Lygia Maria > Dissonância petista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
O pensamento privatista é que é a minoria.
O governo está no caminho certo, atender primeiro os mais necessitados não significa abandonar o " santo mercado". A inclusão de parte significativa da população já serve de impulso para a economia. Citar a privatização de algumas empresas como salvação da Pátria é outra inverdade. O paÃs que mais cresce no mundo tem 58.000 estatais é não cogita privatizar nenhuma. O problema maior para investimentos no paÃs é credibilidade e isso perdemos no governo anterior, o governo atual tem respeito.
Conversa mole de liberaloide saudosista do Posto Ipiranga. Ninguém merece ler isso.
Ué, por que propõe uma agenda neoliberal se foi um governo de esquerda que ganhou as eleições?
A agenda liberal tem funcionado desde o plano Real, os bons Ãndices do Lula 1 veio desta agenda. Quando a senhora Dilma impôs uma agenda diferente sofremos a segunda maior recessão do Estado Brasileiro.
O capital liberal só investe pesado em infraestrutura se o governo bancar o risco ou deixar que cobrem muito (vide rodovias pedagiadas). O problema é que estamos bem atrás dos mais desenvolvidos e precisamos acelerar mais forte que eles para alcancá-los em algum momento. Só o Estado pode gerar este impulso.
Grupos minoritários que sofrem preconceitos? Não minha cara jornalista, minoritários no Brasil são os que NÃO sofrem preconceitos.
A senhora escrever sobre economia é um insulto ao leitor.
A opção para diminuir a pobreza é, segundo a ilustre jornalista, empobrecer os pobres e melhorar a vida dos ricos! O candidato derrotado dela tentou isso. Funcionou ... para os ricos.
Dissonância desvinculada de qualquer fato ou dado objetivo. A articulista prega o estelionato eleitoral. Pretende que o PT implemente um programa neoliberal, esquecendo que o eleitorado elegeu o programa que está sendo implementado. Enfim, a articulista precisa de um pouco de sintonia com a realidade
Nossa, que texto pobre, parece decorado....por que, ao invés de ficar repetindo esta ladainha decorada do mercado financeiro, a jornalista não estuda ou investiga mais a fundo? Ou ela acha que diminuindo salário minimo e privatizando meia dúzia de empresa está tudo resolvido?? E, o que ela entende por liberar o mercado?? Precisa estudar mais a fundo se quer escrever sobre economia...
Somente para se auto nominar de esquerda.
Falar de economia de um paÃs como orçamento doméstico, para impor a idéia que gastar menos do que se ganha, é desconsiderar a ciência econômica. Uma jornalista da direita receitando a cloroquina nas finanças públicas.
Não é de hoje que é público e notório que o PT não tem quadros competentes na área econômica. Ele tem é bons defensores de blá-blá-blá ultrapassado e mundialmente fracassado
Yaly. É verdade. Um dos gênios da nova matriz econômica.
Nenhuma lista dos luminares petistas na área econômica está completa sem o nome de Arno Agustin, o célebre idealizador da "contabilidade criativa"...
Djan. Mantega, Palocci, Barbosa, Mercadante. Tutti buona gente.
O PT não tem "quadros competentes na área econômica " pra quem, cara pálida? Pra enriquecer ricos às custas dos pobres, realmente, não tem mesmo. Isso é com a direita e seus "paulo guedes" da vida.
Toda vez que vem esse papo de economizar eu só lembro que a PF ficou sem dinheiro pra fazer passaporte, as universidades federais eram surpreendidas todo semestre com "contingenciamento de recursos" que colocavam a conta de luz em risco, pesquisa e desenvolvimento sumiram do mapa, nenhuma campanha de vacinação alcançou a meta, bilhões devidos aos órgãos multilaterais, censo atrasado, Ibama e Funai praticamente extintos... A lista é infinita, cara colunista do superávit.
O PT finge que não sabe mas sabe muito bem: um lar que gasta mais do que ganha, em pouco tempo não compra mais nada em lugar algum. O PT prefere culpar o dono da venda pela penúria da famÃlia mas sabe muito bem que se ele continuar vendendo sem receber do freguês, quebrará também. O triste é que, entre quebrar o paÃs ou ficar fora do poder, o PT não titubeia.
@Fernando: a dÃvida pública dos EUA é astronômica e, no entanto, ninguém deixa de emprestar para eles. Quanto ao Guedes, vamos esquecer esse sujeito, Guedes é passado. Bozo acirrou o pior tipo de capitalismo que pode haver: o capitalismo sem risco e à s custas do Estado. Bozo é passado, o importante é o que Lula e Haddad vão fazer.
