Mirian Goldenberg > O gozo dos ratos imundos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Também me intriga por que "cidadãos de bem" apoiaram greve-locaute de caminhoneiros e, agora, a depredação e roubo em Brasilia (08/jan), mas xingam, desprezam, e ajudam policiais a bater, soltar bombas e cachorros em professores em justa greve (ver Curitiba/2015, São Paulo, Rio Grande do Sul, etc). Ser paÃs do futuro odiando professores e depredando democracia?
Sempre juntos
Antes tarde do que não lê-la. A subida da rampa marcou o que imaginávamos o fim de um pesadelo. Um evento mágico! O dia 8 o choque da realidade. Passamos. E não, eles não passarão! Bravo!
É preciso ter coragem
"compreender por que tantos "cidadãos do bem" apoiam e se identificam com psicopatas genocidas, com criminosos odientos e covardes cujo único gozo é destruir, torturar e matar." Mirian, você publicou suas ideias sobre isto, ou ainda está pesquisando?
Nunca vou conseguir compreender
Siiiimmmm! Democracia sempre!
Sempre juntas
Mirian , com toda humildade , me coloco a seu lado , tamos juntos!!!!
Si, tamos juntos!
Parabéns ! Excelente texto e biografia. Deus te abençoe ! Tamo junto !!
Puxa, que legal. Além do excelente artigo, a Miriam responde aos comentários... Eu costumo lê-los para saber a "avaliação" dos leitores aos artigos. Tomara que a moda pegue, e outros articulistas adiram. Mas que deve lhe gastar muito tempo, isso deve...
É uma grande alegria e prazer, Vezio
Sim, estamos juntos. Democracia para sempre. Ditadura nunca mais.
Tamo juntos!! Democracia sempre. Os fascistas odeiam que as pessoas sejam instruÃdas e tenham noções de cidadania. Infelizmente eles só entendem uma lingua: a da força. No caso, usaremos a força das Leis. E temos de ocupar os espaços e as ruas. Luta será longa e dura
Sempre juntos, com coragem
Parabéns pelo texto, quase uma biografia de quem passou grande parte da vida ansiando por um PaÃs Democrático. Alguns anos mais idoso que Você, também vivenciei estes fatos como aluno de engenharia da UFRJ e até hoje passo mal ao ver tentativas de retorno à quele perÃodo, como também me senti mal nos últimos 6 anos. Que os "ratos" retornem aos esgotos junto com seus lÃderes, principalmente o covarde que fugiu do PaÃs.
Precisamos muita coragem, força e união, mais do que nunca
Excelente texto. "Fascistas não passarão", mas darão um enorme trabalho...A luta está do começando
A luta continua, sempre juntos
... estamos juntos bailando e cantando as nossas canções sagradas!!!... ' Let The Music Play On'!!!... Let it play on, on,..., on!!!... 'She (Mrs. M. Goldenberg) is at home, man!'- Yeah, she is at home!'...
Tamo junto simmmmmm.
Vivi a época da ditadura, com as mesmas ideias. Estes últimos quatro anos foram um pesadelo. E já tinha havido a crise anterior, com desemprego e tudo o mais. Este paÃs está muito doente. O covarde e tóxico ex desgovernante é sintoma e causa ao mesmo tempo dessa doença. É desalentador que falsos patriotas tenham tanto poder. A luta continua e coragem é preciso, passividade, não. Hannah Arendt não gostava de falar de esperança, porque ecoa passividade. Concordo. Precisamos de ação.
A luta continua, com coragem. Sempre juntas
Mirian precioso texto...subscrevo análise e como educadora identifico-me com sua trajetória, vislumbrei aproximações pessoais/acadêmicas. Parabéns, força e coragem!! Inês Maria.
Sempre juntas, Inês, unidas somos muito mais fortes
Nobres censores da FSP,há uma vontade minha de CNL a assinatura deste jornal,porém me faltam opções,fiz um comentário elogioso a querida Professora Mirian e ele não apareceu,deixem de parecerem CENSORES de 1964.
Quando quero que corrijam algo que está errado, ou mandar um recado pro articulista, eu aprendi. Começo o artigo com FOLHA em caixa alta. Não tem erro. Vai pra moderação e então sei que será lido, agora, por um humano, não mais pela máquina (software, IA, o que for).
