Poder > Esquerda e direita mudam de lado em debate sobre terrorismo após ataque golpista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A extrema direita foi sempre causa de terror na repressão à população na história universal. Escravidão, servidão, desemprego, mendicância foram resultantes da administração polÃtica das nações da ideologia de extrema direita em todos os paÃses desde o advento da idade média.
Se o ex-presidente não comentasse o ódio contra o STF esse sujeito não teria feito essa bravata inglória. Simples assim. Tira o Bolsonaro do evento, esse sujeito estaria vivo e nem sequer existiria. Então, tem muitos prontos a fazer o mesmo.
toda vez que a extrema direita se opõe as pautas da esquerda sempre se dão mal, depois se tornam vÃtimas do que se opuseram
Texto simples: Bozo na cadeia.zero anistia.financiadores de 8/1, também 17 anos de cadeia.
Nos EUA só se fala em terrorismo, se o criminoso não for um nacional branco, independentemente do ato que o sujeito realizou.
O 8 de janeiro, a tentativa de explosão de um caminhão próximo ao aeroporto de BrasÃlia, a invasão ao prédio da polÃcia federal, o homem bomba na praça dos três poderes, as constantes ameaças de mortes a autoridades nas redes sociais... são terrorismo! Portanto anistia e inconcebÃvel e inadmissÃvel, sob pena de incentivar novos atos terroristas!!
"Nos Estados Unidos, acampamentos de pessoas pedindo golpe, mensagens tramando invasões aos Poderes, aluguel de ônibus etc já teriam sido investigados como terrorismo." Falso, nada foi feito e Trump retorna ao poder livre leve e solto. Inclusive tendo sido pego com documentos ultra-secretos arquivados no banheiro de sua casa.
Agora partiram para a discussão semântica para livrar os golpistas e terroristas do traste inelegÃvel. Só falta agora partir para o romantismo dos atos criminosos. Punição. Sem Anistia.
A "Discriminação" ocorre de diversas formas, dentre elas no âmbito polÃtico. A polarização, as defesas de opiniões radicais e ofensivas existem, basta manifestar se é de esquerda ou de direita. Os atos de 08 de janeiro são, evidentemente, discriminatórios. Portanto, pode sim ser aplicada a Lei de Antiterrorismo.
Pra você ver como "o mundo dá voltas", nada que nove anos pra isso acontecer.
Preconceito não é só racial. O preconceito dos invasores é contra a social o ódio sedimentado conta os socialistas e comunistas. Para destrui-los e evitar que os vencedores se consolidem no governo, estão se tornando agressivos violentos, difundindo o medo não só nos usuários dos prédios públicos atacados, mas também na população que teme uma guerra civil. Doutor, pela lei, é terrorismo sim!
O preconceito dos invasores é contra os democratas, socialistas e comunistas. Está cheio de ódio.
Qualquer atentado contra o Estado Democrático de Direitos deve ser rigorosamente punido, de acordo com a lei, sem excessos. O problema é que a esquerda se considera exclusiva detentora da verdade e daà invasão vira ocupação, etc. A extrema direita, por sua vez, quer legitimar a violência que pratica a todo custo. Sejamos cidadãos republicanos, apenas isto, e defendemos as instituições pátrias de quem quer que seja.
Se aquilo que aconteceu domingo não foi um ato Terroristas vamos liberar milhares e milhares de presos que não fizeram nem 0,1% do que esses terroristas fizeram. Até atentar contra o Brasil, as instituições, o povo brasileiro, a democracia e a Constituição não é um crime pior que o crime de terrorismo, então esses juristas explique o que foi aquilo, quem sabe foi só uma brincadeira de criança. Padmé com tanta piedade com bandidos.
Estranho, criminalizar uma porção de revoltosos que depredaram e vandalizaram BrasÃlia como terroristas? Se fossem todos da turma do PT seriam "terroristas" também? Quebrar janelas, cadeiras, pichar paredes, invasão, etc é terrorismo no Brasil? Muito estranho.
Narrativa infantil, o objetivo da inocente turba de criminosos foi criar o caos, desordem e anarquia, com o objetivo de intervenção militar! Afinal ficaram dois meses nas portas dos quartéis, insuflando as forças armadas ao golpe, e depois da posse, com um movimento organizado e orquestrado nas redes sociais, "a festa da selma", ter sucesso no golpe militar!! Narrativas não mudam os fatos ou a história, mas valeu a tentativa!!
Por quanto tempo o movimento legÃtimo do MST não foi chamado de terrorista pela direita? O problema principal não é a forma das reivindicações, mas seu conteúdo. A direita defende ditadura, fim do STF, presidente que exalta torturador. A esquerda defende igualdade social e fim da pobreza.
uma coisa é lutar por um direito do qual se foi excluÃdo, outra coisa é lutar para ter um golpe polÃtico para impor a vontada da minoria. Golpe de estado não tem paralelo com movimentos sociais. A tentativa de simetria, entre movimentos sociais, geralmente bancados pela esquerda, e movimento golpistas, geralmente suportado pela direita extrema, é absolutamente falsa e não tem paralelo. Narrativa de má fé. Quem escreveu isto, foi o estagiário do editorial?
