Luiz Felipe Pondé > Redes sociais trouxeram a estupidez popular para o seio da dinâmica política Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Pondé, genial e necessário como sempre. Meu malvado favorito!
Professor Pondé, é sempre um prazer poder te ler aqui, desafinando o coro dos contentes.
Perfeita análise, ninguém mais lê nada, só ficam atrás de artigos de internet, o professor Ponde, sempre alertando, que, precisamos ,urgentemente, voltarmos a ler ,precisamos deixar a preguiça de lado, voltar a ler melhor, estudar melhor, porque é visÃvel o aumento de idiotas, dando opiniões sobre tudo.
Agradeço pondé. Cê fez muito por nós. Sem você e o defunto Olavão, nossa estupidez não teria esse verniz "não sei o que" tão chic.
Eis o articulista, voz da Faria Lima, "filósofo" do não sei que nada sei, escorrendo para o ralo do niilismo.
Ok, mas ele está errado?
Curiosa é a convergência entre a estupidez popular e certa filosofia militante, como a do colunista, que não se faz de rogado em apequenar como inteligentinhos aqueles cujo curso da história desmentiu. Logo ele, já apequenado por suas vinculações à estupidez popular que lhe acompanha na “dinâmica polÃtica”.
Voltando à Djamila, nada de novo no front: é militante do movimento negro, só.
Ué...e a tal da Djamila Ribeiro é o quê? Filósofa não é, já que não criou um novo sistema filosófico. Nisso a Chauà é mais sincera...
O Luiz Felipe Pondé é um reacionário de direita disfarçado de liberal.
Pela distribuição das probabilidades nas redes sociais, sendo a estupidez o pico dos eventos + prováveis, vc está certo. (Claudia F.)
Dado meu comment abaixo, cumpre esclarecer que não sei bem a função dos inúmeros TRE's com toda sua pompa plena de regalias. Ah Marco, vc se esquece que se não houvesse a obrigação de votar, a maioria idiota iria para as praias. Que bom, ficarÃamos apenas com os votos conscientes. Um tribunal para quê, se não serve sequer para inibir os Zé das Couves que inundam o congresso nacional? Afora que é a sociedade quem paga a gastanca desse nosso monstrengo.
Não adianta procurar culpados. O excesso de idiotas palpitantes é regido por um sistema irracional, caduco e igualmente idiota. Afora os EUA onde o republicanismo da certo porque abriga só duas correntes ideológicas, aqui temos mais de 30. O TSE cuja despesa/ano supera a maioria de PIB's latinos, cumpre a função de abrigar polÃticos decadentes. No Japão só há uma regra: qq maior de 18 pode votar, se quiser.
Quem ler A Rebelião das Massas, de Ortega Y Gasset, escrito em 1930, verá que este fenômeno não é novo. Na época, extremistas que contavam apenas com imprensa escrita e rádio, conseguiram inflamar os ânimos a ponto de suprimir a democracia liberal na Europa. A tecnologia evolui rapidamente mas, o "homem massa", continua o mesmo.
Com a disseminação dos meios de comunicação de massa, dos quais a internet é a atual cereja do bolo, nossa situação talvez se pareça cada vez mais àquelas cidades estados da antiguidade, onde a comunicação era direta. Há aquela passagem da República em que Platão compara a multidão à uma grande besta. Os sofistas, que seriam os intelectuais e jornalistas de hoje em dia, ficam estudando os instintos e humores desse animal para fins práticos.
"A polÃtica, a direita e a esquerda, são miseráveis." A polÃtica são ?!
Eu acho q seria no singular porque o que está entre vÃrgulas é um elemento novo, o sujeito mesmo é "a polÃtica". Mas agora tb fiquei na dúvida. (Não que faça diferença pq não é o foco do texto dele e tb não tem nenhum problema se estiver certo ou errado, mas gosto de pensar e ler mais sobre esse tipo de dúvida.)
Sujeito composto de três núcleos: polÃtica, direita e esquerda. Portanto, o verbo concorda com a terceira pessoa do plural! Ou seja, a polÃtica, a direita e a esquerda, as três são miseráveis!
