Bruno Boghossian > Ataque em Brasília acelera rearranjo da relação entre Lula e militares Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O Lula devia chegar e dizer em discurso "eu sou o comandante supremo das Forças Armadas".
A "Questão Militar" voltou em 2023? O mesmo estranhamento entre Imperador e Tropa de 1889? Três correntes sempre disputaram corações e mentes dos militares. Liberais intervindo nada na vida civil. Jacobinos exaltando a participação direta e indireta na população. Positivistas modulando e garantindo a solução dos problemas nacionais. Divisão na Forças Armadas há desde sempre. Mas agora, não! Não há mais Geisel ou Frota. Reuniram-se! Lula quase foi deposto. Lula viu Jango embaçado no espelho.
Fui scandalizado a ler num artigo ontem no New York Times (sou "gringo") que o general Julio Cesar Arruda disse aos PMs que não iam prender pessoas no acampamento golpista. Acho que os generais que não acreditam no controle civil das forças armadas devem pedir demissão. Eles devem se afastar totalmente da politica. A fala de Arruda me parecia bem golpista e mostrava uma insubordinação inaceitval.
Seu texto foi removido porque está duplicado.
ainda falta muito para os comentaristas entenderem o mundo militar, as opiniões, na maioria, são estapafúrdias e demonstram total desconhecimento do que são as Forças Armadas, para o bem e para o mal,
Essa baderna institucional na área militar tem uma origem: a mensagem do general ameaçando o STF. Ampliou-se com a ocupação de milhares de cargos por essa gente, que pelo jeito não faz falta em seus quartéis. Realocar recursos da defesa para saúde, educação e previdência social logo. O paÃs precisa de mais livros e menos canhões.
Se começar a reduzir o tamanho das FFAA já é um bom inÃcio. Colocar esse verde-oliva na fronteiras pois tem gente demais ocupando apartamentos em regiões nobres de BrasÃlia. Essa galera possue os melhores clubes, melhores hospitais, bons colégios pros filhos e já passou da hora de saber que a ditadura acabou! Privilégio demais para quem não reconhece seu lugar na democracia.
Os militares não devem entrar em assuntos atinentes à esfera polÃtica. Forças armadas envolvidas em polÃtica significa menos profissionalização e, o que é pior, provocar divisão no meio castrense.
O "dispositivo" falhou, mas "a falha" implicou só dano material. Claro que a euforia Luliana, a autoridade de Comandante-em chefe, a áurea do Cara foram chamuscadas.O governo está grogue. Nem bem sobe ao ringue e já acusa o primeiro golpe no fÃgado. Mas não há ferido grave, idoso de cabeça rachada, criança pisoteada por cavalariço, tiroteio cruzado. Não "tá lá o corpo estendido no chão" enrolado na bandeira ensanguentada! Lula sobreviveu aos apaches e isso não é pouca coisa. Mas foi por um triz!
Militares não são empregados do Estado que têm autorização para utilizar armas que o povo compra e empresta a eles? Por que há tanta preocupação com o descontentamento desses servidores? E se os garis, os carteiros, enfim, outros funcionários do Estado não gostarem de algo? Como devem ser tratados? Que loucura...
O problema dos militares são as armas que compramos para eles e que eles usam para intimidar a democracia (que eles NUNCA realmente respeitaram).
"Os petistas reconheciam, porém, que seria preciso ter alguma cautela para evitar que potenciais atritos produzissem uma crise." IncrÃvel que quando não é conveniente para eles, desaparece o "Um manda, outro obedece".
Cadeia neles!
Eu não acredito que vão conseguir esse arranjo, os militares são integros e não vão aceitar um ....
Ãntegros? Vc está falando daquele povo que se lambuzou no melado na era Bozo?
Ãntegros?
Tem de colocar esses fardados no seus devidos lugares eles são pagos por nós para nos proteger de ameaças externas e não ficar jos ameaçando de golpe ou coisas do tipo. Isso é um absurdo, é inaceitável!!!
Como é, menino, se queixaram de comentários de Lula? Oxi, é como se o sujeito fizesse cocô na sua porta e você não pudesse nem sequer reclamar do mal cheiro.
Como eles diziam na época que deram um golpe contra D. Pedro II, para queixar-se deles é preciso pedir licença.
Militares de alto coturno banalizaram notinhas para intimidar quem não gostam ou passar pano para quem gostam. EstranhÃssimo que não tenham condenado com veemência o episódio lamentável de BrasÃlia. A bolsonarização dos quartéis é uma afronta aos princÃpios militares.
E quem olha esse comportamento de criança birrenta ou subversiva das forças armadas com a democracia Brasileira, parece q eles tem muito a se queixar né ? Com viagras , picanha e leite condensado a vontade , tiveram mordomias com a reforma da previdência e parece q querem sugar mais da sociedade. Qd o Braga Neto avisou aos terroristas para aguardarem, pois era tudo q ele podia falar no momento, indica um conhecimento prévio do q viria. Eles tem muito a explicar
Intentona?
