Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MAKOTO SHIMIZU

    Sem dúvidas o ocorrido é uma inequívoca demonstração do vazio intelectual, vácuo espiritual de significativa parcela da população, estamos sendo testemunhas do poder de sedução de repetidas falas insuflando o ódio, instigando a violência como falsa forma de resolução de conflitos. O episódio demanda intensa mobilização da sociedade para tratar dessa anomalia que deforma pensamentos e leva a comportamentos totalmente selvagens.

    Responda
  2. Carolina Alves

    Boa. Agora pega tudo isso aí que você escreveu e incorpora nas suas teorias econômicas ;)

    Responda
  3. Luciani Aubin Kehl

    É tempo de sair de cima do muro. Se decidir como quer viver e o que respeita e acredita. Eu decido pela vida sempre. Inclusive a imprensa aos poucos deveria fazer o mesmo. A propria natureza viva sempre decide pela vida.

    Responda
  4. Antonio Nunrs

    Não terminei a leitura do teu texto mas a explicação não me parece tão simplista. Leia a obra de José Murilo de Carvalho sobre o imaginário da República e os diversos interesses envolvidos no processo. De como os grupos interessados trabalharam a simbologia para defender seus interesses políticos.

    Responda
  5. antonio ferreira da costa neto ferreira

    É um

    Responda
  6. ROGERIO RIBEIRO JORGE

    Também é importante lembrar que grande parte da elite econômica e de nossa classe média têm nostalgia do escravismo, da desigualdade campeã mundial, do índio em seu "devido" lugar, da doméstica, apenas, fazendo faxina nos aeroportos. Além do discitido pelo colunista, é isso que os bozonaristas reivindicam e temem não ver mais.

    Responda
  7. ARI VARGAS LEAL

    Resumo dessa prosopopeia: Somos humanos, uai. Daí os problemas decorrentes. Um leão, um macaco, uma ameba é o que é ao nascer até morrer.

    Responda
  8. João Batista Tibiriçá

    "Dize-me com quem andas dir-te-ei quem és." "A desgraça do pau verde é ter um seco encostado, vem o fogo dá no seco, fica o verde queimado." "Passarinho que anda com morcego, amanhece de cabeça para baixo." A minha recomendação é: tenha muito cuidado com as companhias, observe-as, qualquer sinal divergente fuja delas. Não acredite em tudo que vê e ouve, faça análise crítica e "Confie, desconfiando."

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Bernardo, meu caro, o bagúio é lôko e complexo. Creio que, pra entendê-lo, precisaremos de uma mistura de psicologia da personalidade e do comportamento, mais tradicionais, bem como dos conhecimentos contemporâneos da cognitiva. Por sobre essa base teórica, o estudo da técnica empregada na construção e difusão dos discursos alucinatórios, coisa que foi bastante bem feita pelos Bozocratas sobre os Bozonéscios. Vai dar pano pra muita manga - dava também uma boa série num mangá.

    Responda
  10. José Carlos Soares Costa

    Sim fica claro conforme disse Goebels ministro da propaganda nazista, uma mentira repetida muitas vezes por diferentes agentes, vira verdade. Junte isto ao fato de terem condenados a imprensa escrita e falada , como comprada, e a imprensa alternativa tipo jovem pan e outras, alem de alguns jornalistas da imprensa marrom, só propagam as fakes e incentivam os malucos terroristas

    Responda
  11. Kleber Veloso

    O filósofo João da Praia já nos advertia nos anos 70: aonde a vaca vai o boi vai atrás.

    Responda
  12. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Na verdade parece tolice alguém seguir determinadas ideologias e opiniões superadas que trouxeram desgraças para humanidade, como o Fascismo e o Nazismo. Porventura o homem, ao contrário dos animais irracionais, não têm o poder de análise, crítica e síntese? Ora, se vejo notícia apavorante nas redes sociais minha primeira reação como ser pensante é dizer: Será que isso aconteceu? Será verdade! E daí procurar fontes seguras para confirmar a informação. Mas muitos têm o falso como verdadeiro.

    Responda
  13. Alex Sgobin

    Estudar cuidadosamente a ascensão do III Reich ajuda a explicar boa parte da insânia bolsonarista.

    Responda
  14. Gil Almeida

    O acreditar existe porque do ponto de vista da lógica, não se pode provar a verdade. Um em cada 10 pessoas sofre de deficiência mental e outros tantos trocam a razão pela paixão, ao incorporar o mundo das ideias na personalidade. As ideias e principalmente as políticas pertencem à humanidade e mudam constantemente. É preciso livrar a personalidade dessas armadilhas que a torna prisioneira das seitas.

    Responda
  15. A A Iuras

    Cuidado: a invasão em Brasília não gerou uma sensação de vitória nos terroristas, mas um sentimento de que se tratou de uma batalha no caminho para vencer a guerra. Os malfeitores só vão parar no momento que o financiamento acabar. Os serviços de inteligência confiáveis, devem redobrar a atenção.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, Afonso, então vamos esquecer da abin, pelo menos da atual, do Goblin da Deduragem Planaltina: inteligência e confiabilidade não são exatamente os atributos disponíveis nessa prateleira...

  16. Edson Miranda

    Difícil é classificar quase 60 milhões de pessoas que votaram em Bolsonaro nesse enquadramento psicológico. Acho importante a mídia trazer tais enfoques, porém seria mais inteligente e geraria um grau maior de informações e conhecimentos sobre o fenômeno, caso a FSP e outros grandes veículos, buscassem também outras formas de enquadramento para essas notícias e reportagens. A ideia de " acontecimento" de Edgar Morin pode ser uma boa pista inicial. Abraços.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O Chic(ab)on é apaixonado pelo Lula. Não resiste comentar sem citar o Presidente - tri- Lula.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim. E do mesmo modo os que veem lula como salvador e alma mais honesta do país.

