Marcelo Viana > Conjectura da sensibilidade: uma prova d'O Livro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    'Num serão no hotel, enquanto escrevia o plano de trabalho para a bolsa, percebeu como transformar a ideia numa prova completa!' Presumo então que dispensou a bolsa...

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    Podemos dizer que Augustine Cauchy é o representante líder da escola francesa de análise do século dezenove. Historicamente ele iniciou a teoria moderna de funções. O tratamento científico de séries com infinitos termos começou com ele e Gauss. Cauchy estabeleceu regras para investigar a convergência ou divergência dessas séries. Laplace ao saber disso assustou-se achando que sua Mécanique Céleste fosse inválida. O mérito de Cauchy foi colocar esses assuntos numa fundação mais rigorosa.

    Responda
  3. Hermes Yaly

    Paul Erdös, lenda da Matemática do século XX, já foi tema de ao menos uma crônica de Marcelo Viana. Suas frases ficavam rapidamente célebres mas a mais famosa delas não é de sua autoria, como MV já comentou ("Matemáticos são máquinas que transformam café em teoremas"). Dois discípulos dele, um austríaco e um alemão, puseram-se a recriar O Livro, que resultou em "As Provas Estão nO Livro". O primeiro e mais antigo teorema dO Livro é a prova de que há infinitos números primos, por Euclides.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.