"Cada vez que se amplia a inclusão da massa na circulação de ideias, uma das consequências é a aparição de mais idiotas". Nunca pensei em concordar com o pseudo filósofo, mas desta vez sinto-me da obrigação. Graças as redes sociais, idiotas e estúpidos do naipe de lfp afloraram.
"A polÃtica, a direita e a esquerda, são miseráveis." A polÃtica são?
Estendendo-se a sua constatação, eu diria que as redes sociais trouxeram a estupidez popular para o seio de qualquer tema, provocando o caos na percepção das pessoas. Foi-se o tempo em que somente grandes pensadores e filósofos subsidiavam nosso pensar. Hoje, qualquer estúpido repercute nas redes sua estupidez!
"Um espectro ronda o Brasil. O espectro da estupidez". Um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo”. Frase de abertura do Manifesto Comunista. Plágio???
José Cardoso. Citação tem que estar entre aspas ou citar a fonte
Citação. O Pondé avalia que os leitores da coluna sabem a origem da frase.
pondé é a fina flor da "intelligentsia" nacional, o supra sumo dos filósofos. Já quem não concorda com ele são pejorativamente, "inteligentinhos" Mas, quem se der ao trabalho de procurar, verá que muitas de suas "citações" são pinçadas do google.
- Espero que o Sr. esteja errado no que diz respeito a "gangue petista", afinal de contas nosso paÃs, continua em situação muito delicada, quanto aos golpistas só se aguarda o pior.
Você trouxe à estupidez popular a sua opinião estúpida a favor do ex-Presidente apoiador de Ustra! Você contribuiu com a inserção no seio da Politica do ódio, desinformação e ignorãncia. Você é "fomentador" e multiplicador disso, fortemente.
No geral, concordo com você, Pondé. Porém, ainda que de maneira enviezada você contribuiu para esse estado de coisas. A crÃtica é boa, mas a crÃtica apenas porque estou estou em outro estrato ideológico é tão perniciosa quanto o achar que estou sempre certo. No fim, viramos algo como: falo o que quiser, pois é a minha opiniãoÂ…
incrÃvel. Não é o Bolsonaro que sequestra a democracia; é a esquerda. Ela é que pode "roubar impunimente agora". Realmente, as redes sociais trouxeram a estupidez para a polÃtica. A Folha contribuiu com a Pondé.
Eu raramente concordo com o Pondé, mas nesse texto especificamente têm coisas que estão em consonância com aquilo que penso, talvez a metade. Nunca me iludi com a tal "primavera árabe", também não apoiei os movimentos de 2013 no Brasil. Convém lembrar que a formação da "opinião pública" sempre se ampliou ao longo da história e de acordo com as tecnologias utilizadas nas diferentes épocas. PaÃs de alfabetização tardia como o Brasil tende a ter situações intelectualmente agravadas [...]
Comparar os movimentos de 2013 com os vandalismos puros e sem propósito de domingo é de enjoar. Pelo visto o articulista quer passar pano para golpistas, o que já nos diz qual o lado dele.
Você tem sua responsabilidade na inflamação e nas ações da turba golpista Pondé, sua digital está aÃ, basta querer ver, vc um dia defende Olavo de Carvalho, só daà já dá pra ase ter uma ideia!
Na segunda frase do primeiro parágrafo tem erro de concordância. Foi isso que chamou minha atenção. O resto do texto não impressiona.
Qual erro de concordância?
"Um espectro ronda o Brasil. O espectro da estupidez. A polÃtica, a direita e a esquerda, são miseráveis." Tem mais de um erro aqui! O que faz a virgula em "... e a esquerda, (sic)"? "O espectro da estupidez" pertence a qual oração? Não vi erro de concordância em "a politica, a direita e a esquerda são...". O erro é o colunista colocar juntos na análise a miséria da esquerda e da direita. Alguém aqui viu um "esqu3rdista" entender que a Terra é plana? Eu não conheço!
