Rodrigo Tavares > A palavra terrorismo deve ser usada com moderação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
Perfeito. Vândalos etc, mas exagerar é minar o direito de protestar, respingando em manifestações futuras e sua eventual legitimidade, minando o próprio estado de direito. Histeria está na moda.
Dicionário Michaelis: terrorismo - Ato de violência contra um indivÃduo ou uma comunidade, com o objetivo de provocar transformação radical da ordem estabelecida. As palavras têm mais de um sentido, todos eles legÃtimos. Além da definição vernacular, os sentidos do termo "terrorista" na literatura acadêmica e no direito internacional aplicam-se exemplarmente aos atos ocorridos em BrasÃlia. Apenas no direito brasileiro talvez seja mais adequado dizer "ato análogo ao crime de terrorismo".
Alexandre, desapropriar uma fazenda (se uma invasão do MST tiver sucesso) não muda a ordem estabelecida. Já "desapropriar" a sede de um Poder da República é outra história...
Ok, MST ad caterva e os demais citados na coluna também o são? Lula em seus movimentos reivindicativos também seria? Os milhões de 2015, também? Ãndios que invadiram prédios? Os sem teto do manobrista Boulos? Ou só os que o estado de direito de ocasião assim o definir. Pau que dá em Chico tem de dar em Francisco, ou estamos com saudades de 17, 39 e 64? Vândalos etc, sem dúvida, mas vulgarizar terrorismo é infantilidade que terá implicações a quem quer que proteste contra qualquer gato gordo.
Não entendo sobre os termos jurÃdicos, mas atos que vão contra os poderes instituÃdos, patrimônio público, ordem, etc. não são crimes? E quem pratica estes tipos de crimes são terroristas, sim, pois querem trazer o medo, terror aos demais que não compactuam com suas idéias.
Frase lapidar do texto: Mas é precisamente quando foi agredido que o Estado precisa mostrar que é republicano e de Direito. Uso imoderado da palavra só serve para insuflar mais ódio ainda. O ato abominável foi perpetrado por terroristas ou por fanáticos alucinados? Ou será que existem vários graus e classes para a palavra terrorista? (Claudia F.)
À luz dos fundamentos da filosofia polÃtica é terrorismo mesmo. A nossa Lei pode não categorizar, mas se mobilizaram na tentativa de implantar um estado de terror e de exceção.
Depende da narrativa. Se foi apenas um espasmo de ódio diante da derrota eleitoral foi um crime mas não foi terrorismo. Mas se houve conluio com setores do exército e polÃcia para mostrar ao governo atual o quanto ele é vulnerável, é terrorismo. O modelo é aquela cena do Poderoso Chefão em que o magnata do cinema acorda com a cabeça de seu cavalo de raça ensanguentada em sua cama. Os mafiosos escancararam sua vulnerabilidade, para extrair concessões.
A única coisa que se deve usar com moderação é o álcool. Quando uso em demasia deito e durmo...em qualquer lugar! Terroristas, sem cultura, não patriotas.
Bem, creio que gorpista milho da Justa é consensual, né? Tá de bom tamanho. O resto a gente aguarda, desde que com eles em preventiva, por cuidado.
Rodrigo, levando em consideração que nenhuma opinião é realmente neutra. Qual seria seu objetivo no meio de um movimento fascista elaborar um texto como o seu em um dos maiores veÃculos de comunicação do paÃs?
Tenho a mesma impressão. Sou petista, lulista, tenho horror ao bolsonarismo, acho que o capitólio caipira merece ser tratado com rigor, inclusive criminalmente. Entretanto, discordo da banalização do uso da palavra terrorismo, assim como do uso exagerado da palavra genocÃdio, mesmo se nos convém, mesmo achando que Bozo deve responder por suas sabotagens. Nos, da esquerda temos que fazer de tese e antÃtese, a sÃntese, senão o risco é a brecha autoritária, que pode se voltar contra nos mesmos.
Se estivesse em um dos prédios trabalhando estaria aterrorizado, então quem causa terror é terrorista.
Vai mal a Folha com o atual time de articulistas "conservadores". Alguns poucos até são legÃveis e esgrimem argumentos bem pensados. Outros são engraçadinhos pour épater la bourgeoisie. O restante é um bando de reacionários que vendem sua pena a quem lhes dá holofotes para defender o indefensável - e é nessa categoria que o presente articulista se encontra. Garoto, vamos fazer um exercÃcio fonético: diga BOLSONARISMO TERRORISTA sem gaguejar pra ganhar uma paçoquinha.
A palavra tem peso.
