Elio Gaspari > Revelação da minuta do golpe é advertência às Forças Armadas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Se tivéssemos um congresso decente para defender os interesses do paÃs e da população seria ótima oportunidade de acabar com essa excrescência que é a PolÃcia Militar, violenta e corrupta. Só polÃcia civil. De quebra reduzir as FFAA pela metade. Aposentar todos pelo Regime Comum da Previdência, sem privilégios, seria perfeito. O restante deles ocupados patrulhando nossas fronteiras e protegendo nossas florestas sem tempo para conspirar contra a democracia como fazem desde a República
Tem tanto absurdo nesse texto, que fico pensando que só pode ter sido provocação do colunista pra ver até onde vai a credulidade do seu leitor. Um experimento jornalÃstico. Só assim pra conciliar com o respeito intelectual que preservo por ele.
Não vivemos na China, onde o "Partido" tem poder executório, judicial e legislativo. No Brasil todas as decisões administrativas (e judiciais, e legislativas) precisam ser fundamentadas com base em razões e fatos. A Dra. Luana poderia administrativamente pedir esclarecimento, judicialmente impetrar mandado de segurança ou seu análogo.
aparentemente tio elio ficou sem a dose do remédio hoje.
TD mundo apedrejando o articulista. Como esperado, passamos de bolsominions a lulominions. Mudou a coleira e ficou o gado. Ê Brazil! DifÃcil. O fato, cristalino, é q algumas estratégias, eivadas de ideologia barata, são equivalentes. Mas vai ouvir no meio de tanto muuuuu. O outro era pior, não há a menor dúvida, mas o tadinho é tão domesticado quanto.
olavo too loves a man in uniform.
Acho que após o Jânio a folha demitiu também o Gaspari,que está escrevendo em seu lugar é o Eremildo.
Prezado jornalista, este foi um domingo infeliz: quem sabe no próximo?
A pergunta é "Quando as FFAA armadas acordarão para o fato de que sem elas o paÃs vive melhor?"
Resposta: Quando o governo federal fizer uma intervencao nas FAs, tornando-as menores, mais profissionais, e expurgando a totalidade dos comandantes e oficiais superiores que trabalham para desestabilizar a politica do Brasil, ao inves de se dedicarem a protecao do mesmo.
Tem que ser um jornalista ingênuo para acreditar que por ter tecido loas a Lava Jato, a operação que acabou a indústria de pesada brasileira, a madame poderia o que bem entende no governo: na minha casa não entra nem porta adentro.
Muito desinteressado é quem acha que colunistas são ingênuos. Todos têm experiência enorme no dia a dia da polÃtica e economia. O texto do comentário não está claro, mas de qualquer forma o pior é que as forças armadas têm partido e até alta cúpula briga entre si. Isso pode prejudicar muito o paÃs que já está na lona.
Discordo do colunista: as FFAA não só sabiam do decreto golpista, como colaboraram na sua criação. Não são os santos do pau oco, são cúmplices. Devem ser investigados, a partir do depoimento do Anderson Torres, e punidos se houver culpa. Não entendo o autor de valiosos livros sobre a ditadura cogitar o contrário.
Parece pertinente sua colocação, se eles, os golpistas, não tivessem o suposto aval das FA certamente não apostariam tão pesado no escuro
A "Questão Militar" voltou em 2023? Lula III quase foi deposto! O mesmo estranhamento entre Imperador e Tropa de 1889? Três correntes sempre disputaram corações e mentes dos militares. Liberais intervindo nada na vida civil. Jacobinos exaltando participações direta ou indireta. Positivistas dispostos a modular para garantir a solução dos problemas nacionais. Divisão na Forças Armadas há? Desde sempre! Mas agora, não! Não há os Geisel e os Frotas. Reuniram-se! Lula viu Jango embaçado no espelho.
Lula começou a candidatura dele viajando e angariando apoio externo. Ao que me recordo, Jango não tinha nenhum. Pelo contrário, governos e empresas estrangeiras se opunham a bandeiras do governo dele. Entendi ter observado sr. Jânio, q mais do q as manifestações internas pela democracia, o que vinha garantindo-a e mantendo as possibilidades de eleições era o apoio externo. Agora, além de amplo apoio externo, nota-se em torno de LILS e do resultado, amplo apoio polÃtico. Mais difÃcil p/FFAA?
Eremildou? É o caminho contrário: o documento só foi parar na gaveta pois os militares golpistas acovardaram-se, preferindo manter as mamatas já garantidas do que arriscar perder tudo pelos seus derrotados testas de ferro da milÃcia.
Será????
