Rodrigo Tavares > A palavra terrorismo deve ser usada com moderação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
O tÃtulo articulista deve ser usado com moderação, senão acontece isto que já virou lugar comum na folha,qualquer pavão idiota,escreve um monte de besteiras,pra ver se enrola alguns manés e e corre prá galera.
TERRORISTAS! E Basta de censurar meus comentários!
Última tentativa, depois de duas censuras: TERRORISTAS os marginais que depredaram a Praça dos três poderes. TERRORISMO fizeram e o autor, condescendente e singelo com as palavras, beira a cumplicidade.
No próximo artigo deste emérito articulista da FSP vai analisar a importância de anistiar estas pessoas que atacaram os sÃmbolos da república democrática do Brasil. A destacar que no mesmo dia foram sabotadas três importantes linhas de transmissão do sistema elétrico nacional. Pelo lógica deste articulista tb não são terroristas. Por favor, haja paciência
O autor mostra moderação ao tratar dos atos praticados pela horda terrorista. Na Alemanha de Hitler, no inÃcio do movimento nazista, houve pessoas que também tiveram essa postura, inclusive autoridades, que relevaram ou não deram a devida importância ao que estava germinando. O mal tem que ser combatido com todos os meios para ser extirpado do seio social, senão ele nos subjuga. Nesse sentido, para o nosso bem, está a postos o nosso Min. Alexandre de Moraes, paladino da democracia brasileira.
Tipo o "emérito" ministro da Defesa, "que tem amigos e familiares nas manifestações democráticas"!
Muito bem colocado, os que respeitaram os nazistas como sendo apenas pessoas com opinião diferente, acabaram sob um regime brutal de violencia e intolerancia. Gente intolerande não pode chegar perto do poder nunca. Essa gente tem que ser duramente e criticada com força pra que voltem as cavernas que nunca deveriam ter saido.
Ah, dê-lhe paninho. Mi-mi-mi com toques de bacharelismo continua sendo mi-mi-mi.
Realmente. A grande maioria dos presos são homens, brancos, muitos ligados à s forças de segurança (PM, exército, bombeiros) , outro tanto candidatos derrotados nas últimas eleições. So gente de bem. Terrorismo é quando a grande maioria é preta e pobre e reivindica melhores condições de vida. CertÃssimo o articulista
Está equivocado, Marcos Araujo. "Terrorista" se aplica apenas a árabes sunitas com turbantes e barbas longas.
Só li a manchete, nem quero ler esses argumentos. Relativizar extremista é o que?
O miro abaixo quer que vc leia. Eu tbem não tinha lido e então fui ler Não mudou nada o blablabla do cara. Ou quer aparecer ou eh anti lula disfarçado como o miro. Se quiser uma ideia, não perca tempo com o artigo. Eh mais um soldadinho da frente liberaloide do frias.
Este é o problema: ler dá um sono… mas somente a leitura permite o entendimento. Leia, entenda.
A "passada de pano" do autor, o prurido e o cuidado com as palavras para se referir aos TERRORISTAS que invadiram e barbarizam a Praça dos Três Poderes é um verdadeiro ato TERRORISTA para o bom senso. Cuidado para não acabar cúmplice de TERRORISTAS!
É, "passando pano" assim é que chegamos nesse ponto. Terroristas sim, articulista, sem anistia, inclusive para os que estimularam atos deste tipo. Nunca mais!
Concordo com o leitor ,Ãlvaro Cláudio Maia. Tanto a Folha quanto o Estadão não usou termo por razões óbvias.
Ao lermos os comentários vemos que nem o leitor (?) da Folha sabe interpretar um texto. E entre os assinantes deste jornal devemos ter a nata intelectual, pessoas que no mÃnimo de ensino superior. O colunista quer apenas garantir que os crimes cometidos sejam tipificados da maneira correta, sem vieses ideológicos e nem com emoções à flor da pele. Lá no seu grupo de WhatsApp de esquerda caviar ou direita maluca, pode usar o termo que você quiser, amigão.
Ora, ora, ora... baixou o ser isento extra terrestre que está acima do bem e do mal, debochando da nossa capacidade cognitiva. A linguagem jornalÃstica ela não é cientÃfica e tão pouco jurÃdica, ela tende a ser coloquial, casuÃstica e universal. A depredação (factual e simbólica) dos três poderes foi terrorismo, e seria se fosse em qualquer paÃs. Se o terrorismo não está inteiramente tipificado pela lei ou pela ONU são outros quinhentos.
