-
Alberto A Neto
Era uma vez um rei chamado Dionísio, monarca de Siracusa, a cidade mais rica da Sicília. Vivia num palácio cheio de requintes e de belezas, atendido por uma criadagem sempre disposta a fazer-lhe as vontades. Naturalmente, com tantas sinecuras, muitos siracusanos invejavam-lhe a sorte. Dâmocles estava entre eles. Era dos melhores amigos de Dionísio e dizia-lhe habitualmente: Que sorte a sua! Você tem tudo que se pode desejar". Lula teve uma terceira chance. É bom não abusar da paciência da sorte!
-
Carlos Alberto Komora Vieira
Está claro que o golpe precisava de uma comoção para que a Tropa ganhasse as ruas. Porque incompetentes, não conseguiram novamente a explosão. Porque arrogantes, foram expulsos em duas horas de ação policial dos locais que acharam ter conquistado.
-
PAULO EDSON DE NORONHA
Grande Elio , sua comparação com o atentado do Rio Centro foi perfeita : havia um Governo ( o militar ) e extremistas desse governo tentaram a explosão, para culpar os esquerdistas " extremistas " e isso endureceria o Regime. Mas por um " acidente de trabalho " o atentado fracassou. Agora, de modo similar, " simpatizantes " do Governo, tentaram um atentado . O relógio marca 12h25 e foi " quebrado às 15h " , dir
-
benjamim picado
"A direita de Jair Bolsonaro nada tem a ver com a de figuras como Roberto Campos ou a do ultramontano católico Gustavo Corção. Ela tem a cabeça sabe-se lá onde, mas seus pés estão nas milícias, na grilagem de terras, nas delinquências amazônicas, e até mesmo em casos de crimes". bom dia, tio elio. o sono do fim de semana foi longo, não?
-
Hercilio Silva
O golpe não teve sucesso por falta de base popular, entre os bolsonaristas muitos não o seguiram após a derrota. Eles são bem poucos felizmente, os golpistas.
-
Maria Carvalho
A direita da escória social, sem rumo, sem objetivo, sem projeto só o destruir pelo destruir.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
A direita diferente do bolsonarismo esteve atrás da tentativa de golpe que levou ao suicídio de Getúlio e no apoio às rebeliões militares no governo JK. A direita diferente do bolsonarismo quis impedir a posse de João Goulart. A direita diferente do bolsonarismo conspirou e apoiou o golpe militar em sessenta e quatro e apoiou a ditadura - tortura incluída - durante 20 anos. A direita diferente do bolsonarismo votou contra as diretas.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Ok seu Dagmar, desenhando: não existe direita bolsonarista diferente de outra direita como quer o colunista. A direita é a mesma, incluindo tudo isso que o prezado(a) escreveu.
-
Dagmar Maria Leopoldi Zibas
Inacreditável! Sua compreensão do bolsonarismo é um conjunto de aberrações historicas e politicas. Bozo está do lado da ditadura de 64, e sempre esteve. Tem o torturador Ulstra como herói. Bolsonaro esta do lado de quem estava na base da ditadura de 64. Como Mourão, Heleno e outros. Bom estudar história para não passar vexame.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
A direita diferente do bolsonarismo conspirou e apoiou o golpe contra a Dilma. A direita diferente do bolsonarismo elegeu Bolsonaro e apoio seu governo na morte de milhares de brasileiros pela recusa de comprar vacinas. A direita diferente do bolsonarismo ... Ora, ora, como diria Ivan Lessa, vá se roçar nas ostras.
-
-
Paulo Pinheiro Machado
E os Generais? Onde aparece nesta análise?
-
Emerson dos Santos
Caro Paulo, os generais, segundo Gaspari são todos democratas e legalistas. Não compactuam com golpe, e que o acampamento em frente aos quartéis são colônias de férias para aspirantes a escoteiro.
-
-
Alberto A Neto
"O BRASIL DOBROU À DIREITA". O livro do cientista político Jairo Nicolau examinou quem são as pessoas que elegeram o tal "Lula da Direita". Com base em pesquisas eleitorais e nos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, conseguiu fazer uma radiografia do eleitorado. Descobriu o tamanho da força do anti-petismo e reforçou a importância da comunicação via WhatsApp na disputa com novas regras. Constatou Jair estar mais além dos extremistas. O "Lula da Direita" continua forte no jogo!