Gostei da observação sobre o erro de concordância verbal. Aliás, tenho notado que têm sido cada vez mais frequentes erros gramaticais nos textos dos colunistas e nas reportagens da FSP. Muitas vezes são "inacreditáveis", como o uso da vÃrgula pra separar o sujeito do verbo na oração..
Qual?
Alguém disse certa feita que os idiotas entravam calados e saÃam mudos. Hoje eles querem expor ao máximo sua própria ignorância. Perfeita análise, doutor colunista.
Milton, perfeito teu comentário. Mas não se aplica ao Pondé. Esse entra e sai verbalizando a ..nôrancia filosofal. Melhor que ele só o defunto Olavão. Aquele sim, levava aos berros na saÃda e na entrada a estupidez aos seus acólitos.
É enorme, impagável, a dÃvida do Pondé com a "estupidez popular"!!!!! Se não fosse a "estupidez popular" ele seria uma espécie de caramujo perdido no matagal. E não ficarÃamos sabendo que ele um dia defendeu o astrólogo Olavo de Carvalho. Se não fosse a "estupidez popular" não saberÃamos que sua arrogância simulada são pilulas de marketing, dissolvidas num maniqueÃsmo, que a "estupidez popular" acredita ser inteligência. Ah ... se não fosse a "estupidez popular" o mundo seria perfeito!!
A análise começa bem, mas se perde no meio e, apressadamente, fecha melancolicamente. Pondè força a barra para ajustar o final com a correta análise do começo. Que pena!
Caro pondé, as redes sociais deu voz a quem na tinha, o problema, é que há muitos que não tinha voz e hoje mostrou que não tem cérebro.
Se falta de cérebro fosse defeito o Marreco Depenado não seria senador. Nem vou falar do Morão e da Goiabeira.
Sociedade doente das redes sociais; vê-se por aà indivÃduos com a cabeça baixa olhando o celular em todos os momentos: andando, comendo, dirigindo (!).
Folha, corte este gasto.
Está ficando óbvio demais seu desprezo pelo povo, Pondé, e seu higienismo... Sua necessidade de simplificar o que na realidade é complexo me faz questionar se adianta estudar tanto, pra no final tirar conclusões tão mÃopes. Me parece que há tempos vc não usa seu estudo pra tentar esclarecer nada aqui na Folha. Vc usa o que estudou pra disseminar preconceito e intolerância.
Algum argumento aos fatos apontados ?
Milico frustrado.
O meio digital é um catalizador mas não é causa de nada. As pessoas no seu dia a dia não ficam filosofando e não fazem o diagnóstico da informação. A primavera árabe e outros movimentos no inÃcio da segunda década do século xxi tem a ver com a crise econômica dos derivativos nos EUA e crises climáticas. No Brasil a pandemia e a economia exclusiva das commodites estão por trás desta distopia. A sociedade desinformada aponta pra democracia como culpada.
É a economia ssstttuuupppiiid filósofo.
Nem todos os parasÃtas são inteligentinhos. Tem alguns que são estúpidos mesmo. Petistas delirando: chegou a nossa vez novamente graças a Bozo
Pondé,um dos maiores produtores de estupidez dos últimos tempos,perdeu Mané!
É tudo acabou , não vejo mais motivação para continuar sendo assinante da Folha . Vou cancelar minha assinatura, minha paciência acabou com toda esta desinformação desta figura ridÃcula. Este jornal passou a me cansarÂ…Â…..
Tô na mesma. Pelo mesmo preço, dá pra assinar a Casa do Saber, no YouTube, com cursos incrÃveis.
A gente lê só para constatar que é um caso perdido. E pensar que Marilene Felinto foi afastada...
"A polÃtica sempre foi o território da violência, das utopias idiotas, das mentiras, da corrupção, e, com as redes sociais, dos imbecis que alçaram ao lugar de fala pleno." R. visão sua... Que visão e conhecimento histórico de polÃtica... quanta semântica da polÃtica está aÃ, que homem conhecedor... Então ow Pondé, qual a solução a não ser a polÃtica? voltarmos a decidir através das espadas? Pior que todo esse esforço é pra tentar por em pé o bolsonarismo. Pondé, por que não te calas?
