Elio Gaspari > Revelação da minuta do golpe é advertência às Forças Armadas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
As Forças Armadas foram tolerantes e assim quebraram as regras da preservação de suas dependências e adjacências. Se havia parentes de militares entres os terroristas cabia a esses militares adverti-los das trangressões que estavam praticando. As Formas Armadas não se podem prostituir em apoio a tais atos, produtos de ideologias nazifascistas, pois isso comprometem a sua imagem no plano nacional e internacional. As Formas Armadas, embora não sejam Poder da República são independentes.
Gosto muito de ver gente escrevendo sobre as 'maldades' da esquerda. Perto das atrocidades do capitão de milÃcia e cia ilimitada, parece brincadeira de criança; mas para quem se diz 'jornalista isento', têm o mesmo peso. Questão de afinidades...
Elio Gaspari é um dos mais profundos conhecedores da ditadura militar, e sobre o tema escreveu cinco livros memoráveis. Realmente, o golpe, na prática, exigiria os chamados "tanques nas ruas". As Forças não chegaram a tanto, como aconteceu em 64. Deram apoios tÃmidos e vacilantes
Ganha um almoço na Barão de Limeira quem conseguiu entender a relação entre a cloroquina e a Lava Jato. Arrisco: o lavajatismo continua sendo o terraplanismo da imprensa.
Fala em petrolão e milhões devolvidos mas esquece o "Não vem ao caso" quanto a referência a falcatrua milionária eram o Aécio e os amigos do FHC. Né verdade mesmo, Marcos?
Senhor Joabe , o que quer dizer a última frase? O senhor acha que a lava jato inventou fatos, que o PT e presidente Lula não foram organizadores e principais beneficiários do Petrolão? Ou foi o Petrolão uma criação da mÃdia? E, os bilhões devolvidos pelas empresas? A tempo : não sou mÃnion e nem favorável a nenhum golpe. Apenas não acredito em fantasias vindas da esquerda ou da direita.
E eles são tão presunçosos que sempre "exigem" que o PT faça o "mea culpa". Hipócritas, mea culpa tem que fazer vocês que, apoiando incondicionalmente a lava-jato, apesar de tantos sinais que ela emanava que tinha alguma coisa muito errada em suas entranhas, nunca se deram ao trabalho de fazer um jornalismo como deveria ser. Imprensa incompetente. Vocês são avalistas de tudo de ruim porque passamos.....
Madame Natascha sequer pensou em imaginar que muitos militares tinham ciência da minuta, talvez até mesmo participação na confecção da mesma. Madame Natascha anda muito ingênua......
Sem anistia!
Lugar de milico é no quartel....ou na cadeia!
Caro Roberto e demais leitores, não vejo nada horripilante na coluna do Élio. O que ocorre, de fato, é que essa gente rica demais jamais mediu as consequências dos próprios atos. Agora que a situação chegou a esse ponto sem retorno, serão punidos e claro que isso gera desespero em quem se acha sempre acima de qualquer lei. O Brasil está de volta. E suas leis idem.
Parágrafo quinto, última linha: coações ou doações?
Esse é o paÃs dos bananas boys. O paÃs onde o ex presidente usaba da mentira para justificar seus sonhos de megalomania, o paÃs onde o presidente paseava de moto gastando o dinheirinho do povo e seus seguidores - vulgo gado - gritando o slogam mito. Isso acabou, agora eles os golpista estão na papuda gritando....me tira de aqui... Perderam mané, parem de amolar pó.
Me parece muito justo que a infectologista não seja nomeada por louvar a Lava Jato. E outra, o que ela quer? Ser Chefe de imunização do Ministério da Saúde do governo que ela apoia que seja preso pelo processo mais enviesado da história recente? Certeza que existem nomes melhores.
Que paninho feio, Edson. Se você tivesse sido julgado e preso por um grupo de conspiradores falsários, você iria contratar uma pessoa que não tem nada de especial e que apoiava a sua prisão?