-
Rives Passos
A ministra do turismo é do União Brasil ? Do partido Acm Neto, Moro e Bivar? Só para entender a origem dessa senhora.
-
ROSANA SARAH
Daniela do Waguinho não é e nunca foi petista. Ela é do mesmo partido político do Mito da imprensa, Sergio Moro. Faltou ao colunista esclarecer este fato aos leitores.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Não é que faltou, foi escondido... o fato.
-
-
Sergio Moraes
Gaspari tentando consertar o texto ruim de domingo sem admitir ter comparado estudantes da UNE presos em 1968 e 1977 aos golpistas de 2023... O mestre Golbery deve ter orgulho do seu pupilo...
-
Ary Dantas oliveira Junior
urubu e papagaio são todos aves. se a invasão de 8.01 desse ano teve influência bolsonarista, qual foi a influência no ocorrido em 2017, pelo m.s.t, ?? me responde escriba, por favor!
-
Dagmar Maria Leopoldi Zibas
MST vandalizou a sede dos 3 poderes, destruiu obras de arte, profanou os símbolos da democracia? Atentou contra patrimônio arquitetônico nacional, considerado impar em todo mundo??? Não tente comparar o que não é comparável! Vergonha!
-
Dagmar Maria Leopoldi Zibas
MST vandalizou a sede dos 3 poderes, destruiu obras de arte, profanou os símbolos da democracia? Atentou contra patrimônio arquitetônico nacional, considerado impar em todo mundo??? Não tente comparar o que não é comparável! Vergonha!
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Que irresponsabilidade a sua, afirmar que a invasão e a depredação tiveram influência bolsonarista. Esses encaminhados à Papuda nunca professaram tal seita. Pacificos turistas visitando as obras de arte da capital.
-
-
alderijo bonache
roveitados aqueles que servem para alguma coisa, os chefes, reformado s pro porcionalmente e fim de festa .É muito bom o embalo e desnacificar as gloriosas FFAA, já que não temos inimigos à vista, passem a fazer parte das PMs e sejam aposentados proporcionalmente, depois de um julgamento sereno com direito de ampla defesa.
-
josé SOARES
Seu Elio , a Ministra do Turismo , em que pese suas relações a serem apuradas, nunca foi petista, como afirmas errônea ou maliciosamente.E sobre a milicada envolvida , nada?
-
alderijo bonache
A Ministra do Turismo saiu em campanha pró Lula jah no início, deve ser dado a ela todo o direito de se defender de qualquer acusação.
-
-
Mario Garcia
A direita de Bolsonaro faz parte de um processo histórico na democracia brasileira, sustentada por instituições que se consolidaram nas últimas décadas, mas frequentemente afrontada por um eleitorado que não se faz responsável por suas escolhas, principalmente para o poder legislativo.
-
Jose Roberto de França
O Sr. Elio Gaspari esqueceu o plano do Parasar que seria mil vezes pior do que o Riocentro. O Sr. sabe disso.
-
Humberto Isidoro
Nada a dizer sobre os generais que, usando os blindados comprados com o dinheiro do povo, protegem kriminozos? Nada a dizer sobre a mulher do general Villas boas que frequentava acampamento dos ther ror istas e as vezes o levava para dar tchahuzinho. E os generais como Mourão, assim como Moro,que ficam por ai babando que os ther ro ristas eram democraticos. Os milicos continuam se achando os donos do Brasil, garantem-se na impunidade, agem como ma fias em proteçao a familia verde oliva.
-
Cesar Medeiros
Gaspari é outro patamar. 27 andares abaixo os consultores de jornalismo da Folha...
-
Antonio Catigero Oliveira
O colunista esquece-se do nome de quem era chefe do GSI e assinou a autorização para exploração do garimpo de ouro à ex-presidiária, presa na década de 90 por tráfico? Chama-se Augusto Heleno e é general do exército, braço direito do capitão. Medo de dar nome aos bois, ou alguns bois têm chifre maior e são mais bravos que outros?