Pelo visto quem não sabe interpretar textos é a Ana Brasil. Não entende que a maioria leu e discorda do argumento do colunista. Como ele não é especialista em linguÃstica nem em direito, a opinião dele é embasada apenas no próprio achismo.
Que preguiça!...
Oh! Ana insentona Brasil, aqui não se trata de interpretação de texto . Eh mensagem subliminar do dono da fsp. Isso não aparece nem na sintaxe , nem na semantica objetiva. Eh preciso , pra compreender, muito mais que conhecimento da lÃngua. E isso, obviamente, pela sua fala ingênua, vc não tem. Enquanto vc ia, o frias já tinha ido e voltado dez vezes, através do articulista.
Procurei algum artigo do subscritor em que aborda a inapropriedade de "lula ladrão". Só rê condução coercitiva ilegal. De divulgação de grampo telefônico ilegal. De prisão de 500 e poucos dias comi cumprimento da pena sem trânsito em julgado. Do duto de dinheiro diariamente no JN. São terroristas, pô!!!
A lei que deve ser revista é não o uso da palavra ! O que vimos no domingo foram atos terroristas ! Terrorismo ! Que texto sem sentido, articulista !
Esse Miro Costa que todo mundo que frequenta o site da Folha conhece bem não engana ninguém. A lei do jeito que estava faria com que todos os caminhoneiros de dezoito fossem enquadrados como terroristas, todos de vinte e dois e todas as pessoas que ficaram por um minuto na frente de qualquer quartel. Você concorda com essa lei?
Pergunte se o PT quer essa mudança. O projeto de 2016 previa o enquadramento de casos tais, mas eles forçaram a mudança. Só uma informação que você pode conferir nos anais do congresso.
Bla, bla, bla, bla... Não faltam assuntos para você justificar seus ganhos nesse jornal, viu moço Escolha, entre milhares de temas, um que seja útil.
a palavra TERR0RISM0 deve ser usada sem nenhuma moderação...
Texto medÃocre! Independentemente da semântica ou de leis aprovadas ou não o que se tem são atos de terror sim! Quem pratica atos de terror, não importa em que contexto, automaticamente são terroristas. Se ali na tragédia fossem 300 mil pessoas no mÃnimo, não haveria força que diluÃsse o golpe em curso. O Estado, o governo e o povo estaria sob o jugo do terror.
Desculpe, mas falas como qualquer bolsonarista.
Pois a Lei brasileira sobre o terrorismo está obsoleta. Deve-se atualizá-la. O ChatGPT me deu a seguinte definição : "Um terrorista é alguém que usa violência e intimidação como meio para alcançar objetivos polÃticos, ideológicos ou religiosos. O terrorismo é um ato de violência planejado e executado para causar medo e pânico na população e pressionar as autoridades a fazer mudanças". Nós vimos o que os Terroristas estavam tentando fazer. A TV Globo está corretÃssima assim como o ChatGPT
Bruno, a lei atual é de 2016. O projeto original previa enquadrar situações como a atual como terrorismo. Mas foi alterado por pressão do PT, que temia o enquadramento dos “movimentos sociais”. E quer saber? Duvido que queiram mudar. Porque um dia sempre vem em seguida a outro.
Este colunista conseguiu desrespeitar todo o povo brasileiro e as suas instituições, medindo com a mesma régua o incêndio da estátua de Borba Gato ( que nem devia existir ) e não causou dano e nem medo, e nem teve maiores consequências com os atos terroristas de domingo que chocaram o mundo inteiro e ainda nos deixaram com os nervos à flor da pele, pois, descobrimos que não podemos confiar nas instituições (exército e PM) que deveriam nos proteger destes criminosos!!!
Folha de São Paulo não perde tempo em passar pano pra terroristas ligados às forças armadas, tendo em vista que até acampamento foi organizado por esposa de general da reserva. A folha tá querendo competir com a jovem clã.
Antes fosse competição com o tablóide ignaro jovem pun. A fsp eh um jornalao, muito mais perigoso. Já esteve envolvido em polêmica no tempo da ditadura, a ponto do velho frias pedir desculpas.
Artur, o que se busca é o aperfeiçoamento das instituições democráticas. A barbárie sempre vai existir, mas combatê-la com barbárie é meta barbárie. A lei, amigo. A lei.