Depende de quando ela postou. No inicio todos estávamos entusiasmados com a operação. Ela surgiu na onda das PGR e PF independentes sob o PT, o que possibilitou um pente fino que levou muitos graúdos 'a prisão. Mais tarde no entanto começou a ficar claro que o tal grupo evilgeliko de Curitiba estava na verdade numa missão golpista a qual tinha entre seus objetivos, justamente parar a sangria de punição a graúdos da classe alta que se iniciou com a dona da Daslu.
Elio, Elio, que artigo medÃocre .
Nos últimos vinte anos o Brasil viveu de minutas: minuta de combate à fome, minuta de combate à s drogas, minuta de polÃtica ambiental, minuta de polÃtica internacional, minuta de polÃtica industrial, minuta do saneamento, minuta da reforma fiscal, minuta da reforma administrativa e muitas outras. Só faltava a minuta do golpe, que também falhou.
No governo PT o Brasil saiu do mapa da fome, Mané. E não foi comendo minuta, Mané.
Acho que o personagem contaminou o criador: não creio que o Elio Gaspari trataria seus leitores como idiotas.
Ele dorme, Eremildo rouba o laptop.
Ah, tá... militares e agronegocistas embarcaram na canoa do golpismo por ingenuidade. É um desrespeito com a inteligência do leitor, Sr. Élio.
Os terroristas golpistas e seis financiadores acreditaram que a baderna não daria em nada. Desta vez se enganaram. Como escreveu Elio Gaspari, o mundo, as autoridades e a sociedade brasileira estão atentos e não permitirão que saiam impunes. Agora a democracia venceu, para que estes fatos nunca mais aconteçam. A era dos golpes de estado ficará no passado da história.
Temos que agradecer ao Elio G. Sem ele não ficarÃamos sabendo que as FFAA não sabiam com que tipo de gente andaram se entranhando intimamente nesses últimos 4 anos. Sua advertência foi muito útil. Acho. JK
1) Primeira falácia: a minuta golpista deve permitir aos militares `que vejam com que tipo de gente estariam metidos`. Os milicos brasileiros são esencialmente antidemocráticos, não é o Bozo que inventou o golpismo. 2) Segunda: comparar peras com maças... O governo está certo em barrar a nomeação em um cargo importante de uma pessoa fan de juiz corrupto.
CorretÃssimo em ambas, caro Nestor. Sobre a primeira, o acéf*alo do bozo é cria e fantoche dos milicos e empresários neoescravistas (não é à toa que governou pra eles), exatamente a mesma co*rja do golpe de 64.
Perfeito.
Quer dizer que a galera do agro que financiou atos golpistas não sabia pra onde o dinheiro estava indo? Como são ingênuos esses milionários, não é mesmo?! Hoje as colunas do Gaspari estão o puro suco da passassão de pano pra gente desonesta.
Não Michelle. Elio alertou, mais uma vez, dos meandros de sombras que o paÃs viveu com bolsonaro, para que a sociedade fique alerta com "quem se mete". Principalmente nas eleições futuras! Sugiro que leia sua coleção sobre a ditadura militar.
Não é difÃcil perceber que essa tentativa de golpe tem o DNA das Forças Armadas. Sem anistia.
Pessoal, um pouco menos nas crÃticas ao Élio. O coitado dorme e o Eremildo rouba o laptop dele.
Os militares querendo limpar a própria imagem junto à classe média brasileira sussurram coisas inacreditáveis como o "sabem agora com quem estavam lidando" desta coluna para os nossos jornalões. Muitos "offs" de generais golpistas para Eliane Catanhêde, ThaÃs Oyama e para o nosso especialista em ditadura, Elio Gaspari.
O problema Ana, é que mais do que ninguém, os militares, especialmente o exército sabia quem é bolsonaro. Um oficial que só não foi expulso por uma manobra de sua defesa junto STM. Procure no google, o "relatório de justificação" feito pelo exército brasileiro, sobre os atentados projetados por bolsonaro na década de 1980.
Sem anistia
Os militares jogaram o inominável do trapézio e tiraram a rede de segurança. O inominável seria apenas o bode expiatório do golpe que não veio. Foi abandonado porque extrapolou: falou demais, gastou demais, semeou o ódio demais e ainda teve os filhos atrapalhando. Ainda bem. Tivesse sido menos fanfarrão e hoje terÃamos a volta da ditadura militar.