-
Marcelo Molinari
OK, mas é insustentável em relação aos valores que sustentou, inclusive na campanha, a permanência de "Daniela do Waguinho" por Lula e seus apoiadores.
-
jose batista
Esquerdalha tá perdida. Golpismo, terrorismo ou vandalismo?
-
vicente oliveira
Golpismo,vandalismo e terrorismo,mas seu caso e só escrotidao e cini. smo
-
Felipe Macedo
perdida? lula tá eleito, babak
-
Adailton Alves Barbosa
- Ambos são atos criminosos.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Tudo isso junto foi a obra do nosso mito. O prezado já foi prestar solidariedade - pedem wi-fi - aos companheiros de arruaça enjaulados na Papuda?
-
Luis Carlos Correia dos Santos
Todas as três opções.
-
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
"A direita de Jair Bolsonaro nada tem a ver com a de figuras como Roberto Campos ou a do ultramontano católico Gustavo Corção". Tem razão o colunista, não se sabe de câmaras de tortura nos quartéis durante o governo do nosso mico, iguais àquelas que existiam na ditadura militar com o apoio e participação do impoluto Roberto Campos.
-
Ivan Linares -- Recife - PE
Não teve porões de tortura generalizados nesses quatro anos... mas não foi por falta de vontade! Graças à deusa cega da balança, tivemos uma oposição parlamentar e um bando de juízes decentes que barraram as piores bagaceiras desse desgoverno.
-
-
João Paulo Zizas
São capciosas as observações apresentadas pelo colunista Elio Gaspari para tentar fazer os vândalos de Brasília serem considerados exemplos perfeitos de apoiadores primordiais do anterior presidente da República. Durante seu governo, Jair Bolsonaro sempre frisou o próprio apreço pela Lei Maior e agiu de acordo com ela. Essa foi a postura essencial do ex-capitão quando chefiou o Planalto. Isso é reconhecido inclusive por pessoas que, como eu, gostam de ler Roberto Campos e Gustavo Corção.
-
Hamilton Magalhaes
Isso inclui pilotar moto sem capacete e afirmar que não vai cumprir ordens judiciais que não lhe agradem.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Verdade seja dita. Durante o governo do nosso mito não se tem conhecimento de câmaras de torturas nos quartéis - talvez por falta de tempo, mas verdade é que não houveram. Já durante a ditadura militar, o Roberto Campos não só apoiou como fez parte do governo que instalou câmaras de tortura nos quartéis. Lembra não?
-
-
Juliano Machado
É incrível. Gaspari que sempre chamou atenção pro dicotomia "andar de cima" e "andar de baixo" agora só fala do "andar de baixo". Nenhuma palavras sobre os militares. Sobre os generais que não agiram, que promovem o golpismo há anos, que permitiram acampamentos gigantescos, que impediram a prisão nesses acampamentos. Vamos prender os peixes pequenos e esquecer que o governo criminoso de Bolsonaro foi um governo de e com militares.
-
José Roberto Pereira
Perfeito, estava prestes a escrever o mesmo. É o processo de Anistia repetindo-se perpetuamente, novamente com a ajudinha da imprensa golpista. O Gaspari em especial, deu uma guinada brusca no pós-Jânio de Freitas, como se estivesse garantido seu lugar ao sol nos "Novos Tempos".
-
-
Humberto Giovine
Esta "nova direita" institucionalizou a barbárie. Se autodescobriram e não tem a menor vergonha de mostrar isto publicamente. Bolsonaro conseguiu fazer com que estas pessoas despertassem o que há de pior no ser humano, e são um reflexo dele. Vai ser penoso e longo o processo para se desbolsonarizarem.
-
Julio Shiogi Honjo
Pelo que se vê só quando morrerem. Oxalá houvesse a repetição do caso Jim Jones!
-
-
José Cardoso
Não é fácil ser um líder messiânico. No campo da esquerda o Ciro não empolgou o povão. Na direita, o Moro era talvez principiante demais, e por pouco não fica totalmente no sereno.
