Conrado Hübner Mendes > Não reformar a instituição mais covarde será uma forma de anistia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

  1. Antonio Jose Lima

    Parabéns, Prof. Conrado. Seu texto brilha e, por conseguinte, ilumina a cena, melhor, a desgraça que paira sobre nós!

    Responda
  2. Luiz Segantini

    Se há ainda algum respeito à hierarquia e à disciplina nas FA’s punição aos golpistas, aos que passaram pano para movimentos antidemocráticos. Chega de passar pano para esses milicos paquitas da ditadura!

    Responda
  3. Luiz Segantini

    Se há ainda algum respeito à hierarquia e à disciplina nas FA’s punição aos golpistas, aos que passaram pano para movimentos antidemocráticos. Chega de passar pano para esses milicos paquitas da ditadura!

    Responda
  4. renato pacheco de oliveira melo

    Excelente artigo professor. Meus parabéns ! Já estou compartilhando.

    Responda
  5. Marco Medeiros

    A irritação dos militares não é com Lula, mas com o fato de o golpe fracassado ter sido uma vergonha Internacional. General Etchegoyen, por exemplo, é de família militar golpista há um século.

    Responda
  6. SERGIO CASTRO

    Sociedade civil neles! Sem anistia!

    Responda
  7. Artur Alencar

    Análise perfeita a do professor Conrado Hubner.

    Responda
  8. Marcelo Masiero

    Belo artigo. Parabéns!

    Responda
  9. Marcelo Masiero

    Belo artigo. Parabéns!

    Responda
  10. PAULO C NEVES

    Perfeito. Espero que togas e fardas não unam suas forças para evitar a responsabilização dos terroristas das forças ma ma tas. Bem impeçam o desmonte da estrutura desde sempre terrorista. Estarão prontos para agir. Contra o povo e a democracia, claro, e de modo covarde, sempre, como no exemplo do twitter ameaçador do villas boas.

    Responda
  11. José M Leal

    Texto bonitinho, bem burilado, escorreito, acadêmico, digno de muitos "joinhas" para afagarem o ego do vaidoso e empedernido mancebo. Mas pensado na torre de marfim dos teóricos afastados da realidade. Deixou de considerar dois aspectos fundamentais que ainda terá tempo para aprender: primeiro, o de que a barbárie e o arbítrio podem vir de qualquer lado, o direito ou o esquerdo. Segundo, e o mais difícil de perceber pelos ingênuos, é que a Força é quem concede o Poder, e não ao contrário.

    Responda
    1. José M Leal

      Lulu Borges, boa noite.

    2. Luiz Candido Borges

      Zezé, agora que nós somos íntimos, podemos conversar mais à vontade. Como você deveria ter notado, eu sei do que trata o art.43, você é que não explicou como este foi usado no tal "inquérito eterno". Quanto à "Ditadura Setefiana", eu procurei e não achei em parte alguma. Por favor, envie uma referência, um link na internet. E quem faz aquelas coisas feias que você listou são as FA, aquelas que só não deram golpe porque os americanos não deixaram...

    3. José M Leal

      Lulu Borges, o artigo é o 43. Ele autoriza inquérito apenas na sede ou dependência do STF. Já que pede a mim, recomento que procure mais informações na Web, para ser melhor informado. Ditadura Setefiana é neologismo criado para retratar fenômeno que ocorre no Brasil, mesmo os interditos sabem disso, mas você não. É regime de exceção conduzido pela Suprema Corte para posicionar-se acima dos demais poderes, interferir em eleicoes, usurpar competências e associar-se a criminosos.

    4. Luiz Candido Borges

      Zé Leal, primeiramente, quem sempre prendeu e arrebentou no Brasil foram as FA. Me fale mais deste "inquérito eterno" baseado no art. 143 do STF, que prevê instauração de inquérito pelo presidente em caso de infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal. Também não entendi a "Ditadura Setefiana", mas creio que você está reclamando do Alexandre de Moraes. Cara chato, né? Ao invés de ficar cheio de dedos com medinho do Bozo e dos generais barrigudos, ele fez e aconteceu!