Todos os paÃses possuem dÃvidas públicas, e alguns "liberais" possuem dÃvidas muito maiores que o Brasil em porcentagem do PIB. A questão que ninguém quer atacar são os benefÃcios para poucas empresas, que custam três vezes mais o gasto com o bolsa famÃlia. Mas esse gasto é "intocável". O Guedes falou mal dele antes de assumir, e aumentou cinquenta porcento em quatro anos, para deleite do "mercado"
@Francisco: a analogia é imperfeita (mas não de todo!) mas é o único jeito de algumas mentes primitivas (não me refiro a você) entenderem que dinheiro não nasce em árvore. O PT sabe disso mas sacrifica a nação por gerações para criar um clima artificial de euforia com a economia e ganhar eleições. O governo Lula só não foi a antecipação do governo Dilma porque a conjuntura internacional adiou as consequências do esbanjamento do seu governo (Copa, milhares de obras iniciadas sem concluir, etc.)
Vc não sabe, mas eh uma falácia , te fizeram, sorrateiramente , acreditar nessa correspondência : famÃlia = paÃs. Eh mais uma solução simples , e errada, para problemas complexos.
Coluna ou santinho polÃtico? Desde quando mestre em comunicação entende de economia? É cada uma...
Desde quando estagiaria tem coluna na Folha? Deve ser parente de algum diretor... Quanto lugar comum. A colunista pelo menos poderia ler os comentaristas economicos da Folha para aprender algo. Acho que se deve baixar o salario de jornalistas, porque a qualidade dos textos esta cada vez pior.
A fsp eh um jornal sofisticado , seus profissionais são altamente competentes(por isso mais perigosos quando tomam partido). A excepcionalidade do momento politico justificam medidas polêmicas do supremo, assim como o excepcional desmonte do liberalismo financeiro empurra o editor , desesperado, para ataques preventivos contra lula .
A articulista não apresentou nenhum fato, apenas repetiu opiniões correntes. Não desejo desqualificar mas criticar construtivamente. Talvez essa Sra, algum dia, ainda se torne uma otima jornalista.
Desde quando atacar a pessoa altera os fatos ? Desde quando desqualificar o indivÃduo é argumentação ?
Ñ entende . NÃvel Pires. Só a folha mesmo.
Até quem sabe a voz do dono Gostava do dono da voz...
O pensamento dessa “escritora” à remete ao bolsonarismo. A Folha ao lhe dar espaço é conivente.
A voz do dono.
Ô FSP que coisa mais bobinha os textos dessa moça! Que superficialidade... nós leitores/as merecemos mais. Seguramos vcs durante os 4 anos do inominável, após isso somos presenteados/as com guinada liberal/direitosa/irresponsável do jornal.
São os fatos, e nada mais.
A moça estudou em SC . Precisa dizer mais alguma coisa?
Eu me forço a ler os textos de Lygia Maria como um exercÃcio. Agora que a esquerda voltou ao governo, é preciso saber ouvir crÃticas, mesmo cobertas de ranço antipetista. Agora, vender neoliberalismo raso, e falar em ideologia obsoleta dos outros, é quase infantil.
"Rever reajuste de salário mÃnimo e de servidores". Minha cara, o salário mÃnimo atravessou o governo Bozo sem nem um ano de reajuste real (acima da inflação). Os servidores, por sua vez, não têm nenhum reajuste (real ou nominal) desde 2019, e algumas categorias desde 2017. Por favor, se informe melhor antes de escrever.
Mmmm... Sei não, prezada, mas esse seu texto tem um cheirinho de naftalina: "ideologia obsoleta", "arcaica e moralista", contraposta a um receituário ultraliberal bastante ortodoxo, chegando a uma sÃntese que aponta pro fracasso? Nisso daà cê acha que há algo de inovador? Que preguiça...
Hã? Como é que é? Que aconteceu? Texto chinfrim, esse.
O PT não aprende (na verdade, lucra com isso...): é impossÃvel sustentar crescimento, renda e emprego com déficits contÃnuos. Um lar que gasta mais do que ganha fica sem crédito em pouco tempo. Não adianta culpar o dono da venda pois se ele continua a vender sem receber também quebrará. É elementar, básico mas o PT não o pratica porque controle de gastos diminui suas chances eleitorais e, entre quebrar o paÃs e ficar fora do poder, o PT não vacila.