As forças armadas fizeram parte de tudo isso que está aÃ... foi um vergonha a forma como se comportou... é está postura já faz parte sa história da democracia no Brasil... tentativa de golpe com PARTICIPAÇÃO das forças armadas, durante todo perÃodo do governo bolsonaro!
Todas as pessoas têm que ser submetidos aos ditames da lei. Assim, não há Brasil nenhum cidadão que esteja imune à aplicação da Lei.
Os retrocessos polÃtico e democrático brasileiros que Bolsonaro trouxe à s nossas Instituições é mais que visÃvel,vide as Forças Armadas ,que negligenciaram ações infringentes de muitos de seus integrantes.Qual a solução?Não seiÂ…Talvez trazer,na formação dos cadetes,aulas de direito Constitucional.Mas o alto comando concordaria?
A questão a saber: O Governo Lula terá a energia e apoio para fazer um enfrentamento necessário as Forças Armadas?, a conferir.
Só se os EUA fizerem como agora, quando mandaram os devidos recados. Sem o apoio americano haveria um golpe.
Claro que não.
A polÃtica cabe aos civis e não aos mitares. Eles deveriam se limitar à s suas funções conforme diz a nossa constituição. Mas muito deles foram e são golpistas. Não respeitam à constituição e é um atraso para o nosso paÃs
Um exército de inúteis arrogantes,se em algum momento ,está corja parasse prá pensar quanto custam e quão inúteis são,haveria suicÃdio coletivo no médio e alto oficialato, já os recos pelo menos sabem pintar meio fio.
Militares devem se enquadrar às quatro linhas da constituição. Ou irem para a prisão.
E que esse rearranjo seja rápido e eficaz. O papel das Forças Armadas está bem definido na Constituição Federal, portanto não cabem a eles opinar na vida polÃtica do paÃs, nem tampouco tentar ditar o que o judiciário deve fazer. Se eles tentarem tomar o poder de assalto com certeza a nossa confiança no mundo vai despencar e isso irá afugentar investimentos. E aà meus amigos será um caos e todos iremos retroceder de forma irreparável economicamente e como nação.
Leitura correta. FFAA não devem se imiscuir na polÃtica partidária. Quem quiser poderá fazê-lo indo para reserva.
É preciso mostrar a esses milicos, que eles não são os reizinhos do Brasil, e que estão sujeitos aos ritos das leis da "Pátria Amada Brasil".
como tratar com essa classe que passa vida num quartel, mora em condomÃnios militares, os filhos estudam em colégios militares e frequentam clubes militares. Vivem nesse metaverso sem contato algum com a sociedade. Ou comungamos com seus valores e visão polÃtica , ou somos inimigos comunistas. São também culpados por essa aberração que ocorreu na Esplanada.
Os militares tinham que entrar em polÃtica doméstica mesmo? Punjol evitou bastante que isso acontecesse por que sabia que as consequências seriam muito danosas aos militares. Tá aà a concretização: militares queimandos na sociedade. Queimados com os polÃticos. Queimados até com a própria instituição. Enfim, vai demorar mais de 2 gerações para que o exército volte a ter prestÃgio. Isso se eles enxergarem que não devem se meter em polÃtica doméstica. Só tem a perder. Logo estarão na reforma da pre
Ministro Múcio errou muito a indicar pela antiguidade. Diante do comportamento indisciplinado de muitos, pela cooptação do bolsonarismo através do vil metal, o homem certo é o Punjol, exatamente ele que negou o cumprimento à época da pandemia.
O modelo das FAs brasileiras é totalmente ultrapassado. Fora o seu custo, que realmente não vale o benefÃcio. Mais cedo ou mais tarde terá que ser reformulado, e espero que Lula dê inÃcio a esse processo. Povo passando fome e militar cheio de privilégios?
Tenho a impressão que as FAs está lotada com gente de mentalidade antiga, ultrapassada, ineficiente, conservadora, precisando de uma lufada de ar fresco e sol pra tirar o bolor. Isso é um perigo!
Comentar sobre o tema das FF AA nem é fácil, Disciplina é foda, o Bozo era o chefe deles, por seu estatus de Presidente, a barra dele nem estava muito limpa, porem chefe é chefe, o mesmo acontece com o Lula, ele é chefão das FF AA, porem o curriculum do Lula tá limpinho, então é só esperar ate limpar a sujeira do gado e por a maquinha a caminhar. agora meu General nem precisa prestar continencias ao bozo, ele tá fora.
“Lula tá limpinho” 7û B
Nossos militares têm gerado muitos problemas e poucas soluções. Além de terem uma estrutura cara, ineficiente e ultrapassada. A estrutura das FFAA precisa de reformas e mudança na formação dos oficiais. Acreditarem que, por serem militares, têm direito de subjugarem toda a sociedade beira à insanidade mental.
O presidente não precisava dizer nada. Basta assistir à cena em que um oficial da PMDF, defendendo o Palácio, precisa praticamente ensinar ao oficial do exército o que fazer nuna situação em que a guarda do local era prerrogativa de um batalhão do exército, e não da PM: "comanda tua tropa!". Ali ficou muito explÃcito que havia a um só tempo negligência e despreparo nÃvel absurdo.