Surpreende o cinismo de colocar no papel um texto como esse. O amigo do peito de Golbery, Ãntimo da capacidade histórica do Exército Brasileiro em atacar seu próprio povo, considera um aviso aos ingênuos militares o que aconteceu. Pois é certo que aqueles velhinhos inocentes não sabem o que é o bolsonarismo, coitados. Não satisfeito, insiste, em outra parte da coluna, em uma equiparação que já nasceu velha, mas é ainda mais após o oito de janeiro. Não disponho de mais caracteres para absurdo tal
A tese perseguida por bolsonaro foi a da imunização de rebanho, alcançar a maior infecção da população no menor tempo, por isso atrasou a vacinação o máximo que deu conta, quando comprou, comprou em pequenos lotes
A tese de Bolsonaro foi nenhuma. Sua intenção foi fazer nada.
Sêo Elio, tô duvidando seriamente que sequer o Eremildo, que é idiota pacaramba, não me esqueci - mas acho que nem ele crê que os Altos Milicos não tivessem dedo nesse rascunho de górpe. Vá lá, com uma boa-vontade de Santo, que só tenham apreciado o conteúdo da cumbuca, sem lá botar a mãozinha. Mas sabem bem a tranqueira (que são e) com a qual mexem. Sabidinhos, eles; espertalhinhos, até.
Está na hora de encarar a realidade e discutir as forças armadas, sua utilidade, quanto o paÃs gasta com elas e qual o retorno! Elas devem para servir os civis, que são os donos do paÃs e elegem seus governantes! Que Lula não fortaleça quem quer agir como inimigo da nação! Que volte a faltar comida nos quartéis pra saberem que somos nós quem pagamos a conta do Viagra e do leite condensado!
Eu me arrisco com moral das histórias: Os ventos mudam de direção. Muita atenção ao que pode estar se associando. Pode no mÃnimo sair com a imagem arranhada, afetar também a de sua categoria e ver sua carreira prejudicada, mesmo que muito bem capacitada.
Restrição partidária significa inveja petista. Ganhei ou não o fim de semana na Coréia?
Ganhou um mês no Afeganistão, com escala em Orlando para visitar o Pateta.
No seu caso eu daria a passagem só de ida,o problema é que duvido que Coreia tenha tanta tolerância com manés como tem a banana.
Eu diria que restrição partidaria significa: quem não está com nós, está contra nós. Acho que a viagem é minha kkkk. Vendo o depoimento do presidente ao ex ex e atual senador no YouTube, já tenho dúvidas sobre a culpabilidade. Me parece mesmo algo proposital, mas como o presidente tem uma inteligência anormal, pode ter dissimulado muito bem. A probabilidade dele ser inocente é a mesma dele ser culpado
Kkkkk
Confirmado. Inveja petista de quem não ganhou a viagem,
Não. Errou na resposta e quem erra não ganha.
Na Coreia do Sul.
Eremildo lê o Washington Post? Saiu no WP: "Exército do Brasil deixou centenas de insurgentes escaparem, dizem autoridades"
Bom momento para se aposentar as FFAA, ou seja, fim do militarismo restando o serviço público prestados só por civis (Força Nacional). E todo mundo se aposentando no Regime Geral da Previdência Social.
No dia seguinte, a quitanda precisa de troco no caixa e berinjelas frescas pra vender. As ffaa não precisam de nada disso, porque não prestam para nada.
Os caras falam de leitura horrorosa, segunda mais lida.
Quase que só com crÃticas nos comentário. Dá para entender porque horrorosa?
Seu comentário é horroroso e eu li.
Esse golpe não sai por falta de condições de sustentá-lo. As FFAA e o Agro então ficam apoiando esses atos tresloucados debaixo dos panos para ir testando as águas. Como o apoio popular é mÃnimo e internacional nulo, eles abandonam os buchas de canhão e fingem não ter a ver com isso. E contam com Élios para vender essa ficção.
O documentarista e herdeiro João Moreira Sales criou uma fundação e fez uma doação de 300 milhões de reais com o único objetivo,manter a revista Piauà isenta e independente,já o os herdeiros folha, Pag seguro...,pessoas são diferentes.
Excelentes comentários, podem desagradar aos lados A, B ou C, mas foi translúcido quando separou manifestantes (milhares) de vândalos (centenas) e golpistas (meia dúzia de iludidos, não ao fariam isso com o presidente ou ministros em palácio sem a presença de Forças Armadas).
Lendo essa coisa horrorosa,fica claro porque Janio e Duvivier,foram gentilmente convidados a dar o fora.
