Mariliz Pereira Jorge > A radicalização dos idosos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Discordo. O diagnostico é bem mais simples: Canalhas também envelhecem, MarÃliz.
Concordo, Ernesto. São canalhas, sempre foram.
Perfeito o seu comentário, concordo plenamente!
Para ampliarmos nosso olhar sobre o envelhecimento e as pessoas idosas, os artigos de Mirian Goldenberg, aqui mesmo na Folha, são um bom material. O atual está fantástico. Também o Portal do Envelhecimento e os instagran do ILC (Dr Kalache) e o de Alexandre Silva (@alexandrefisio) são boas fontes, embasadas em estudos acadêmicos e cientÃficos.
Manipulação ok, mas não dá para passar pano, em atos criminosos que muitos se envolveram, um exemplo disto é a vovó que estavam tentado fazer de vÃtima, a ficha corrida da idosa tem condenação por tráfico e falsificação. Independente da idade eles tem noção do que fizeram. Não são apenas vitimas
Bolsonaro precisa começar responder pelo discordia que promoveu nestes quatro anos, se prosseguir esta exibiçao de que ele esta acima da lei, e ele impunemente prosseguir eplicando formulas de desagregação social, debochando dos poderes constituidos e desacreditando as leis, seus seguidores não vão parar. Durante seu mandato, bolsonaro só deu exibições de que no Brasil é só saber utilizar das benesses do poder e aplicar artimanhas que a brecha da lei oferece que a impunidade te alcança.
Acho que poucos idosos foram convencidos, a maioria encontrou quem pensa igual. Pensam assim desde sempre, o Iluminismo não lhes aconteceu. Perverso é o proveito que os lÃderes querem tirar disso. Pelos exemplos citados, não só perverso, mas criminoso.
concordo inteiramente com vc Mariliz, situação triste desses idosos que encontram uma carga emocional nesta seita para suprir suas carências afetivas com a famÃlia, muito triste.
O bolsonarismo inclusive tem entre suas bandeiras, abandonar à própria sorte os pobres e idosos, ou seja detestam as minorias, apesar dos pobres serem maioria no Brasil.
Não seria porque os idosos conhecem profundamente a corrupção do atual PR. Os novos estão sendo alienados nas instituições de ensino e não conhecem a história!
Você também é idoso?
Felicio, Levei biscoito para um corrupto preso em Curitiba, também cachaça 51! Kkkkk
E o prezado já levou sua solidariedade e biscoitinhos aos arruaceiros e terroristas enjaulados na Papuda e na Colméia? Ah... fraldas descartáveis serão bastante úteis para sustentar as "idéias" desses idosos.
Não se deixem enganar pelos cabelos brancos, pois os canalhas também envelhecem. Rui Barbosa.
Dario, você tem razão, aprendi que nunca se deve discutir com ignorantes, eles sempre tem razão! Kkk
A ignorância é o palco do bolsonarismo, independe da idade.
ai Jesus ....
Espero que a reportagem não esteja tentando "passar pano" para idosos que sabiam muito bem o que estavam fazendo! Claro que existem pessoas carentes e influenciáveis entre os golpistas, mas existem outros, também idosos, que na verdade são manipuladores. Portanto, espero que cada um seja responsabilizado, na medida das suas ações e de acordo com a lei, e que não haja impunidade, seja idoso ou não!
Esse artigo serviu para mostrar como muita gente que se diz "do bem" é tão nazista ou mais ainda que o Bozo e seus devotos.
Não é isso, é a essência do comentário. Que bom seria se eles ficassem confinados nos guetos residenciais na frente de uma TV. Muitos radicalizaram como reação.
O “matado” e “ressuscitado” é conotativo, amigo. Muita gente, sem as redes, não tinha palco pra suas idiotices. Falar em nazismo é totalmente fora de contexto. Um abraço, tenha um bom dia.
Eu entendi essa parte, mas seu comentário não se resume a isso.
