Bruno Boghossian > Ataque em Brasília acelera rearranjo da relação entre Lula e militares Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Senhor Boghossian porque gastar tanto espaço para falar dessa máquina cara, enferrujada, arcaica e golpista.

    Responda
  2. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Senhor Boghossian porque gastar tanto espaço para falar dessa máquina cara, enferrujada, arcaica e golpista.

    Responda
  3. José Rosa

    Acredito que o sr. Lula demonstrou frieza e capacidade de adotar a melhor decisão em pleno calor dos acontecimentos. Ao contrário de presidentes anteriores que chegaram a decretar GLO, ele percebeu que, naquelas circunstâncias, com as Forças Armadas arredias a ele e a seu governo e demonstrando excessiva tolerância com os atos e acampamentos pelo país, não poderia a elas confiar tal missão. Livrou-se do que poderia revelar-se uma arapuca. Eles poderiam talvez avocar o 142-CF, ao gosto do infeliz

    Responda
    1. José Rosa

      O que se seguiu ao 08/01, foram declarações dele questionando a postura de militares e reafirmando que fará substituição deles no Palácio. Até aqui não se nota capitulação. A conferirmos.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Não é frieza, é complacência pura. Com um líder frouxo e postergador, já alguém entra no vácuo. Tenho absoluta convicção de que as FA não fazem a mesma leitura sua.

  4. Odair Luiz Andreani

    O Exército é o maior LATIFUNDIO IMPRODUTIVO de nosso país, são mais de 350.000 seres que nada produzem além de fomento a crises! É urgente a redução para no máximo 1/5 desse número com a função única de cuidar das fronteiras. Com o fim inclusive dos desnecessários batalhões pelo interior distante das fronteiras!

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Cento por cento apoiado!

  5. José Moreira

    A guarda pretoriana é ótima para dar golpe!

    Responda
  6. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Deprimente e vergonhosa essas Forcas Armadas, pobre do nosso dinheirinho destinados a elas, poderia ser melhor aplicada em causas nobres, como por exemplo: a fome, e não convertido em viagras e próteses peniana para manter alegria dos inoperantes.

    Responda
  7. MATEUS VAZ DE S Sá

    Penso que os militares ainda se encontram em cima do muro. Entretanto, com os últimos acontecimentos, talvez os militares estejam mais dispostos a descerem do muro para ficar no seu devido lugar, ou seja, dentro dos quartéis. Se tal vier a ocorrer a democracia agradeceria e Lula finalmente poderá prosseguir na sua missão de recuperar o país do caos em que se encontra.

    Responda
  8. Roberto Rangel

    Pelo que custam ao país, nossas forças armadas mais atrapalham do que ajudam.

    Responda
  9. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    Os militares devem achar divertidas as queixas do Lula. Aceitou a imposição do Múcio para a Defesa; humilhado pelo Garnier recusando passar a faixa; fingindo não ter visto a leniência comandante do BGP. É angustiante a falta de atitude do Presidente. Militar só entende uma linguagem; a da força!

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Não só os militares acham o Lula divertido.

  10. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    O ex comandante da marinha deve ser levado ao tribunal por conspiração .

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      De acordo. Mas alguém precisa dar a ordem. E onde está esse gaudério?!

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Sugiro que fale diretamente com ele.

  11. Marcos A T Garcia

    Os oficiais generais passaram 4 anos batendo continência para um capitão-tenente da reserva. Merecem-se porque todos são sem vergonhas.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      O pior é que ele não foi expulso, mas desligado com direito a promoção para a patente acima com o soldo correspondente para o resto da vida! Estas são as nossas F.A., uma escola da impunidade à brasileira.

    2. Louis Lou

      Tenente expulso da corporação como mau militar por planejar atos terroristas, corrigindo.

  12. Felipe Cunha

    Desde 1889 os nossos milicos se arvoram de ser os donos da República. Chega! Já é chegada a hora de colocá-los no seu devido lugar!

