Ronaldo Lemos > Domínio público de 2023 é espetacular Voltar
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Pensei que o artigo fosse sobre obras brasileiras.
A questão do domÃnio público não é de 70 anos após a morte do autor? Se Hesse morreu em 62 ele não entraria em DM, correto?
Pela convenção de Berna são 50 anos. Nos EUA são 50 após a publicação e no Brasil 70 anos após a morte do autor
Ou a doce versão na voz da diva Diana Krall
Vamos ver se quando chegar a vez do Mickey, ou qualquer personagem da Disney, se o tempo mÃnimo para virar domÃnio público vai aumentar de novo.
2023 é especial em relação à s obras dos EUA porque finalmente a Disney parou de fazer pesado lobby em prol da mudança no prazo legal de domÃnio público naquele paÃs. O prazo foi aumentando sucessivamente ao longo das décadas para que a Disney não perdesse os direitos sobre o primeiro filme do Mickey.
tá meio estranha essa contagem, são 70 anos depois da morte do último autor. as obras dos irmão gershwin: o ira morreu em 1983 segundo a wikipédia, ainda não deu 70 anos não...cuidado aà ao se apropriar da criação alheia...
Edilson, essa regra dos "70 anos após a morte" é aplicada a obras brasileiras, nos EUA, se aplica a lei daquele paÃs, segundo a qual a obra entra em domÃnio público depois que a obra atinge 95 anos, inclusive é interessantÃssimo pesquisar sobre como esse prazo foi aumentando ao longo do tempo por influência da Disney e seu medo de perder o Mickey.
's Wonderful em versão matadora do eternamente gripado João Gilberto? Fala sério. Ouçam a versão arrasadora de Ella Fitzgerald no álbum The George & Ira Gershwin Songbook.
Eba! Vou fuçar, excelente notÃcia! Todavia, pergunto aos colegas se alguém tem notÃcia sobre as traduções destas obras e/ou versões, como no caso das músicas gravadas posteriormente com outros arranjos. Aliás, Ronaldo, ontem vi um meninão na GloboNews trazendo "novidades": coisas como o chatgpt que você discute conosco há meses! Hahahahah! Viva o Jornalismo de vanguarda!
regravações, reedições e, creio, restaurações digitais, não entram no mesmo balai. tem os chamados direitos conexos de execução (no caso de músicas), que vão valer por mais 70 anos praquela versão. prá filme sempre fiquei com pulga na orelha sobre quem é o autor da bagaça: diretor, produtor, grande estrela, contraregra? tem que contar 70 anos depois da morte do último autor, não do lançamento da obra.
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