Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. fausto almeida

    cfm luta é por reserva de mercado. pela qualidade ele não está nem aí.

    Responda
  2. Edgar Alves

    O Brasil é uma terra de contradições em muitos aspectos.Cursos de direito tem aos montes, um em cada esquina. Não fizeram uma política responsável de abrir menos cursos e com mais qualidade e considerar o impacto regional. Por outro lado, precisamos de médicos em todo o país, responsáveis pela saúde, deveria ser a prioridade. Mas não. Faltam médicos e ainda dificultam a abertura de cursos. Enquanto tem advogado vivendo como uber, vendendo avon e Jequiti, fazendo trufas pra se sustentar

    Responda
  3. Anna Rodrigues

    É aí que o estado pode atuar. Faculdades públicas devem ser abertas onde tem menos médicos. E tem ter uma forma de dá preferência a quem é da terra.

    Responda
  4. alderijo bonache

    Ser médico exige muita seriedade e abnegação. As Universidades Públicas devem ser olhadas com mais atenção, no Brasil atual, poucos podem entrar num curso de medicina, pelo preço absurdo das mensalidades! Acaba privilegiando a uma casta, o que é uma aberração!

    Responda
  5. Dalmo de Souza Amorim Junior

    São duas as questões: falta um projeto Rondon, para que os formados em escolas públicas devolvam à sociedade o investimento feito em sua preparação profissional, como também os formandos não sonham em ser doutores, com mestrado e PhD, mas esses de consultórios em cidades grandes.

    Responda
  6. João Batista de Junior

    E a qualidade no ensino.....

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      ... inversamente proporcional ao valor da mensalidade!

  7. Joao Braga

    O Brasil tem mais faculdades de medicina que os USA que conta com população muito maior. Nos próximos anos estaremos sofrendo as consequências de maus profissionais no mercado. É necessário criar a carreira do médico nas regiões carentes e dar reais condições de trabalho. Trazer mais médicos é voltar a erro do passado... Não aprendemos com nossos erros...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O Mais Médicos foi um erro? Sério, bozoloide? Claro, trouxe médicos para atender pobres onde os médicos brasileiros se recusavam a ir. Isso é realmente um grave erro!

    2. fausto almeida

      dar reais é muito bom. até eu que não sou da área quero.

  8. Valdir Teixeira da Silva

    Sou favorável a abrir muito mais vagas, quanto mais médico melhor. Se há mercado, deve- se deixar abrir.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A qualidade que se dane, não é? Justamente numa profissão em que o mau preparo do profissional pode resultar na morte do paciente ou num grave dano a sua saúde você quer regulação pelo mercado? Tem algum país civilizado que faz isso?

    2. RICARDO Moreira

      Se um aluno nao tem perfil intelectual para a profissao, se nao domina os conceitos necessarios das materias para ingressasr em um curso de medicina, nao poderia cursa-la. Faculdades privadas nao garantem este filtro, tendo em vista o interesse financeiro em se manter, encarando o aluno nao como tal, mas como cliente consumidor. Se for para liberar que entao se faca exame de admissao a profissao, como a oab.

  9. LUCIANO NEDER SERAFINI

    O Brasil tem 310 faculdades de Medicina (FMs)!! A maioria das FMs particulares são verdadeiros es telio natos educacionais. Os Estados Unidos, com uma população maior e economia 10x maior que a nossa tem cerca 131 faculdades de Medicina... Há algo errado aqui, não? Devia-se passar um pente fino e fechar as Instituições que não tenham condições. Senão o povo vai ser vítima de submédicos e de uma $ub$ubmedicina.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      São duas as questões: falta um projeto Rondon, para que os formados em escolas públicas devolvam à sociedade o investimento feito em sua preparação profissional, como também os formandos não sonham em ser doutores, com mestrado e PhD, mas esses de consultórios em cidades grandes.

  10. Julio Shiogi Honjo

    Mensalidade média de oito mil. Pela renda média dos trabalhadores brasileiros, pouco mais de dois mil mensais atualmente, só filhos de milionários para frequentar. Daí, conclui-se que será o famoso pagou passou! A escola estará preocupada com a qualidade?

    Responda
    1. Manoel Paulo Neto

      Isso mesmo. Conheço residência com e filhos e 3 formandos!