Bruno Boghossian > Ordem de prisão é recado para forças de segurança de todo o país Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcelo Porto

    ... desencadeados por crenças pessoais, visão política de extrema-direita e uma atuação corrompida mas mascarada com discurso redentor. O policial na era bolsonarista se sente como um combate à moda do personagem do filme O Justiceiro. Diante da barbárie assistida no último 8 de jan., a polícia precisa assumir os erros e se refazer na trajetória de sua verdadeira missão, qual seja, a de cuidar e zelar da ordem, do patrimônio público e da vida das pessoas. Seja qual for o governo.

    Responda
  2. Marcelo Porto

    Uma parcela importante de profissionais de segurança pública, policiais militares, se encantou por e se engajou neste movimento nefasto e criminoso de intervenção militar. Infelizmente isso não começou no 8 de janeiro último. Um Mix de fanatismo religioso, com posturas e condutas ostensivas de atuação redentora, e uma sede por se fazer justiça com as próprias mãos veio se fortalecendo e ganhando espaço nas instituições policiais militares. Desta forma, deu-se início a graves erros de conduta ...

    Responda
  3. José Cardoso

    Quando houve tentativa de golpe na Turquia, o Erdogan promoveu um expurgo nas forças armadas. A dificuldade aqui é sobrar alguém.

    Responda
  4. filipe moura lima

    Aos que excedem, algum excesso não é de todo ruim.

    Responda
  5. José Bernardo

    Prezado Bruno, o último parágrafo me pareceu deslocado no contexto do artigo. Os primeiros passos, corajosos e corretos, porque começando pelo topo da hierarquia, estão sendo dados para que haja o efeito pedagógico que você reconhece; não vislumbro ainda onde a necessidade do alerta em relação a excessos.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Bem, meu caro, a prisão de militares que descumprem ordens - lembremo-nos de que a PM é militar, embora seja mais zoada do que o exército - é regida por um regramento que difere do civil, e que aumenta a gravidade da consequência à desobediência. Seria bom que esse pessoal se ligasse que o bagúio é lôko e sério, é que não serão tratados com a habitual condescendência. Rigor, aliás, que deveria se estender às operações que matam pobre em favela, com a punição aos mandantes da barbárie.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Alexandre, meu ponto diz respeito à obediência de militares às regras e ao comando, bem como sua responsabilização.

    2. Alexandre Pfeilsticker Gonçalves de Oliveira

      Creio que o comentário se perdeu na questão das favelas. Quando a exigir dureza na restrição a qualquer manifestação, pois ninguém pode prever onde qualquer manifestação vai parar, seria ótimo acabar também com essas manifestações do MST, PT e etc. Devemos intender que restringir não é colecionar a restrição de grupos só da oposição. Passou do tempo de acabar com manifestantes vândalos.

    3. José Rosa

      Com encaminhamento de impeachment de governador...

  7. Celia Regina Resende

    Os “puliça” gostam mesmo é de descer o sarrafo em professores, trabalhadores e manifestantes de movimentos sociais. É preciso um novo tipo de formação de policiais responsáveis pelo bem estar e segurança da sociedade

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, acabei de lembrar mais ou menos da mesma coisa...

  8. Paulo da Silva batista

    Grande Morais!!ou vai ou racha ou arrebenta tampa caixa,estamos em um momento decisivos para as instituições democráticas, acho que o povo tem que ir pra ruas defender as instituições,fui nas diretas já e estou disposto de novo!!!

    Responda
  9. Alberto A Neto

    "Dizem que quando o Criador criou o homem, os animais todos em volta não caíram na gargalhada apenas por uma questão de respeito". (Millôr Fernandes)

    Responda
    1. Gisele Santos Batista

      País nada deve a Xandão. Ao contrário. Perdão por discordar, grupo Folha/UOL.

  10. Marcelo Raftopolo

    Tá na hora de refundar as polícias, para que deixem de ser a pura encarnação da violência e se transformem em profissionais que cuidem e não ameacem a população.

    Responda
  11. José Rosa

    Tive receio de que as forças policiais não iriam cumprir ordens para desocupação dos prédios. Positivo que haja divisão de atribuições entre elas e cada uma com respectivo comando, que ao meu ver dificulta articulação no sentido de depor autoridade constituída. Houve quem apontasse que a polícia civil estaria menos contaminada com o bolsonarismo, e vemos a PF, tb afetada, porém não deixando de cumprir as ordens do STF. Na Força Nacional tb seria complicada; possui policiais de vários Estados.

    Responda
    1. José Rosa

      Contaminada, Gisele?

