Thomas L. Friedman > Como Biden poderia evitar que Netanyahu transforme Israel em Hungria ou Turquia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O sistema legal e o direito a nacionalidade em Israel se embasa na supremacia de um grupo étnico/religioso sobre os outros. Dentro desse grupo favorecido, funciona democraticamente. Mas nenhum pais democrático nega direito a nacionalidade e mesmo direitos humanos básicos a varios milhões de habitantes, ao tempo em que ocupa, coloniza e proclama soberania sobre a terra desse povo. Cedo ou tarde a fatura chega.
A Folha acabou de enviar dois comentários meu para a moderação, um deles foi uma resposta ao comentário do leitor Raymundo, no segundo apenas relatei o que li em outra fonte de informação.
Já que o assunto é Israel,acabei de ler que um franco-atirador israelense atirou na cabeça de um professor enquanto este ajudava um outro palestino, pai de filhos, que havia sido baleado por soldados de Israel. Alem disso os soldados impediram que os médicos viessem em seu auxÃlio. Estamos apenas no dia 19 de Janeiro de 2023 e 17 palestinos foram mortos pelo governo que ocupa a Palestina.
Muitos bradam que Israel é a "única democracia" do Oriente Médio, esse governo atual foi eleito democraticamente e sabiam em quem estavam votando, pois B.Netanyahy não é nenhum novato. Qual é o problema ?
Friedman aafirmou que "os tribunais de Israel, liderados por sua Suprema Corte, têm sido em grande parte ferozes protetores dos direitos humanos, e particularmente os direitos das minorias" Se fossem protetores de direitos humanos, a Anistia Internacional ,"Human Rights Watch " e outros não teriam denunciado o governo de Israel pelo abusos cometidos contra o povo palestino.
Mandem-no para a Flórida.
Outros presidentes ( exceto J. Carter) antes de Obama, Trump e Biden sempre apoiaram Israel, assim como a maioria de deputados e senadores, USA fornece mais de 4 bilhões (com b) a Israel, vendem armas para serem usadas contra o povo palestino, votam a favor de Israel contra qualquer declaração ou denuncia que a ONU apresenta contra Israel. E tudo apoiado pelo Supremo Tribunal de Israel!
Há um provérbio chinês que diz: Quem luta muito contra dragão corre risco de também virar dragão. Como diz o autor Friedman: 80 anos após o holocausto, os israelenses hoje adotam polÃtica dragão-fascista, que além de segregar os palestinos tb roubam suas terras. E se inspiram em governos claramente nazi-fascistas como o da Hungria, que visam dominar o judiciário antes independente. E assim jogam no lixo da democracia.
Raymundo De Lima Lima: uma politica nefasta contra o povo palestino foi instalada em 1948, nao é de hoje, começou com a Naqba ou Catástrofe, que é como o povo palestino, cristaos e muçulmanos, se refere à destruicao de mais de 500 povoados e cidades feita por gupos como o Stern e Irgum, logo após a ONU criar o Estado de Israel no Territorio Palestino. E junto com a destruição, houve centenas de mortos, feridos e palestinos expulsos de suas casas.
O mal está em toda parteÂ…. Em algumas é maioria em outras é minoria crescente, mas está aÃ. O ódio e as desigualdades crescem juntos!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thomas L. Friedman > Como Biden poderia evitar que Netanyahu transforme Israel em Hungria ou Turquia Voltar
Comente este texto