Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. maria camila machado almeida

    ...pensando alto com raquel dodge ontem, recomendo, e Diretas já no sábado na tve sp direção de grande paulo markun, mestre.

    Responda
  2. maria camila machado almeida

    ...pensando alto com raquel dodge ontem, recomendo, e Diretas já no sábado na tve sp direção de grande paulo markun, mestre.

    Responda
  3. Marcelo Guimarães Freitas

    Se houver uma investigação honesta, descobriremos que a ida para os EUA foi para encobrir sua participação como organizador da patuscada. Essa ação tem a cara dele, incompetente até para dar um golpe.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    Se até este jornal, que há menos até outro dia, alguns de seus colunistas comparavam pedido de esquerdista pela ordem democrática, com extremista de direita pedindo Golpe e intervenção militar, onde estava a colunista para perceber o que estava por vir?

    Responda
  5. José Bernardo

    Este dia trágico pode bem representar chance de inflexão histórica; mas um de nossos maiores desafios para isso será não deixar que o peso inercial de nossa tendência quase atávica à acomodação e composição nos impeça de levar até o fim a depuração necessária, por meio da responsabilização de todos os responsáveis, sem exceção.

    Responda
  6. Marcelo Moraes Victor

    Se houver lei e justiça no Brasil, não há como o Mito escapar de uns 15 anos de cadeia só pelo domingo, imaginem pelo resto …

    Responda
  7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Quando Lula era o demônio da vez muitos se recusavam a ver que o ovo da serpente estava sendo chocado. A esses parecia que as ações que levaram ao golpe contra Dilma, a prisão do Lula e que culminaram na eleição do genocida eram um processo de depuração da sociedade quando eram o seu oposto. Os “de bem alçaram o Moro claramente fascista a herói da pátria e depois ainda contrapunham o PT ao Bozo apontando semelhanças quanto a uma suposta ameaça à democracia. A Folha fez isso e não faz autocrítica

    Responda
  8. Julia Lopes

    Excelente texto!

    Responda
  9. Claudio Carvalho

    Imagina se a senhora colunista fosse mantida naquele Conselho indicado pelo Moro, teria feito parte de um governo fascista. Porque entre o Moro e o Bolsonaro não existe diferença. Segundo a "conja", eles são uma coisa só. Hoje, depois da devastação, todo mundo é pela democracia... Quanta gente inocente!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É verdade . Quando Lula era o demônio da vez todos se recusavam a ver que o ovo da serpente estava sendo chocado. A todos parecia que as ações que levaram ao golpe contra Dilma, a prisão do Lula é que culminaram na eleição do genocida eram um processo de depuração da sociedade quando eram o seu oposto. Os de bem alçaram o Moro claramente fascista a herói da pátria e depois ainda contrapunham o PT ao Bozo apontando semelhanças quanto a uma suposta ameaça à democracia. A Folha fez isso!

  10. RICARDO BATISTA

    Bem que dizem que a história se repete como farsa.É essencial uma diligente depuração das instituições corrompidas pelo bolsonarismo. Até expurgos, se necessário.Essa extrema direita tem que ser isolada.Também seria bom uma campanha didática, nos telejornais e escolas, sobre os porquês da separação entre Três Poderes, das vantagens da democracia, e dos riscos da concentração excessiva de poder. Achávamos que estávamos seguros,mas a democracia é uma planta que precisa ser regada constantemente.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      A extrema direita cometeu suicídio político domingo. É o lado muito bem de tudo isso

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Incrivelmente isso não faz parte do currículo das escolas.

  11. Alberto A Neto

    "Dizem que quando o Criador criou o homem, os animais todos em volta não caíram na gargalhada apenas por uma questão de respeito". (Millôr Fernandes)

    Responda
  12. Alberto A Neto

    Há um silêncio sepulcral a respeito de qual teria sido o resultado no final do dia 8 se as forças dotadas da competência legal do poder de polícia houvessem reagido e realizado a repressão efetiva requerida proporcionalmente ao vandalismo praticado. O que sucederia? Nós teríamos presenciado um Novo Eldorado dos Carajás! O fato incorrigível é que o país está fraturado; ao meio. O dia 8/01/23 condenou Lula III a ser o mais turbulento e instável dos governos desde a redemocratização plena em 1989.

    Responda
    1. José Bernardo

      Pode ser que sim; ao mesmo tempo, as reações dos dias 09 e 10 nos permitem esperançar que não!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Está nada, mané bozoloide. Vocês gostam de repetir a mesma bobagem até que ela se pareça com a verdade. Extrume que é pretende que tudo se transforme na bhosta que preenche a sua caixa craniana. A esmagadora maioria condena o vandalismo, o terrorismo, a barbárie, o golpismo bozoloide, o genocídio corrupto da sua laia. Vamos expurga-los para que a democracia volte a reinar. Xô pestes satânicas! Vá de retro, belzebu dos infernos!

  13. irzair correa

    Szabó é sempre precisa e sua ánalise tem profundidade, mas tem uma coisa que tento desfazer argumentando sempre que posso, por que colocar como contrários ou antagônicos o real e o virtual (on line) como se o virtual fosse desprovido de realidade? Szabó afirma " uma vez iniciadas no mundo online, passam a ter efeitos concretos no mundo real", o que está on tem concretude e realidade porque mesmo não gozando do estatuto de "res extensa", é mensurável. No mais, perfeito,

    Responda
  14. Andréia Chaieb

    Sem Anistia! Os militares estão no centro do caos brasileiro. Assistam no YouTube: "Manual de manipulação psicológica do Exército usado por Bolsonaro."

    Responda
  15. Said Ahmed

    Para além de sintomáticas, as omissões do desgoverno também parecem sistemáticas. A desinformação e a propaganda são as armas dos extremistas, e para desarma-los vai ser necessário muito trabalho de convencimento, e isso se dá pelo debate público qualificado e de alto nível, no congresso e na imprensa. Parabéns pelo texto, foi no ponto certo.

    Responda