@Toledo: a analogia é imperfeita mas é a única e vã maneira de explicar às mentes tacanhas da esquerda (quase todas...) que dinheiro não nasce em árvore. Infelizmente, a FSP ainda não dispõe de recursos gráficos que me permitam detalhar a ideia para você.
Ual! Mais um facilmente doutrinado pela falsa equivalencia entre economia doméstica e macroeconomia. Kill me now.
Argh! Agora a fSP coloca uma jornalista desconhecida para dar palpite em economia; defendendo polÃticas de restrições de investimentos de defesa social. Vade retro! D. Lygia. O Brasil vai ter sucesso com polÃticas de atração de investimentos em conformidade com os interesses de integração com responsabilidade ambiental na economia que se torna cada vez mais necessária
A direita ficou 4 anos no poder e não fez nada disso?
4 anos? Basta olhar o Brasil desde a proclamação da república, analisar a conduta da direita sempre no poder e verificar os seus resultados. Estamos assim porquê????
Que tal tributar as grandes fortunas e dividendos? Resolve grande parte do problema . Certamente , você é seu Deus mercado vão amar.
Nossa que texto confuso, meu Deus
E ainda perdi meu tempo lendo isso !
Liberalismo nasceu com o fim dos reis, tendo os burgueses espoliando os nobres , há quatrocentos anos atrás. Fez massacres no inÃcio do capitalismo. Permitiu com isso o enriquecimento dos que subiram no bonde e nunca mais deixaram ninguém entrar, com seus métodos. Eles são assim, só belas palavras : economia livre e pujante. Retórica.
Canadá, Japão, SuÃça, Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Hong Kong, Austrália, Nova Zelândia.
A Intelligentsia está afobada, prepare-se para as pedradas, Sra. Lygia Maria!
Hahahahah, sei não, Gustavo: apedrejamento é método Galileu, acho que combina mais com o pessoalzinho da iurd e Cia. Não é mau em si mesmo, mas tá datado.
Cada uma que aparece. O paÃs esteve entregue as baratas e no se via tanto discurso de contenção de gastos. Falou em gastar com pobres e desprotegidos, as vivandeiras aparecem para dar o pitaco. Mercado só pensa no mercado, ou o acaso das Americanas foi provocado por trabalhadores, ou pelos altos salários destes?
Onde diz "economista" no currÃculo da colunista? Afinal, por que a Folha inclui colunas como essa, de autores que dão pitaco sobre tudo o que não entendem?
‘ Ou seja, a economia precisa crescer e os gastos precisam cair. Torna-se imperativo, portanto, liberar o mercado, desonerando produção, consumo e trabalho blá blá blá ‘ Diga isso para quem precisa comer hoje!
A proposta dela de desoneração é reduzir a arrecadação. Mas ela fala que, com isso, vai equilibrar as contas. E tem gente que leva a sério
Meu Deus do céu, vocês não cansam de regurgitar a mesma ideologia neoliberal fracassada? Se os ditos 'especialistas' (quem? de onde tiram os números aqui? cita tuas fontes, esse texto não passaria uma aula do ensino médio) exigem um superávit primário, vocês vão defende instituir um imposto sobre lucro e dividendo, como é normal no resto todo do mundo? Ou a santa austeridade só vale para cortar gasto social? Vai fazer alguma coisa útil com a tua vida!
Certamente a eficiência é algo a se perseguir, assim como a qualidade dos gastos. Ninguém ousaria admitir o contrário. Agora, não saquei o que quis dizer com rever a polÃtica de reajuste do salário mÃnimo. É isso o que sufoca o empreendedorismo? Vender estatais? Quais? CEF e BB? Petrobras? A quem isso beneficiaria? São deficitárias? A iniciativa privada pode dar sequência sozinha?
A derrota de Aécio despertou o mercado que conspirou até chegar ao impeachment da presidente Dilma. Os liberais assumiram, determinaram um teto de gastos sociais, a precarização dos contratos trabalhistas, o confisco da previdência, a gatunagem da Petrobrás todas as progressistas medidas neoliberais. O resultado são 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. A modernidade neoliberal. Aà vem o presidente Lula com seu atraso querendo acabar com a fome.
Exatamente. A ortodoxia econômica neoliberal fracassa toda vez que é tentada mas eles ainda insistem, insistem, e ainda taxam os outros de 'ideológicos' e 'retrógrados'. É um bando de desocupados.
Tô com vc! Tá certa.
O governo tem 15 dias de vida, e a articulista e a leitora preveem o futuro com enorme segurança. Meus parabéns pitonisas; estou impressionado!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Lygia Maria > Dissonância petista Voltar
Comente este texto