Ele foi usado pela elite do capital ultra liberal, após o golpe a partir de temer. Mas não como bode espiatorio. Ele vestiu a camisa e se entusiasmou com a ideia de golpe. Pura ambição de poder. Depois da vitória de lula, aà sim, ele virou o bode (não o espiatorio) mas aquele que se tira da sala pra parar o mal cheiro e parecer q tá tudo bem.
À Folha de São Paulo, pois não acredito que adiante enviar ao Sr Hélio meus comentários. Sei que se trata de uma coluna e portanto prevalece a opinião do jornalista, mas é grotesco o tipo de comparação feita ao fim do artigo. Comparar uma demissão de um profissional por não defender uma falácia, uma conduta que vai contra sua ética profissional e outra não contratação de um profissional não alinhado com os pensamentos ideológicos de quem o está contratando são coisas completamente distintas.
É que o Eremildo, as escondidas, rouba o laptop do dito cujo.
Exatamente
Desculpe. É Élio!
Ihhh, Élio, pra assumir cargo agora no novo governo tem que remar a favor da maré, né? Não pode constar da lista negra do Prerrô, tem que responder ao algoritmo do progressismo, petismo ou lulismo (e mais recentemente, do janjismo). E bico calado, hein?
Honestamente, Paloma, vc contrataria uma pessoa que é declaradamente a favor de uma operação viciada e dirigida por um juiz incompetente e parcial? Na companhia ilustre de "procuradores" que igualmente são incompetentes e politizados em suas ações? Me conta se seria sua opção. Acredito que não. Mas....
Errado Paloma. Em qualquer governo, do mundo inteiro, pessoas que são contra ou mesmo atacaram o novo grupo polÃtico no poder, não devem participar deste, por uma questão até de segurança. Veja o que acontece com funcionários de bolsonaro que ainda atuam no atual governo, como o GSI.
Mas não tinham tirado o celular daqueles/las encaminhadas à Papuda e Colméia?
Não foi assim no outro governo ?
Não meça com sua régua, ela eh defeituosa.
Comentário bem cÃnico, à altura do texto que o originou, um nÃvel geral bem ruim, né não?
As homologias do Gaspari são ambÃguas, e parecem criticar o governo petista por discriminação partidária. Mas, certamente, há outras cientistas competentes e à altura do cargo que não apoiaram criminalizar o agora Presidente da República sem provas, e não se submeteram à farsa comprada pelas grandes mÃdias, essa FSP inclusive. A homologia flopou.
A suposta ingenuidade desse texto beira o cinismo. As FA, o agro que se beneficia de incentivos fiscais para exportar e ganhar milhões (e não alimenta o povo brasileiro), supermercados e grandes varejistas que enriqueceram com a alta de preços, todos sabiam exatamente o que estavam fazendo. Peço, por gentileza, não julgue o leitor um imbecil.
Quanta ingenuidade, o bolsonaro é fantoche dos militares, eles criaram o Frankenstein, tudo orquestrado por eles, não se 8ludam.
Sr. Eliot Gaspari os militares e suas mamadas tiveram o ápice no governo bolsonazi. Esqueceu dos salários acima de 1 milhão? Dr generais incompetentes na gestão do SUS? Vou te lembrar acerca da restrição partidaria: O governo Temer demitiu "petistas" do governo e o governo parou. Tiveram que recontratar. Mais ainda, quantos dirigentes e funcionários foram demitidos por não concordarem com o nazifascista? Você citou um caso entre milhares. E, não se esqueça: golpe É golpe.
Senhor Elio, que tristeza! Autor de livros sobre a ditadura tornar-se porta-voz de milicos golpistas querendo disfarçar o golpismo. Muito provavelmente foram os próprios militares que redigiram a tal nota com o seu contorcionismo jurÃdico para justificar uma intervenção no processo eleitoral. Eles sabem muito bem quem é bolsonaro e com quem estavam metidos.
“Ganha um fim de semana em Pyongyang quem souber o que isso significa”. Eu sei: significa falsa equivalência. Não querer no governo alguém potencialmente hostil a ele não é a mesma coisa que exigir que um profissional de saúde corrobore decisões anticientÃficas com risco à população.