Caro Fernando, acho que vc não entendeu meu apontamento. O que disse é que há pessoas ruins que continuam a serem ruins, mesmo depois de velhas. Continuam a fazer o mal, mesmo depois de velhas. Simples assim.
Temos a pueril ideia que a velhice traz consigo certa beatitude. Cre-ti-nos, idiotas, malfeitores, também envelhecem. Nelson Rodrigues dizia que a televisão matou a janela; talvez, as redes sociais tenham matado a televisão, mas ressuscitado uma horda de crápulas, que se contorciam em seus caixotes de insignificância.
O certo era exterminar todos, não?
O extremismos é consequência ,na minha forma de ver, da trajetória de vida de cada um. Muitos idosos (oficialmente sou idoso mas n me aceito como tal nem uso dos chamados benefÃcios) sou progressista e imagino até a frente do meu tempo. Frustrações como no caso de uma conhecida polÃtica,
educação ( no caso dos jovens), oportunismo (no caso de ocupação de espaços) são formas ,por exemplo)de levar o comportamento pessoal ao extremo.
Eu acho que além dos argumentos da MarÃliz, há também os fatores ignorância, dificuldade de reconhecer que está errado, antipetismo exacerbado e porque não dizer demência?
Ponto de vista interessante. Não tinha pensado dessa forma ainda. Bom ponto para refletir.
O texto apontou numa direção interessante, mas não desenvolve quase nada de um argumento que teria sido interessante explorar. Faltou explorar o tema de forma efetiva..
Penso um pouco diferente. Temos a pueril ideia que a velhice traz consigo uma certa beatitude. Cretinos, ban-di-dos, idiotas, também envelhecem. Nelson Rodrigues dizia que a televisão matou a janela; talvez, as redes sociais tenham matado a televisão, mas ressuscitado uma horda de crápulas, que se contorciam no caixote de sua insignificância.
Conheço alguns idosos assim. Só quem tem 40 ou 45 anos, todos ativos, com filhos pequenos. Não há idade para ser extremista, para dizer o mÃnimo.
Texto de puro preconceito e etarismo. Segundo a colunista, ao atingir certa idade, as pessoas quê não tiverem acolhimento familiar se tornam incapazes de discernir e começam fazer bobagens se não tiver alguém por perto pra pensar por elas. Vc tbm vai envelhecer querida, aliás em pouco tempo.
Que falta de respeito!! "É fácil desdenhar e afirmar que entre os golpistas há um bando de velhos que deveria voltar para o bingo." Voltar para o bingo? Essa é a sua visão da velhice? Quanta besteira...
Enquanto bolsonaro prosseguir dando exibições de que esta acima da lei, e continuar impunemente aplicando suas formulas de desagregação social, deboche aos poderes constituidos, e desacreditando a aplicação da lei, seus seguidores não vão parar. Durante seu mandato, bolsonaro só deu exibições de que no Brasil é só saber utilizar das benesses do poder e aplicar artimanhas que a brecha da lei oferece que a impunidade te alcança. E necessario bolsonaro começar a pagar pelo mal que fez ao Pais,
Velhacos bandidos, velhacas bandidas. Mereciam desde sempre serem abandonados pela famÃlia. Se não o foram antes, que o sejam agora.
Bobagem o artigo. Se há uma caracterÃstica dos idosos é que vão ficando mais teimosos, o que é o oposto de ser manipulável. Minha sogra, apesar dos apelos da filha petista, votava no Maluf e no Jânio. Não tinha argumento com ela.
E terão muitos novos companheiros nestes últimos anos de vida, na Papuda
Esses idosos já eram reacionários antes, só que agora tiveram uma oportunidade de expor para todos. Muitos idosos continuaram participando ativamente da polÃtica sem serem ridÃculos e reacionários como esses aÃ.
Errou; reacionários tem, geralmente, causa fundamentada e seguem um objetivo construtivo visando o bem comum. Diferente desse bando de igno rantes em estado de de mência avançada.