Janio defenestrado,Duvivier,defenestrado,esse colunista ficou,porque?ganha um doce quem adivinhar.
Este artigo do me faz sentir muitas saudades do Jânio de Freitas.
Pelo jeito, pelo menos nos escalões superiores, o bom senso prevaleceu até agora! Mais uma vez agradeçamos à imprensa livre e a rapidez das informações, e rapidez na contra "informação"! Louco se junta a outros loucos, mas o bem o intencionado que adota os pensamentos de insanos, será tido como tolo! Você acha que as FAs não sabem da Ãndole covarde do seu "lÃder" que quis comprá -los ao longo de sua gestão?? Com seus soldos majorados ao longo dos últimos 4 anos?
Diminui a ração de leite condensado e filé mignon para dar um choque de realidade, depois diz que o povo tá pedindo mais ordem unida. O importante mesmo desse comentário do jornalista Élio Gaspari é o tratamento que o governo Lula está dando para as cientistas. Viraram negacionistas também ou sempre foram?
Dra. NÃsia em um ministério não conta?
O ogro agro está enfiado até seus últimos fios de cabelo nesta lama. Não vê quem não quer, seu Elio.
Se o Hélio ver, os farias limers não o contratarao para palestras a seus executivos.
Eles sabem com quem estão metidos. E foram e são coniventes.
As ffaa estão enfiadas até seus últimos fios de cabelo nesta lama. Não vê quem não quer, seu Elio.
Na verdade, com exceção de uma meia dúzia de helenos e bragas, o presidente '38' (tinha que ser) não conseguiu comprar as FA. Estas, desconfiaram desde logo que este capitãozinho, falastrão e apologista da desobediência civil não era o cara pra ser o grande lÃder que iria revolucionar a democracia deste paÃs. Pensaram bem, é melhor não mexer em time que está ganhando!
Saber com quem anda metido??? ou conhecer melhor a competência de quem comanda para dar o golpe??
Foram Luana Araújo e outras cientistas e infectologistas que nos orientaram durante a pandemia. Agora são barradas no governo Lula? A burrice petista já está aparecendo. Daqui a pouco estarão negociando votos e cargos com aqueles que aprofundaram a tragédia da covid 19.
Não precisa da reportagem para perceber o negacionismo do governo Lula, que diz respeitar a ciência mas não respeita na prática. Até os bolsonaristas quiseram Luana Araújo na Saúde, desistiram dela porque ela foi contra a cloroquina das emas. PT sendo PT, por não se sabe o que partidária.
Se você apontar em qual linha da reportagem fala que a Luana Araújo foi barrada no governo Lula, ganha um prêmio
Faz-se necessária uma reforma profunda na organização interna das forças armadas. É uma tortura, a cada quatro anos, ter a sombra de um golpe militar à espreita.
Há um bom artigo na ISTOÉ DINHEIRO, de Edson Rossi, intitulado "Forças Armadas... pra quê?". Nos faz lembrar do quanto as FFAA preocupam. Mostra a obsessão dessa gente em destruir brasileiros. Fala sobre "sua" gênese e cita: "Em seus 200 anos, o Exército lista mais batalhas contra brasileiros. Doideira, né?" Os que consultam a história e cotejam com os acontecimentos atuais não duvidam: as FFAA precisam de reformas, inclusive de princÃpios. Nós, o povo, não somos os alvos.
É salutar, para quem não é fascista, louco ou extremista, continuar desconfiando das FFAA brasileiras. Quando começam a recuperar a imagem depois dos crimes de 64, generais, oficiais e praças aparecem apoiando um fora da lei alucinado, continuam se metendo no governo, deixam um infame como Pazuello continuar na bem-aventurança do generalato...ou o Comando faz uma limpa na sujeira que ainda empesta a caserna, ou será melhor chamarmos o Batman!
Você tem aà o telefone do homem morcego?
A recuperação da imagem ocorreu bem antes , chegou a ser a instituição mais confiável pelos brasileiros. O Bolsonaro era conhecido principiante entre as aparentes mais baixas, que possibilitaram sua permanência como deputado federal carioca. Sempre manteve amizade com integrantes de sua turma da Aman. Infelizmente contaminou as FA , com um discurso totalitário e conspiratório. Quando da sua insurgência enquanto tenente do exército o general Geisel o classificou como mau militar.
Alex, o que quer dizer "recuperaram a imagem"? Talvez sufocar a Comissão da Verdade e evitar a revelação dos crimes de Estado. Consequentemente derrubar Dilma e prender Lula.
