Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Sem dados não há mundo. Não há georreferenciamento, não há jornalismo, não há ensino, não há nada. Não há historiografia, não há geografia, não se faz ciência. Não se policia, não se administra, não se governa. Na China imperial o pessoal fazia censo. A única coisa que se faz sem dados é censura. E sençuras, como esta da phôia, que nos obriga a rebolar diariamente pra fraudar a palavras proibidas.

    Responda
  2. wilson moreira

    Infelizmente a mente tosca de certos indivíduos contribuem para a desinformação. Não sabem a importância que a informação de qualidade e de fonte segura, livre de fakes conseguem atingir a todos e auxilar nas políticas públicas. A desinformação só tem utilidade para terraplanistas e mententes obscuras. Parabéns pelo artigo.

    Responda
  3. marco celio

    Até a década de 2000 as informações presenciais numa economia ANALÓGICA tinha sua importância numa caneta Bic. Nesta atual fase com o uso da tecnologia DIGITAL, já não faz o menor sentido. Qualquer prefeitura sabe praticamente tudo em questão de segundos, apertando a tecla de seu computador. Ouso dizer que o Google e o wikepedia sabem mais que o IBGE. Infelizmente esse órgão continua utilizando-se de ferramentas obsoletas, quando a produção do etanol dependia dos boias-frias.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Prezado xará no singular, o Google incorpora os dados do ibge, não o contrário. As ferramentas do censo, aliás, são todas digitais, há bastante tempo. E, novamente aliás, de onde você acha que provêm as informações das prefeituras, senão de coletas de dados no campo?

    2. lucia caetano

      Não somos tão ‘digital’ assim. Temos ainda mais de 30 milhões de brasileiros sem acesso à internet.

    3. Guilherme Guarnieri

      Qual sua experiência na coleta de dados em grande escala? Quantos, no Brasil, tem acesso a internet?

  4. Jenny Gonzales

    Grande artigo, super elucidativo, parabéns Marcia Castro!

    Responda
  5. Marcelo Magalhães

    „Informação não é conhecimento, Conhecimento não é sabedoria, Sabedoria não é a verdade, Verdade não é beleza, Beleza não é amor, Amor não é música…Música é o melhor.“ — Frank Zappa

    Responda
  6. Marcelo Magalhães

    „Informação não é conhecimento, Conhecimento não é sabedoria, Sabedoria não é a verdade, Verdade não é beleza, Beleza não é amor, Amor não é música…Música é o melhor.“ — Frank Zappa Fonte: https://citacoes.in/citacoes/109906-frank-zappa-informacao-nao-e-conhecimento-conhecimento-nao-e/

    Responda