    5. José M Leal

      Borges, tirando a menção a Bozo e a Zé, que vulgarização você e o seu texto, os seus argumentos são bons, mas enviesados. Desconhecer que vivemos uma Ditadura Setefiana, comandada por um único homem, arbitrario e sem limites, utilizando o Art. 43 do Regimento Interno do STF (Interno, eu disse) para conduzir um inquerito eterno, usurpando competencia de outros poderes, para prender e arrebentar o Brasil, é desonestidade intelectual sua ou raciocínio de avestruz, ou ambos.

    6. Luiz Candido Borges

      Zé Leal (ao Bozo), seu texto não passa de uma pequena variação da falsa simetria "ameaça da direita X ameaça da direita". Dizer que "a barbárie e o arbítrio podem vir de qualquer lado" é que é estar na "torre de marfim dos teóricos", pois em nossa realidade, a ameaça sempre veio da direita, em particular dos militares, que desde o golpe que proclamou a república, não fez outra coisa além de ser o braço armado dos donos do poder, regiamente recompensados com soldos e pensões, fora as boquinhas...

    7. José M Leal

      Fernando, você estudou na escola da Tia Dilma?

    8. Fernando Alves

      O poodle do Bozo que precisa postar bobagens defendendo o deus dele para receber piix do gabinete do Carliixo acha que "a Força" é gerada pelos velhos pançudos acostumados a mordomia, ou todas as armas e equipamentos são nossos e emprestados para eles? Só tirar o nosso dinheiro e eles morrer de fome.

  12. Edailson Monteiro Rodrigues

    Por isso admiro e respeito países como Argentina, Chile e Uruguai, que deram o devido tratamento aos assassinos fardados.

    Responda
  13. Simone Barbour

    Meu caro, muito bem analisado. O próprio jornal em que você escreve, hoje, publicou uma foto cujo significado é criminoso e vergonhoso. Eu assino isso aqui para ter uma noção do que a mídia hegemônica tem a dizer. Mas a Falha não falha em seu papel. Ainda bem que há colunistas de seu quilate, para valer a pena que é essa pena de assinar esse jornal.

    Responda
    1. Ana Ferraz

      Concordo, Simone. Também continuo a assinar essa coisa que deixou de ser um jornal há muito tempo, para continuar a saber o que pensa a direita e a extrema-direita brasileira, mas tudo o que consigo sentir é um asco profundo.

    2. Lúcia Copetti Dalmaso

      Exatamente Simone, estou por um triz para cancelar minha assinatura e parar de financiar veiculos como esse, que apesar de ter vozes plurais, possui um alinhamento quase criminoso ao sistema financeiro e à elite mais atrasada de nosso pais. Triste.

  14. CHRISTINA TIGRE

    Concordo que as forças armadas precisam ser reformadas. Não cumprem seu dever de proteger a Amazônia e o cidadão comum, e conspiram para a volta dos anos de chumbo, onde podiam reinar à vontade. Os militares são homens de guerra, treinados para matar. Só que no Brasil nunca teve guerra, nem nunca vai ter (exceto a do Paraguai, que foi uma covardia). Atualmente os militares são paradigma antigo, programa ultrapassado. Reforma das forças armadas já¹

    Responda
  15. maria carmen coutinho cavalcanti

    Parabéns finalmente foi dito e que sempre tive vontade de dizer: são hipócritas, posto que o interesse verdadeiro é financeiro disfarçado no discurso de proteção da pátria

    Responda
  16. SAMUEL PACHECO

    O Estado Brasileiro sempre foi excepcional em destruir partes inconvenientes de si mesmo, vide a educação. Tá na hora de um belo sucateamento das Forças Armadas ao estilo PSDB em SP. Calmo, inofensivo, e a longo prazo, eficiente. Corta verba aqui, fecha concurso ali, e uma hora, acaba.

    Responda
  17. Thamiris Vilela

    Que análise bem feita e essencial! A hora é agora, as FA são uma das instituições mais corruptas, luxuosas e que ainda não entendeu que servem ao ESTADO. Precisam ser colocadas em seu lugar. Desvios, acobertamentos, não temos guerra externa e o único trabalho que deveriam fazer que é a proteção do estado, ainda não fazem. Um país que não pune crimes históricos está fadado a reviver a história. Sem anistia!

