Sandro Macedo > E então, eSport é esporte ou não? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    É, tanto quanto vareta, dominó, truco, jogo de botão e pebolim ou, como queiram, totó.

    Responda
  2. Bianca Moreira

    Não é esporte e está tudo bem. Que ganhem dinheiro, promovam campeonatos, façam essa indústria gigante girar mas falar que é esporte, é totalmente sem sentido.

    Responda
  3. eli moura

    ver video porno é esporte? não é entretinemento, pode ate ter uma demanda fisica, mas é diferente do conceito de esporte como nos percebemos, assim como jogos eletronicos, jogos de cartas, jogos de bilhar, totó, fliperama, modelismo e outros que não se encaixam como esporte. Nâo é o conceito de disputa que qualifica a atividade esportiva.

    Responda
  4. Valdo Neto

    Esporte é movimento, é a perfeita sintonia entre o físico e o mental nos seus limites, o resto é entretenimento ou qualquer outra coisa, menos esporte.

    Responda
  5. Ana Brasil

    Daqui 20 anos vamos olhar pra trás e RIR desse tipo de pensamento. O mundo digital vai continuar crescendo e vamos ter que aceitar que são sim esportes, gostemos ou não. Ou Xadrez não é? Tiro ao alvo? Nado sincronizado também pode ser confundido com entretenimento, afinal. Quem diria que seria a esquerda a negar o progressismo.

    Responda
    1. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

      Xadrez, esporte?! E sexo no mundo digital daqui a 20 anos, como será? Gostaremos ou não?

  6. Fernando Alves

    Espero que seja esporte. Assim, quando eu for no cardiologista, ele reclamar dos meus exames e mandar eu praticar algum esporte, eu falo para ele que prático e-sport todos os dias.

    Responda
    1. Marcelo Godoy

      Matou a pau

  7. OTAVIO MEDEIROS

    O pior foi o argumento final: se passa em determinado canal então é esporte. Que critério!

    Responda
  8. Cristina Murta

    Concordo com a ministra e vou além. Na minha visão, tiro olímpico e arco e flecha não são esportes. São jogos que envolvem concentração, como o xadrez, os jogos de tabuleiro, jogos cartas e os jogos eletrônicos. E o que tem a ver o dinheiro ganho com a definição de esporte?

    Responda
  9. fabio cavalcante

    E olha que para mim esporte era algo que movimentava o corpo e faz bem a saúde e etc e que vídeo game só causava gordura, diabete, ajudava na ausencia de conhecimento e aprendizado verdadeiro além de provocar diabete e insônia. Agora apreendi que tudo isso é coisa da minha cabeça, vídeo game é esporte, comprovado porque o atleta de vídeo game pode em uma elite irrisória, ganhar mais que um atleta. Como se dinheiro como medida do que é ou não esporte servisse como algo realmente definidor.

    Responda
  10. fabio cavalcante

    Caramba, anos tentando fazer meu filho sair da frente do video game achando que tratava-se de ocioso, acreditando que seria melhor ele praticar um esporte. Agora essa descoberta provocada pela materia aqui da fsp e esses verdadeiros esportistas. Apesar de meu filho ter engordado, estar com diabete é eu achando que ele era um ocioso na verdade esse tempo todo ele estava praticando esporte. ...vivendo e aprendendo nada como a fsp para ensinar como funciona o verdadeiro mundo......

    Responda
  11. ANTONIO CZAS

    Deve ser tão esporte quanto jogar damas, dominó, palitinho, truco, tranca, poker....

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      Tem razão, eu incluirei na lista, esqueci de por banco imobiliário, war e outros que também exigem esforço mental....

    2. bernardo Phillips

      Você omitiu o xadrez na sua resposta, o qual acho que no senso comum entraria na msm categoria que os seus demais exemplos... mas xadrez é considerado esporte. E como fica?

  12. Rafael Mo

    Formula 1 é esporte? É uma competição entre carros e pilotos, mas games tbm...

    Responda
    1. Fernando Alves

      Fórmula 1 é uma categoria. Automobilismo é o esporte.

  13. HELENA KESSEL

    Duvivier: “videogame é esporte? nao acredito a tao ressuscitando uma discussão que todo adolescente ja teve com sua mãe e perdeu”. Rsrsr.

    Responda
  14. Gabriel Dias

    Quem fez o melhor comentário sobre o assunto até agora foi o Demétrio Vecchioli, do UOL. Que pese que a declaração da Ana Moser pecou pela falta de tato, o pessoal do esportes já têm mais benefícios que os esportistas (como impostos muito menores sobre seus "materiais de trabalho"), conseguem investimentos privados muito maiores que os olímpicos e o orçamento do Ministério dos Esportes é um dos menores que têm. O pessoal do eSports vai querer mamar nessa teta que mal dá leite?

    Responda
  15. Paulo Sales

    Esporte foi palavra criada antes de toda a tecnologia que está ai. Extender seu uso é inapropriado. Seria o mesmo que chamar maquina de lavar de lavadeira ou televisão de realidade virtual. e.competition é mais adequado.

    Responda
  16. Luiz Gomide

    Quais eSports? Nunca, por opção, pratiquei eSports. Na real, tenho repulsa de ver gente jogando games violentos e sanguinários. Logo, a primeira coisa a fazer é separar o joio do trigo na industria de games. Assim como não seria admissível classificar "tiro ao pombo", rodeio, como esportes.

    Responda
    1. Cristina Murta

      Também tenho repulsa a este tipo de jogo. E para não confundir devemos evitar o termo eSportes, vamos usar jogos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.