Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcelo barros

    “ Para implantar um programa ultraliberal, refazer o realinhamento com os Estados Unidos e embolsar gordos privilégios, altos oficiais se envolveram, direta ou indiretamente, em ataques à Constituição.” Fazia tempo que não lia tamanha bobagem. Parece que voltei aos anos 60 e estou lendo um articulista de jornaleco de diretório acadêmico. Socorro, o mundo evoluiu e o cara continua com conversa mais que ultrapassada.

    Responda
    1. Roberto Goyano

      A pregação constante do govêrno Bolsonaro, enaltecendo os idos de 64, nos leva sim a uma situação perigosa com a politização das forcas forças armadas e militares. Impossivel deixar de ver a questão da militarização do poder executivo com administrações desastrosas em várias áreas.. A percepção de miltares sempre foi a de tutela o que não é sua responsabilidade. Engana-se quem disso discordar. Esamos sim, caro Marcelo, vendo o envolvimento de militares em questões políticas como eem 64.

    2. Matthias Gralle

      O tuíte do general Villas-Boas não ajudou a eleger o governo Bolsonaro com o programa ultra-libéral de Paulo Guedes? Não declarou “I love you” ao presidente dos EUA e deixou os BRICS mofando? Os generais reservistas não embolsaram salários duplos mais outras benesses? Tudo fatos.

    3. Victor Silva

      Tu tava fora do Brasil irmão?

  2. eli moura

    Bolsonaro e tal anderson sao so bucha de canhao, ignobeis uteis de baixa inteligência. O problema esta nos quarteis. Economia ultralliberal é conceito e não é sustentável. A coisa rapidamente sai de uma ditadura institucional para uma repressiva e violenta ao sinal das crises e protestos. Os quartéis tem que ser vigiado.a sociedade civil não confia e não quer generais pra coisa alguma. E bom eles saberem que a sociedade quer saber a serventia deles.

    Responda
  3. MANOEL ROBERTO SEABRA PEREIRA

    Análise perfeita do Breno. Cabe à imprensa também fazer a sua parte, e não ficar incitando os quarteis com artigos e matérias onde citam generais em off desgostosos com as decisões de Lula. Esse jornalismo de fontes (inconfessáveis) precisa avançar.

    Responda
    1. S RGIO DA SILVA

      Realmente. enquanto eles atrapalham a democracia, as fronteiras ficam abertas com roubo de madeira, ouro, entrada de drogas.

  4. Rubens Vinicius Rocha

    Lula agiu muito bem levantando suspeitas sobre a atuação dos militares na recente crise e revelando sua desconfiança. Agora é começar a limpar o alto comando, passando à reserva os militares bolsonaristas, a começar pelo ex-ministro da marinha, por insubordinação.

    Responda
  5. Marco Antônio Drumond

    Brilhante análise! É bom lembrar que o Brasil foi o único país da América do Sul a não punir os militares que patrocinaram o banho de sangue da ditadura 64-85.

    Responda
  6. Andréia Chaieb

    Excelente! A sociedade brasileira não tolera mais o câncer militar. A sociedade falhou ao conceder anistia aos torturadores abomi ná veis e passar pano para a ditadura. A partir daí o golpismo foi se fortalecendo e pariu os Bolsonaros. É inadmissível que as Forças Armadas sigam negando a Ditadura e ensinem aos jovens que houve um movimento democrático que salvou o Brasil do Comunismo. Será preciso inteligência e estratégia para lidarmos com as Forças...

    Responda
    1. ROBERTO DO AMARAL SILVA

      Para os milicos, Lula é comunista. Eles ainda acreditam piamente que o comunismo existe apesar das evidências contrárias. Talvez acreditem que a Coreia do Norte ou Cuba queira implantar o comunismo no Brasil.

  7. Petrônio Alves Corrêa Filho

    A verdade, contudo, é que apenas haverá estabilidade quando o ninho de serpentes for varrido dos quartéis. Outros chefes, de promoção mais recente e leais à autoridade presidencial, deveriam ser nomeados para as três Armas, passando à reserva compulsória os oficiais mais próximos do bolsonarismo. Novas regras para promoção e formação teriam que ser adotadas, para combater a cultura antidemocrática. Com a abertura de inquéritos disciplinares, militares vinculados à sedição poderiam ser afastados,

    Responda
  8. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Breno Altman, mesma escola de Vladimir Saflate na Cult: "A exigência de justiça não visa apenas Bolsonaro.. Antes, ela visa todo o sistema civil-militar que compunha o eixo do governo. E visar o sistema significa destruí-lo. ...ação consiste em afastar o alto-comando das forças armadas e colocá-lo na reserva". Afinal, querem guerra civil ou pacificação e reconstrução? (Claudia F.)