    Responda
  13. MATEUS VAZ DE S Sá

    As Forças Armadas precisam entender de uma vez por todas que o seu lugar é nos quartéis. Não devem se intrometer na política e devem obediência ao poder civil constituído. E que passadas as eleições, o seu chefe maior chama-se Luís Inácio Lula da Silva a quem devem bater continência.

    Responda
  14. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Os militares tem obrigação constitucional de obedecer o presidente da república, isto é, Luís Inácio Lula da Silva. Não devem fazer política.

    Responda
    1. MATEUS VAZ DE S Sá

      Desconsiderem a minha correção equivocada.

    2. MATEUS VAZ DE S Sá

      Corrigindo o texto acima: Os militares precisam entender que o seu lugar é nos quartéis e que passadas as eleições o seu chefe maior a quem devem bater continência chama-se Luís Inácio Lula da Silva.

  15. Antônio João da da Silva

    Das forças armadas, especialmente o exército, este é maior sumidouro de recursos públicos e sem nenhum resultado prático para o país, não existe ameaça externa. Se extinguir o exército não haverá nenhuma mudança na segurança do país, tais recursos se destinados às PM, PC, PF, bombeiros resolveriam de vez o problema da segurança pública no país, o único realmente sério.

    Responda
  16. Leonilda Pereira Simoes

    Os militares que tanto apoiaram Nero e foram beneficiados com altos cargos e salários não vão apoiar a democracia. Mostraram que têm tendências golpistas e não respeitam a sociedade como um todo. O alto comando e esferas inferiores deveriam ser trocados para colocar no lugar profissionais sem filiação partidária ou golpista de estimação.

    Responda
  17. Maria Lopes

    A maioria maciça dos cidadãos repudiou o que aconteceu em Brasilia, uma mancha na reputação do país. Os militares são os principais responsáveis, estão tapando o sol com uma peneira quando tentam tirar o corpo fora. Madame villasboas e filha estavam lá. A tentativa de golpe e cria deles e está na conta deles. Cheios de privilégios e abusam do poder que lhes é conferido é muito bem pago. Tomem vergonha na cara.

    Responda
  18. Juliano Probst

    O filme Argentina 1985 deixa claro a lição que o Brasil deveria ter feito e não o fez. Esse talvez tenha sido o maior erro que a esquerda cometeu após 88.

    Responda
  19. Francisco Bezerra de Menezes

    Falta mandar para o pijama os indisciplinados e 2 graduados golpistas para cadeia. Estará tudo resolvido.

    Responda
  20. benjamim picado

    já passou o momento da DR com as forças. agora é a hora da colonoscopia, sem anestésico. segura a onda na cadeirinha, villas boas!!

    Responda
  21. Jane Medeiros

    Mal-acostumados é expressão suave! Não vem de agora, como aponta o colunista, o equívoco histórico vem pelo menos desde a anistia concedida à torturadores e responsáveis por crimes hediondos da ditadura de 64. A cultura da impunidade, da "conciliação por cima" citada por Magnoli nesta Folha! É hora do Brasil e das nossas autoridades tornarem cada um independente de títulos e patentes, responsável pelos seus atos e atentados contra à democracia. Já vem tarde!

    Responda
  22. Eulalia Moreno

    Bolsonaro foi o palhaço escolhido pelas Forças Armadas para ensejar um golpe militar. Só um ardil desses explica um desgoverno que levou a parte lúcida do povo brasileiro à exaustão. O palhaço resolveu ser o dono do circo e quando viu que não conseguiria, decidiu botar fogo no circo. Nesse momento, os militares bateram em retirada porque faltariam " mangueiras".Hoje o Bozo é o bode expiatório, o fantoche desmontado que ,sob pressão, tem os intestinos obstruídos de tanto sapo que engoliu.

    Responda
  23. Anna Rodrigues

    Esses irresponsáveis de farda vão acabar fazendo o que o contrário do que eles deveriam fazer. Estão fomentado a instabilidade e a baderna para a sociedade. Esses malucos continuam fazendo baderna, graças ao silêncio de quem deveria ajudar a colocar ordem.

