Tv Folha > Glenn Greenwald e Celso Rocha de Barros debatem ao vivo na TV Folha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Roberto Cruz Figueirêdo

    Concordo plenamente com o Greenwald.

    Responda
  2. PATRICIA PORTO DA SILVA

    A situação da Alemanha pré-nazismo era tão diferente do Brasil de hoje que não ajuda tratar como equivalentes e como se o desenvolvimento do processo fosse ser o mesmo, como se o exemplo de um pudesse pautar nossa visão do quadro aqui e previsões. Ficar com o pensamento no nazismo europeu na primeira metade do século passado acaba impedindo uma análise mais realista da nossa situação.

    Responda
  3. Flávio Rodrigues Fonseca

    O cara cai no ostracismo e faz de tudo para aparecer até deturpar fatos e mentir. Moraes não condenou ninguém sem o devido processo legal ou mesmo lhes negou o direito de defesa e julgamento justo. Apenas tomou e toma as providências legais possíveis para a cessação imediata do mal e do delito. O moço finge que não entende isso. Fascismo não se discute, se combate. Melhor faria se pendurasse uma melancia no pescoço.

    Responda
  4. Luci Dann

    Glenn Greenwald nessa questão ,Alexandre de Morais ,parece ter se enganado bastante -Alexandre de Morais foi e é coerente com a constituição e com o estado democrático de direito e foi delegado pelo povo pela constituição e pelas instituições a defende-los

    Responda
  5. PEDRO TOMAZ ROCHA

    Se todos soubesse seus deveres e seus direitos, o mundo seria melhor. Aqui nessa terra, do lado sul do continente Americano, tudo é permitido. Passar no semáforo vermelho, fazer ultrapassagem proibida, xingar e difamar. É tudo direito de expressão. E a civilidade, esse povo tem? Acho que deveria ter um planetinha só para eles. Iriam viver como na idade da pedra.

    Responda
  6. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    O Glenn não resiste à Fogueira das Vaidades.

    Responda
  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Sera q as comissões responsáveis pelos inquéritos nos eeuu tb serão responsabilzados pelo glen ?

    Responda
  8. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Comparar o Xandão com o Marreco Depenado é como comparar Lula com o Bozo. Coisa de minions bolsolinos.

    Responda
  9. Antonio Evaldo Almeida Barros

    Como progressista, não posso deixar de aplaudir o Gleen. De fato, todos têm pleno direito a defesa, até aqueles com quem não concordamos. Gleen não é um iludido, um estrangeiro desconectado do nosso país - muito ao contrário. Não posso ser a favor dos métodos que critiquei ontem "apenas" porque agora são usados contra quem eu discordo. É o modelo de sociedade que está em jogo.

    Responda
  10. Eduardo Giuliani

    Esta visão liberal de garantia de direitos a qualquer custo, sem as devidas responsabilidades, não é eficiente. Há necessidade de um governo atuante e, se atuar errado, depois sofrerá as devidas punições. Singapura e China são grandes exemplos de governos atuantes e com excelentes resultados econômicos e sociais. É notório que governo liberal gera ineficiência porque as atitudes dos indivíduos não privilegia a inclusão social e a diversidade. O governo precisa intervir.

    Responda
  11. Rogerio dos Anjos

    O Glen é um excelente reporter e como ninguém consegue investigar e descrever fatos. Não sabe analisar e quando o faz reproduz aquilo que é de interesse dos mais escusos de Trump e Bolsonaro

    Responda
  12. Ricardo Besen

    Bom debate. Mas como é que um jornalista/colunista da Folha não tem uma conexão decente de internet?

    Responda
  13. Antônio João da da Silva

    Não sei se Glenn é ingênuo, ou se faz de sonso, não precisa de muito é só acessar qualquer uma da milhares de mídias bolsonarista para ver convocação de golpe, discurso de ódio e ameaças, essas tipificadas em lei como crimes.

