Hélio Schwartsman > Picasso e as mulheres Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Fui algumas vezes em seu Museu e o que reparei? Quando ele estava numa boa com a mulher a retratava linda, quando o amor ia acabando mudava. Picasso foi um gênio. E não se pode olhar, com os olhares de hoje, aquele passado
Lembro do dia em que morreu: um colega de trabalho escreveu no Jornal, acho que era do da tarde,atenção meninas, vocês não serão mais retratadas por Picasso...
Podem cancelar o artista à vontade. Mas infelizmente a realidade de seu quadro GUERNICA nunca poderá ser cancelada.
Por que moderação?
O que surpreende nestes cancelamentos baseados em condutas de pessoas do passado é que são sempre direcionadas à artistas, cujas obras não têm qualquer impacto sobre a vida das pessoas. Por que não fazem o mesmo com cientistas que produziram conhecimento e tecnologias indispensáveis hoje? Os canceladores parariam de usar estas tecnologias? Einstein seria enquadrado na Lei Maria da Penha se vivesse hoje em dia. Newton trabalhou como chefe da casa da moeda por um tempo e ordenava tortura contra
(faltou espaço) falsários. Por que não cancelam estes dois e todas as tecnologias que vieram das suas pesquisas? Não conseguiriam nem ler este comentário, ou andar de carro, se fizessem isto. Artistas são sempre os mais marginalizados na sociedade.
Há controvérsias. É mais fácil para qualquer um apreciar música, e separar o compositor de sua obra. Mas nas artes plásticas as coisas se embaralham. Só os estudiosos de história da arte sabem apreciar obras de Picasso em seu contexto. A esmagadora maioria de pessoas apenas sabe que ele é famoso, e portanto suas pinturas são geniais por definição. E sua fama se deve em boa parte à aura em torno de sua vida, o que inclui o machismo. É o mesmo caso do Heminguay.
Os Ótimos profissionais que são péssimos seres humanos são uma realidade que as pessoas precisam aceitar que existe.
Trata-se da eterna confusão da vida do artista com a sua obra. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O compositor Richard Wagner tem uma vida completamente devassa! Mas a qualidade de sua obra é simplesmente indiscutÃvel!
Gostei muito dessa forma de distinguir o que julgar
acho que cancelar não resolve, mas como estão vivas, cancelar algumas dessas pessoas que cancelam, são seria de todo inútil. Agora, eu queria saber como se cancela o passado. E também como construir um futuro melhor negando o passado e a historicidade de certas pessoas, sobretudo, artistas? Cancelar o meu pai, eu e tu que está a ler esse gajo, resolveria o quê? Aliás, tem gente que quer cancelar todos os machos, e o pior, mortos.
Podem cancelar à vontade, mas ainda está para aparecer uma pintora com dez por cento de sua genialidade.
Pois é, pra quê?
Análise precisa. Parabéns.
Picasso nos deu um mundo novo alegórico todo original que se renova a cada dia, sou um estudioso da sua técnica, poética e sempre anoto nos meus cadernos, "esse e o maior de todos os mestres", com um espaço ao lado pro Henry Matisse.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Picasso e as mulheres Voltar
Comente este texto