Os velhos não têm nada a reclamar. Temos um presidente ancião de setenta e sete, casado com uma mulher vinte anos mais nova e com tesão de vinte. Que sirva de exemplo e estÃmulo.
Enquanto bolsonaro prosseguir dando exibições de que esta acima da lei, e continuar impunemente aplicando suas formulas de desagregação social, deboche aos poderes constituidos, e desacreditando a aplicação da lei, seus seguidores não vão parar. Durante seu mandato, bolsonaro só deu exibições de que no Brasil é só saber utilizar das benesses do poder e aplicar artimanhas que a brecha da lei oferece que a impunidade te alcança. E necessario bolsonaro começar a pagar pelo mal que fez ao Pais, A
Creio que não exista um motivo único para o que está ocorrendo, afinal a Marcha da FamÃlia com Deus pela Liberdade ocorreu em 1964 e soa muito familiar com o movimento atual. É bom lembrar que os idosos viveram entre 1964 e 1984 e muitos eram favoráveis ao regime da época. Talvez a melhor explicação venha da frase atribuÃda a Mussolini: Não criei o fascismo, só despertei o fascista que existe dentro das pessoas.
Por um pequeno grupo, estigmatiza-se ainda mais a população idosa, gerando uma falsa associação geral ao bolsonarismo. Isto é nutrir o preconceito contra as pessoas idosas. Feita a ressalva, fica evidente que as pessoas idosas, categoria que será 30% da população brasileira em 2050, estão ativas e não se contentam em assistir passivamente os fatos. Que tal aproveitarmos o conhecimento e a energia acumulada em prol de causas benéficas à sociedade? Vejam a Inventividade (www.inventividade.com).
Eu e minha mulher somos idosos e odiamos o Bolsoladrao, há muitas maneiras de curtir a velhice de maneira saudável do que ser massa de manobra de fascistas!
Éramos felizes enquanto os velhinhos "patriotas" contentavam-se em "criar seus canários" e varrer a calçada às 6h da manhã! kkk
Então a solução era jogar todos eles num campo de concentração com calçadas e canários, né?
E jogar nos bingos
Sugiro a leitura da obra "Os Engenheiros do Caos" de Giuliano da Empoli.
Pelo o que eu vi na frente do quartel em Ponta Grossa PR, os velhinhos amarelinhos estavam curtindo muito as tardes de bate papo e cafezinho, sentados em cadeiras de praia, os homens de um lado e as senhoras do outro. Fiquei com pena com o fim do acampamento, talvez eles pudessem continuar os encontros no parque, usando verde e amarelo para serem identificados, divirtam-se e esqueçam o Jair.
Eu acho q o grande probl#ema é o caráter. Minha mãe é idosa, evangélica e adora uma rede social. Fica rindo dos vÃdeos e armazena mil receitas q nunca fará. Meu pai é idoso e ateu. Ambos ficam horrorizados com o q os terroristas fizeram e estão no grupo dos q pedem cadeia para a turma. O problema aà é o caráter. O bolsonarismo representa muito do q os badern#eiros pensam.
O efeito rebanho arrastou vários solitários que encontraram seus pares e uma motivação. Os extremistas souberam usar bem da neurolinguÃstica, o que não é uma novidade no mundo. Lembremos o nazismo e o genocÃdio em Rwanda que arrastou milhões contra um inimigo comum. De repente vizinhos denunciaram os amigos judeus na Alemanha e em Rwanda mataram os amigos de outra etnia:. A história sempre se repete, agora com mais tecnologia. Prender os mentores do golpe eh fundamental para conter outros.
Claudio, falo de uma psicolgia de massas. O racicÃnio é inútil. Fatos que contradizem preconceitos pessoais podem simplesmente ser desacreditados - o gado pode contra-atacar criticando-os e, se forem inegáveis, podem simplesmente ser deixados de lado como exceções triviais. Portanto, o gado, diferentemente do canalha coordeandor, está satisfeito com suas ações. Eles podem facilmente se tornar perigosos, pois não é preciso muito para torná-los agressivos,sob a proteção Dele. A força não adianta.