    Responda
  18. Gustavo Bezerra de Alencar

    O Professor Conrado Hübner com esse artigo nos presenteia com uma aula sobre as arbitrariedades que as forças armadas praticam há anos, intensificadas nos últimos 4 anos. Obrigado Professor.

    Responda
  19. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Análise bem certeira. Chegou o momento de se rediscutir o papel e, principalmente, a formação das nossas Formas Armadas.

    Responda
  20. Wilson Barbosa Soares

    Realmente, algo sério precisa ser feito. Já há algum tempo as forças armadas (polícias inclusas) parecem, agem, e se comportam mais como forças de ocupção do que como protetores da nação. Sem desejar fazer piada, este é o momento de fazerem uma DR, e estudarem MAIS os artigos da Constituição que determinam suas funções do que outros irrelevantes.

    Responda
  21. Lucyla LANDIM

    Conrado é maravilhoso, parabéns e obrigada, praticamente o único texto digno de leitura neste jornal de editoriais equivocados, para dizer o mínimo. Precisamos publicizar seus textos para além da FSP, é um ato político-pedagógico de fortalecimento da nossa democracia.

    Responda
  22. Catharina Pinheiro

    Excelente texto. Parabéns ao professor pela coragem de escrever algo tão lúcido.

    Responda
  23. Nelson Esteves

    Tinha uma outra forma de pensar sobre as Forças Armadas. Bolsonaro ajudou a emergir o que na realidade são essas pessoas.

    Responda
    1. heber machado menezes

      Amém! Belo testemunho.

  24. PAULO CURY

    São as vivandeiras alvoroçadas que vêm aos bivaques bulir com os granadeiros e causar extravagâncias ao poder militar” Este doutor não passa de um vivandeira alvoroçada, uma pena um jornal ter um lado só, o outro lado é educado e respeita as regras, todos citados estão na reserva e portanto são tão civis quanto o doutor, nos aspectos de vida em sociedade, se erraram devem ser punidos, mas generalizar é perigoso, então vamos fechar a medicina da usp porque um medico estiprava pacientes ?

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Paulo, as vivandeiras acamparam em frente aos quartéis durante meses e foram muito bem tratadas, chegando-se ao ponto de serem protegidas da polícia após os crimes na Esplanada. Quanto ao outro lado ser "educado e respeitar as regras", o que vemos desde sempre é uma disposição permanente de golpear o estado democrático. Em 1964, eles tinham ou criaram uma proposta para o Brasil, concorde-se ou não; em 2022/23, eles não têm outra proposta além de manter seus carguinhos. Seria o golpe da boquinha!

    2. alceu paiva de miranda

      Perfeito o discurso do Dr. Conrado. É necessário dar o que fazer para essa turba de servidores públicos desocupados do exército, para evitar que suas mentes desocupadas os leve a compactuar com um aventureiro nazifacistóide, expurgado do próprio exercito por contra ele tramar, a violação do Estado Democrático de Direito. Militar é servidor público como outro qualquer e tem a obrigação de respeito ao Presidente da República que é seu chefe. Punição exemplar ao tal Almir Garnier dos Santos.

    3. heber machado menezes

      Sua fala é como estrume posto agora, dada o cinismo dela. Se Gen. da reserva é tão inofensivo e irrelevante assim para os da ativa, o q fazia em todas as cerimônias de troca de comando o Gen. Villa Boas, patrono do golpismo? E o ato do anterior comandante da Marinha q se negou comparecer a uma reles cerimônia de troca de Comando só para não "bater continência", não ao Lula, mas ao novo Gov? Isso não é um abominável ato político? E o Pazzuelo subindo em palanque? São muitos outros exemp.

  25. mauricio silva

    Perfeito!!!!

    Responda
  26. Victor Silva

    Excelente texto, parabéns

    Responda
  27. Roberto Rangel

    Você disse coisas que estavam entaladas na minha garganta e eu não conseguia externar. As forças armadas brasileiras são um monstro caro, inútil e perigoso para a democracia. Devem ser repensadas... só falta saber quem vai colocar o guizo no gato.