    Responda
  14. Hercilio Silva

    Glen tá iludido, se essa turma tivesse tido sucesso no golpe, o estado de direito já teria sido suspenso e estariam agredindo e matando. Os presos foram presos sem violência, publicamente, com direito a defesa. Quer dar perdão antecipado a quem tentou golpe de estado? Quem não tem culpa será julgado e inocentado. Fosse o contrário teríamos esse direito?

    Responda
  15. Marco A Moreira

    Não assisti ao debate, lendo os argumentos só posso aplaudir Glen de pé!!! O ministro Moraes extrapolou as normas jurídicas e atentou contra a constituição ao estabelecer uma censura generalizada. A título de medidas excepcionais muitas ditaduras foram estabelecidas. Como diriam os antigos: o inferno está cheio de boas intenções.

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Sr.Felicio quem são os minions bolsonaristas? Todos que discordam das atitudes autoritárias do ministro Moraes? Quem não concorda com tudo que o presidente Lula diz? Como se o Brasil fosse dividido entre Minions e petistas? É isso que o senhor pensa?

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Se fosse censura generalizada os minions bolsonaristas não estavam comentando aqui.

    3. Marco A Moreira

      Senhor Ricardo graças às Forças Armadas não temos ditadura, basta acompanhar as apurações sobre a minuta do golpe. Quanto as fake News apenas um País conseguiu eliminá-las: a China.

    4. RICARDO TELES DE FREITAS

      Graças ao Moraes é que não temos uma ditadura sanguinária estabelecida no país.

    5. Hercilio Silva

      Não tem acompanhado, tem censura nenhuma. As fake news continuam a mil.

  16. benjamim picado

    não gostei do debate. teria sido bom contar com alguém que não falasse sobre assuntos de direito "de segunda mão" - como conrado hubner, que traria elucidações interessantes - ele que tem criticado o STF em variados aspectos. faltou foco na atribuição do problema a ser discutido, e as falas ficaram muito distantes desse ponto da discordância. em suma, ficamos tão desacostumados com o debate franco que nos satisfazemos com a minima moralia da gentileza dos contendores. frustrante.

    Responda
  17. José Cardoso

    Foi um debate de alto nível, apesar da discordância de opiniões (aliás se concordassem não seria um debate). O Glenn é coerente em suas posições, não se pode negar. Como seu trabalho jornalístico sempre força o limite, é compreensível que esteja preocupado que uma pessoa (por mais que tenha boas intenções), tenha poder para bloquear seu site, ou censurar seu conteúdo sem amparo na lei e na constituição.

    Responda
  18. Alberto Melis Bianconi

    Excelente o debate. Uma diferença básica entre Brasil e EUA, que não foi adequadamente tratada é que lá as instituições funcionam (como previsto, independente de quem está tomando as decisões), não só a corte constitucional mas também as FFAA, a imprensa, o Congresso, a procuradoria etc..., enquanto aqui nem tanto, precisam repetidamente pegar no tranco. Outro ponto é quando um dos lados apela sistematicamente à mentira... isso compromete uma instituição ainda mais básica: a linguagem.

    Responda
  19. Lourenço Faria Costa

    Regimes totalitários, não raro, ascendem ao poder gradualmente, pela permissividade social. A história da ascensão do nazi-fascismo é um exemplo inconteste. Da parte dos que não coadunavam com as concepções nazistas, muitos subestimaram o perigo, outros não acreditaram que tais concepções seriam dominantes na sociedade, outros ainda simplesmente se omitiram. O fato é que quanto mais espaço e permissão se dá a esse pensamento, mais encorpado o monstro se torna. Os ingredientes são os mesmos.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Verdade.

  20. MARCELO ROCHA

    Glenn você está totalmente errado, não estou entendendo suas motivações e argumentos tão superficiais para um cara tão experimentado e inteligente.

