Opinião > Quando a profecia (política) falha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acredito que as Igrejas que se envolveram com a questão polÃtica e viraram escritórios partidários incentivando o golpe perderam o caráter religioso e devem perder a isenção tributária posto que ao se imiscuir profundamente na polÃtica perderam o caráter sacro-religioso não se enquadrando na interpretação constitucional de igreja. Imposto neles para identificação dos recursos e movimentação financeiras.
O messianismo é fenômeno social complexo, de resistência à racionalidade secular, que deve ser estudado em suas múltiplas facetas, incluindo os modos de cooperação que enseja entre os abandonados pela ordem "que vem de fora". A socióloga brasileira Maria Isaura Pereira de Queiroz possui uma obra sobre este tema que é referência no paÃs e no exterior. Este fenômeno pode ajudar a entender as motivações de uma parte dos vândalos, e como eles são manipulados pelos arquitetos desta barbárie.
Acho que não precisa ir tão longe. Embora as declarações de muitos sejam lunáticas, o comportamento do grupo é parecido com as brigas e depredações em estádios de futebol após uma derrota, principalmente quando é de pouco e ainda se coloca culpa no juiz. A diferença é nos estádios pelo menos há policiamento.
Reflexão oportuna. Não necessariamente consciente para toda a horda, contudo, pode ter havido, sim, a expectativa de que o fruto daqueles atos fosse a intervenção da "santÃssima trindade" para restabelecer seu messias...
Excelente texto. É bem batida a recomendação de não misturar religião com polÃtica, mas é sempre necessário lembrá-la. Divino e profano, cada qual na sua dimensão. Quanto a não se dar ao luxo da dúvida, já passei por isso e hoje percebo que duvidar é o melhor caminho para fugir de confusões.
Análise muito interessante, que parece dar conta da mixórdia ideológica e religiosa e da irracionalidade que caracterizam o bolsonarismo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Quando a profecia (política) falha Voltar
Comente este texto