O senhor Elio continua a campanha da Folha para manter as falsas simetrias e equivalências.
Senhor Elio, bolsonaro é cria dos militares que passaram a mão em sua cabeça quando ele planejou ataque terrorista nos quartéis e o reabilitarem para ser o seu candidato à presidência. O governo era um governo militar e as forças armadas não condenaram a depredação dos palácios dos três poderes. Tenho certeza de que o senhor não é ingênuo para acreditar no que escreveu...
Elio, você acha mesmo que os generais não sabiam com quem estavam se metendo? Foram eles que produziram e deram gás a essa laia de gente. Acha mesmo que são tão ingênuos quanto você? Ou sua coluna é só para mascarar a culpa deles?
Nossa, senhor Elio, quer dizer que o sujeito empresta seus tratores para fechar rodovias, seus motoristas para fechar a esplanada dos ministérios e assina uns cheques para financiar acampamentos golpistas sem saber o que estava fazendo??? Poupe-nos do seu golpismo!!
Entendo que barrar um secretária por motivos polÃticos é marca do PT. Significa que você vai procurar alguém tão competente quanto, alinhada politicamente com o seu partido. Nas próprias palavras do Gaspari, isso é jogo jogado. Barrar uma secretária de saúde por acreditar na ciência, significa que você vai procurar alguém que não acredita. E foi exatamente o que ocorreu!! Vide capitã cloroquina. Essa normalização do absurdo pela comparação com o normal levou o paÃs para o buraco. IncrÃvel...
"Essa normalização do absurdo pela comparação com o normal ...." Perfeito.
Perfeito. Este colunista parece escrever com má-fé.
A Dra. Luana Araújo é bem diferente de Ana Goretti. A primeira opinava em uma área que entende, seguia o que a ciência atestava e foi demitida porque seguia o que era correto, num governo negacionista. A segunda nem assumiu e, embora tenha currÃculo para desenvolver suas atividades com louvor, foi se meter em uma seara que não entende - tanto que defendeu uma operação que jogou o paÃs na lama em que estamos até hoje, tendo que defender a democracia de lunáticos e golpistas.
A lava jato a maioria dos Brasileiros acreditaram nela, porém soubemos tardiamente que foi uma leva a jato de ilegalidades que não respeitaram o devido processo legal com juiz suspeito e também quebrou empresas aqui e em outros paÃses.
Assim como hoje ninguém votou no Collor e em breve no mito, agora temos os "fomos iludidos pela lava-jato".
Ninguém financiou os terrorista com a ingenuidade que Gaspari defende. Fizeram e deveriam pagar por isso sejam agro milionário, militar, parlamentar …
De fato Paula, não eram inocentes e acreditavam piamente que estavam patrocinando o golpe. Basta perguntar * quem estava sustentando os aloprados nas frentes dos quartéis* e patrocinaram os ônibus no domingo da destruição. Todos devem ser investigados e punidos no rigor da lei.
Não nasci para ter ódio, nem rancores, nasci para construir. Esse era JK O governo eleito tem alguns desafios que incluem como pautar polÃticas anti corrupção e como lidar com uma massa expressiva de eleitores contrários que não endossam arruaças. Não nasci para ter ódio, nem rancores, nasci para construir. Esse era JK O governo eleito tem alguns desafios que incluem como pautar polÃticas anti corrupção e como governar também Para os eleitores contrários que não endossam violências
Não existe golpe de Estado sem a participação de militares de alta patente. A pergunta que não quer calar: Eles vão cortar na própria carne?
As criaturas Heleno, Villas Boas entre outros... São o que nessa maquiavélica engrenagem?
Inclua-se o derrotado Braga Neto. Enquanto figuras reconhecidas como golpistas não forem exemplarmente punidas, outros para o pijama, essa erupção voltará. Ponto.
Acredito que os militares suspeitos como artÃfices do golpe foram Heleno, Villas Boas e Braga Neto. Cabe agora aos investigadores buscarem provas robustas para que ocorra a prisão dos mesmos. Quanto a Bolsonaro, este não há dúvidas da sua participação maior em vários crimes, a começar por atentado a democracia.