    Responda
  24. Ricardo Santos

    O erro imperdoável das FA’s foi de ser cooptada ou de fazer parte de um desgoverno conduzido por um mitômano e ex-terrorista expulso do exército. Incrível como o ex-general villas boas deu guarida e fez parte dessa trama que acabou elegendo o infame. Por isto, as FA’s agora estão desmoralizadas, especialmente o exército por conta dos generais que atuaram indiretamente nas ações do dia 8/1, que irá entrar para a História como o dia em que golpistas tentaram acabar com a democracia.

    Responda
    1. Francisco Bezerra de Menezes

      Deixaram se sucumbir pelas benesses do erário. O subalterno conseguiu desmoralizar o alto comando, espécie de vingança pelo passado vergonhoso que teve.

  25. Anderson Costa

    É preciso colocar os militares em seu devido lugar constitucional. São pagos para defender a nação, no caso de ameaça externa. Não são poder moderador. O custo financeiro que eles absorvem sequer justifica tal manutenção. O ex governante contaminou mais ainda a instituição. É preciso tirar as gordas tetas da nação da boca dos militares.

    Responda
  26. wilson kfouri

    As Forças Armadas apresentam um custo benefício para o país muito deficitário. Julgam que são uma reserva moral e não são e que têm uma capacidade intelectual que não possuem, Isto ficou escancarado no desgoverno Bolsonaro onde entraram para política com figuras como Mourão,Heleno,Braga Netto,Pazuello etc e flertaram com o golpe. Lugar de militar é no quartel e servir o povo porque têm muito privilégios e não para serem liderados por um capitão expulso do Exército por problemas cognitivos.

    Responda
  27. Marcos Araujo

    1) o comandante da Marinha tem que ser exemplarmente punido. 2) os militares tém que ser enquadrados no estatuto militar. Se nada for feito, restaura-se a anarquia. Agora é a hora!!!

    Responda
  28. wilson kfouri

    O custo benefício que as Forças Armadas fornecem para o país é muito deficitário, Fazem pouco,custam muito e se apresentam como uma reserva moral que não são e de uma capacidade intelectualque não possuem.Isto ficou escancarado nos 4 anos trágicos do desgoverno Bolsonaro quando entraram na política,flertaram com o golpe,produziram figuras como Pazuello,Mourão,Heleno ,Braga Netto et caterva e situações como a compra superfaturadas e Viagra,próteses penianas e gel íntimo.

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      Podemos incluir a péssima formação na escola militar , presa a um passado ditatorial e sem nenhuma noção da geopolítica mundial atual .

  29. Jose Silverio Lemos

    Quando foi que as FA defenderam o Brasil ? Seu caráter verdadeiro começou em 1889 quando destronaram o imperador D. Pedro II e continuam golpistas até hoje!

    Responda
  30. SUELI Iossi

    Após a intentona de 08 de janeiro, pensando pra que serve as FFAA?? As fronteiras terrestres e marítimas estão à deriva, tomada por traficantes e contrabandistas de armas e todo tipo de mercadorias e não se tem notícia de alguma ação efetiva do exército para protege-las e sem falar na Amazônia que está entregue ao crime organizado em conluio muitas vezes com políticos e militares!! E agora deram para se meterem nas eleições, chantagearem governo legítimo e fazer o povo brasileiro de refém!!!

    Responda
    1. José Vinicius Beghetto

      Perfeito Sueli. "Tamos juntos"

  31. Paulo Sales

    O brasil é país militarizado ao estilo republiqueta. Essa história nunca acaba porque governo após governo, com enfase a Bolsonaro, não conduz p governo a coloca los no lugar certo. Todos tem alguma parcela de culpa

    Responda
  32. niemeyer franco

    FFAA devem retornar aos quartéis, deixar de quererem ser protagonistas de paz utilizando o tal "poder moderador" que eles julgam ter. FFAA não têm poder nenhum, a não ser os citados na CF - o resto é conversa de boteco.

    Responda
  33. Raul Cunningham

    E viva a Costa RicaÂ…

    Responda

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.