Rodrigo, como está a tua dieta à base de celulose, apenas?
Rodrigo calado é um poeta! Como não tem nada pra dizer, sobra esta por caria.
A pergunta que não quer calar. Por que o colunista que não é professor de português ou advogado, escreve esse artigo para aliviar a barra dos monstros que fizeram essa barbárie ?
quanta bobagem.
Terrorismo! Terrorismo! Terrorismo! Às favas a linguÃstica. TERRORISMO feito por TERRORISTAS ! Esse sujeitinho tá passando pano em TERRORISTAS! E quem passa pano em terroristas, terrorista é.
Terrorismo ?!? O autor já ouviu falar, ou estudou sobre: IRA, IRA PROVOS, Ação Direta, Baader- Meinhof, Brigadas Vermelhas, OLP, Fatah ?!? Domingo foi terrorismo , sim ! Vai esperar o uso de armas letais, explosivos para aceitar a definição ?!?
Boa noite! O que está ocorrendo no Brasil hoje é graças uma boa parte da imprensa brasileira. Estão flertando sim com a ditadura. Não confunda Liberdade com libertinagem. Existe uma coisa chamada constituição, e no domingo esses terroristas rasgaram. E é assim que começa a degradação de uma civilização. Até porquê eles vem cometendo crimes desde de novembro. " Alguns jornalistas estavam preocupado com a Pec de transição". E não estão dando ênfase aos eventos que vem ocorrendo no Brasil.
Resumindo: vc só pode ser enquadrado terrorista de sequestrar um Avião e colidir o mesmo num arranha céu? Aquilo foi Terrorismo sim, e de forma absolutamente incontestável na minha opinião
Jura que é professor? Quanto invadirem sua casa e ameaçarem sua famÃlia, mostre a eles sua carteira! Nunca li tanta idiotice!!
Só falta falar que foi uma manifestação extrapolada do direito de manifestação. Parece até que houve apenas um pequeno destempero cÃvico. Cinismos e hipocrisias
RidÃcula argumentação sendo que no texto mesmo o autor cita um caso clássico: jamais um turco aceitará que a Armênia os acuse de genocÃdio..A marcha pelo deserto até Aleppo, as fotos, a morte de mais de um milhão em 1915, tudo é "mentira" dos armênios..Senhor autor quanto volteio para florear o horror: uma horda de fanáticos, terroristas, assassinos da Democracias e o pior, com financiadores...
Que forcação de barra para aliviar a situação dos terroristas. Este olavista medÃocre querendo ensinar linguÃstica e jornalismo é a decadência da Folha-Pan. Preocupem-se com as ameaças no ar. Não gastem espaço com frivolidades e nem com pseudos intelectuais. Logo vem uma campanha desmonetiza Folha-Pan. Saudades do Otávio Frias Filho. Esse pelo menos não era fascista.
Se tem empresários envolvidos, a Folha estará lá defendendo, ainda que seja um financiador de atos de terrorismo
Não acho que criou Terror, o que deveria envolver mortes e maldade extrema. Foi mais um ato tipo black blocs de dois mil e treze, do que terrorismo mesmo. Uma baderna de grupo com dor de cotovelo de ver um governo bacana em inÃcio de mandato, muito melhor que fascismo que apoiavam. Comunista e fascista faz parte do mesmo perfil que não aceita democracia e harmonia. Quer impor algo em cima de um grupo diferente deles.
Têm cara de terroristas, agem como terroristas, se articulam e se organizam como terroristas, falam como terroristas, mas aaaah, não, não vamos chamá-los de terroristas porque o termo e a palavra e a linguÃstica e blablabla. Complicado esse texto, senhor.
Um malabarismo pra defender empresários golpistas. Simples. A Folha vai afundar junto com os golpistas.
Folha passando pano como sempre, “cuidado com os termos”, como se fosse uma opinião que não é do jornal que seleciona cuidadosamente quais opiniões ele quer divulgar. Bom, dado a pompa e a presunção do artigo, sugiro pelo menos uma revisão do português.
Certamente o senhor defende a ideia de que estes nobres bozolóides devem ser tratados com flores e beijos pelos atos que praticaram.Já o povo trabalhador que balança diariamente nos ônibus, trens, metrô das cidades e até mesmo aqueles rurais que vão no lombo do cavalo para seu oficio, estes, que não tem polÃtico de estimação, a única vez que chegam perto de um, é quando vão para urna votar.Estes senhor, exigem que se aplique a lei 13260/216 sim,e que suas capivaras fiquem eternamente manchadas.