    2. Gisele Santos Batista

      Perdão por discordar, grupo Folha/UOL. País nada deve a Xandão. Ao contrário.

  12. Webe Queiroz

    Análise mais coerente e até esclarecedora aos insensatos e inconsequentes de plantão! Salvemos a Democracia.

    Responda
  13. Julio Shiogi Honjo

    Com certeza e, importante, sob o estrito cumprimento da lei!

    Responda
  14. Rubens gonçalves

    O gsi comeu bola.

    Responda
    1. Gisele Santos Batista

      Perdão por discordar, grupo Folha/UOL. País nada deve a Xandão. Ao contrário.

  15. Alexandre Fonseca Junior Matos

    E o ministro Pazuello. Não vai ter o sigilo de 100 anos sobre Manaus quebrado ?

    Responda
  16. Alexandre Fonseca Junior Matos

    E o ministro Pazuello. Não vai ter o sigilo de 100 anos sobre Manaus quebrado ?

    Responda
  17. Leonardo Marques Militão

    Falta exonerações.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Todos que cooperaram para que esta vergonhoso acontecimento ocorresse ,devem ser demitidos ou expulsos ao final de um inquérito sob a égide da mais ampla defesa! Em especial oficiais de capitães a coronéis.

  18. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Existe limites, quem apoia a ruptura da ordem democrática deve ser punida, se for das forças de segurança, não importa a patente, devem ser julgados, expulsos e presos, só cumprir a lei e a constituição cidadã.

    Responda
  19. Francisco Bezerra de Menezes

    Creio que o país só estará tranquilo desses atos de quebra do Estado Democrático de Direito quando prender, pelo menos, 2 generais sabidamente traidores da Constituição. O exemplo é imprescindível e extremamente necessário.

    Responda
    1. Gisele Santos Batista

      Ao contrário. Perdão por discordar, grupo Folha/UOL. País nada deve a Xandão.

    2. Gisele Santos Batista

      Perdão por discordar, grupo Folha/UOL. País nada deve a Xandão. Ao contrário.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Vou mais longe, independentemente de responsabilizações penais todos os oficiais de todas as forças que comprovadamente tenham ligações com grupos bozonaristas, tenham externado simpatia ou participado de qualquer tipo de. Rúcula ao ou apoio a atos de apoio tem que ser afastados pois se tornarão agentes internos de perturbação e proselitismo Bozonaristas, coisas incompatíveis com an hierarquia e o exercício de suas funções constitucionais.

  20. Francisco Bezerra de Menezes

    Creio que o país só estará tranquilo desses atos de quebra do Estado Democrático de Direito quando prender, pelo menos, 2 generais sabidamente traidores da Constituição. O exemplo é imprescindível e extremamente necessário.

    Responda
  21. Jose Roberto X de Oliveira

    Quem não entender que suas preferências políticas não podem interferir no desempenho de suas funções constitucionais e legais em segurança pública e forças armadas deve ser responsabilizado. Até demissão. Aliás, a vedação já existe de muito. Estamos esperando é a consequência pelo desrespeito.

    Responda
    1. José Rosa

      Gisele, contenha-se! Pode estar em estado de delírio. Procure justificar sua opinião. Quem sabe tendo de raciocinar um pouco, você cai em si. O mesmo vale a outros (as) tantos, que visivelmente não sabem o que fazem e encontram-se em mesmo estado que o seu.

    2. Gisele Santos Batista

      Diretamente de Queiroz-SP. Afinal, não temos medo. Nosso país nada deve a Xandão.Ao contrário. Perdão por discordar, grupo Folha/UOL.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Todos que o fizerem devem ser afastados pois podem atuar para propagar o câncer golpista. Urge que seja estancado o ímpeto golpista de militares e policiais. Não deve ser admitida atividades poliricas desses servidores pois é incompatível com suas funções.

  22. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    O capiroto, não demora cair !

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Não, ele já caiu! Falta agora ser preso. Mas antes será extraditado.

  23. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    O capiroto, não demora cair !

    Responda
  24. Maria Carvalho

    Verdade! Pela ordem e segurança afinal esses agentes públicos são pagos com o nosso dinheiro e seu "Dever" é de agir com lealdade à sociedade e não "misturem" Trabalho com opiniões pessoais.

    Responda
  25. Ricardo Lobo

    Com relação aos absurdos do governo irresponsável e agora, com seus atos terroristas, não houve nenhuma manifestação, a não ser a tolerância com as incubadoras golpistas em frente às sedes dos destacamentos.

    Responda
  26. Ricardo Lobo

    Existe um alinhamento claro das FA com o bolsonarismo. Quando houve alguma movimentação de Lula, generais sairam a campo para fazerem ameças veladas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E o comandante que se negou a transmitir o cargo? Deve ser punido com o afastamento compulsório.