Boa iniciativa, coube ao bravo oficial da PMD mostrar ao mÃlico qual era o perigo que ocorria! NADA MAIS!
Tens razão, foi quase surreal!
O que houve em BrasÃlia foi crime. Ninguém pode ter imunidade para não responder pelos crimes que comete.
Esse arranjo dar-se-a com algumas poucas puniçoes pra dizer que tivemos alguma e pra dar o exemplo aos demais milicos. Enquanto isso o caso disciplinar Pazuello arrefece e cai no esquecimento, afinal regulamento disciplinar é para praças e não para oficiais.
Mal dita sem ssura aos numerais.
Cinco mil generais aposentados que custam R$ hum bilhão e setecentos milhões/ano à sociedade. E quando partirem ficarão as filhas gozando das benesses às nossas custas.
E deveriam tomar conta das fronteiras e não pendurar nas tetas do governo ,Tadeu;.
Esse privilégio, que os demais brasileiros não tem, não é nada patriótico. É imoralidade. E como é!
Quero nossa cidade sempre ensolarada Os meninos e o povo no poder, eu quero ver São José da Costa Rica, coração civil Me inspire no meu sonho de amor Brasil Se o poeta é o que sonha o que vai ser real Bom sonhar coisas boas que o homem faz E esperar pelos frutos no quintal Sem polÃcia, nem a milÃcia, nem feitiço, cadê poder?(Milton Nascimento, Coração Civil)
Os últimos 7 ou 10 anos foram de lições e aprendizado. Vimos muitas autoridades amadurecendo. Porque as FA não podem aprender com os acontecimentos? Os fatos se impõe. Não há espaço para retrocesso. O Governo vai continuar apoiando as FA porque não há outro caminho. Investir na formação dos novos generais e praças e aumentar o efetivo se for possÃvel ter prosperidade. Tudo bem longe do Tio San.
Acho que está na hora de Lula peitar esses militares de extrema-direita, não cabe mais esse latifúndio no paÃs, o povo já disse que aqui não, violão! E o bolsonarismo vai ter que se encolher ao seu real tamanho, sem o alargamento de eleitores que a fakeada trouxe ao ser das trevas, sem a ajuda do aparelho de Estado para inflar seu capital eleitoral. Hora da mudança, e que seja para sempre - ditadura nunca mais.
Acho que está na hora de Lula peitar esses militares de extrema-direita, não cabe mais esse latifúndio no paÃs, o povo já disse que aqui não, violão! E o bolsonarismo vai ter que se encolher ao seu real tamanho, sem o alargamento de eleitores que a fakeada trouxe ao ser das trevas, sem a ajuda do aparelho de Estada para inflar seu capital eleitoral. Hora da mudança, e que seja para sempre - ditadura nunca mais.
O sonho não é só meu, mas do povo brasileiro que o elegeu e já está de saco cheio desse trambolho que desgovernou o paÃs por longos quatro anos, com apoio de alas militares nostálgicas dos anos de chumbo, talvez. Mas o jogo mudou, nós elegemos um Estadista, e acho que o Brasil precisa muito de Lula.
O Lula peitar os milicos?! Vai sonhando! Pelos últimos acontecimentos e toda hora levando caneladas, não tomando nenhuma atitude, meu receio é que ele esteja realmente com medo deles.
A diferença é o ex presidente era subordinado às Forças Armadas, o atual presidente Lula é o Comandante Chefe das Forças Armadas, como apregoa a Constituição Brasileira.
Se os altos oficiais estão incomodados com somente a verdade, sabedores que foram coniventes com um presidente indigino do cargo, imagina as pessoas de bem otamanho da indiginação. E estamos nas primeiros fatos que serão investigados.
Com muita dificuldade é preciso urgente fazer com que as FFAA se concentre em seus deveres constitucionais e saiam definitivamente requerer tutelar o estado brasileiro isso é dever dos civis ,gostem eles ou não.A mudança de paradigma desse pessoal é condição sinequanon para o Brasil ter paz constitucional
Seria muito bom para a pátria se eles soubessem exatamente o papel que lhes cabem. Com o passar do tempo eles irão aprender novamente. Viva a democracia.
Saiu na mÃdia: Os ataques de terroristas aos Três Poderes da República ocorreram não por "vacilo" das forças de segurança do Distrito Federal, mas por negligência e omissão dolosa, destaca o sociólogo professor da Universidade de BrasÃlia (UnB) e ex-secretário de Segurança do DF Arthur Trindade. Quem era o governador naquele momento? Quem era o secretário de segurança que fugiu? Investigação nas autoridades locais constituÃdas.
Para que servem as forças/fracas armadas brasileiras???
Faço o mesmo questionamento Rui parece que é a função principal seria a proteção das fronteiras e não ocupar cargos do governo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Ataque em Brasília acelera rearranjo da relação entre Lula e militares Voltar
Comente este texto