Acredito que o termo terrorista à iniciativa bolsonarista é corretamente usado, pois, ao que fatos ditam, a organização pró-Bolsonaro ataca diretamente as instituições republicanas e o Estado. Os protestos de 2013 e 2017, mesmo que houve ataques a patrimônios públicos e privados, buscava tão somente efetivação de direitos. O que vimos semana passada foi a tentativa de golpe de Estado.
São Terrosit@s sim. Perpetrando medo e causando ter ror. Que nome da se a isso. Lula pode ser chamado de L@drao mas esses Terrosist@s que chamam ele de ladr@o podem entrar nos patrimônios público pra roubar obras de arte e tudo mais. Defecar nos prédios e órgãos sÃmbolo da nação?
Quanta bobagem! Nenhuma dessas palavras será suficiente para adjetivar o que ocorreu e os delinquentes que participaram. Foi barbárie, ato terrorista sim, promovido por golpistas e baderneiros.
É falta de assunto o articulista gastar tanto vernaculo pra discutir semântica após terroristas tentarem derrubar um governo invadindo e depredando as sedes dos três poderes da forma brutal, ou tentativa de se mostrar mais inteligente que nosotros? Juridiquês que fique para o pessoal especializado e peças jurÃdicas. Para nós que vimos a república atacada, vilipendiada, terrorismo chega ser eufemismo pra tratar essa gente bizarra que cometeu a maior ignomÃnia do Brasil. Nos poupe...
Além da futilidade do tema, a tese é pueril. "Só podemos nos referir a alguém como terrorista depois do processo transitar em julgado". Isso é tão imbecil e patentemente eivado de ânimo elitista que é espantoso que o articulista tenha coragem de publicar esse lixo. Sem falar que o mesmo não tem autoridade acadêmica nenhuma nesta área. É pura vontade de aliviar as coisas para os seus.
Terroristas: fizeram , ao destruir as obras de artes, o mesmo que o Estado Islâmico fez em Palmyra. Tentativa de golpe de estado.
São terroristas sim!!! Não viu como deixaram os sÃmbolos da república? Não viu? Deixemos a realidade "livresca". Vá a BrasÃlia e veja! Lutemos pela Democracia!
Ah! Agora palavras tem importância maior?! Na boca dos terroristas não?!(quem bota bomba em caminhao de combustÃvel tá exercendo liberdade de expressão?!) Se nós falamos , tá errado. Temos que tomar cuidado. Eles podem falar o que bem entendem Eh assim?!
Cada vez mais, parece que a FSP resolveu se unir ao "lado escuro da força" com esses colunistas absurdos; já sei, vamos chamar os celerados, descerebrados etc., de domingo de "anjos", que estavam lá apenas cumprindo sua missão divina...
Data vênia, porque não passo de uma mera operária do Direito.Em 1964 foi golpe! A queda da Monarquia foi golpe! Em 1930 foi golpe! Dia 8 de janeiro foi terrorismo, tentativa de golpe.Tentaram derrubar o polÃtico legitimamente eleito! Depredaram os prédios dos Três Poderes! Sem falar na péssima cultura ao praticar danos em obras de Artes. Terroristas, sem cultura, e maningue menoscabo a eles.
E pensando assim, vamos deixando mais espaço para a atuação desses terroristas. Sobre o golpe de 64, pergunte a Folha, qual foi seu posicionamento.
Bla bla bla. Destruição de patrimônio, tentativa de esplodir um aeroporto com tanque de gasolina, quebrar obras de arte atrae fogo. Atitudes de TERROSISTAS. Se fossem da esquerda teriam até seus olhos arrancados a bala de borracha e gás lacrimogêneo. Mas como são da direita Genocid@ devemos tomar cuidado com as ofensas a criminosos TERROSISTAS. Por favor mais passa pano e menos wiskas sachê, bla blá blá
O colunista está correto, pois regra básica do Direito é atentar-se para os termos jurÃdicos e seus conteúdos. Terrorismo é um deles. Sem falar que a esquerda, quando depreda, como por ocasião de ataques a estátuas de personagens históricos, não quererá igual pecha. Que seja aplicada a lei, nada mais, nada menos...
Atacar estátua tem o único objetivo de destruir ou desfigurar a estátua, pois eles são contra a homenagem a pessoas que eles julgam indÃgenas de serem reverenciadas. O ataque do domingo tinha objetivo só de depredar os prédios?
