Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Daniel Nunes

    Artigo importante e contém muitas verdades. Mas se mostra revelador também do uso de uma linguagem própria de agentes políticos de um viés esquerdista e esquerdizante, repetitivo portanto de uma linhagem ideológica pueril e ultrapassada. A segunda é que esconde o fato de as universidades não se encontrarem abertas, plurais, para se debruçar sobre os fundamentos democráticos/teóricos e as razões filosóficas/históricas - aquilo que há de mais legítimo e de base secular - do pensamento conservador.

    Responda
    1. Ailton Souza

      Acredito que até possa existir visões fechadas nas univeridades, que é dirigida por humanos e, portanto, passível de erros. Contudo, creio que a maioria são sim plurais. Onde há visões tanto de esquerda como direita. Acredito que se não vermos a importância das universidades como instituição permanente todos nós perdemos. Tendo em vista que pessoas, governos passam e univesidades permanecem ou devem permanecer, pois elas são as principais produtoras de ciência e visões deturpadas não ajudam.

  2. Raymundo de Lima Lima

    Excelente artigo. Sugiro divulgar para ser compatilhado nos sites de outras IES, omissas sobre os atos de 08 de janeiro. Alerto para possíbilidade de "5a.coluna" dentros das IES públcias. Já que nas particulares é normal. Por falar em 5a.coluna, Janaina Pascoal ainda é professora de Direito -ou direita- da USP?

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    José Murilo de Carvalho em seu livro, forças armadas e política no brasil, nos alerta que a comunidade acadêmica e os civis em geral, não se interessaram muito pelo estudos e as ações dos militares e, portanto foram omissos, nos deixando onde estamos. E para completar, no mesmo livro, nos diz que os políticos, ou seja, o congresso e os partidos sempre foram conivente com suas ações, senão cúmplices.

    Responda
  4. Antônio Carlos de Paula

    Com mais quatros anos de governo Bolsonaro não sobraria um tijolo em pé. Viva a democracia.

    Responda
  5. Flávia Maria de Barros Nogueira

    Excelente artigo. Tenho muito orgulho das universidades públicas brasileiras. Que elas sigam livres, democráticas, resistentes e produtivas.

    Responda