    Responda
  21. Rosemary Oliveira

    Glenn está fazendo seu papel questionando e Celso, educadamente, mostrou os erros de interpretação do Glenn. Grande Celso!

    Responda
  22. Caubi Maciel da Nóbrega

    Será que causa alguma dor reconhecer que o jornalista está com absoluta razão? As condições extraordinárias que justificariam o ato excepcional iriam até 30 de outubro, conforme avalizado pela ministra Carmen Lúcia, e permitir que entrassem ano novo a dentro extrapola tudo que parece lógico e legal. Se esperarmos que sejam mantidas até que todas as manifestações de oposição sejam extintas veremos a reprodução dos AIs que foram se reproduzindo indefinidamente.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Deve-se criar um novo decreto, sim. A democracia brasileira continua seriamente ameaçada

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Deve-se criar um novo decreto, sim. A democracia brasileira continua seriamente ameaçada

    3. Alberto Melis Bianconi

      Creio que sim, uma ameaça de golpe militar permanece, mesmo depois das eleições, o tratamento dado pelos militares aos acampados, antes e depois do 8 de janeiro, mostra que ainda estamos sob a chantagem bolsonarista... alguma (ou muitas) cabeças precisam rolar no comando das FFAA.

  23. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

    Gleen é americano, sua base cultural é outra. A legislação americana, ao contrário de outras democracias consolidadas, garante liberdade de expressão absoluta. Isso resultou em Trump. Curioso que ele nada diga sobre a regulação das redes sociais.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Será que não Eloisa. A república de Weimar era fraca e a Alemanha se encontrava exaurida pelas reparações da 1ª Guerra. Keynes levou sua imaginação longe no ensaio "As Consequências Econômicas da Paz". Tem em português mas precisa procurar.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      O mesmo aconteceu na ascensão de Hitler. Ninguém podia imaginar.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Não é só a base cultural. Ninguém em sã consciência acreditaria que Trump ameaçava a democracia americana, ninguém imaginaria que o Pentágono pudesse dar refugio aos que atacaram o capitólio.

  24. João Teixeira de Lima

    Não quero nem pensar que esse senhor seguiu o Ciro, e recebeu a carteirinha de bolsonarista.

    Responda
  25. Aparecida Alves

    Fala é muito fácil, quero vê você na pele do Alexandre de Moraes , Greenwald. Só blá-blá-blá.

    Responda
  26. Alexandre Pereira

    E Celso realmente acha que o clubinho iria contra um de seus integrantes? Qual a frequência em que isso já aconteceu? Desmandos são mais que precedentes, são uma constante com a qual convivemos desde antes da fundação controversa da república. Esperávamos deixar isso para trás em 88, mesmo que progressivamente, no entanto, basta apertar e autoritários pipocam para todo lado. Bom quando parece ser conveniente mas, amanhã, quem sabe?

    Responda
  27. Bernardo Medeiros

    Gente, essa besteira que o Glenn Greenwald disse é da cultura jurídica dos EUA, onde o direito à expressão é absoluto e nego sai de suástica no braço na maior. Eu fiz mestrado na mesma universidade em que o Glenn se formou. Que pena um cara tão valioso .

    Responda
  28. Antonio Henrique Sampaio Garcia

    Os dois tem razão... temos vigilantes contra quaisquer arroubos autoritários... por outro lado, acho precipitados os argumentos de Greenwald... não é, como ele pensa, uma questão de princípio... tem um caráter muito mais do contexto histórico e político...

    Responda
  29. Miro Costa

    "Eu acho", "eu não acho" - este é a argumentação do "sociólogo". Levou um banho do ex-herói VerdeValdo.

    Responda
    1. ingrid muller xavier

      ? banho? não foi o que achamos aqui. Ao contrario, G.G mostra ada vez mais sua cara de agente duplo. Acorda mané!

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Vaite

  30. Antonio Carlos

    Tenho grande consideração por ambos. Um debate como esse, de elevado nível, faz bem, é importante, é necessário e deveria ter mais vezes.