  17. IGOR ALEXANDRE GARCIA

    A grande parte dos presos bolsonaristas se tornaram criminosos graças a inércia deliberada e as mensagens dúbias de incentivo muito bem elaboradas por Bolsonaro desde a derrota nas urnas. Muitos são pais de família e aposentados, que infelizmente sofreram lavagem cerebral oriunda da bolha virtual que foram fisgados ao longo dos últimos quatro anos. O autor intelectual deste crime está de férias e provavelmente rindo da situação toda, quando poderia ter evitado tudo isso logo após a eleição.

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Se ele teria evitado "tudo isso", não seria quem é. Vc está querendo atribuir uma possível lógica racional e responsável à quem se rege por outro tipo de lógica. Em relação aos "pais de família" é bom entender que atos criminais podem ser realizados por qualquer sujeito alienado, independente da sua condição social e econômica.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      E daí? Não sou faxineiro de descerebrado. Talvez uns dias de cana faça a limpeza necessária.

  18. Said Ahmed

    Sobre os lunáticos que acreditavam no fim do mundo e que a salvação viria num disco voador, guarda um pouco de semelhança com quem acredita em apocalipse e salvação pelo arrebatamento. É só trocar os termos que a história fica parecida. Há uma crise religiosa por trás disso, crenças absurdas são incutidas nas mentes humanas desde os primeiros anos da infância. Quando a religião chegar ao século XXI a humanidade já estará chegando ao século XXX.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Said, boa lembrança essa sua. Até me estimula e lutar pra que a misschek não se candidate ao senado, como o brilhante Vardemá pretende, mas que seja indicada Chanceler: poliglota, falante de línguas, pode dar um Juta d um incremento na nossa diplomacia! Hahahahah!

  19. Rodrigo Ribeiro

    Tudo resumido numa palavra: gado. "O golpe dado na Dilma foi feito pelo Sérgio Moro com ajuda da CIA"... Ouvi muito isto do gado de esquerda. O gado de direita está aí. Quer realmente que sejamos um país apocalíptico, num processo que eles chamam de venezualizacao. Né, Tutinha?!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      E o prezado ainda tem dúvidas da participação do Departamento de Justiça Americano, não a CIA, na operação lava- jato? Informe- se melhor antes de vir catar coquinhos por aqui.

  20. ELLIS A OLIVEIRA

    Muito embora a grande maioria das pessoas que vimos na baderna ou terrorismo em Brasília seja de bolsonaristas (com lavagem cerebral ou não), deve-se observar que uma parte daqueles arruaceiros depredadores foram para Brasília aproveitando-se da "mamata": passeio, ônibus, comida, tudo de graça. Pode (e deve ter) gente que até não votou em Bolsonaro no meio; só aproveitaram da aventura. Mas, como os demais, devem ser identificados e punidos criminalmente e em ações de reparações financeiras.

    Responda
  21. José Cardoso

    As teorias lunáticas são como vírus. No passado, a força do catolicismo atuava como uma vacina, pois difundia nos fiéis um vírus atenuado, com teorias lunáticas sobre coisas acontecidas há mais de mil anos. Com o seu enfraquecimento, as pessoas ficaram vulneráveis, passando a acreditar mais facilmente em qualquer coisa.

    Responda
  22. Alberto Antonio Porem Junior

    É uma identificação de caráter. Não vamos tapar o sol com uma peneira. Junte-se a isto a invisibilidade social de grande parte destas pessoas que só precisam de um ponto de partida para expressarem suas convicções estapafúrdias da qual a sociedade têm que se livrar como o racismo, o preconceito, a misoginia, machismo e outras mais. Como Bolsonaro é a soma de todas estas convicções a postulação dele como o "mito", se explica.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A atribuição da identificação/adjetivação 'mito' ao bozo vem da infância e adolescência, de quando era extrator de palmito. O apelido inicial foi 'palmito', que por lógica linguística virou palmito. Enfim, é mais patético do que aparenta.

  23. Severo Pacelli

    O governo Federal tem que impor aos meios de comunicações o dever de informar a verdade. Tem que impor as igrejas conservadoras o dever de informar a verdade aos seus fiéis. Deixar os setores de comunicações, o púlpito das igrejas, escolas, unidades militares, muito a vontade, a mercê de lideranças xiitas, fascistas, medievais resulta nisso: eterna neura comunista, mundo paralelo, conduzindo a violência como a que ocorreu em Brasília. A verdade tem que prevalecer. Chega de fakes dominando tudo.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      O governo anterior fez isso muito bem. Tanto que convenceu 75% dos "evangélicos" que bozo foi enviado pelos céus, quando na verdade ele veio do inf er no.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ótimo. Mas, como ?

  24. A A Iuras

    Existem pessoas que postam vídeos todos os dias, o dia todo, de diversos canais, com conteúdo que incita a radicalização e a violência. Algumas delas dedicam bastante tempo do seu dia. Solução: investigação para prender esses malfeitores e realização de trabalhos comunitários para reparar os danos.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Verdade. Tenho alguns parentes que são policiais e até alguns evangélicos. Eles postam fake news todos os dias em suas redes sociais e parece que acreditam piamente no que postam. E não adianta argumentar porque gado não entende português.

  25. Osnilson Rodrigues Silva

    Uma análise muito precisa sobre a atualidade. Excelente artigo. Parabéns!

    Responda