Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vitor Santos

    Excelente reflexão.

    Responda
  2. maria dolores nicolas olmos

    Exatamente esse é o retrato social do Brasil. Texto nota 1000

    Responda
  3. Sonia Pereira Gomes

    Lindo texto, cheio de verdades.

    Responda
  4. Junia Ferrari

    Excelente texto! Parabéns pela clareza em dispor os fatos e as análises. Só não consegue entender aqueles que ainda insistem em deixar de fora os "de longe".

    Responda
  5. Marcelo Arias

    Muita poesia... Se a quebrada entendesse essa poesia toda já tinha feito o que esses man nés fizeram a muito tempo e aí sim seria para acabar com a desigualdade, a fome, etc...

    Responda
  6. Marcelo Arias

    Muita poesia... Se a quebrada entendesse essa poesia toda já tinha feito o que esses man nés fizeram a muito tempo e aí sim seria para acabar com a desigualdade, a fome, etc...

    Responda
  7. Denise Arlete Machado

    Que texto!!!Parabéns e obrigada!

    Responda
  8. Maria Carvalho

    Maravilhoso texto! É isso, imagina se fôssemos nós os responsáveis pela barbárie.

    Responda
  9. Fabrício Schweitzer

    Parabéns pelo texto. Apenas deixaria claro que nessa turba, acertadamente, estão os três níveis da classe média brasileira - a baixa, a média e a altinha. Sem exceção, os três níveis representam a hipocrisia, o puritanismo e o retrocesso.

    Responda
  10. Alexandre Miquelino Levanteze

    é a hora de dar um abafa total e geral neste bando de terroristas, não é caça a bruxas , é defesa e manutenção da ordem nacional estão querendo derrubar o sistema elétrico brasileiro sem pensar nas milhares de vidas que serão afetadas ou perdidas com essa sabotagem, tem que identificar , localizar, prender e processar na foram da lei, sem trégua nem anistia.

    Responda
  11. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Depois do lacre quebrado, fica a perplexidade; a auto pergunta ante a coreografia e cenografia da barbárie, previamente, anunciada é isso pode? Será uma questão de tempo e uma razia semelhante, porém, provavelmente, de sinais trocados irá acontecer, o que poderá ser, por quem de obrigação, quando esse parangolé recentido descer a ladeira.

    Responda
  12. Jorge Ceretta

    Pelas imagens deu prá notar que eram todos "classe média". A classe que não trabalha, não produz, não paga imposto, não passa o mês correndo atrás das contas e que tem tempo para participar dessa imundície, não é mesmo?

    Responda
  13. Marcelo Santos

    Do que serve agir com o dever contra o preconceito se age como preconceituoso, ao generalizar condutas que devem ser criminalmente invidividualizadas? Sua opinião extremista também deve ser alvo de escrutínio, e é o que espero desta Folha.

    Responda
    1. Sonia Pereira Gomes

      Cala-te, minion. Não entendeste nada do texto.

  14. Alexandre Pereira

    Como sempre, qualquer momento é momento para perpetuar a narrativa, mesmo em situações graves como essa. Muito ajuda quem não atrapalha, camarada. Que tal deixar o oportunismo de lado e parar de jogar gasolina na fogueira? Vocês também são responsáveis pela polarização que desaguou nesse evento lamentável. Torcem pelo conflito para satisfazer o narcisismo doentio. Hipócritas.

    Responda
  15. Marcelo Moraes Victor

    Pobre comentário. Nada mais do que aquela visão marxista barata para ler os fatos seguida de mo ra cis contra os brancos, tudo nivelado por baixo. Sou branco, classe média e não tenho nada a ver com o domingo. Vai estudar camarada, vai. E modera teus pre conceitos

    Responda
    1. Djan Zanchi da Silva

      Certamente o que é descrito no texto não se aplica à classe média como um todo, mas, exatamente por ter vivido a vida toda nesse meio, eu afirmaria que vale para a sua grande maioria.

  16. Antonio Donizete Fernandes

    Boa, boa. Foi preciso desumanizar para a fissura das paredes brancas se apresentarem cobertas e como arremedo da farra do horror . Parabéns pelo artigo.

    Responda
  17. WILSON MAZZA JR

    Acorda Brasil!!!

    Responda
  18. WILSON MAZZA JR

    Acorda Brasil!!!

    Responda
  19. Vinicius Rodrigues

    Parabéns pelo artigo. O melhor que li em meses e o que melhor retratou a barbárie golpista

    Responda
  20. LUIZ ANTONIO DE MATOS MACEDO

    Perfeito, exceto pelo fato de que muitos dos terroristas não eram "cidadaos de bem" de classe média, mas pobres... coitados, iludidos pela manipulação por parte de graúdos interessados, o que não os exime de crimes horríveis. Possivelmente, alguns só queriam viajar e conhecer Brasília "boca livre" mas foram enredados no transe de rebanho, aticados pelos "lideres", e deram vazao a seus instintos violentos, destrutivos... sem nem saber o que eh Parlamento, Suprema Corte etc.

    Responda
  21. Emilio Bazzani

    Classe média. Sem mordadela. Filmaram manifestação com iphone e sem mascaras.

    Responda
  22. Antonio Catigero Oliveira

    Texto escrito com sangue nos olhos são os melhores. Não basta compreender; é preciso sentir.

    Responda
  23. Eliana Kling

    Texto perfeito!

    Responda
  24. Ana Rodrigues

    Veny, esse texto até foi de tão verdadeiro. Pretos e pobres teriam sido espancados

    Responda