Quando penso nessa gente sempre me vem à minha cachola imagens de gigolôs, cafetinas e ratos e ratazanas. E me pergunto, por quê esses animais não invadiram os quarteis?
Concordo que há lavagem cerebral, mas isso é possÃvel principalmente em pessoas que tenham falha de caráter.
Idade não confere atestado de idoneidade moral a ninguem, carater distorcido não se conserta com o tempo em gente que se acredita desde jovem dono da verdade. Conheço muito idoso arrogante, egoista, insensivel e implacavel nas posições que toma. Tenho 70 anos, quer conhecer idoso, entre em um onibus no horario de pico, claro tem excessoes, mas não é dificil ver alguns plenos de saude e bem estar enquadrando pessoas para poder sentar
O último parágrafo foi cirúrgico. Parabéns. O Bolsonarismo parece sobreviver graças ao empenho de adeptos alienados. A grande maioria está longe de ser fascista ou golpista. São apenas alienados. Esses idosos carentes são um excelente exemplo.
Estou me sentindo orgulhoso de ser um idoso que não aderiu ao bolsonarismo. Assim como eu, muitos idosos se sentia um pouco mais respeitado no passado. Talvez seja essa saudade do tempo da ditadura militar. O que eles não lembra, é que atitude como a que aconteceu no dia 8, o cassetete faria a festa no lombo deles.
O idoso fascista de hoje foi o jovem fascista de ontem...não tem desculpa...
Eu não generalizaria dessa forma. Há sim, os idosos fascistas e amantes da ditadura, mas parece que a grande maioria dos minions idosos sequer sabe o que é fascismo. É gente alienada, carente de ideologia.
Exatamente!!!
Cadeia a todos os terroristas independente da idade sem dó e nem piedade.
Novo propósito de vida: PAPUDA
Acabaram os bingos, deu nisso. Mente ociosa é oficina do diabo, como bem se diz. No mais, a Coquetel deveria fazer uma promoção de assinaturas para a terceira idade.
Meu pai tem 80 anos e esses dias escreveu um texto brihante, onde se posicionava contra Jair e seus "ideais" inumanos. Nota 10! Na mesma semana, a minha mãe, que tem 78 anos, escrevia em seu facebook que infiltrados promoveram o vandalismo em BrasÃlia. Adivinhem qual dois 2 é viciado em redes sociais e aplicativos de mensagens.
Enquanto bolsonaro prosseguir dando exibições de que esta acima da lei, e continuar impunemente aplicando suas formulas de desagregação social, deboche aos poderes constituidos, e desacreditando a aplicação da lei, seus seguidores não vão parar. Durante seu mandato, bolsonaro só deu exibições de que no Brasil é só saber utilizar das benesses do poder e aplicar artimanhas que a brecha da lei oferece que a impunidade te alcança. E necessario bolsonaro começar a pagar pelo mal que fez ao Pais
Vejo também a impressão digital das igrejas, de todas as matizes sobre os mais idosos que costumam ser mais religiosos.
Se olharem bem vão achar as digitais, as 10, do diácono Mendonça nas decisões de algumas igrejas.
Mariliz, sempre gostei de seus artigos mas está sua análise comportamental sobre idosos é equivocada e preconceituosa. Quem derrubou o relógio do palácio não tinha nem 30, a tal da Ana PatrÃcia patriota e incentivadora do terror não tem 40 anos. Generalizar é mÃope. Fui criança que assistiu de perto estudantes apanharem na praça em 1968, estudei numa universidade pública, sou idosa consciente como muitos amigos de minha idade. Pra ser reaça não ter idade avançada basta preconceito!