Parabéns pelo comentário, Sr Eli Moura! Nada a acrescentar! Lúcido, inteligente e esclarecedor!
Perfeita a colocação, Armando. Como é bom ler algo de quem realmente se propõe a refletir. A falsa simetria é uma constante da direita. Não são capazes nem de refletir sobre o conteúdo das manifestações.
Vale mais a pena perder rigor num caso como a baderna de domingo do que enquadrar qualquer protesto como terrorismo. Imagine quanto abuso foi evitado na gestão que, graças sos céus, acabou. Que sejam processados dentro da legislação vigente
Simples: a lei deve expandir como terrorismo atos que pedem o fim a democracia e suas instituições. Quem pede ditadura militar é terrorista e totalitário. Ninguém tem o direito de pedir publicamente fim das eleições democráticas, fechamento do congresso, fim do STF, questionamento das urnas eletrônicas.
Terror se pre terror estando ou não na lei .
Não, Mateus, não foi a Dilma que mudou nada. Foi o PT, no Congresso, que fez campanha contra o projeto que previa a tipificação de terrorismo justamente para atos como este aÃ, temendo, com razão, a criminalização dos "movimentos sociais". E o texto foi enfim alterado. É disso que o texto que lemos trata. Ninguém aprova este vandalismo. Mas estamos falando de aplicação da lei penal, que não admite a analogia. E eu duvido que o PT concorde em mudar a lei, pois sabe que amanhão pode ser francisco.
Exatamente. E pelo princÃpio da publicidade todos os atos do poder público devem ser claros e passÃveis de prestação de contas. Pensando nisso, nosso CN para uma população de 211 milhões de habitantes e possui 513 deputados e 81 senadores. Os EUA tem 314 milhões de habitantes e 435 representas e 100 senadores. E olha que eles têm 50 Estados-membros. Nossos juÃzes do STF ganham mais que seus correlatos na Europa. E lá eles têm o euro. Nada justifica o irracional. Mas o Brasil precisa ser revisto.
Miro, quem não leu a matéria parece que foi você. O q a Dilma fez foi não expandir a lei para manifestações que pudessem conter alguns danos fÃsicos e matérias. É comum isso acontecer em manifestações (quebra de vidros, depredações), pq o movimento eventualmente fica fora do controle. O q não dá para permitir é atentar contra as instituições democráticas. Mas isso não é uma caracterÃstica da esquerda, pode ficar tranquilo. Isso é coisa da direita fascista, com a qual vc está acostumado a lidar.
Simples: tentou-se fazer isso em 2016 - a matéria lembra, leste? - mas a esquerda barrou, prevendo que eles poderiam ser atingidos logrunho, já que são useiros e vezeiros no assunto. Mas agora vamos "expandir". Fica esperto: tem chico e também francisco.
"Essa manobra não seria necessária se, em 2015, congressistas de esquerda não tivessem se articulado para retirar o terrorismo por razões polÃticas do projeto de lei enviado pelo governo Dilma." Pois é: eles queriam o direito de depredar e não serem terroristas. Mas só para eles. Ah, o contexto é outro. Pode ser. O caráter, ou o mau caráter, é que continua o mesmo.
A esquerda agiu corretamente ao retirar parte do texto Qualquer greve seria terrorismo .TÃpico de nossa sociedade com muitos de mentalidade escravocrata
Não sr. querido, você que não entendeu, porque está apenas opinando. Estamos falando de CRIME - um termo técnico - e o que diz ou não a lei. No Direito penal "não existe crime sem lei que a tipifique." Tipificar um crime é atribuir-se um verbo, assim: "Artigo 121. Matar alguém." Este tipo de ação aà estava previsto no projeto de 2016, mas a esquerda fez campanha por sua retirada, por medo, com razão, de que seus atos fossem abarcados pelo tipo penal então previsto.
Não querido, você não entendeu. Tem uma diferença enorme entre depredar patrimônio e atentar contra as instituições democráticas de direito, defender ditadura e pedir fechamento do STF. Para o primeiro, deve ser aplicada multa visando ressarcir a parte prejudicada, para outro, cadeia por atentar contra a democracia.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Nelson em que momento esses acampados de Curitiba pediram golpe de Estado ou depredaram o espaço público?
Uma coisa é quebrar vidraça de agências bancárias que extorquem o povo brasileiro com juros de 368% ao ano, enquanto financiam milicianos genocidas desmatadores. Outra coisa é defecar no patrimônio público e promover golpe de Estado. Se a diferença não ficou clara até aqui, sinal que seu lugar é curtindo um tweet de bolsonarista, que hoje clama por "Direitos dos Manos", chamam prisão de "Gulag" e reclamam da Ditadura que tanto pediram.
Pelo que eu entendo terror é: causar medo, invadindo órgãos públicos, autarquias. Uma vez que cause danos e afete a vida de pessoas, tanto em eventos públicos tais como esportivos e culturais ou órgãos dos três poderes. Assim que as e faça a justiça como deve ser feita.