-
Enos Mendes
Que texto bacana! Me responde uma coisinha só: aquele pessoal que invadiram os supermercados no Nordeste exigindo à força cestas básicas com camiseta vermelha eram da propaganda das Tintas Wanda, né? Sei, sei...
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
Que comentário bacana. Mas no lugar de tinta, o prezado podia se solidarizar-se com os arruaceiros recolhidos na Papuda e levar-lhes o wi-fi que tanto reclamam.
-
Ab Primo
Tente ler de novo o texto do Elio Gaspari. Talvez você entenda. Ou precisa desenhar? OBS: pessoal que INVADIU, não que invadiram, beleza? Estude um pouco antes de escrever fake por aqui. Valeu!
-
Celia Moura
Pensando bem, é equivalente o que aconteceu no dia 08/01/2023 e os fatos ocorridos nos supermercados do Nordeste, não é? A propósito: o correto é: "aquele pessoal que invadiu". Saiba expressar-se corretamente, talkey?
-
Darci de Oliveira
Comparar luta por comida em supermercado com atentados terroristas contra a República, me parece um pouco de forçação de barra, né seu Enos? Talvez um copo se sal de fruta alivie essa sua acidez...
-
-
Luciano Pimentel
Perfeito!
-
Alberto A Neto
Maxima concessa venia, colho do instante para anunciar que "JÂNIO VEM AÍ". Com perdão do trocadilha ao Decano Gaspari, o outro Decano, que a Folha despachou em péssima hora, já começara a colunar no PODER360. A partir da sexta-feira, 20. Segue uma colher de chá de Jânio de Freitas a Lula III: "Outra vez tem coisas que eu gostaria de aplaudir e coisas que eu acho que ou eram dispensáveis ou nem deviam ter sido feitas. Por exemplo, a nomeação do Waldez Góes [ministro da Integração Nacional]".
-
Ricardo Achilles
Excelente análise. Bem vindo de volta ao bom senso. Peço somente que não se esqueca: participar de um congresso estudantil em um sítio em Atibaia ou de uma reunião politico-estudantil no teatro da PUC-SP é bem diferente de invadir, destruir e furtar a sede dos três poderes. Os estudantes, por mais cabeça de vento que possam ter sido, merecem respeito.
-
Mozart Cabral
O articulista cometeu um erro crasso ao comparar pessoas que defendem o estado de direito, instituições republicanas, melhor distribuição de riquezas, justiça social e que votaram em Lula, com o gado que praticou os atos insanos de vandalismos, depredações do patrimônio público, tentativas de terrorismos no aeroporto de Brasília e clamam por uma intervenção militar contra o resultado legal das eleições para presidência do Brasil e aos Três Poderes e que votaram no coiso e suas milícias.
-
Diva Negri
Não votei no Bolsonaro e jamais votarei numa pessoa igual a ele. Agora, a esquerda tem de fazer outros líderes porquê votar sempre no mesmo cansa.
-
Felicio Almiro Lima Rodrigues
O prezado tá cansado? Parece que o povo brasileiro não, pois elegeu Lula presidente do Brasil pela terceira vez. Descanse, pois o tetra está a caminho.
-
-
Angelo Criado
Obrigado, Élio
-
Helvidio Menezes Junior
olha o que virou o País depois de Bolsonaro . A máquina foi inchada por militares . Com eles brotaram, em seus seguidores o pensamento de serem , os únicos patriotas , misturaram deus com o Estado . Se consideram acima das leis (aliais ,SÃO ELES AS LEIS E ATÉ JUIZES ).O militarismo voltou povoar algumas cabeças . Um verdadeiro caos que , para alguns , como eu , tinha uma certeza (ou esperança ) que havia desaparecido .Triste !
-
Sergio Moraes
O colunista funge que não igualou a militancia estidantil contra a ditadura aos golpistas de 8 de janeiro. Acredita que bater nos golpistas na quarta-feira apaga o que escreveu no domingo. Não apaga. Velha prática: ao invés de reconhecer que errou, muda o tom. Não por acaso Paulo Henrique Amorim o chamava de "o colunista de vários chapéus". Hoje usa o chapéu anti-extremistas. Amanhã poderá ser o antipetista... Isso funciona, porque há quem o leve a sério... Autocrítica é bom para os ou
-
José Sobrinho
Bolsonaro Nunca Mais!!