Só temos que ter cuidado com a ideia de manipulação. A não ser em quadros demenciais, esta gente sabe muito bem o que está fazendo, porque está fazendo e tem de ser, sempre nos limites estritos da lei para que não se criem mártires, responsabilizada.
Que analise raza Sra Mariliz!
Jornalista, roteirista e psicóloga... Precisa atualizar as credenciais.
Esse artigo é uma grande bobagem. Subestima a inteligência dos idosos, querendo insinuar a carência afetiva os leva a defender ideias e práticas que eles não defenderiam. O que falta é reconhecer que por mais afeto que tenhamos por nossos idosos, eles possuem sim valores que abominamos. Na outra eleição, minha mãe nem sabia quem era o Bolsonaro, e eu disse "a hora que você ver quem é, vai querer votar nele". Dito e feito. O amor filial é tão grande quanto deve ser, mas eu não me iludo.
Quem tá passando vergonha é você. Acha que porque se declara "democrata", pode tudo, até defender a exclusão de pessoas da sociedade ou a eliminação delas. De democrata você não tem nada. Você e o único nazista na conversa.
Não Fernando, você é quemn tem sérios problemas de entendimento da polÃtica brasileira. Compara duas coisas que não tem praticamente nada em comum. Compara nazifascistas com democratas. Compara polÃticos comuns com golpistas milicianos. Pela sua resposa percebi que você é muito pior do que eu pensava. Seria melhor não comentar mais nada para não passaqr mais vergonha.
Ah, é, José, por qual crime? Vai, fala aÃ, qual crime cometido por qualquer um dos dois? Você não passa de um nazista.
Deveriam ficar próximos nos próximos anos, um na papuda outra na comeia.
Esse Joaquim que me respondeu certamente possui problemas graves de cognição.
Fernando, sua experiência é interessante. Acredito que as duas hipóteses possam ser verdadeiras pois não são contraditórias. São dois fatores "de risco" importantes em uma "condição" complexa. Acho que a visão de mundo e Ãndole são importantes para entender por que alguns se radicalizam e outros não, dentro de um mesmo grupo social. Mas, o que a Mariliz apontou é que os fascistas arregimentam para sua seita entre os mais vulneráveis. No caso, entre idosos com carências afetivas. São canalhas...
Você é o exemplo perfeito para mostrar que a colunista está certa.
Texto generalista, preconceituoso e cheio de bobagens.
Dois autoritarios juntos! PossÃvel expressão sádica?
Totalmente real o quadro q Mariliz pinta mas o pior é q além dos idosos, boa parcela de pessoas + desassistidas, como grande parte dos + velhos, também se vê representada por um louco,insano,fascista, q velhacamente se diz patriota , cidadão do bem,cristão, defensor dos valores da famÃlia mas q não passa de um impostor, igual a "pastores" q só querem levar vantagem em cima de pessoas inocentes e sem discernimento. Isto explica tanto ódio , violência e falta de empatia existentes.
Louco não rasga dinheiro. Esses idosis não são inocentes e sabiam o que faziam. É preconceito achar que idoso perrde capacidade mental.
Isso e um preconceito e desinformação total
Pelo jeito você é um dos citados pela colunista.
O idoso bolsonarista consegue ser pior que o jovem bolsonarista porque são pessoas vividas, experientes e na verdade mostram o que sempre foram: preconceituosas, racistas, negacionistas, hipócritas, intolerantes e de Ãndole ruim.
Meu caro, também tive minhas desilusões e frustrações nesta vida, porém nunca acreditei que isto me daria o direito de destruir o PaÃs. Cadeia para os criminosos.
O Rodrigo espelha bem o velho de quem a colunista fala.
Há uma frase que se aplica: canalhas também envelhecem.
Falou o mane Rodrigo
Falou o velho do bem... Cheio de rótulos para os outros... Visão medÃocre. Cheio de ódio.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Avaliar comentário como .
Avaliar comentário como .
Confirmar