Parece que a mensagem está abaixo dessa. É que redigistes em caixa alta. Por exemplo, se escreveres Bndes em caixa alta vai para a censura.
Quero ler o comentário do Tadeu. Muitas vezes demora, mas chega
Querida MIRIAN sou seu fã de carteirinha,sou da nossa geração, fã do PASQUIM E SEUS COLUNISTAS,portanto estou alinhado contigo, seu artigo é BRILHANTE,LUCIDO E PREMONITÓRIO,OU SALVAMOS A DEMOCRACIA OU O BRASIL NAO VAI MUITO LONGE.
Tadeu, com coragem e união, nós venceremos. Sempre juntos
Mirian, é sempre um enorme prazer ler a sua Coluna. Você é uma Mulher Linda, Madura, Inteligente e tem uma também linda história. Lutas, Conquistas e muito Aprendizado, com certeza. Ler sua coluna, sim, é um gozo sutil e pleno. Parabéns e "temos juntos" sim. Sempre! Abs
Tamojuntos, Andre. Com muita coragem e união venceremos
Sou da sua faixa etária e acompanhei todos os absurdos da ditadura militar. Achei que após o fim do regime mais sangrento que o Brasil já teve, a história serviria como exemplo para que nunca os absurdos desumanos fossem repetidos. E aà aparece Jair, o Belzebu dos infernos e em pouco tempo quase consegue voltar àquele passado tenebroso. Porém a democracia venceu e eles vão tentar de tudo para voltar ao poder de uma forma ou de outra. Vamos sempre tentar impedi-los e prende-los sempre. Perdeu
O pior é que irão infernizar as nossas vidas, é só o que sabem fazer
Pois é, minha querida, Mirian, de uma festa linda, emocionante no dia 01 (tive a honra de participar) vimos no dia 08 a barbárie tomar conta. Esses ratos odeiam a arte, a cultira, livros, a história de seu povo. Nossa República, no domingo, ficou de joelhos para a barbárie com a anuência da PolÃcia Militar do DF (a mais bem paga do paÃs).Enquanto não houver punições duras, dentro da Lei,dos sujos policiais e dos ratos terroristas nossos tesouros correm riscos.
Miriam, se a resposta da Justiça for exemplar (e justa) eles perderão adeptos e muita da força que hoje aparentam ter.
É o pior, querida Bianca, é que esses ratos imundos irão continuar sempre infernizando as nossas vidas
Bela trajetória! A velhice só é boa nas democracias.
Qualquer idade só é boa na democracia
Sem Anistia!
Facil de ler e dificil de escrever. Sua historia e cheio de alma , amor e determinacao . Parabens . E nois !!!
Verdade, Roberto, muito difÃcil de escrever e mais difÃcil ainda de viver. Sempre juntos
Também desisti do Direito e fiz Ciências Sociais, só que minha Faculdade era particular:)
Meu caminho foi bem tortuoso, mas cheguei no lugar que eu queria
Estamos Juntos !!!
Que beleza! Admiro-a. Além de ser uma belÃssima confissão, mostra seu caráter exemplar. Muito sucesso. Com meus 78, estamos juntos nessa luta. Força!
Sempre juntos, unidos venceremos
Mirian, me eu tio, Gervásio Gomes de Azevedo foi perseguido a vida inteira até ser assassinado por fascistas; meu pai foi preso em 64, eu tenho profunda repugnância aos fascistas. Não passarão. Bella ciao!
Grande Miriam, é como diz aquela música do "Gorpo" em "He Man"; "O BEM VENCE O MAL". Fazendo uma rápida analogia: He Man = Lula, e a música = suas palavras. Vamos que vamos na luta contra essas pessoas nefastas...
Oi,Mirian. Gostaria de ter visto, na mÃdia tradicional,a transmissão ao vivo com comentários e sem intervalos,da manifestação na Paulista,na segunda feira, pós terrorista. A mÃdia,como eu e vc,temos um lado. O da democracia. E não podemos abrir mão.
A luta continua, todos os dias
Linda história! Estamos com vc nesta luta!
Sempre juntas querida
Sempre juntas, Sonia, somos muito mais fortes
A democracia precisa estar em constante vigilância ,o que é um dever de todo cidadà o .A história não pode se repetir como barbárie .Muitad coisas precisam mudar neste paÃs ,mas a educação a principal a ser transformada .Esperamos avançar nesta parte neste governo Lula .