    Responda
  9. Alexandre Arantes

    A exposição dos gastos com o pessoal, as posições e acúmulos de cargos e benefícios, principalmente as de patentes médias e altas, por si só já demonstrariam o que está na raiz desse desvirtuamento que é buscado por militares. A exposição que é a transparência que a lei determina, já seria um grande passo para desmascarar o discurso do falso moralismo militar. Depois pensar em desmilitarizar as polícias...

    Responda
  10. João Larizzatti

    Só a rua nos salva.

    Responda
  11. Luiz Candido Borges

    Concordo com espírito da proposta, é por aí mesmo. No Brasil, a chave para se livrar de ameaças difusas não é prender, é aposentar, como a própria Ditadura fez com muitos civis de certa importância. É incrível como o ócio renumerado é capaz de amansar certo tipo de gente... Agora, quem colocar no lugar deles? A mentalidade reacionaria e de auto-engano como os únicos patriotas do Brasil lhes é transmitida desde o primeiro dia nas academias militares. Tenentes pensam como generais...

    Responda
  12. José Roberto Martins Filho

    Golpe no Brasil só é possível com a concordância dos Estados Unidos, visto que o Brasil está sob domínio americano. Portanto, não haverá golpe. O sistema não aceita.

    Responda
    1. Matthias Gralle

      Honduras? Paraguai? Bolívia?

    2. Luiz Candido Borges

      Depende... O velho modelo com tanques nas ruas não dá mais, mas o novo modelo com mudanças institucionais aos poucos, realizadas por alguém menos tóxico do que o Bozo, com apoio das "categorias produtivas" e dos políticos (o centrão topa qualquer parada) tem excelentes chances de ser aprovada pelos EUA se incluir um afastamento da China.

  13. Marcos Antônio

    As Forças Armadas e forças policiais possuem caminhões próprios para contenção de manifestantes baderneiros, porém estes não foram vistos em nenhum momento na tentativa do golpe.

    Responda
  14. Gustavo da Silva Sabino

    Perfeito! Serpentes turbinadas com muito viagra...

    Responda
  15. Miro Costa

    Certa vez os ratos discutiam uma forma de saber que o gato estava por perto. "Ponhamos um chocalho nele", falou o mais esperto. Aí um gato comum se atreveu: "ok, e quem vai por o chocalho no gato?". Responda aí, articulista sabidão. Ou não percebe que o gatão de verdade está no STF, não nas FFAA?

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      É isso aí, Miro! Há gerações que o STF vem intimidando os poderes da República, executando golpes de estado, seus membros se arvorando os únicos patriotas deste país, logo os únicos capazes de determinar o seu destino etc. Vamos acabar com essa gente que impossibilita uma democracia de verdade no Brasil!

    2. Ney Fernando

      Alexandre de Moraes não é muito bonito e ninguém nunca o chamou de "gatão", até agora.

  16. Lucas Alves dos Santos

    Esse "colunista" vive falando mal da imprensa que não é vendida como o sitezinho fulé dele, e fica aqui ganhando espaço para promover ideias estapafúrdias

    Responda
    1. Juliana Valadares de Siqueira

      Atacar o brilhante Breno Altman não pode faltar a quem relativiza ou mesmo defende gol pis tas.

  17. Milton Nauata

    Há espaço pra golpismo no Brasil? Creio q não, o Brasil não é uma Guatemala ou Cuba. Somos um gigante territorialmente, 210 milhões de população, um país de média pobreza, se o golpi smo vier o q os golpis tas vão fazer com um país pária q ira se tornar?

    Responda
  18. milton temer

    Voto com o relator Sem ressalvas. Lembrando que, aqui ao lado, o presidente Petro da Colômbia, marcado pela condição de ex-guerrilheiro em uma Colômbia ainda conflagrada pela guerrilha do ELN, não hesitou em promover comandos leais ao regime democrático, mesmo que isso tenha resultado no defenestramento de 48 generais. Passar generais à reserva não cria crise na caserna. Pelo contrário, abre espaço para promoções no quadro das carreiras

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mmmm, meu caro, excelente lembrança, hein? É pagar pra limpar, nada como uma assepsia bem-feitinha, mesmo que cara.

  19. Marta Vainchenker

    Embora quase impossível de ocorrer, o correto mesmo seria um desmonte total ou parcial das FFAA. Esses parasitas sugam nosso dinheiro em quantidades obscenas e só defecam golpismo e ameaças. Nunca foram nossos protetores, mas como a Máfia e as milícias do Rio, nos cobram a proteção deles mesmos.