Caro Elio, e eu a pensar que a competência superasse a cor partidária. No 1o. caso foi ridÃculo: cloroquina é comprovadamente inócua. No 2o. caso a Lavajato teve algum mérito, mas cometeu excessos.
Assim como hoje já ninguém votou no Collor e em breve no mito, agora temos os "fomos iludidos pela lava-jato".
E excessos não podem mais ser permitidos. Há outros técnicos competentes com outra visão.
Faria uma pequena ressalva: A segunda foi iludida como assim.o foi boa parte do povo brasileiro. Será se Ela mantém a mesma visão sobre a famigerada republiqueta de Curitiba?
As Forças Armadas foram contaminada com a pior espécie do bolsonarismo. Somente não embarcaram no golpe de corpo e alma por que seriam escorracados pela comunidade internacional. Nunca confiei nessa gente.
Achei ótimo barrar lavajatista. A Lavajato foi a cloroquina do âmbito jurÃdico, então estamos no rumo oposto ao da anticiência. O colunista devia passar um fim de semana na Arábia Saudita, se for fã, como parece ser, de arbitrariedades.
"Estariam metidos", seu Elio? Não só estão metidos, como são responsáveis por isso. Talvez esse estudo seu que levou a brilhantes livros tenha turvado seu juÃzo. Todo que ocorreu nos últimos 4 anos não foi à revelia das FFAA. É produto de uma estratégia do partido militar. Não ofendam nossa inteligência. Sem anistia desta vez.
Sem guerra o papel dos militares é insignificante, tanto que nada mais nada menos que o Dr. Ulysses apelidou os 3 ministros das fa de 3 patetas. Daà ele ficam remoendo p saÃrem das sombras através das treva.
Faça o seguinte seu Elio. Pare seu carro em zona militar, ou vá com sua namorada a noite e encoste num muro de quartel e fique por ai batendo um papo. Questão de minutos aparecerá algum guarda com ordem pra que vc saia imediatamente. Os golpistas fizeram churrasco, beberam, armaram ataques, carregavam armas, e falavam que queriam o código fonte. Era só retira-los e dizer náo tivemos acesso ao tal código e nada de errado. Deixaram e abubaram os baderneiros, por qual motivo?
O mundo inteiro e todas as instituições seria brasileiras condenaram o ataque, só as FFAAs , que zelosamente soltou nota conjunta contra o TSE, até agora não deu uma só palavra contra os kanalias. Os idolos dos baderneiros, são Mourão, Almirante Garnier (aquele que não bate continencia pra Lula mas respeita os ther ror istas baderneiros), Heleno, e estrelados verde oliva. Eles sempre se consideraram superiores e num mundo a parte, da gentalha brasileira que só existe para servi-los.
As FFAAs tinham conhecimento da minuta e nada fizeram para desarmar a bomba, estavam deixando rolar pra ver onde ia dar. Lembra da nota que os comandantes soltaram? Ali estava um das raizes do golpe. Poderiam ter dito "nós tivemos acesso ao código fonte e não tem nada errado". Mas não o fizeram, alias, tem general como o Mourão e Chagas que ainda estão junto com os vandalos exigindo o código fonte. ou são bur ros ou mau ntencionados mesmo.
DifÃcil acreditar que a minuta do decreto de golpe não tenha passado por André Mendonça e Cássio Nunes, fiéis escudeiros do Capitão Fujão no STJ. Uma pena que Anderson Torres conseguiu dar sumiço em seu celular que certamente tinha muitas provas.
O exercito barrou com blindaados a entrada da policia em sua area onde estavam os depredadores. A policia não podia , mas os vandalos podiam. E o fizeram para dar tempo de que os milicos que lá estavam sairem. Pegaria muito mal se estvesse la a mulher do Villas Boas, frequentadora do acampamento dos vândalos ther ro ristas. Ou o setor de inteligencia do exercito não detectou, nem a bomba no caminhão, nem a invasão do congresso? Sabiam e queriam, não esperavam o quebra quebra.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Revelação da minuta do golpe é advertência às Forças Armadas Voltar
Comente este texto