-
Otto Cabral Mendes Filho
Jail boldonaro
-
Otto Cabral Mendes Filho
O crime organizado, inclusive o pcc, governou o país nestes últimos 4 anos
-
Jorge silva
Só não concordo que esta direita tem base popular. A maioria da população não concorda com estes metodos. Bolsonaro não tem intelectuais que deem fundamento teórico a seus loucos discursos, não possui um partido sólido de massas. E principalmente ele nao ê um estrategista politico.Tem sérios problemas cognitivos. GRACAS A DEUS senão não estarímos aqui falando disto livremente.
-
Augusto João
O Bostossauro expôs e empoderou uma enorme camada social com desvio de caráter e índole violenta e perigosa.
-
Daniel Nunes Guimarães
Artigo muito bom. Mostra um viés - condenável - do Bolsonarismo. Mas, por outro lado, esconde, como de todo resto a imprensa interesseira, agindo assim de má-fé e em coro com o petismo, um outro lado desse movimento que culminou nos 58 mi de votos. Esconde, por exemplo, os fundamentos democráticos/teóricos e suas razões filosóficas e históricas - aquilo que há de mais legítimo e de base secular. Citar figuras como Roberto Campos é importante, mas singela limitação.
-
raymundo de oliveira reis neto
Gostei da elegância na crítica. Precisamos disso. Mas acha mesmo que a folha é alinhada ao petismo?
-
-
Ricardo Schiavon
Daniela Carneiro não é petista. É do União Brasil.
-
Jane Medeiros
Uma direita que comporta íntegrantes barra pesada, que inclui milicianos , que não se constrange de disseminar e ser agente da violência! Uma direita que saiu do armário mostrando ódio à democracia, herdeira direta e dileta de Moro e Dallagnol que crminallzaram a política , gerando Bolsonaro!
-
Daniel Nunes Guimarães
Acho lindo um sujo falando do mal-lavado
-
-
Helio Cardoso
E a firmeza do Moraes, a defesa honrosa da democracia pelos nove membros do STF, o posicionamento da cúpula da FA, o repúdio pelas lideranças do congresso nacional, o enjeitamento e a execração do povo brasileiro e de outras nações pelo mundo afora, não vale?
-
Fernando Alves
Essa "direita nunca antes vista" tem apoio de onze em dez membros da chamada "direita liberal", que apesar de tudo votou em peso "na direita tresloucada" e já estava articulando um golpe "limpinho" antes mesmo da posse do novo presidente. Na verdade, eles nem ligaram para os atos de vandalismo e lamentaram que não se converteu em um golpe que traria de volta os mitos Bozo e Jegguedes deles. Eles só não querem sujar a mão apoiando explicitamente a "direita nunca antes vista, vândala e criminosa'
-
Alberto A Neto
Há um trocadilho subliminar do Decano ou, quiça, um equívoco gramatical. Senão vejamos a frase em que se lê "ocaso", cuja conclusão óbvia é ululante. Já se for "o caso", então a direita bolsonariana terá longa vida. O 8 de janeiro diz, para quem tenha ouvidos de ouvir, não de mercador, que a direita trombuda, arruaceira, temerária e deletéria não chegou ao Planalto a passeio; mas para ficar. O cientista político Jairo Nicolau foi o primeiro a ver o sinal da encrenca: Jair é o "Lula da Direita"!
-
Alberto A Neto
O cientista político e professor Jairo Nicolau examinou quem são as pessoas que elegeram o presidente Jair. Com base em pesquisas eleitorais e nos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, conseguiu fazer uma radiografia do eleitorado. Descobriu o tamanho da força do antipetismo, reforçou a importância da comunicação via WhatsApp em uma disputa com novas regras e percebeu que Jair foi mais além dos extremistas que o adotaram. Tudo está no livro"O Brasil dobrou à Direita". É isso!
-
alderijo bonache
Jair o insano significa o "lula da direita! Vc quer chegar onde, Alberto A Neto1
-
Joaquim Rocha
Jairo Nicolau auto declara-se um imb ecil com sua frase.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.