Prezado autor. Dê uma olhada no twitter da bolsonarista "Ana Priscila Azevedo", presa nesta semana. Se aquilo não for terrorismo, pare o ônibus que eu quero descer.
Isso, continue passando pano nos terroristas golpistas que logo logo isso acontece de novo. Francamente...
Cara, você poderia gastar seu intelecto e seu tempo com algo que contribua com a sociedade. Querer desprezar que houve Terrorismo no domingo é no mÃnimo insolente de sua parte.
FSP, Estadão, JP, Record... não usam, ou estão evitando o uso da palavra "terrorista" porque sabem que criaram ou, no mÃnimo, contribuÃram para o crescimento desse "monstro ideológico" que aterroriza nosso Brasil... Que tal fazerem um "mea culpa"???
Terrorismo pode ser definido como a guerra não declarada.
Sou capaz de apostar que esse "professor de business" votou no Bolsonaro, arrependido ou não, e sente algum incômodo pessoal em ver seus aliados chamados de terroristas. Esse é também o problema da Folha e do Estadão. Precisa de assassinato para chamar de terroristas? Mataram muita gente na campanha eleitoral.
Terroristas, golpistas!!!
TEREIRISMO: emprego sistemático da violência para fins polÃticos, esp. a prática de atentados e destruições por grupos cujo objetivo é a desorganização da sociedade existente e a tomada do poder.. Se isso nao foi terrorismo persi a nocão de interpretar a realidade!
Podemos argumentar também que alguém que vai num mercado e detona dinamite amarrada ao próprio corpo, matando outros cinquenta, é um suicida insurgente, radical, baderneiro, assassino, fanático, mas que terrorista é exagero.
cara 1964 ser revolução, admitir esta ideia, dá um tempo, por favor. foi um golpe militar.
Acho golpistas mais apropriado. Eles queriam derrubar um governo democraticamente eleito. Terrorismo teria bombas, mortes, feridos. A impunidade que reina por aqui, incentiva estes malucos a destruir o patrimônio da nação
O que você acha daquele prenúncio quando da bomba montada num caminhão tanque bem próximo ao aeroporto??
Golpistas seriam se eles declarassem o governo atual nulo e tentassem assumir o comando do governo.
"a folha e o estadão" escolheram caminhos mais seguros..."
São terrorista e pronto. Não adianta passar pano. Não há semântica que sustente outro significado para essas ações. A questão é: a quem esse termo está sendo usado, né?!
Tudo que provoca terror ë terrorismo sim , independentemente se o ato consta ou não na lei .
Nilvia ,os crimes dos bolsonaristas não são enquadrados como terrorismo em termos jurÃdicos .Nem por isso a baderna deixa de ser um terror .
Claro que isto depende do grau de instrução, de caráter e intenção de quem usa ou atribui. A matéria é bem escrita e objetiva e mostra o bom senso e o poder de visão que o autor tem. Não vejo em quê a discriminação em relação a quem não reza o mesmo credo e o ódio podem contribuir para a construção de uma democracia ou nação. Bom senso que obviamente não está sendo utilizado nem por grande parte da imprensa e por grande parte da população. Paz e respeito é tudo que o paÃs precisa.
Eu comentei isso no meu entorno, que acho que não se deve abusar de certos adjetivos para não banaliza-los. No entendimento que faço do termo ter-r0r-ismo há ação polÃtica violenta que mira população civil de forma indiscriminada, aleatória. Atacar móveis e imóveis simbolos da republica não preenche meu requisito. E a lei conforme menciona o autor? Sei lá, não entendo de lei, mas o direito não tem tb o monopólio da lÃngua.
Ao mencionar seu requisito, você torna qualquer discussão irrelevante. Cada um define o próprio requisito e não há certo ou errado
"Não deveriamos de chamar..." O estilo do rapaz já é um terror...
O autor do texto é bolsominion e passa pano para terroristas.
Muito bom e racional o texto. Coisa rara nesses dias conturbados...
Prezado Colunista, preceitua o art. 2º, inciso IV, da Lei 13.260\2016, que disciplina o terrorismo no Brasil, ao estabelecer as respectivas condutas, dentre elas: sabotar o funcionamento ou apoderar-se, com violência, grave ameaça a pessoa ou servindo-se de mecanismos cibernéticos, do controle total ou parcial, ainda que de modo temporário(....) de instalações públicas ou locais onde funcionem serviços públicos essenciais(...).Não são terroristas?
Terrorismo doméstico. Óbvio.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Tavares > A palavra terrorismo deve ser usada com moderação Voltar
Comente este texto