    Responda
  31. Sebastião Barbosa

    O debate é fundamental para o presente e para o futuro da democracia. As razões de ambos os debatedores são legítimas e precisam ser respeitadas. Interditar o debate desqualificando uma das partes é um ato tipicamente autoritário e, portanto, antidemocrático. A Patrícia lembrou do maior fator de vulneralibização de nossa democracia: a omissão da PGR.

    Responda
  32. BA MN

    Ponto de vistas diferentes sempre eh importante. Ditadura nao eh exclusivo do executivo. O judiciario está desprestigiado. Faz o que quer, nao tem limites. Problema para quarquer democracia.

    Responda
    1. Lourenço Faria Costa

      Isso se aplica a Sérgio Moro?

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      O judiciário está depreciado? É piada?

  33. ronaldo santos cardeal

    Sejamos diretos, apesar do fracassado governo Bolsonaro, muitas das decisões tomadas pelo Moraes não seriam sustentáveis juridicamente num ambiente normal, fora desta forte polarização política. Em palavras diretas, princípios como o devido processo legal só valem se for a meu favor ou de meu parceiros. Meu adversário jamais poderá invocar qualquer princípio, pois seus propósitos são naturalmente imorais, abjetos e impassíveis de serem protegidos pelo "Estado democrático de Direito".

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Também penso assim. Nada obstante, algumas decisões discutíveis, estou convicto de que ajudou salvando a República.

  34. João Melo

    Argumentos à parte, o Brasil tem um país para construir, com trinta milhões de famélicos e instituições combalidas pelos últimos quatro anos de destruição. Temos gratidão pela a Vaza Jato, mas Moro sempre teve projeto político. Um STF escudado por um Ministro referendado pelos demais é, por hora, a tábua democrática nesse mar agitado por extremistas que odeiam a Democracia.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Apoio

  35. Elizabeth O Costa

    Respondendo a Mario Sergio, sim, gostei da vaza jato.

    Responda
  36. Lourenço Faria Costa

    Os atos terroristas de domingo é a prova inconteste de que a deturpação da liberdade de expressão leva pessoas a incentivarem tais atos por palavras e postagens. Moraes segurou muito esse ímpeto criminoso!

    Responda
  37. Flávio Fernandes Marinho

    Alexandre o grande, passou para história como Xandão se não fosse ele ainda teríamos oss bozzoloides patri ...arios em frente aos quarteis.

    Responda
  38. Lourenço Faria Costa

    Sr Greenwald, se informe sobre a ascensão do nazismo durante os anos que antecederam a guerra.

    Responda
    1. PATRICIA PORTO DA SILVA

      Situações e contextos históricos, culturais e sociais muito diferentes para serem tratados como equivalentes e usar um como modelo do outro.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Parece- me que justo certos judeus não estão bem informados sobre o que ocorreu na Alemanha e depois na Europa. Já naquela época os judeus alemães não conseguiam levar a sério o perigo eminente. Estava tudo escrito no livro Mein Kampf de Hitler e estava acontecendo ns realidade. Mesmo asdim muitos não conseguiam assimilar.

  39. Raphael Mertens

    Qual a necessidade de dar espaço a essa triste figura que atende pelo nome de Glenn Greewald? Pelo que sei ele compactua com o discurso golpista aqui e lá nos EUA. Repenso minha assinatura aqui.

    Responda
  40. Elizabeth O Costa

    Quero parabenizar ao Glenn por introduzir no nosso debate político essa abordagem fundamental sobre a questão do direito de expressão. Mas, infelizmente, nem a esquerda, nem a imprensa consegue vencer a miopia de suas ideologias e interesses políticos. Afinal, todos vivem em suas respectivas bolhas, sem liberdade de pensamento fora dela. O debate político está nulo no momento, falta cabeças pensantes. Para os leitores nervosos, votei no 13 para impedir a reeleição de Bolsonaro.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vc gostou da vaza jato ?