Vcs além de terroristas são ignóbeis, covardes, mau caráter, a esquerda nunca atentou contra a democracia e o povo brasileiro, sempre respeitou o voto de todos os Brasileiros, as suas manifestações sempre tiveram cunho social pra melhores condições de vida, nunca, mais nunca pra derrubar um governo legÃtimamente eleito!!! A DIREITA É VIOLENTA, DEPREDADORES, ACEITEM ESTE FATO!!!
O Demétrio Magnoli já tinha defendido essa tese na GloboNews, e os outros comentaristas ignoraram. Ocorre que o termo "terrorista", antes de ter uma definição legal, sempre foi utilizado de modo emocional, para descrever alguém que comete um ato que provoca medo, terror. O texto jornalÃstico pode, e em alguns casos deve, utilizar expressões de impacto emocional, de acordo com a gravidade dos fatos narrados.
Quem determina qual o termo correto? Quem disse que a Folha, que tem propositadamente minimizado todo o movimento desde o dia primeiro de novembro está correta? Se há suspeita, essa recai sobre a FDSP.
Desculpe, sr: Carlos, mas da imprensa tida como séria todo leitor com um mÃnimo de ilustração espera que as palavras sejam usadas de forma correta. Em todos os casos o que se deveria buscar era uma visão deontológica, onde somente a verdade importa.
A gente aqui combatendo uma tentativa de golpe de estado, não dá pra ficar cheio de dedos não. Caso ache que não foi. Só pode estar ao lado deles.
Os terroristas de BrasÃlia violaram direitos humanos da coletividade para causar pânico e caos na População. Terrorismo. Radical não é necessariamente criminoso. Baderneiro é muito brando. O termo terrorista é o melhor.
Que passação de pano, senhor articulista! Qual é a palavra de sua preferência para nomear esses terroristas?
Anjos; para ele, os celerados estavam apenas cumprindo sua missão divina na Terra...
Por não chamar as coisas pelos verdadeiros nomes é que chegamos a essa situação. Não é possÃvel passar pano para terrorismo nomeando de outra coisa , ainda mais quando é praticado e incentivado em boa parte por militares da ativa e da reserva com a complacência de autoridades e órgãos da imprensa. Chega de atraso ! Sem anistia pra ninguém !!
Um simpatizante do psol tocou fogo na estátua do Borba Gato em São Paulo... podemos chamá-lo de terrorista? É isso PT?
Trata-se de um membro do curral do Bozo da categoria asinina. O incêndio da estátua tinha objetivo de destruir a estátua. A invasão dos prédios públicos tinha qual objetivo?
Essa atitude teve o intuito de espalhar terror e medo? Houve ameaça ou dano a alguma instituição republicana com esse ato? Houve ameaça de violação de direitos? Que falsa simetria bárbara!
Qual termo vc acha correto para descrever os atos do dia 8?
Qual termo vc acha correto?
Pergunte ao Psol.
A ideia central da coluna até que seria um contributo razoável para reflexão, mas o colunista de perdeu completamente no desenvolvimento do texto, nos exemplos citados e no no caminho da construção argumentativa; pegou a estrada e se perdeu numa curva. Ruim, bem ruim.
Só li o tÃtulo e olhei o curriculo, não vou nem perder tempo... Tragam Janio de Freitas de volta, por favor!
Jânio, Jânio, cadê vc?
Se isso que ocorreu em BrasÃlia não é terro rismo então estamos negando a existência do terrorismo. Matéria INFELIZ !
Ein, não chame meus coleguinhas de terroristas só pq eles fizeram diversos atos terroristas...
Tão querendo amenizar.
O inominável estendeu seus tentáculos em várias instituições. Para acabar com o maligno deve-se esmagar a cabeça dessa serpente venenosa.
Lembrou-me os comentários de um professor meu a respeito de questões inúteis; dizia ele: os bárbaros derrubando as portas do Império, e os sábios de Bizâncio discutindo quantos anjos cabem sentados na ponta de uma agulha.
Xilindró para esses terroristas. Tupi-niquins.
Quando aconteceram ataques atribuÃdos à Al Qaeda e ao ISIS, o nobre articulista chamava os perpetradores, mesmo que nunca tivessem sido julgados por tribunal algum, do quê? Xuxuzinho? Fofos?
Oi , Rodrigo Moderado Tavares. quando estourarem os vidros perto de você, as obras e os móveis forem depredados, cuidado com o linguajar , ta?
Se alguém atira covardemente em outro, segundo o autor, não pode ser chamado de assassino até o julgamento... E pensar que ele ganha pra escrever no jornal!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Tavares > A palavra terrorismo deve ser usada com moderação Voltar
Comente este texto