  27. JOSE LUIS PIRES DOS SANTOS

    Não sou ingênuo nem pessimista. O governo e Lula foram incompetentes, confiaram o Galinheiro para a raposa. Mas daqui prá frente é outra conversa. Golpista agora tem de ir pra cadeia, querendo ou não.

    Responda
  28. Emilio Bazzani

    Alckmin em silencio. Xandão e Alkmin: tudo a ver.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quer que ele saia em defesa dos golpistas, mané bozoloide?

    2. Emilio Bazzani

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. SERGIO saraceni

      Meu prezado. Alckmin é apenas vice presidente da república. Vc quer que o vice em apenas 48 horas saia falando o que?? Dar ordens ao presidente da república? Ou dar ordens ao presidente do TSE, Moraes ? É cada um que aparece nestes espaços da Folha!!! Muuuuuuu!!

  29. Ivan Bastos

    Mais uma determinação acertada do Moraes, mas que precisa ampliar aos conselhos de segurança e mais abaixo. Sem anistia.

    Responda
  30. João Batista de Souza

    Que comentário mais sem sentido. Pelo contrário, as ações fascistas de domingo fortaleceram o governo com uma unidade nacional que não estava prevista. O Brasil agora marcha rumo a paz e progresso.

    Responda
    1. GIORDANO MOCHEL NETTO

      Acho que você vive na Disney.

  31. Alberto A Neto

    O golpe foi dado e foi duro. O governo está grogue. Lula III foi ao córner. A crise está longe de cessar porque não será contida, necessariamente, pelas medidas legais cabíveis. Há uma fenda estrutural na sociedade brasileira que vem de longe. Deliberadamente estimulada pela retórica repetitiva explicitada no bordão "Nós contra Eles"! só não vê quem não quer ou viola o apanágio da lógica. A sociedade brasileira entrou em transe e o país só trocou de problema. Paz?! É tudo o que cedo não veremos!

    Responda
    1. José Bernardo

      Sempre li seus comentários e o considero bem informado; mas, no contexto do momento, não vejo sentido em seus alertas "realistas", ou na ironia que andou disseminando por aí com a citação de Millôr. Quer o quê? Paz haverá, ou não; primeiro a ordem tem de ser restabelecida, custe o que custar.

    2. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

      O que aconteceu no domingo foi de uma violência ebburrice raras. Sobre a violência, não preciso me estender. Mas sobre a burrice , sim. A extrema-direita esperava que os ataques fissem o começo de uma revolta que incendiaria o pais.Deu melda e atiraram no próprio pé . Sei que vocês continuarão tentando,, mas sei que as tentativas continuarão dando em melda.

    3. Marcus Salmeron

      Alberto A. Neto, como é seu nome completo, se é que se chama Alberto? Manda prá nós teus endereços nas redes sociais, prá gente denunciar você prá PF. Faz esse favor prá nós, querido.

    4. AUGUSTO DA VEIGA LEITE

      Perdeu mané!

    5. AUGUSTO DA VEIGA LEITE

      Perdeu mané!

    6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bozoloide nazi tentando inverter as coisas. O governo, apesar de ingenuamente ter confiado no Bozoloide Ibaneis, saiu fortalecido. Sem a alternativa fracassada e tosca de golpe, típica de bozoloides, correríamos o risco de que a situação de golpistas acampados em frente a quartéis se prolongasse e se tornasse fonte de tensão permanente. Agora isso acabou e todos estão contra a horda golpista e favoráveis à ação enérgica do governo e do judiciário. Perdeu, mané! Já era!

    7. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      O recado foi dado... Os causadores de problemas e arruaceiros não serão mais acobertados por cargo ou patente. Fique esperto!

    8. ANDRE LUIZ BOGADO CUNHA

      Quem sofreu o golpe foi Bolsonaro, que está se borrando de medo de ser preso. Seu ex-ministro já tem ordem de prisão decretada. Ele será o próximo. É só uma questão de tempo.

    9. J D Costa

      O "nós contra eles" que vc fala, da a entender que fomos nos da esquerda que criamos o nos contra eles... Na verdade a gente criou o nós (pobres) contra eles (ricos)... Nossas lutas sao pela maioria pobre e nunca foi pauta nossa o "nós (esquerda) contra eles (direita)...

    10. Ivan Bastos

      Lula se fortaleceu pois tem amplo apoio dos democratas e do Judiciário. Uma pesquisa deu que 90% da população desaprova os atos terroristas do domingo amarelão.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.