    Responda
  28. heber machado menezes

    Me causou engulhos falas do tipo: "não estica a corda" (Gen. Ramos), e os anteriores tuites do abjeto Gen. Villa Boas, patrono dos golpistas. O atual gov. n deveria gastar um só centavo com modernização das FA enquanto essa gente, historicamente golpista e obtusa, de baixíssima capacidade argumentativa, não admitir, sem golpe, uma profunda reforma adm., a começar pela grade escolar q (desin)forma essa gente horrorosa e ociosa, de pouca civilidade democrática. O momento é agora.

    Responda
    1. heber machado menezes

      Esses canalhas atuaram como curadores de golpistas acampados em suas "áreas militares", algo protegido por milico com extremo esmero. Se essa gente quer ser respeitada tem q começar a se comportar como FA profissionais, alheia à qualquer cooptação política, mas isso é tudo o q eles não fizeram, dada a pazuelagem de seus generais, da ativa e da reserva, salvo as sempre honrosas exceções. São autênticas FA de uma republiqueta das mais bananeiras, isso é o q eles são.

  29. celso callegaro

    Obrigado pela coragem do texto lúcido, necessário, conciso, que expressa boa parte do que tantos brasileiros comungam.

    Responda
  30. Adriano Ferreira

    Os militares não fizeram nenhuma declaração confirmando a vitória do Lula, só se manifestam contra as urnas ou contra a democracia. Tem que ter uma reforma das forças armadas já.

    Responda
  31. Mozart Cabral

    Parabéns!

    Responda
  32. Adriano Ferreira

    O contribuinte brasileiro paga armas, altos salários e aposentadorias integrais para as forças armadas se voltarem contra os cidadãos.

    Responda
  33. Renan de Aguiar Xavier

    Rapaz, há tempos não leio nada tão brilhante. E brilhante por dizer o óbvio.

    Responda
  34. Luiz Ferreira

    Excelente texto!!

    Responda
  35. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    General Etchegoyen, essa carapuça lhe cabe perfeitamente.

    Responda
  36. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    os malditos milicos precisam pagar pelos crimes que cometeram

    Responda
  37. Diogo Costa

    Perfeito.

    Responda
  38. Marco A Moreira

    Senhor articulista o presidente eleito ganhou as eleições com uma margem relativamente pequena de votos, a maior parte dos seus votos veio daqueles que votariam em qualquer um, a maior parte dos votantes do ex não são minions, votarem nele por não confiarem no atual. Ou seja , o presidente Lula não tem a confiança de boa parte da população - mensalão, Petrolão etc. Como reformar uma das instituições mais bem avaliadas sem apoio popular?

    Responda
    1. Fernando Alves

      Encontre uma pessoa que não seja capacho do fujão que acha que tudo tem que continuar como está nas forças armadas, com todos os benefícios e desperdícios, sem efetividade alguma para proteger o bem público e as fronteiras. Topa um plebiscito?

    2. Marco A Moreira

      Senhor Cláudio e Sr. Gustavo um pouco mais de educação, comentários desrespeitosos me lembram as manifestações bolsonaristas. A propósito , no Brasil a maior parte da população não é mínion e nem petista - graças a Deus!!!

    3. Marco A Moreira

      Senhor Fernando, parabéns pelo comentário e educação, posso não concordar totalmente mas é assim que se debatem ideias, não agindo como os minions. Após o dia 8 pode ser que a avaliação tenha caído, mas uma pequena busca no Google corrobora o que eu disse. Quanto a reformas previdenciárias que sejam realizadas , mas em todas as instituições publicas. O poder que mais ganha é o Judiciário.

    4. Claudio Carvalho

      Sua avaliação valia quando a terra era plana. Na planície qualquer energumento é válido porque na superfície da terra plana falta validade aos argumento. Temos a oportunidade histórica de corrigir essas anomalias da má formação nacional. Esse tipo de deformação produz seus filhotes degenescentes.

