respeitem tanto a liberdade quanto a igualdade. Abaixo a intolerância!
Concordo ipsis literi. A intolerância é o apanágio dos totalitaristas na esquerda e na direita. O ponto para onde convergem os autoritários é a falsa democracia truncada por fanatismos.(Claudia F.)
Lendo os comentários abaixo, é possÃvel extrair uma conclusão Tanto a centro-direita como a centro-esquerda conseguem enxergar virtudes no outro lado. Agora, quanto mais se caminha para um dos polos, não há diálogo, mas sim monólogo.
A direita, a qual, é mencionada no texto, infelizmente não existe, no Brasil seria chamada de centro, poderia até ser confundida com PSDB, mas que como já sabemos uma vez no poder atua, para premiar milionários, e pisar na cabeça de funcionário públicos, se vivêssemos numa democracia, Jair Bolsonaro e seus apoiadores polÃticos ou não já estaria presos, se no lugar dos patriotário, fossem trabalhadores, terÃamos visto no domingo o maior massacre da história do Brasil.
Eu até costumava ler sua coluna. Agora vendo sua defesa dessa "direita" que não existe, vou deixar de lê-lo.
Pois você está sendo tão intolerante quanto um Bolsonarista! Há muita gente democrática e boa nos dois lados e gente ruim também nos dois lados. Democracia é você saber conviver com quem, democraticamente, discorda de você.
Os dois últimos parágrafos são realmente bem infelizes, mas eu gosto do Joel. É um cara q eu discordo, normalmente, mas que escreve e expõe suas ideias de maneira muito boa.
A virtude só está na esquerda?
O que há de se aprender desse episódio está longe da polÃtica ou da bobagem direita X esquerda, que é assunto para outra conversa. Todos aqueles que se perguntavam como era possÃvel formarem seitas como a do Jim Jones ou extremistas islâmicos que se explodem com dinamite no meio de centenas agora puderam ver diante de seus olhos como se forma uma seita, como ela se comunica, quem cai no discurso e quem defende a existência dela até acontecer uma tragédia.
Não acho que a esquerda queira "garantir tudo a todos", mas apenas dignidade a todos. A sugestão do Congresso não empossar golpistas é ótima, mas, infelizmente, não deve vencer o costumeiro fisiologismo. Gostei do texto!
Nosso paÃs é deveras desigual. Porém, muitas polÃticas da esquerda, ao meu ver, são equivocadas: polÃticas sociais o tempo todo sem foco em produtividade e melhoria da economia, uso de cotas ao invés de melhorar o ensino básico, etc.
Direita? Que direita seo Joel? A que temos visto nesse paÃs é desprezÃvel a começar pelo "uzmercado" que vc tanto admira. O que aconteceu agora é a mais pura tradução do ódio instilado pela direita brasileira.
'razoável se indignar com a volta de Lula'?? Ué... Então, se indignar contra a democracia e os votos de milhões é razoável? Menos, Sêo Joel, menos...
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
As pessoas são obrigadas a apoiar Lula agora?
Tudo muito confuso. Se eu fosse um pugilista canhoto. Daria um murro com esquerda ou com a direita?
O seu herói moro, por exemplo, foi bastante suave, para não melindrar os patriotas.
Bolsonaro os mandou pular no buraco, eles pularam...
Essa direita que Joel imagina eu nunca vi.
Caro Joel, o bolsonarismo é a direita iliberal. Dito de outro modo, não é a direita que você descreveu adequadamente na coluna. Nosso drama é que a esquerda brasileira é, em sua maior parte, igualmente iliberal.
Perfeito, Felipe, a linguagem desabrida e anematizante do Bruno não refuta o que escrevi, mas, antes, confirma o meu argumento.
Bruno, desde o século XVIII é o Liberalismo que defende: separação entre Igreja e Estado, liberdade individual, polÃtica, econômica, etc. você então é contra tudo isso? Já que se diz iliberal...
Vendo esse "liberalismo"de vocês que está a anos passando pano para golpista, estuprador, e fascista eu sou iliberal mesmo.
Melhor recorrer à constatação de Nelson Rodrigues: "No Brasil, quem não é canalha na véspera é canalha no dia seguinte". Com o arremate de Millôr Fernandes: "Dizem que quando o Criador criou o homem, os animais todos em volta não caÃram na gargalhada apenas por uma questão de respeito".
É difÃcil para mim reconhecer na história do Brasil essa direita de que fala o articulista, o que não quer dizer que é um desejo legÃtimo e seria realmente saudável para a democracia. Enquanto isso, Romeu Zema e outros, entregues a um bolsonarismo pragmático, mas não menos bolsonarista, dão provas de que este é um sonho cada vez mais distante...
Vcs não entenderam a sutileza da crÃtica que ele fez a direita. Não foi isso Joel?
Ótimo texto!!
Parece que o nobre colunista teve um espasmo cerebral e , num momento de elucubração mental , sonhou com uma direita utópica que jamais existiu no Brasil ! Ele tergiversa com um mundo ideal totalmente apartado da realidade!
"A direita [...] na importância de criar um bom ambiente para as pessoas se desenvolverem em vez de tentar —em vão— garantir tudo a todos." A direita acredita na importância de criar estes bons ambientes para todos começando por n//egar uma escola pública de qualidade né? É c//ada uma...
Eu sou liberal e vejo as escolas públicas como muito ineficientes. Defendo um modelo de vouchers: privatização do ensino com foco em resultados.
Se a direita brasileira for tudo isso aÃ, eu nunca vi :) A direita brasileira, no meu entendimento, sempre foi sinônimo de desemprego, privatização, corte de custos, demissão de funcionários que se dedicaram toda a vida à empresa, etc...Não sou esquerdista**
Para mim a esquerda brasileira é sinônimo de: utopias, anacronismo econômico, ineficiência, demagogia, populismo, enganação, hipocrisia.
Hilaria a frase do articulista “a crença no poder do trabalho” (sic) deveria ter dito a crença no poder do Capital…
O Sr. Joel, que dizer que é perfeitamente razoável se indign. com eleição do Lula e os atos de Alexandre de M. ? É melhor o Sr. retirar sua mascara e dizer que concordou com tudo isso ,seu dupla face .
TaÃ,Joel. Definiu a direita no mundo. Mas a direita no Brasil sempre foi golpista.
É, malogrou a Revolta Dos Manés. No final das contas, baita tiro no pé. Pra ser justo, essa extrema direita faz estragos pelo mundo, e todos estão aprendendo como lidar com ela. É hora de desbolsonarizar as instituições, e fortalecer a ABIN. Podiam também cassar a concessão de uma certa emissora de rádio, que de jovem não tem nada. E se você acha que sua vida tá ruim, pensa na dos caras que têm limpar os acampamentos dos golpistas. Imagine o cheiro depois de dois meses...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > A democracia resistiu aos golpistas; já a direita, sucumbiu Voltar
Comente este texto