Bolsonaro recrutou aproximadamente Sete Mil Militares para liderarem o Estado por quatro anos. E foi um fiasco tremendo; ninguém sabia comandar nada e viviam mais de fofoca e fuxico do que de implementação de PolÃticas Públicas. A sociedade que não raciocina com o fÃgado exige que respeitem as eleições e voltem para suas atribuições legais e constitucionais. Os Golpistas devem pagar legalmente por suas ações. Liberdade é constituÃda com responsabilidade.
E ganharam muito dinheiro nesses cargos. Não queriam perder essa boquinha. Por isso o desespero da perda das eleições.
Quando em 2002, 2003 e 2004, existia poucos documentos remanescente da ditadura militar que havia terminado em 1985, Elio Gaspari começou a escreve quatro livros importantes sobre o perÃodo e terminou o quinto volume em 2016. Trabalho jornalÃstico de fôlego. Se só tivesse feito isso em sua trajetória profissional teria meu respeito e consideração. Nem ele e Jânio de Freitas servem como exemplo para o "jornalismo" atual.
Volta Jânio de Freitas. Como pode ficarmos sem os seus danos e corajosos comentários num momento como este? InadmissÃvel.
Nossas forças armadas até agora tem resistido a serem compradas, tanto pela curriola do Lula como do Bolsonaro, para embarcar num regime totalitário. Espero que continuem com a visão de Estado que sempre as caracterizou.
Nossa, que antolhos poderosos, não enxerga nada, ou se trata de pura má fé. Perdeu, mané.
Conta aquela do papagaio agora...essa piada sobre os milicos foi ótima!!!
Você calado, é um poeta.
LOL ...
Tá de zueira, né? Esse comentário foi irônico, só pode ser. É o mesmo que dizer que a raposa é a melhor amiga das galinhas.
Desde que não falte viagra e complemento peniano artificial....
qual visão de Estado, a de 64? Resistiram a serem compradas pelo Bozo? em que mundo vc viveu estos anos?
Esse fato reflete a qualidade ou não das forças armadas. As Forças Armadas nos EUA, atualmente na Alemanha, Uruguay são de extremo respeito a Constituição Federal destes paÃses. No Brasil segue sendo forças armadas de republiquinhas. Está na hora de afastar todas e todos os extremistas nas forças armadas brasileiras e profissionalização para que isso colabore no crescimento econômico da nação brasileira. ImportantÃssimo.
O golpe convencional, através dos tanques fumacentos e fedorentos, parecem inviáveis por conta da integração entre os paÃses ter avançado muito nas últimas décadas. Imaginem o que será de nossa economia se viermos a ser boicotados pelos EUA e União Europeia como acontece atualmente com a Rússia! Devemos permanecer atentos ao “golpe disfarçado” que setores das Forças Armadas pretendem implementar como mencionado ontem pelo antropólogo Piero Leirner nesse Portal !!
A obsolescência é um fantasma que assombra a humanidade. Alguns jornalistas parecem pairar acima (ou abaixo, tanto faz) da humanidade. E um jornal caminha a passos largos para fechar "a quitanda" quando dispensa um jornalista como Janio de Freitas e mantém o samba de uma nota só do Elio Gaspari. Esse senhor, além de enfadonho, é uma máquina de falsas equivalências - assim como o articulista dispensado pela Folha tem falsa equivalência com a obsolescência mantida.
Elio sempre foi representante de golpistas, sejam militares ou não. Por sinal, acho não se deve generalizar militares, temos os piores como vilas boas, heleno e braga, mesma essência de bolsonaro, traÃram vergonhosamente suas funções, desmoralizando toda corporação, mas temos os que silenciosamente se opuseram e foram afastados ou se afastaram, como Azevedo, Pujol, Barboza e Bermudez. Novos comanandantes ainda precisam mostrar de que lado estão.
Roberto, os livros de Elio, não fazem menção ao envolvimento do empresariado e principalmente aos EUA, o que já se é bem sabido com a abertura dos arquivos americanos. Seria semelhante a considerar a Lava Jato como obra exclusiva de Moro, sem envolvimento de EUA e empresários, Globo, Folha... Vale ler João Amado em artigo no observatório da imprensa.
Esqueci o último A ditadura acabada, o último volume.
Então leia a quadrilogia que o autor escreveu sobre a ditadura militar de 64. A ditadura envergonhada, A ditadura escancarada, A ditadura derrotada e A ditadura encurralada editada pela Cia. das Letras. Tem uma visão interessante de quem viveu aquela tragédia na história brasileira que esses patrió tarios querem de volta.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Revelação da minuta do golpe é advertência às Forças Armadas Voltar
Comente este texto