    Responda
    1. Juliana Valadares de Siqueira

      Excelente comentário!

    2. Juliana Valadares de Siqueira

      Excelente comentário!

    3. Miguel Gossn

      Perfeita a sua descrição. Nós pagamos esses inúteis para não sermos aterrorizados por eles.

  20. João Perles

    A falta de apego das Forças Armadas brasileiras aos valores democráticos e republicanos está sempre pairando como ameaça sobre as cabeças da população civil do país. De minha parte, o comportamento dos milicos nos últimos anos levou a uma desconfiança irremediável.

    Responda
  21. José Bernardo

    Acho que concordamos todos que o momento para uma ação depuradora é agora, com uma atuação discreta, porém firme do ministro da defesa; mas ainda não está claro o que esperar de um ministro que sugere uma GLO diante de um quadro como o de domingo. Lula precisa ficar atento!

    Responda
  22. João Carmo Vendramim

    “Ninho de serpentes” desde a covarde aliança tríplice contra o Paraguai. Exatamente isso, a história do Brasil precisa sofrer revisão crítica quanto a insistência dos milicos de buscar protagonismo político e nisto produzir stress e atrasos. Basta!

    Responda
  23. angelim pilati

    Enquanto vários países prenderam e condenaram os militares, nós aqui anistiamos. Vejam o resultado disso tudo. Tem q punir exemplarmente esses terrorista dentro e fora dos quarteis

    Responda
  24. marilza abrahão

    “ Nada de novo há no rugir das tempestades. Não estamos alegres, É certo, mas também por que razão haveriamos de ficar tristes? O mar da história é agitado.” Olhar a História da América Latina é ter uma lição das relações EUA/ quintal latino americano. Não se iludam as ondas continuam agitadas…

    Responda
  25. Daniel Vitorazzi

    Não sou tão dramático, se os militares de fato quisessem golpe já teriam dado com Jair na presidência. De fato, democracia não é o forte deles. Agora, este Breno aí sempre que pode mete EUA na conversa, ignorando que a postura de Biden desencorajou aventuras golpistas. Com Trump sim, estaríamos ferrados. Mas este é o cacoete de quem apoia ditaduras militares de esquerda, sempre evocando o perigo do imperialismo ianque para as defender. Setores da esquerda também precisam revisar seu proceder.

    Responda
    1. Matthias Gralle

      Os golpes em Honduras e Paraguai, a espionagem pesada americana na Petrobras e a deposição de Dilma todos aconteceram sob Obama/Hillary. Concordo que temporariamente, por razões internas americanas, Biden prefere Lula a JMB.

  26. Rogerio De Souza Cruz

    A sociedade civil não aguenta mais passar pano para militares golpistas e enraivecidos porque perderam as genororosas sinecuras nas autarquias.O erro foi conceder anistia para torturadores. Deveriam ter sido julgados e condenados, como nos ensinaram os vizinhos: Chile, Argentina e Uruguai.

    Responda
  27. Lourival Araújo goncalves

    O diagnóstico está perfeito. O problema é o tratamento. Câncer metastatico exige mais que cirurgia. O antipetismo está enraizado nas ffaa, dos generais à milicada miúda. Bem complicado isso. Mas tem que começar. Intentonas como a de domingo tem que ser tratadas severamente. Como exemplos.

    Responda
  28. EDSON BARBOSA ARAUJO

    O articulista está viajando na maionese. Se tentarem punir os militares, será o pretexto para o golpe.

    Responda
  29. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, Seu Breno, prezado, o bagúio vai longe, porque é entúio pacarái: haja caçamba, haja aterro, haja incinerador. E, mesmo pagando reformas - em carreira de Milico e um prejuízos ao patrimônio - sai barato, uma ninharia. Só em sossego, sumindo com os principais vampiros, o ganho é enorme, uma pechincha.

    Responda
  30. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Contra a força, ninguem pode

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      É chato, mas é verdade.

  31. Katia Alonso

    Sem anistia! Abaixo os milicos saquiosos na e para destruição do país.

    Responda
  32. Said Ahmed

    Como se faz para separar o joio do trigo?

    Responda
  33. PAULO CURY

    mais um que não entende nada de forças armadas dando opinião

    Responda
    1. marilza abrahão

      Tem certeza? Só quem não conhece a história da república brasileira desconhece o papel representado pls fardas nesta história. Ñ é opinião, é História!

  34. Antonio Lima

    É isso aí! Sem anistia!

    Responda
  35. Gaya Becker

    Concordo em gênero, número e grau.

    Responda
  36. Aleksander Hada Ribeiro

    Falou e disse

    Responda