Miro Costa, nem sempre compartilho de suas opiniões, mas quando você argumenta, faz com muita competência. Esses comentários opinativos não tem relevância. Temos que ser pragmáticos, técnicos com essas questões.
Isso significa apenas que tu não entendes nada do assunto, então não deverias opinar com mera opinião. No direito penal o crime é TIPIFICADO. Não é o "entendimento" que o define.
Não mudam. São iguais. Depende de quem fez a coisa errada. Corrupção, violência, terrorismo. Só vale quando o inimigo ideológico realiza tais ações ilegais.
Daqui a pouco esta folha vai jogar toda a culpa na esquerda
Já faz isso há cem anos...
A mÃdia tradicional e judiciário também viam exagero no termo golpista, usado amplamente pela esquerda, termo que se provou bastante preciso.
Tudo o que causa terror ë terrorismo ,logo os bolsonaristas vândalos são terroristas sim .
Miro ,quem escreve bobagem é ossa senhoria .Terrorismo não precisa constar na lei para o ser..Antes de existir a lei de Newton quem pulasse em um poço cairia do mesmo jeito.A extrema direita é terrorista sim isto fato. .
Muito bem, seu Amarildo. Logo, quando alguém diz que "o incêndio foi um terror" deve-se condenar o incêndio por terrorismo. Percebes tua bobagem? Vamos qualificar o debate, rapaz. Estamos falando de crime, e todo crime precisa ser tipificado, seja para chico, seja para francisco. É disso que trata a matéria, não de achismo.
A violência em qualquer manifestação já lhe tira o direito de ser assim classificada, qualquer cidadão tem direito a questionar e pedir esclarecimentos sobre atos dos poderes que não lhe ficam claros. Atos violentos de onde quer que venham devem ser punidos . A mesma lei que pune radicais de direita deve ser aplicada a radicais de esquerda. Todo brasileiro tem direito a lutar por seus direitos.
Esta gente provocou terror social e generalizado o tempo todo, desde às eleições qdo ameaçavam em depredar carros adesivados e atirar em eleitores do PT. Passaram dos limites.
Lula 3º está entre Isabelita e Bordaberry: só consegue governar com a truculência de ministros do STF e com forte aparato de repressão. A direita bolsonarista desdenha as instituições (não funcionam para todos) e a incipiente democracia (não resolve os principais problemas). Todo mundo parece ter claro que as eleições de 2018 e 2022 não sacramentaram nos poderes da República lideranças respeitadas pela sociedade. É evidente a escalada da violência real, polÃtica e social. Os sinais da ditadura..
Pelo visto, 2023 será caracterizado por apurações, investigações e prisões. Empregos, saúde, educação e segurança ficam para depois
Depende... Se a reação à tentativa de golpe de estado for tratada da maneira clássica do Judiciário, com apurações individuais e processos singulares, não vai durar só 2023, vai se arrastar até a prescrição, garantindo a impunidade. Mas se for como deve ser, com o Alexandre de Moraes comandando ok processo legal, não passa de poucos meses.
Você se engana, o governo Lula continuou trabalhando no dia seguinte, mesmo sob os escombros do vandalismo terrorista de bolsomnianos. Ao contrário dos 4 anos de destruição do paÃs no governo de Bolsonaro.
Essa lei de antiterrorismo que o Brasil tem é ridÃcula em suas motivações: é totalmente fora do contexto brasileiro. Fizeram de tudo pra não criminalizarem "movimentos sociais" (que tbm têm táticas terroristas como o MST e já falo isso antes de bolsonarismo nascer) e agora não se pode condenar terrorismo dos outros.
Como dizia Bolsonaro, "direitos humanos só para humanos direitos".
Ironia
Quem é esse cara que você cita? Alguém que tem alguma relevância? Precisa estudar mais e oferecer citações de quem tenha algum conhecimento sobre alguma coisa.
E vc cita um humano bem torto para isso? Mas mesmo um criminoso como o minto deve ter seus direitos respeitados. Essa é a diferença né minion?
Mais narrativas de tentativas de criar simetrias. Não há simetrias ao que acenteceu no último polÃtico, para o qual já havia um teste piloto conseguiu sob argumento de liberar uma liderança indÃgena. Quem tenta fazer a simetria mostra seu apoio ao que aconteceu.
Sofismo: argumentação que parece lógica, mas leva a conclusões equivocadas
Ninguém mudou de lado. A direita trata professores e militantes polÃticos como terroristas, que não são, por óbvio, e a esquerda mostra quem são os terroristas de verdade.
Este é o problema do sistema jurÃdico brasileiro, os legisladores sempre pensam em excludentes de ilicitude na Lei para proteger os parentes e os mais "chegados". AÃ, quando os "outros" brasileiros cometem os delitos "fora das quatro linhas" - caramba, nunca pensei em usa está expressão - o céu vai na cabeça dos iluminados.
Se formos ter uma lei para cada conjuntura fica impossÃvel a convivência de opostos. Pela lei em vigor não é terrorismo motivação polÃtica. Pode e deve ser mudada a lei, mas ela não retroage.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Esquerda e direita mudam de lado em debate sobre terrorismo após ataque golpista Voltar
Comente este texto