Sempre juntos, unidos venceremos a barbárie
Com certeza estamos juntas!!! Pensamento positivo na fé que a democracia vencerá no Brasil.
Nossa luta continua, todos os dias, sempre juntas
Lembrei do ditado: quando o gato sai, os ratos fazem a festa. A praça estava sem policiamento para tanta gente. Muita incompetência do setor de segurança do governo. Eu, que em criança morei na BrasÃlia recém inaugurada, não me conformo com tanta destruição. Não podia ter acontecido.
E vem ainda muita tentativa de destruir a democracia duramente conquistada
Querida Mirian. Minha ira está batendo no teto pelo excesso de toxidade que este humanoide miliciano me causa desde que essa praga e sua horda maldita se abateu sobre nós. Mesmo sobrecarregada de estresse quero dizer a você que enquanto eu viver, essa coisa disforme será combatida sem trégua. #estamosjuntas.
Sempre juntas, querida Gaya, unidas somos muito mais fortes
Querida Mirian. Minha ira está batendo no teto pelo excesso de toxidade que este humanoide miliciano me causa desde que essa praga e sua horda maldita se abateu sobre nós. Mesmo sobrecarregada de estresse quero dizer a você que enquanto eu viver, essa besta bÃblica será combatida sem trégua. #estamosjuntas.
Unidas, venceremos os ratos imundos
Saiu na mÃdia: Celina faz apelo a distritais para salvar autonomia polÃtica do DF. Tem muita gente que está bastante nervosa. Ou raivosa. Os terroristas estão se reorganizando. Cadê o serviço de inteligência responsável e confiável?
E vem muito mais
Sim, querida, juntÃssimas! Estamos juntas na defesa da democracia e da solidariedade, da liberdade e do amor.
Unidas, somos muito mais fortes
Sempre juntas, querida, unidas venceremos os ratos imundos
Tamo juntissimo
Governo federal deve agir rápido a fim de esmagar os cabeças e até algumas cabeças da tentativa de desestabilização do paÃs. Colocar esses velhos militares na reserva e renovar o quadro. Agora, colocar um quinta coluna no centro do poder foi erro crasso.
Vão infernizar muito ainda
Estaremos sempre juntos! Sempre! O fascismo não pode e não deve triunfar. Ele é vil, um perigo para a humanidade.
Verdade. Sempre juntos
Sou muito mais velho que você e também militei contra os ratos imundos do meu paÃs de origem, numa célula clandestina, expondo minha vida e as da minha famÃlia, com risco de ser torturado e desaparecido. Esses ratos se multiplicam ferozmente em todos lados precisamos estar vigilantes sem baixar a guarda, porque eles estão com raiva, mordem e matam. Nossas vitórias são apenas batalhas ganhas, mas a guerra continua até a votoria sempre. Eles não passarão enquanto haja um de nós.
Tamo juntos!
Bonita caminhada. Também estava lá PHC, setembro 77. Tamo juntos!
PUC, 77
Bela trajetória! A união nunca foi tão importante Mirian. Me preocupo pois os militares estão no centro do caos e são o braço armado!
Andréia, adoro seus comentários.
Precisamos de muita força, união e coragem
Bela história de uma cidadã brasileira que nunca mão de lutar pela democracia, repudiar o fasciscmo e acreditar que venceremos a barbárie bolsonarista. Será que esses idiotas acreditavam que tomariam o poder? Que o Exército viria protegê-los e o Bozo voltaria triunfalmente ao poder? Canalhas! Canalhas! Canalhas!
E ainda irão infernizar muito as nossas vidas, temos que ter coragem
Democracia sempre ! Tamo junto !
Sempre juntas pela democracia e justiça social
Juntos!
Sempre
Muito bom, Professora Mirian! Excelentes constatações. Mais uma vez fica evidente a necessidade de um intensivão de Jornalismo, Arte, Cultura e muita terapia para vacinar o nosso povo. Axé, Professora, muito axé!
Muita coragem e união para combater os ratos imundos
Juntos e misturados, professora! Brilhante artigo, a gente sente o quanto texto foi escrito com emoção. O povo, unido, jamais será vencido. Os ratos voltarão para o esgoto.
O povo unido pela democracia
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > O gozo dos ratos imundos Voltar
Comente este texto