"Folha de S. Paulo traz a estupidez de Pondé para o seio das redes sociais". Não acredito que minha assinatura segue financiando esse tipo de coisa. A Folha demitiu Jânio de Freitas para manter Pondé e os editorialistas do mundo da fantasia da Faria Lima. Não bastou a imprensa ter dado vazão e público ao surgimento de Olavo de Carvalho. Segue agora a dar lugar ao seu candidato a sucessor, ainda que com diploma e afetação à la parisienne. A FSP não é inocente, sabe o monstro que está criando.
"Folha de S. Paulo traz a estupidez de Pondé para o seio das redes sociais". Não acredito que minha assinatura segue financiando esse tipo de coisa. A Folha demitiu Jânio de Freitas para manter Pondé e os editorialistas do mundo da fantasia da Faria Lima. Não bastou a imprensa ter dado vazão e público ao surgimento de Olavo de Carvalho. Segue agora a dar lugar ao seu candidato a sucessor, ainda que com diploma e afetação à la parisienne. A FSP não é inocente, sabe o mostro que está criando.
Cheguei a pensar que a FSP tinha demitido Luizinho, dado o atraso da coluna. Mas enfim, a continuidade da coluna é a prova de que existe mal que nunca acaba. No texto de hoje vimos autor discorrer com grande conhecimento de causa, sobre a estu pidez e não idio tia humanas. Claro, sempre ornado por menções aos inteligentinhos e o fulgor que sente o colunista ao menciona los. Ao menos foi mantida a coerência: o texto é do inÃcio ao fim uma ode à estu pidez.
Essa mistura de alhos com bugalhos é bem idiota, e também um bom exercÃcio para alucinações fora-da-caixinha. Mas, é claro, nada para se levar a sério.
Mas esse planeta está em regeneração. Muita gente que hoje prática o ódio, o egoÃsmo exacerbado, o racismo e outros terrorismos mentais, ao desencarnar serão conduzidos a outro orbe ainda mais inferior que a Terra , para aprender que aquele comportamento nunca foi o programado pelas leis celestiais e eles,pelas suas decisões, tornaram outros semelhantes piores. Dificilmente reencarnarao de novo na Terra.
O cara que inventou as redes sociais, depois de tanta feiquenils, corre o risco de fazer igual que nem o Santos Dumont quando viu o avião transformado em arma de guerra. Bem que o Millôr falava que tem mais idiotas no mundo do que estrelas no céu!
Esse aà baba seu ódio à "gentalha irrelevante". Nietzsche odiava a democracia, vociferava contra a ideia de igualdade jurÃdica (supressão formal da nobreza), militava contra o fim d escravidão, lamentava o fim dos castigos fÃsicos e a libertação feminina, mas estruturou sua crÃtica com enorme sofisticação e pensamento histórico original. O dito "filósofo" da folha usa a tragédia bolsonarista pra praticar seu esporte preferido: vomitar falsas simetrias e associar o popular à estupidez...
Que tal essa minuta: Decreto que, a partir de hoje, todos os debilóides do mundo devem ler Nietzsche!
Umberto Eco tinha razão, as redes sociais deram voz aos imbecis.
A estupidez popular afeta todos? Se não afeta, quem decide o que é estupidez e o que não é? Além de xingar uns e outros, qual a sugestão para resolver a estupidez na polÃtica?
?
As redes sociais são uma imbe cilidade criada por imbe cis que estão no topo da lista Forbes. Mas os imbe cis que usam estão em outro patamar. Rádio e televisão foram usados para propagar ideologias nefastas, mas foram moderados posteriormente por regulamentacão. É isso que falta hoje, mas o escudo libertário não quer nem ouvir falar nisso. Levar o debate para os extremos é outra imbe cilidade, o consenso se obtém com concessões de cada lado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Redes sociais trouxeram a estupidez popular para o seio da dinâmica política Voltar
Comente este texto