  41. Paulo Wach

    Esse Glen mostrou claramente como não entendi nada da política brasileira e muito menos do que foi a ação da Lava Jato ilegal e imoral. Ele devia ficar calado, parar de falar sandices ou pegar um vôo sem volta para os EUA para ficar lá defendendo o Trump.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Quando ele estava na trincheira combatendo as ilegalidades da lava jato, você gostou? Pois é!

    2. Barbara Maidel

      Não, senhor: Glenn vai seguir falando o que quiser, concordemos ou não com ele! Glenn vai seguir vivendo no Brasil enquanto ele quiser, ainda que pessoas como você queiram expulsá-lo daqui! Abaixo o autoritarismo, venha ele de qual polo vier!

  42. jose Ferreira

    Tá na hora do Glenn começar a hackear e vazar diálogos e documentos sigilosos do complô antidemocrático feito pra derrotar Bolsonaro . Não que o Bolsonaro merece respeito, mas a constituição sim.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Segue na cloroquina?

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Quá, quá, quá, quá

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Mais facil achar decretos de glo como o mudo

  43. Eloisa Giancoli Tironi

    Quanto a defender liberdade de expressão de neo-nazista em tribunal americano, Glen devia saber que nazista não é ser humano, nem animal, nem mineral. Nazista é simplesmente dejeto. Nazista não deve ser levado em consideração. Quem conhece tudo o que aconteceu durante a Segunda Guerra pela mão dos dejetos apoia a minha maneira de pensar.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Pedro (continuação). Mesmo porque a população deve ser enganada por eles quabto à sua verdadeira ideologia. Mas o Verfassungsschutz (Órgão de Defesa da Constituição), que sabe muito bem o que é nazista e nazismo, não arreda do pé deles. O partido AfD (Alternativa para a Alemanha) está sob controle permanente do Verfassungsschutz. Gato escaldado.....

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Sim Pedro. É difícil aguentar os idenritários que, na verdade, acabam arruinando tudo. Mas, em princípio, o meu comentário foi acerca do neonazista defendido por Glen quando ele era advogado nos Estados Unidos. Ele, sendo judeu, defendia a liberdade de expressão de um nazista confesso. Difícil entender. Na Alemanha, nazistas, mas nazistas de verdade, não podem estar falando o que querem por aí. Normalmente, eles próprios procuram moderar o que dizem e disfarçar o que pensam.

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      Não me interessa sentido mais amplo. Quando falo de nazistas, estou falando de nazistas. Quer dizer, dejetos. Não sou idiota como alguns ignorantes que quando digo que sou por justiça social, me chamam de comunista.

    4. Eloisa Giancoli Tironi

      Eu não decido quem é nazista, eu o identifico. Baseando- me em meu conhecimento profundo sobre estes dejetos. Conhecimento baseado em estudo e trabalho na prática.

    5. Barbara Maidel

      Não existe embasamento racional, jurídico ou científico para alguém achar que pode decidir por 'sentimento pessoal' se o outro é nazista ou não.

    6. Barbara Maidel

      Pelo visto você desconhece o sentido muito mais amplo que a alcunha de 'nazista' tem tido ultimamente. Qualquer um que discorde das pautas de uma ala da esquerda pode ser - e vem sendo - chamado de nazista.

    7. Eloisa Giancoli Tironi

      Barbara (continuação) - O caráter não humano dos nazistas fica bem caracterizado no filme "A Conferência de Wannsee", baseado na Ata da Conferência. Para mim um filme de terror. Trabalho com uma organização alemã, que luta contra o nazismo, racismo, discriminação e antisemitismo. Identifico um nazista a km de distância. Já pelo aperto que sinto no coração.

