Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Larangeira

    Mestre Tostão confunde estatística e ciência. Estatísticas são dados coletadas a partir do fenômeno investigado — nesse caso, jogos de futebol. Estatística não é ciência. Número de passes, posse de bola, chutes a gol etc são estatísticas. Essas estatísticas podem ser estudadas em busca de padrões que poderiam fundamentar uma teoria científica — ou, meramente, embasar conclusões táticas. Por exemplo, a de que ponteiros precisam de laterais apoiadores para jogar com eficiência.

    Responda
  2. Antonio Carlos Orselli

    A cada coluna aumenta a artilharia do Tostão. Um gol, garantido, a cada semana. Obrigado, Tusta!

    Responda
  3. Luiz Gomide

    Belo texto. Obrigado Tostão.

    Responda
  4. Paulo Ribeiro

    Tostão é uma ilha de experiência e sabedoria em um mar de palpiteiros sem conteúdo, que prazer ler seus textos.

    Responda
  5. Joaquim Rosa

    Entendi é pohha nenhuma. J'ai lu cinq fois.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Apparemment, vous ne comprenez rien de tout.

  6. paulo machado

    Suprema grosseria Tostão cometeu ao não comparecer ao funeral do maior jogador da história. Pelé a quem ele deve o titulo de tricampeão do mundo

    Responda
  7. Sergio Mac

    Que frutifiquem as suas meditações...

    Responda
  8. jose borges

    Tostão é um intelectual da pesada. O que sobrou na Folha , depois da demissão de Janio de Freitas e da saída solidária de Marcelo Coelho.

    Responda
  9. Neli de Faria

    Escreveu, com perfeição, o que pensei sobre a seleção treinada pelo Tite. Claro que torci contra, mas nem precisava: a seleção perdeu para si mesma. Minha pátria no futebol se chama Santos! A seleção da CBF não me representa… ! mas, ganhei o Bolão de meus amigos de Camboriú, Itajaí e Balneário Camboriú. Quem viu Pelé em campo , conhece futebol!

    Responda
  10. MARCELO ROCHA

    Ouso divergir do grande jogador de futebol Tostão, acredito no futebol atual não dominar os fundamentos impede a progressão na carreira. Até a década de 70 era natural que zagueiros, volante e centroavante fossem pernas de pau, inclusive na seleção de 70 a zaga não era nenhum primor de qualidade técnica.

    Responda
  11. Alberto A Neto

    Por que não convidar, com pompa e circunstância, Tostão para o comando técnico e tático da seleção do Brasil que deve, sim, aposentar as camisas amarela e azul. Doravante, um novo ciclo, totalmente modificado, que seja capaz de superar a mediocridade generalizada por Dunga, Scolari 7 a 1 e o lero-lero de Tite. As camisas tão somente verdes ou brancas, lisas ou listadas. O azul apenas nos calções. O amarelo só nos meiões. As seleções desde 2006 têm emporcalhado a história do futebol do Brasil.

    Responda
  12. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Grande Mestre Tostão, hj seu passe valeria um caminhão de euros,tive a felicidade de ver a Copa de 70,a mim foi a melhor seleção do BRASIL, seguida pela de 58 e a de 1982 do Mestre Tele.

    Responda