Ruy Castro > A saíra que singra o azul Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Carlos Ortiz

    Bela definição de patriotismo. Me fez lembrar o discurso de Vargas Llosa quando recebeu o prêmio Nobel de Literatura faz já alguns anos.: “ A patria não são as bandeiras nem os hinos, nem os discursos apodícticos sobre heróis emblemáticos. A pátria é um punhado de lugares e pessoas que habitam na nossa memória e a tingem de melancolia. A sensação cálida de que não interessa onde estejamos, sempre existirá um lar onde possamos voltar”

    Responda
  2. Nilton Silva

    Grande Sílvio, tá todo mundo louco, Brito!

    Responda
  3. LUIZ CARRIERI

    O conceito bozoNeroista de Deus, Pátria e Família, faz-me lembrar da sigla TFP = tradição, família e propriedade. Eles deturparam o real conceito de Deus, de Pátria, de Família e de Propriedade, de tal forma a lhes beneficiar, única e simplesmente para favorecimento pessoal. Aonde nós tivemos, nesses 4 anos de desgoverno, Jesus acima de tudo e Deus no comando. Pura enganação do rebotalho, que ludibriou o gado irracional. O pior é que ainda tem "gente" que segue apoiando o louco solto.

    Responda
  4. Adauto Lima

    Quem diria, o colunista citando de forma elogiosa alguém identificado com a Semana de Arte Moderna, ainda que então parnasiano. O que o Silvio Brito acharia da sua posição a respeito do Movimento.

    Responda
  5. ROSA MARIA

    Pátria Brasil, é o território delimitado por nossos antepassados que devemos conservar e utilizar com inteligência e sabedoria, os recursos naturais nele existentes para produzir riquezas para nós mesmos, cidadãos comuns. Só assim conseguiremos a prosperidade e nos libertaremos dessa nostalgia barata, perdedora e que só presta a interesseiros astutos de plantão; os famosos parasitas do Estado-Alguns burocratas e empresários (uma parcela já conhecidos).

    Responda
  6. José Cardoso

    Ruy como sempre pescando relíquias inusitadas. Ora direis, Mário de Andrade parnasiano.

    Responda
    1. SERGIO saraceni

      Concordo. Um pescador de relíquias.

  7. ROSA MARIA

    Pátria Brasil, é um território delimitado por nossos antepassados que devemos conservar e utilizar com inteligência e sabedoria os recursos naturais nele existentes para produzir riquezas para nós mesmos. Só assim conseguimos a prosperidade e nos libertamos dessa nostalgia barata, perdedora e que só presta a interesseiros astutos de plantão; os famosos parasitas do Estado.

    Responda
  8. NACIB HETTI

    O brasileiro está cansado de viver de poesia. Está com fome.

    Responda
  9. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    O lema da nossa bandeira deveria ser: farinha pouca, meu pirão primeiro.

    Responda
  10. Cleomar Ribeiro

    ... para se cunhar/criar esta tal palavra ' Pátria' só poderia vir de um 'facista dentro do arMário"!... em Macunaima ele deixa bem claro que não apreciava muito ser nativo destas terras daqui, ele ' acabou ' com o Mito de Macunaima!...

    Responda
  11. Marcelo Luiz de Lima

    "A minha pátria é o grande rio secular que come terra,bebe nuvem e urina mar...". Pátria Minha de Vinícius de Moraes. Sou muito mais patriota que qualquer um que vestiu a camisa amarela,tanto em Brasília quanto na copa do mundo.

    Responda
  12. Fabiana Passos de Melo

    Perfeito! Ser patriota é algo mais complexo que usar verde e amarelo. Por isto, investimento em educação, urgente!

    Responda
  13. Benedicto Ismael Dutra

    O triste é a falta de união por um Brasil melhor, humano, gentil, sem a miséria que se vê ao lado das grandes cidades.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Benedicto: tambem se vê miséria ao lado ou dentro das pequenas cidades.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.