    8. Eloisa Giancoli Tironi

      Barbara, a gente não decide quem é nazista, a gente identifica. São "pessoas" que tem uma maneira de pensar e atitude baseadas nos preceitos delineados no livro Mein Kampf (Minha Luta), escrito por Hitler quando estava na prisão: racismo, supremacia racial, enaltecimento da guerra entre outras coisas. O comportamento dos nazistas foi evidenciado exaustivamente na literatura e cinematografia. Não exageravam.

    9. Barbara Maidel

      Muito bonitas suas palavras, mas fica a questão: quem decide quem é nazista ou não? Tem sido comum ver pessoas sendo chamadas de nazistas por discordarem de seitas identitárias, por exemplo. Inclusive há no Brasil, nos EUA e em outros países pessoas de esquerda que são contra essas seitas e são chamadas de nazistas, fascistas, racistas etc. Esses - muitas aspas - ''nazistas'' também são o que você chama de dejetos?

  44. Eloisa Giancoli Tironi

    Glen Greenwald acabou de reforçar a minha convicção de que o Ministro Alexandre de Moraes está agindo certo. Sempre soube também que antes do Alexandre dar a última palavra, os temas já passaram por várias discussões e decisões em plenários.

    Responda
  45. Jocimar Bruno dos Santos

    Glenn age como malaco! Comparar as práticas da lava-jato com as decisões do Moraes é falsa equivalência colossal. A lava-jato cometeu inúmeros crimes com a intenção de seus protagonistas se tornarem políticos, enquanto o Moraes tem tomado decisões conforme a legislação e, em seguida, submetidas ao colegiado.

    Responda
  46. Leonardo Berlese de Matos Dourado

    Vamos reconhecer que foi um debate de alto nível sobre um tema espinhoso. Mesmo sem a tréplica final do Celso, eleva o taco do jornalismo brasileiro.

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Sim! É possível encontrar bons argumentos nas falas de ambos. Muito triste ver que, mesmo diante de um debate de qualidade como esse, a maioria das pessoas prefira paspalhices como 'ele lacrou', 'aquele outro mitou', 'A jantou B', 'B deu nocaute no A', 'um é fascista', 'o outro é comunista' etc. Deprimente.

  47. Jocimar Bruno dos Santos

    Vi o debate. O Glenn tá confuso ou é mau-caráter. Comparar as práticas da lava-jato com as decisões do Moraes é falsa equivalência. Outra: liberdade de expressão não é chancela pra cometer crimes. Aliás, incitar, publicamente, a prática de crime é um delito, de acordo com o art. 286, do Código Penal.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Parece que alguns judeus não sabem avaliar este tipo de perigo que atualmente ameaça o Brasil. Quando os nazistas chegaram ao poder na Alemanha, os judeus minimizaram a ameaça que eles representavam. Deu no que deu.

  48. Henrique Marinho

    O Glenn matou a pau. Há censura prévia e inconstitucional no Brasil. O outro debatedor fugiu da raia.

    Responda
    1. PATRICIA PORTO DA SILVA

      Também acho.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vc gostou da vaza jato ?

    3. Eloisa Giancoli Tironi

      VAite

  49. LOURIVALDO ALVES PONTEDURA

    Senhor Greenwald, para se obter respeito é preciso que o respeito seja recíproco. Respeitemos a Constituição e o estado democrático de direito e todos seremos respeitados. e respeitosos. Os que explodem bombas e invadem os três poderes da república democrática pregando golpe político são terroristas. Para terroristas há a lei que os julgarão. Não há espaço para dubiedades. a menos que senhor deseje o anarquismo e o caos

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Mas em que momento ele defendeu terrorismo ou ataques físicos como liberdade de expressão? Você não entendeu nada, ou entendeu mas distorce as palavras dele?

  50. Hugo Oliveira

    Glenn tá perfeito para substituir Jânio neste jornalão guedista -golpista representante do mercado financeiro e do Agro-ogro. Contratem-no, já !

    Responda
    1. Maria Lopes

      Não insulte Jânio, ele não merece.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.