    5. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Marco, a instituição não é bem avaliada, principalmente depois destes últimos anos em que ficaram demonstradas sua ineficiência, incompetência e corrupção com compras mal explicadas. Tem que reformar a previdência dos militares e acabar com benefícios estapafúrdios que oneram o cofre do Tesouro e diminuir o gigantismo , pois não estamos em guerra. Direcionar essas verbas para saúde e educação e mostrar nas escolas cívico militares que a democracia ainda é o melhor modo de governar.

    6. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      "mais bem avaliadas"... esse muge bastante

  39. Thiago Souza

    Texto perfeito. Irretocável. Deve ser lido, compartilhado, debatido até chegar no Lula e nos círculos militares! Se não agora, quando?

    Responda
  40. Ernesto Solis

    Excelente artigo, disse absolutamente tudo que esses milicos precisam ouvir

    Responda
  41. Djalma de Almeida

    Precisa -se de uma reforma urgentíssima!

    Responda
  42. André Costantin

    Muito bom!!!

    Responda
  43. Anderson Sandes

    Ótima reflexão. Desde Deodoro, o País vive entre a força armada e a democracia. Getúlio e João Goulart foram dois presidentes ceifados pelo Poder Militar. Ou agora ou nunca. Tancredo fez muitas concessões para impor alguma democracia neste País. Todos os governos democráticos fizeram, exceção de Dilma. Com Bolsonaro os militares voltam a empunhar a força contra democracia. Basta.

    Responda
  44. José Cardoso

    Bonito. Mas como disse o Stalin sobre o papa: quantas divisões tem o Conrado?

    Responda
    1. Fernando Alves

      Quantas tem o José Cardoso? Aliás, teria comida na mesa deles se não fosse o povo pagando? Teria na sua? Seria bom saber.

    2. heber machado menezes

      Ah, verdade, eles são extremamente competentes quando o assunto é colocar um fuzil na cabeça dos seus compatriotas, tanques nas ruas e tortura contra homens e mulheres indefesos. É de se temer mesmo, afinal, quem não tem medo de morrer sob tortura? Canalhas, mil vezes canalhas e covardes.

    3. Thiago Souza

      Quantas são necessárias pra enfrentar um exército comandado por Pazuelos? Eles são fumaça de tanque velho!

  45. Claucia Faganello

    Excelente análise e indicações significativas sobre o que precisa ser feito para superar essa mazela que nos acompanha historicamente e precisa, mais do que nunca, entender suas competências! Parabéns!

    Responda
  46. Hudson Rodrigues Lima

    Texto belíssimo. Melhor enfrentar o -auto- comando das forças armadas agora do que continuar a conviver com o fantasma de golpe contra o povo brasileiro por toda a eternidade.

    Responda
  47. SERGIO saraceni

    Assinaria este brilhante texto hoje e sempre! Bravo!

    Responda
  48. Dartagnan Santos

    Grande parte dos milicos, privilegiados ao extremo e mal agradecidos, se revelaram indignos de qualquer confiança. Tem que jogar no lixo esse joio e manter aqueles que são verdadeiros militares. Gagá Heleno, Braga Neto e outros golpistas devem ser exonerados com desonra.

    Responda
  49. Samuel Fagundes

    Vixi. Tapa na cara, não dos militares. Da sociedade , que se deixa intimidar por aqueles que, sem direito algum, apregoam para si incumbências que não tem. Pela nossa constituição e, sobretudo, por despreparo para exercer papéis para os quais não se prepararam. E porque não se prepararam? Simples, não se prepararam por não estar na esfera de suas atribuições tarefas para as quais tem pessoas mais qualificadas. Não é questão de dizer que não tem competência, simplesmente não lhes cabe exerce-las

    Responda
  50. Claudia Dias

    Parabéns Conrado! Suas reflexões falam, infelizmente, de uma realidade que tomou proporções gigantescas no último governo(?). Que o atual tenha apoio, principalmente da imprensa, para colocar esta instituição no seu devido lugar. Que as forças armadas, uma vez que não temos nenhuma ameaça externa, possam contribuir e não destruir a possibilidade de um país mais justo e capaz de possibilitar o bem estar social a TODOS os brasileiros.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 5 6 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.